Play Delivery

Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto

Logitech
Resumo

Resumo da Empresa

A Play Delivery é uma plataforma intermediação de entregas 100% digital, que ajuda pessoas e empresas a solucionarem o delivery. Através de uma rede de licenciados, conectamos entregadores autônomos a estabelecimentos que necessitam de serviço de delivery last mile. Com tecnologia 100% proprietária, +100 cidades atendidas, +1.100 clientes únicos por mês e +75.000 entregadores cadastrados, já estamos atuando em 18 Estados brasileiros.

Pitch completo da empresa

Em empresas tradicionais de delivery a cobrança geralmente é uma mensalidade fixa alta, com valor mínimo por turno, além do pagamento de taxas por entrega. Já os aplicativos de pedidos cobram a cada entrega, mas possuem altas taxas - de 27% a 32% do total do pedido. Quando a empresa possui entregador contratado, precisa pagar pelo entregador mesmo em períodos ociosos e corre o risco jurídico de ter um vínculo empregatício.  

A Play Delivery nasceu com o objetivo de solucionar todos esses problemas - possibilitando o delivery proprietário de forma mais efetiva e com menos riscos para o empreendedor. Através de uma plataforma 100% proprietária, a solução conecta solicitantes, entregadores e licenciados.

A startup vende licenças para pessoas que desejem implementar o sistema em uma determinada cidade, o licenciado faz o cadastramento dos entregadores e os conecta aos solicitantes - as empresas que buscam entregadores. Sendo assim, a startup possui receitas tanto com o licenciamento para expansão para novas regiões e uma taxa a cada entrega realizada pela plataforma.

As entregas através da Play Delivery cresceram 900% em 2020 e a startup já possui mais de 75 mil entregadores na base, com mais de 1000 empresas utilizando o serviço. Com mais de 100 licenciados, a startup pretende acelerar o crescimento e estar presente em mais de 700 cidades até 2025.

A Play Delivery está com um modelo de negócios ajustado, escalável e rentável. Hoje sabemos exatamente como crescer exponencialmente e temos planos bem estruturados para os próximos períodos. Agora é acelerar o número de cidades atendidas e entregas transacionadas para, nos próximos anos, nos consolidar como referência no delivery de restaurantes, farmácias, varejo e entregas em geral (pessoas físicas e corporativo).

Seguimos entregando valor para toda cadeia, estabelecimentos, licenciados e entregadores - um diferencial marcante.

 

1. Problema

Alto custo com entregas: o formato de cobrança realizado por empresas tradicionais sempre foi uma mensalidade fixa alta, um valor mínimo pelo turno, além do pagamento de taxas por entrega. Já os aplicativos de pedidos, quando fazem também a entrega, cobram entre 27 e 32% sobre o total do pedido.

Ociosidade: Os estabelecimentos pagam pelo entregador mesmo que não existam entregas para realizar.

Risco jurídico: O fato dos entregadores serem fixos no estabelecimento e cumprirem horários, pode caracterizar vínculo empregatício, ao contrário dos entregadores em nuvem.

 

2. Mercado

O mercado de logística é um dos que mais crescem no mundo, por isso também com um grande número de deals realizados recentemente, tanto nacionais como internacionais.

A Play Delivery atua fortemente no mercado last mile, contemplando, principalmente, o delivery de restaurantes, além de farmácias e corporativos.
 

Últimos deals nacionais

  • 03/2021: Tonolucro é adquirida pela Magazine Luiza. Valor não divulgado.

  • 03/2021: Loggi recebe mais um aporte, agora de US$ 212 milhões.

  • 12/2020: Diálogo Logística é adquirida pela BBM Logística. Valor R$82 milhões

  • 09/2020: AiQFome é adquirida pela Magazine Luiza. Valor não divulgado.

  • 10/2018: James Delivery é adquirida pelo Grupo Pão de Açucar. Valor não divulgado.

  • 05/2018: LogBee é adquirida pela Magazine Luiza. Valor não divulgado.


Food delivery

Este mercado está em crescimento constante e, por consequência da pandemia de 2020/21, acelerou mais ainda esse crescimento. Players do mercado acreditam que o crescimento deve se manter, principalmente por novos restaurantes atendendo apenas delivery e outros que se reinventaram neste período.

Dados oficiais, ainda de 2019, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) já mostram o potencial do mercado.

food

Farma delivery

Grandes desenvolvimentos foram vistos neste mercado, devido à pandemia, com crescimento de 72% no delivery, segundo Associação Brasileira de Redes de Farmácias, que representa apenas 40% do mercado total. 

Vale ressaltar que apenas 1% dos atendimentos são realizados online, o que mostra um potencial de crescimento ainda maior do delivery para os próximos anos.

farma

Concorrentes

Box Delivery, Bee Delivery.

 

3. Modelo de Negócio

Como funciona

A Play Delivery oferece uma solução completa, através de uma plataforma 100% proprietária, onde entregadores se colocam à disposição para realizar entregas próximas a eles, que são visualizadas por um aplicativo.

Conectamos e envolvemos, portanto, três grupos importantes:

  1. Solicitante

  2. Entregadores

  3. Licenciados

O solicitante acessa a plataforma e informa os dados de coleta e entrega, o formato do pacote, a forma de pagamento - pode ser por boleto bancário, cartão de crédito ou PIX, podendo ser pré-pago ou pós-pago - e outros detalhes como urgência e assinatura virtual do recebedor da encomenda.

Para empresas, o acesso à plataforma pode ser realizado por integração de sistemas e o pagamento por boleto bancário.

imagem-do-sistema-de-pedidos2


O entregador recebe uma chamada pelo aplicativo, considerando sua localização e capacidade de transporte, visualiza o formato da carga, a distância que ele está do ponto de coleta, as distâncias entre os pontos de coleta e entrega, além do valor da entrega. Com um clique ele aceita para iniciar a entrega. Em cada ponto da entrega é necessário que o entregador finalize a tarefa e colete dados do contato que o atendeu, podendo ainda coletar assinatura na tela do aplicativo, caso o solicitante tenha exigido.

imagem-do-aplicativo-de-entregadores

 

Os licenciados possuem uma plataforma única onde podem gerenciar toda sua base de entregadores, clientes, processos comerciais e um painel de controle total das entregas, em tempo real. *Valores da imagem são ilustrativos para preservar o licenciado.

Captura-de-Tela-2021-05-24-a-s-15-04-28

Monetização

Possuímos, atualmente, duas principais fontes de receita.

  • Venda de licenças: 100% de margem para a licenciadora

  • Comissão por entrega transacionada: 10% para a licenciadora, 80% para o entregador e 10% para a licenciada

Captura-de-Tela-2021-05-24-a-s-22-30-05

 

Outras fontes de receitas já foram mapeadas e algumas já estão em fase de testes. Todas elas estão representadas abaixo, porém como são bem estratégicas, revelaremos ao longo do período.

imagem-produtos-2


4. A Empresa

Nossa história

No começo da Play Delivery, em 2015, atuamos apenas em Porto Alegre - RS, no mercado corporativo e para pessoas físicas. Com o tempo, conhecendo mais o mercado e com o sistema mais robusto, entendemos que o que nos faria crescer em curto prazo seria o mercado de food, pois o volume de entregas é consideravelmente maior. A partir de 2016, ainda com operação própria, focamos também em conquistar clientes food.

Foi então que, ao final do ano de 2018, começamos a estudar mais o mercado de franquias e licenciamento, para expandir nosso negócio para o Brasil inteiro.

Já em 2019 nosso foco era o modelo de licenciamento. De lá para cá, estamos em busca de novas cidades e, nessas cidades, acelerar o crescimento de entregas.

A tecnologia

Nosso sistema é muito completo tanto para quem solicita, seja por integração, web ou app, como para quem recebe os pedidos, os entregadores. Além disso, temos um sistema especialmente desenvolvido para os licenciados gerenciarem seus clientes e os entregadores.

Todo sistema de cobrança e pagamentos é automático e gerenciado pela plataforma. Todos envolvidos em uma solicitação possuem uma Play Conta e, a partir dela, o pagamento da entrega é direcionado para seus credores, entregador, licenciado e a licenciadora, e tudo pode ser feito via PIX.

 

imagem-da-play-conta
Linha do Tempo

  • 2015 - Início da operação e desenvolvimento do sistema

  • 2016 - Atendimento ao mercado food

  • 2018 - Primeiras entregas fora de Porto Alegre

  • 2019 - Pivotamos apenas para o modelo de licenciamento.

  • 2020 - Atingimos a marca de 100 licenciados


Resultados no modelo atual

  • 2019: 30 licenças vendidas

  • 2020: 70 licenças vendidas


Estratégias de crescimento

Nossa estratégia é focada no aumento de cidades atendidas e na aceleração da curva de entregas. Para isso daremos bastante atenção para quatro tópicos principais.

  • Melhora constante no processo de seleção de licenciados

  • Processos entre os participantes do marketplace 100% automatizados

  • Parcerias nacionais

  • Marketing


Visão

Ser o maior marketplace digital de entregadores do Brasil em entregas agenciadas até 2025, estando presente em pelo menos 700 cidades.

Equipe

André Menda

Cofundador e CEO

Estudou desde a maternidade até o Ensino Médio no Colégio Israelita. Graduado em Ciências da Computação na UFRGS e Pós-Graduado com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Trabalhou no meio acadêmico com a Hewlett Packard, no Centro de Processamento de Dados da UFRGS e na Procempa. Foi Gestor em outras empresas de tecnologia desde software para Bolsa de Valores e industria de hardware. É apaixonado por música e tecnologia.

Edu Kautz

Cofundador e Membro do Conselho

Estudou desde a maternidade até o Ensino Médio no Colégio Israelita. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais. Advogado. Realizou EMPRETEC, curso de empreendedorismo originário da ONU. Está no mundo digital desde 2008. Cofounder e mentor da ideia e do nome da Play Delivery, onde atuou no setor comercial e parcerias por 5 anos. Morou 1 ano em Israel, conhecido como país das startups. Amante de inovação.

Marcos Costa Cabral Knewitz

Cofundador e Membro do Conselho

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS e cursou Engenharia Elétrica pela mesma faculdade. Sempre trabalhou com tecnologia, especialmente na Human Mobile, atualmente Zenvia e, após foi cofundador do aplicativo de descontos Mobo Cupons, até fazer um exit e cofundar a Play Delivery.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

Oportunidades que também podem te interessar

Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

Novidade
Contbank

"O Contbank utiliza contadores e IA para revolucionar o acesso à crédito para micro, pequenas e médias empresas. A fintech é um banco digital que oferece uma experiência única para MPEs, oferecendo crédito a..."

Simple&Co

"Foodtech que aproveita a capacidade já instalada de restaurantes para construir a maior plataforma de marcas virtuais de alimentação da América Latina."

Cowmed

"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."

Datasales

"A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência."

Retailtech
Zenit

"O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo d..."

Healthtech
Ciclo Orgânico

"Maior serviço de coleta de resíduos orgânicos para compostagem por assinatura do Brasil."

Cleantech
Auster

"A Auster é uma agritech especializada em recomendação de fertilizantes nitrogenados, que hoje correspondem a mais da metade de todo o fertilizante produzido no mundo."

Eirene Solutions

"Reduz e controla o uso de agroquímicos dos sistemas de pulverização através do SaveFarm."

Sensix

"A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e ..."

Recicla.Club

"A Recicla.Club é a primeira startup de gestão de resíduos por assinatura do Brasil. Com a solução, empresas podem terceirizar todas as atividades relacionadas a resíduos assinando um único plano. Atende gra..."

Cleantech
InovaPictor

"Automatiza o registro de marcas e patentes de forma acessível e simplificada."

Legaltech
Leigado

"Agtech que desenvolveu um sistema completo de gestão da propriedade para redução de custos e aumento da produtividade da cadeia leiteira."

Capital Empreendedor

"Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário."

Serall

"Startup que desenvolveu tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros para atender as demandas das indústrias 4.0."

Indústria 4.0
Digital Aligner

"Healthtech DNVB que promove acesso, com custo menor, a tratamentos dentários com alinhadores transparentes, inclusive via assinatura."

Healthtech
Health ID

"Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue."

Healthtech
Mercado Radar

"Startup de modelo SaaS que faz os vendedores do Mercado Livre venderem mais"

Retailtech
Quadrado Express

"Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios."

Retailtech
Hiperdados

"Proptech/construtec SaaS que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil."

Veriza

"Fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital."

IFriend

"Traveltech que oferece experiências turísticas conectando viajantes e guias turísticos do mundo inteiro."

Travel Tech
Pomartec

"SaaS para fruticultura de precisão, simplificando a gestão de pomares, reduzindo perdas e aumentando a sua produtividade."

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.