A Fotoploc alcançou o inimaginável: um espaço de destaque no quarto do líder do Big Brother Brasil 2022. Os álbuns de fotofigurinhas são o principal produto desenvolvido pela startup desde 2012 – que já comercializou mais de R$ 10 milhões em produtos em seu e-commerce.
Na onda da hipervalorização do retrô – dos discos de vinil que voltaram a cair no gosto dos jovens, passando pelos fones de ouvido com fio que voltaram ao hype por conta do TikTok – as fotos impressas também experimentam um renascimento.
Assim como no caso do vinil – que é impulsionado pelo saudosismo, amparado na ressignificação do momento de ouvir música e motivado pela vontade de voltar a ter experiências menos atreladas ao smartphone, os álbuns (e outros fotoprodutos) da Fotoploc querem resgatar aquelas fotos esquecidas na galeria do celular e transformá-las em uma experiência mágica.
O álbum de fotofigurinhas é o primeiro e mais popular produto da startup. Funciona como um álbum de figurinhas de banca de jornal, mas com o diferencial das figuras serem feitas com suas fotos. As suas figurinhas personalizadas vem em pacotinhos para colar e montar o álbum do seu jeito. Há dois tipos de álbuns:
Álbuns da fábrica: modelos prontos de álbum com o layout predefinido, basta enviar as imagens para receber as figurinhas com suas fotos.
100% personalizados: nessa modalidade tudo é personalizado – além das figurinhas com suas fotos, você escolhe um modelo base (tamanho, quantidade de páginas, quantidade máxima de figurinhas) e responde um questionário para personalizar o álbum em si (frases, cores, tema, etc), envia as fotos e um designer monta uma prévia, que pode ser aprovada ou, ainda, pedir alterações.
Com a proposta de dar um novo significado às fotos presas no celular, que no máximo são compartilhadas em uma rede social, o álbum de fotofigurinhas da Fotoploc chamou a atenção do Big Brother. O programa escolheu o produto da Fotoploc por ser uma opção de presente único, com significado, trazendo importância justamente pela raridade das fotos físicas.
Um item de luxo dado ao líder é uma maneira de conectar o participante com as memórias do lado de fora: relembrar da família, momentos, amigos e ter significado para que seja de fato um benefício de ter se tornado líder.
Muito antes de chegar no BBB, a Fotoploc está há mais de 10 anos no mercado. Nascida em 2012, a startup surgiu da ideia da CEO, Camila Sallaberry, que queria presentear o namorado – a ideia era que fosse possível contar uma história com as fotos. De início o processo era completamente manual, as vendas começaram a ocorrer no círculo de amigos da fundadora.
Pouco tempo depois, a CEO viu o potencial de transformar a ideia em negócio. Com opções de presentes únicos e a oportunidade de ressignificar momentos. Desde 2015, a Fotoploc dobra seu faturamento. E, em 2018, teve seu primeiro ano com mais de R$ 1 milhão faturados.
Hoje, são o principal player de álbum de fotofigurinha, com 90% de market share desse mercado. Oferece plataforma própria para personalizar os produtos e licencia 23 universos de marcas conhecidas, como: Warner, Harry Potter, Friends, Game of Thrones, Big Bang Theory, Netflix, La Casa de Papel, Flamengo e Corinthians.
Depois da produção artesanal inicial, hoje os álbuns são produzidos em parceria com a DigiPix, o maior parque gráfico de fotoprodutos da América Latina – capaz de produzir 10 mil itens ao dia. Através da tecnologia proprietária, o cliente monta o álbum, com modelos pré-prontos ou personalizados, e em 10 dias úteis (em média), recebe o produto.
Com o sucesso da marca Fotoploc, além dos universos licenciados, a startup criou um universo próprio: o Gnomundo – com a tração, a startup já vislumbra até mesmo licenciar sua marca para terceiros no futuro. Os álbuns também já são vendidos em parcerias com algumas papelarias parceiras.
Outro segmento em desenvolvimento são os projetos B2B: ou seja, realizar projetos personalizados para outros negócios. Clientes como Pier, Banco do Brasil, Zé Delivery e Anitta já fizeram projetos nessa vertical em parceria com a Fotoploc.
Para o mercado B2C, a Fotoploc também já desenvolve modelo de assinatura. Em 2020, antes da pandemia, fez um teste do modelo de assinatura de álbuns de fotofigurinhas, interrompido por conta da pandemia, mas o teste foi muito bem-sucedido. Em breve, a assinatura estará de volta, com entregas mensais de álbuns à escolha do assinante, sendo possível alterar o tema a cada mês.
Recentemente, a Fotoploc ampliou o portfólio de fotoprodutos (ímãs, fotolivros e outros), especialmente com produtos da PrintLove, DNVB que agora faz parte do ecossistema da startup. Com a expansão, planejam criar uma assinatura de fotoprodutos criativos e diversos (fotoálbuns de figurinhas, caixa surpresa de fotografia e conexão com as redes sociais, como Instagram e Google Photos).
O modelo de assinatura pretende solidificar o propósito da marca: ser uma forma de contar histórias para outras pessoas, através de fotoprodutos diversos, que vão muito além de uma simples impressão.
O envelope dos produtos do Gnomundo é tão especial que é tratado como um produto à parte, até mesmo com nome: enveloploc. O enveloploc agrega valor ao produto, trazendo elementos de Realidade Aumentada (AR) e gamificação – com um filtro no Instagram que transporta os clientes para o mundo dos gnomos.
Pioneiros no Brasil, a Fotoploc teve um boom de crescimento em 2020 – com a pandemia, houve uma valorização dos presentes com significado. Apenas em maio de 2020, faturaram R$ 1 milhão, o mesmo que todo o ano de 2018, sendo o e-commerce que mais cresceu no período.
Com mais de cem mil pedidos entregues, tecnologia própria, alta escalabilidade – menos de 5% do faturamento vem dos produtos completamente personalizados e o parceiro que faz a produção tem alta capacidade de entrega –, e possibilidade de crescimento da vertical B2B, a Fotoploc está pronta para aumentar ainda mais sua taxa de crescimento anual, que cresceu 100% ao ano de 2015 a 2020.
Até 2021, a Fotoploc cresceu exclusivamente através de investimento próprio (bootstrap) e pequenos aportes de pessoas próximas, em 2021 realizou a primeira rodada de investimento mais estruturada. Agora, com o aumento da visibilidade e interesse nos produtos da startup, inclusive com procura de investidores que buscavam aportar no negócio, enxergou o momento como o ideal para dar a oportunidade de mais pessoas fazerem parte dessa história. Por isso, a Fotoploc está com captação aberta na CapTable, hub de investimentos em startups da StartSe. Confira a oferta completa.