- Artigo postado originalmente na StartSe.
A comunicação empresarial sempre foi uma área fragmentada e cada empresa costuma escolher as soluções que mais se encaixam às suas necessidades. Ao fazer essa escolha, no entanto, muitas vezes a empresa deixa de utilizar ferramentas melhores oferecidas por outra representante do setor.
Empresas que decidem não utilizar o WhatsApp para comunicação interna, por exemplo, ganham maior privacidade (com soluções como o email ou intranet), mas perdem a agilidade e facilidade da comunicação através do aplicativo desenvolvido pelo Facebook.
Opções como o Slack oferecem melhores notificações e gerenciamento do que é relevante para um determinado time, o Trello oferece estrutura organizacional e de gerenciamento de tarefas, as intranets ou extranets oferecem maior flexibilidade, riqueza de conteúdo e personalização.
Tantas opções, com diferentes pontos fortes e muitas vezes o uso de mais de uma solução por uma empresa, faz com que os colaboradores muitas vezes se sintam sobrecarregados ao precisar atualizar o andamento de um determinado assunto em diversas ferramentas. Manter as informações atualizadas se torna um trabalho a mais. Com as novas dinâmicas de trabalho - como o home-office, impulsionadas pela pandemia - se comunicar internamente em uma empresa se tornou um desafio ainda maior. As ferramentas de comunicação sempre existiram, mas agora ainda tem o papel de proporcionar visualizações de diferentes perspectivas: do direcionamento específico do trabalho do colaborador, de uma área determinada e de uma empresa como um todo.
Para entender essas dores que a comunicação corporativa causa, ninguém melhor que pessoas que viveram essa dinâmica. Foi pensando nisso que três nomes de peso se juntaram para fundar a Sqed: Luis Fernando Saraiva, ex-diretor de P&D na Hewlett Packard Enterprise (HPE), Anelise Nascente, ex-diretora de marketing do Magazine Luiza e Habbibse Rogério Timmers, diretor de P&D na Hewlett Packard Enterprise.
Seguindo a tendência de grandes executivos que deixam seus cargos para fundar startups, os três executivos uniram forças para desenvolver uma solução: o Sqed. A ferramenta busca unir a simplicidade, mobilidade e velocidade do WhatsApp, o gerenciamento e notificações do Slack e a riqueza de conteúdo de uma intranet/extranet.
A startup desenvolveu tecnologia própria que reúne informações, monta comunidades, redes empresariais internas, quadros de clientes, eventos internos e externos. Ao notar uma demanda maior das empresas, a solução que começou com foco no mercado para consumidores (B2C), pivotou para o mercado empresarial (B2B).
A combinação de diversos itens de inteligência e ferramentas avançadas, permite criar uma infinita variedade de espaços de comunicação, como: áreas, departamentos, comunidades internas, fornecedores, franqueados, filiais, clientes, eventos internos e externos.
Na prática, a ferramenta possibilita seguir um espaço (cada área de uma empresa, por exemplo), dentro dos espaços há os sqeds, como são chamados os assuntos dentro de um espaço. Cada sqed pode ser adicionado ao seu espaço pessoal e você pode seguir cada um deles para receber notificações no app (e em breve na web) a cada modificação.
O grande diferencial da Sqed é o seu modelo de negócio: um SaaS (Software as a Service), mas que não cobra por usuário. Dessa forma, é possível implementar a ferramenta em toda empresa, sendo assim uma solução pervasiva - acessível a todos os colaboradores. Conheça mais sobre a ferramenta.
As startups focadas em resolver o problema da comunicação interna de empresas não devem perder força: aprendemos com a pandemia uma nova forma de trabalhar que deve ter impacto duradouro. Assim, novas formas de colaborar com times diversos - e muitas vezes, distantes - são cada vez mais necessárias.
Quer fazer parte desse mercado e ser sócio de uma startup inovadora? A Sqed está buscando investidores através da CapTable, a plataforma de investimentos em startups da StartSe, confira a página da oferta completa.