Em 2020 muitos setores se viram pressionados para mudar - e rápido - seus modelos de negócio para sobreviver. Um dos setores mais impactados pelo distanciamento social foi o de eventos. Em março, quando ocorreu o primeiro lockdown, o setor se viu desafiado por uma nova realidade: realizar eventos virtuais, ao invés de presenciais, de forma atrativa e que fosse comparável ao que ocorria no mundo físico.
Os desafios eram muitos: trazer para o virtual a experiência de estandes, a proximidade do contato físico, possibilitar o networking entre os participantes, administrar a venda de ingressos, possibilitar sorteios e perguntas, entre tantas outras características de eventos presenciais. As vantagens do formato virtual também se destacaram: a possibilidade de gravar e disponibilizar gravações para participantes, a redução dos custos com locação de espaços físicos e promover eventos para mais participantes sem a necessidade de deslocamento.
Com tudo isso, as empresas e startups do segmento tiveram de se adaptar rápido para continuar promovendo experiências antes só possíveis fisicamente. As startups, como demonstraram durante toda a pandemia, se mostraram ágeis para se adaptar aos novos tempos, desenvolvendo novos modelos de negócio e comprovando sua resiliência frente a novos obstáculos.
De acordo com a consultoria americana Grand View Research, os eventos virtuais movimentaram 94 bilhões de dólares em 2020 e a previsão é de que esta cifra alcance o patamar de 404 bilhões de dólares até 2027. A revolução digital dos eventos não deve recuar, mesmo após a minimização do distanciamento social, se tornando cada vez mais parte do tão falado “novo normal".
Assim como e-commerce, delivery e fintechs, algumas revoluções que já eram previstas para o setor, foram antecipadas. Com o advento da pandemia, os eventos virtuais se popularizaram ainda mais, demonstraram a possibilidade de executar eventos antes pensados só serem possíveis presencialmente e demonstraram vantagens do modelo que antes não eram percebidas por alguns representantes do setor de eventos.
A CapTable sempre está em busca das melhores oportunidades para investir em startups e, alinhado a isso, temos uma nova startup do setor de eventos disponível na plataforma. Se você quer saber mais sobre a startup, o setor e o processo de investimento, assista ao Webinar completo abaixo: