- Postado originalmente na StartSe.
A Gympass, unicórnio que possibilita acesso facilitado a academias para funcionários corporativos, anunciou o recebimento de aporte de US$ 220 milhões. Em rodada de Série E, a rodada foi liderada pelo Softbank Group, além de General Atlantic, Moore Strategic Ventures, Kaszek e Valor Capital Group. Com o investimento, a Gympass agora é avaliada em US$ 2,2 bilhões.
Fundada no Brasil, mas atualmente com sede em Nova York, a Gympass oferece às empresas planos que permitem o acesso dos funcionários a uma rede de mais de 50 mil academias e estúdios de ginástica em todo o mundo. Incluir o acesso a locais de prática de exercícios físicos faz parte da tendência de oferecer benefícios diversos para atrair e reter funcionários.
Em 2019 a Gympass se tornou unicórnio - nome dado às empresas que atingem valuation superior a US$ 1 bilhão - e, desde então, passou a oferecer outros serviços de bem-estar aos funcionários das empresas que contratam seus serviços. Adições como terapia e orientação do sono foram essenciais para manter o crescimento do portfólio de facilidades oferecidas e enfrentar o período de pandemia.
Embora a pandemia tenha afetado os números de funcionários acessando academias, a startup cresceu durante o período e afirma que já está observando aumento no número de acessos conforme os países começam a reabrir os negócios e uma demanda ainda maior é esperada com a volta aos escritórios.
O número de assinantes cresce a dois dígitos mensalmente, impulsionado pelas empresas que buscam programas voltados para modelos de trabalho híbrido, que tiveram aumento na adoção durante a pandemia. Nos EUA a startup já conta com parceiros gigantes do setor de wellness, como Soulcycle, Gold's Gym, F45 e Crunch Fitness.
O investimento de US$ 220 milhões visa acelerar a expansão da Gympass em território norte-americano, além de entrar em novas categorias de serviços de bem-estar, que devem ter alta demanda à medida que as pessoas voltam a pensar no assunto após a pandemia.
Os desafios e soluções que chegaram com a pandemia devem se tornar permanentes, exemplo disso são as soluções híbridas de exercícios físicos, que combinam visitas presenciais a estúdios e academias com aulas digitais, o uso de apps de meditação e nutrição.
A saúde deve ganhar atenção renovada: dormir melhor, fazer exercícios físicos e cuidar da saúde mental tendem a fazer cada vez mais parte da rotina da sociedade. Para as empresas, também deve ser foco. Após um período complicado, pensar na saúde dos funcionários é ainda mais bem-visto e necessário.
O mercado de benefícios corporativos é gigante, movimentando mais de R$ 150 bilhões ao ano somente no Brasil.Incluir benefícios de bem-estar, como o acesso a academias, estúdios, apps de meditação e nutrição, deve se tornar cada vez mais essencial para empresas que desejam oferecer melhores condições aos seus colaboradores.
A pandemia trouxe um novo foco na saúde e os efeitos posteriores devem ser de longo prazo: a sociedade como um todo provavelmente dará mais importância às ações que podem contribuir na manutenção da saúde e longevidade. A rodada de investimento recebida pela Gympass é prova de que os investidores já enxergam essa tendência como oportunidade.