- Postado originalmente na StartSe.
A VTEX, plataforma de e-commerce que oferece soluções de marketplace e gestão de pedidos, anunciou a compra da Suiteshare, startup que oferece solução para vender através do WhatsApp. A aquisição não teve valor divulgado, mas é fácil entender a necessidade que a VTEX viu em incluir as compras por meio de apps de mensagem instantânea em seu portfólio de produtos: a chamada compra conversacional é tendência crescente. Entenda mais sobre esse mercado.
A compra conversacional é um conceito antigo, que experienciamos há muito tempo em compras físicas. Embora nem todo mundo considere uma boa experiência, trazer esse conceito para o digital, através de um app mensageiro com alta adoção como o WhatsApp, pode ter resultado diferente.
Muito além da experiência com um chat de compra em um site, as transações pelo WhatsApp devem ganhar espaço devido à rapidez, facilidade e disponibilidade - o app está no smartphone de boa parte da população brasileira, não sendo necessário baixar um app de uma loja específica, por exemplo.
Com o objetivo de facilitar a escalabilidade e baratear o oferecimento de uma experiência de compra conversacional, muitas empresas decidiram empregar sistemas automatizados para interagir com os clientes. Embora a solução funcione para situações mais procedurais e repetitivas, não há o mesmo nível de personalização ou proximidade com o cliente, para realizar uma compra, por exemplo.
A solução da Suiteshare busca resolver o problema da robotização do atendimento ao mesmo tempo que oferece caminhos para reduzir os custos de operação de uma solução de vendas pelo WhatsApp com atendimento humano.
A Suiteshare funciona como uma extensão digital para as contas de WhatsApp: ao começar uma conversa, acessar o site de uma marca ou clicar em um link de atendimento, o cliente é geolocalizado e conectado a um vendedor da loja física mais próxima.
Com isso, dois problemas são resolvidos - o atendimento é humano e o custo de operacionalização cai, através da distribuição da demanda de atendimento aos funcionários das lojas físicas. A interação se torna mais natural, imediata e personalizada.
Os resultados comprovam a aprovação do modelo: a Tramontina, por exemplo, aumentou as taxas de conversão do seu comércio eletrônico em mais de 20% entre novembro de 2020 e março de 2021. A Track & Field reportou um aumento de mais de 340% nos cliques mensais em seu site após implementar a solução da Suiteshare.
Durante a pandemia, um dos fatores que impulsionou a adoção da solução, a Reserva, outro cliente da Suiteshare,divulgou que mais de 35% das suas vendas ocorreram através do WhatsApp. A solução conquistou outros grandes clientes: Lacoste, The North Face, Grupo Soma, Natura, Mary Kay, Magazine Luiza, B2W, Aramis e Via.
As soluções de venda por WhatsApp tem relevância comprovada considerando que 97% dos usuários de smartphones no Brasil possuem o WhatsApp instalado. A facilidade, rapidez e personalização que pode ser alcançada através do mensageiro trazem uma experiência mais próxima do cliente, aumentando o engajamento e as conversões em vendas.
Com as novas gerações, como a Geração Z, desejando contatos cada vez mais próximos, personalizados e imediatos, se adaptar a uma ferramenta que já traz todas essas possibilidades faz mais sentido ainda.
A aceleração do consumo à distância, impulsionada pela pandemia, também deixa claro que hábitos de consumo que transponham as barreiras da distância vão se tornar cada vez mais habituais nas rotinas dos clientes - as empresas que não quiserem ficar para trás, terão de se habituar aos novos meios de contato e vendas para manter sua relevância no mercado.