- Publicado originalmente na StartSe.
Viajar: depois de um período em que as viagens se tornaram quase impossíveis, essa é a vontade de muitos brasileiros. Mas, mesmo antes da pandemia, viagens já eram motivo de desejo. Aliada à demanda reprimida, a vontade de viajar significa que, como recompensa, não há nada mais motivador do que colocar o pé na estrada - ou nos ares.
A Weex começou como uma plataforma que oferecia uma maneira de economizar para realizar a viagem dos sonhos, pagando uma mensalidade era possível juntar dinheiro para visitar o destino dos sonhos. Ao identificar que pessoas deixavam de viver experiências por falta de planejamento financeiro e poder de compra, a Weex se tornou uma carteira digital de experiências. Então, identificando viagens como um grande motivador, a plataforma evoluiu para uma solução de retenção de talentos e incentivo ao cumprimento de metas dentro de empresas.
A Weex Pass surgiu da necessidade de encontrar maneiras de reduzir o turnover nas empresas - ou seja, o número de demissões e novas contratações necessárias. Os fundadores da Weex, com histórico de sucesso na área de viagens, perceberam a força das viagens como motivadores da transformação dentro das empresas.
Com o Weex Pass, as empresas definem um valor mensal e os critérios para que os funcionários troquem seus Weex Points por viagens e experiências. De acordo com o período e valor escolhido, o colaborador pode viajar para diferentes destinos. Ainda, se desejar, pode contribuir mensalmente para acelerar o acúmulo de pontos e trocar por destinos mais cobiçados.
De nada adianta manter um colaborador que não contribui para o crescimento da empresa. Por isso, além das viagens, a Weex também utiliza gamificação para incentivar o cumprimento de metas. Em troca dos objetivos definidos pela empresa, o funcionário recebe pontos e dinheiro para comprar experiências e viagens.
O bem-estar é uma das prioridades do RH das empresas, já que oferecer vantagens do tipo diminui a necessidade de demissões e contratações (turnover) e engaja o profissional. Prova disso é que, segundo relatório da Deloitte, 91% das empresas têm o bem-estar de seus colaboradores como prioridade. Considerando 91% das empresas do Brasil com mais de 20 funcionários, há um mercado potencial de R$ 24 bilhões a ser explorado.
A Gympass é um exemplo do tamanho da oportunidade do mercado de bem-estar para empresas. A startup foi avaliada em US$ 2 bilhões recentemente e oferece benefícios de saúde física e mental para as empresas. Opções de viagens e experiências devem ter adesão ainda maior do que um plano de academias.
Falando do mercado de turismo, foco da Weex nos benefícios oferecidos, estamos vivendo o período com maior demanda reprimida da história. O mercado de turismo já era gigante - as viagens sempre foram consideradas um item de desejo pelo brasileiro -, mas hoje representa mais de 63% na lista de desejos dos consumidores para após a pandemia.
A Weex é uma spin-off da Welcome Trips, empresa que opera desde 2005 e em 2020 enxergou uma oportunidade de utilizar as viagens como motivadores poderosos dentro de empresas. As viagens e experiências acabam gerando inovação, enquanto a gamificação engaja e educa os colaboradores durante toda sua jornada na empresa, sendo possível acompanhar sua própria evolução e próximas metas.
Tudo isso ocorre em uma plataforma SaaS (software as a service) que oferece acesso ao RH para acompanhar e analisar o desempenho dos funcionários. A Weex teve um aumento de 830% em seus usuários em 2021 e sua receita recorrente cresceu 229%. Esse crescimento ocorreu após a mudança do modelo de negócio, que deixou de focar em usuários finais e passou a focar sua aquisição de usuários através de empresas.
A Weex deseja se tornar um Super App, conectando vários parceiros de turismo e possui planos de desenvolver uma criptomoeda de experiência, a Weex Coin, como uma maneira alternativa de recompensar os usuários nas tarefas de gamificação. Para possibilitar que mais pessoas façam parte dessa história de crescimento, a Weex está com captação aberta na CapTable, a plataforma de investimento em startups da StartSe. Confira a oferta completa e torne-se sócio da fintech de experiências que quer revolucionar a forma de incentivo dentro das empresas.