No mundo do empreendedorismo errar rápido é a melhor estratégia, justamente porque os melhores feedbacks sobre seu produto/serviço vêm dos seus primeiros clientes. Com a evolução da tecnologia e o crescimento da confiança pós-pandemia em comprar produtos/serviços pela web, o errar rápido acelerou ainda mais, principalmente pela facilidade de abordar os clientes.
Além disso, empreender é muito mais barato hoje em dia. Antigamente, para poder empreender na nova economia, em setores digitais, era necessário um grande investimento inicial. O custo de ter os próprios servidores era proibitivo. Hoje, já se pode comprar espaço na nuvem a preços justos, devido à maior competitividade do setor. Portanto, errar rápido está muito mais fácil e acessível. Assim, fica mais fácil evoluir o produto de acordo com o feedback dos clientes, sem queimar grandes quantias de capital no processo.
A metodologia MVP, Mínimo Produto Viável, é essencial para o desenvolvimento de produtos e é uma excelente maneira de lançar novos produtos ou empresas, já que permite que haja uma experimentação mesmo sem ter constituído a empresa ainda. O MVP, hoje, pode ser somente uma ideia bem estabelecida. Oferecendo apenas uma ideia do negócio, já é possível saber se há pessoas interessadas ou não. Isso possibilita que empreendedores de startups encontrem soluções inovadoras, capazes de impactar grandes públicos, ainda que não haja disponibilidade de capital.
Muitas startups na fase de MVP buscam investidores-anjo ou fundos para aportarem o valor necessário para a criação do produto inicial. Uma alternativa a isso é tentar fazer uma pré-venda do seu produto, com o crowdfunding de recompensa. Ele se diferencia do crowdfunding de investimento pois você não dará em troca do dinheiro uma participação em sua empresa, e sim um produto ou serviço. Dessa maneira, você consegue perceber se seu produto é desejado pelo mercado e recebe o capital necessário para tirar a ideia do papel. Permitindo que os clientes opinem e demandem outras funcionalidades e assim consigam entregar cada vez mais um produto/serviço alinhado aos desejos dos clientes. Essa metodologia também ajuda a identificar quem é o principal público alvo, aquele que deve ser o foco, pois é o que sente aquela dor com mais intensidade (logo é mais fácil que ele compre do que outros).
Não estamos dizendo que investidores-anjo não tem valor. Apenas ressaltando que após ter tido sucesso no crowdfunding de recompensas e ter desenvolvido seu MVP, será infinitamente mais fácil de ganhar a atenção (e o capital) dos investidores-anjo. Ou, até mesmo, de entrar para o crowdfunding de investimento, que oferece participação aos investidores, como o da CapTable. Dessa forma, conseguimos auxiliar o empreendedor em mais fases de sua jornada de crescimento no mundo do empreendedorismo.
Fomos abordados por excelentes empreendedores, com ideias brilhantes, mas que estavam em estágios anteriores ao estágio que buscamos para colocar na CapTable. Escutando o que o mercado estava demandando, criamos a CapTable|MVP a primeira plataforma de crowdfunding de recompensas focada no empreendedor no Brasil. Desta forma ajudamos empreendedores a tirar a ideia do papel, por meio de uma plataforma de mobilização de recursos para criar novas empresas, uma alternativa aos 3 Fs (friends, family and fools - amigos, família e loucos), com outras vantagens além do capital.
Acreditamos que o crowdfunding é uma das maneiras mais valiosas de levantar recursos para essa fase inicial de operação - afinal, além de arrecadar o capital necessário, a startup ganha atenção, mídia e, até mesmo, embaixadores espalhados pelo Brasil. Que defendem, usam e divulgam seu produto/serviço. Ouvimos isso de muitos empreendedores que captaram através da CapTable e entendemos que deveríamos estender isso aos empreendedores que ainda não começaram a sua empresa.
A plataforma funciona de forma muito simples: o empreendedor cria uma página onde ele explica como será o seu produto e busca vendê-lo antecipadamente, a partir de sua ideia. Ou seja, quem apoiar aquele empreendedor terá direito a um benefício futuro, assim que aquele negócio estiver com os produtos prontos para ir a mercado. Para o empreendedor, é a forma de já começar a empresa com vendas acontecendo. E, quem empreende, sabe que esse é o sonho de todo empreendedor.
Para o apoiador, fica o benefício de ter acesso a produtos inovadores e de saber que está apoiando o empreendedorismo no Brasil. Acessando produtos com um preço especial de lançamento e conhecendo soluções que ainda nem chegaram ao mercado.