EU ACREDITO EM UNICÓRNIOS

EU ACREDITO EM UNICÓRNIOS

E quem disse que unicórnios não aparecem em bando?

Das 12 mil startups ativas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABS), apenas dez foram avaliadas em mais de U$$ 1 bilhão, sendo denominadas unicórnios. Porém, 5 desses unicórnios surgiram em 2019: Loggi, Gympass, QuintoAndar, Ebanx e Wildlife. Por isso, 2019 foi um ano crucial para o ecossistema de startups.

A exponencialidade do crescimento no número de unicórnios é um grande indicativo da maturidade do mercado de startups no Brasil, além de mostrar que a inovação está cada vez mais presente nas empresas do país. Além disso, aceleradoras e incubadoras de startups estão mais maduras, acompanhando a tendência do mercado de empresas iniciantes.

Aliado à facilidade gerada pela queda da taxa de juros para entrada de fundos internacionais no mercado brasileiro, o Softbank protagonizou investimentos de seis a dez bilhões de reais em negócios escaláveis e inovadores na América Latina. O banco demonstrou tanta confiança no clima do mercado brasileiro que realizou aportes em fundos de investimento que focam em startups de série A ou B, ou seja, indiretamente, o banco investiu em negócios em estágios mais iniciais do que o comumente visto.

 

E como isso reflete no seu dia-a-dia?

Imagine que amanhã pela manhã você tenha uma reunião importante para chegar e que dependa do serviço de carros de aplicativo para chegar nela. Porém, ao acordar você se vê sem internet no celular. Foi o que aconteceu comigo no final do ano passado, eu estava em São Paulo para uma reunião, saí do meu hotel e me vi sem 4G, levei pelo menos 15 minutos para conseguir um transporte como se estivesse vivendo nossa realidade de 5 anos atrás – chamando táxis na beira da calçada e indo até os pontos de táxi próximos para conseguir me deslocar.

Parece um problema bobo, mas nos acostumamos tanto e tão rapidamente às facilidades do Uber, 99 e Cabify que nos vemos perdidos quando esses estão inacessíveis. Isso comprova o quanto as startups podem mudar em pouco tempo um cenário estagnado e, à princípio, satisfatório, como era o do transporte urbano. A Uber, por exemplo, começou a operar em 2010 no exterior, só chegando ao Brasil em 2014. Porém, em 2016 a empresa já alcançou o status de unicórnio – status dado à empresas de capital fechado avaliadas em U$$ 1 bilhão.

 

Oportunidades para você:

Para o investidor, os IPOs, ofertas iniciais de empresas na bolsa de valores, foram por muito tempo considerados como uma oportunidade de multiplicar exponencialmente seu capital em um curto período de tempo. Isso ocorria porque as empresas abriam seu capital para a bolsa de valores para captar recursos, elevando o valor de seus papéis em um curto período de tempo e fazendo com que aqueles que compraram suas ações em um IPO as revendessem com alto lucro.

Porém, esse cenário se tornou mais raro a partir do momento que as empresas começaram a conseguir investimentos substanciais antes mesmo de abrirem seu capital, principalmente através de fundos de Venture Capital, Private Equity e de grandes corporações. A principal motivação para que uma startup faça um IPO hoje, é para que seus sócios, aqueles que investiram durante o início da empresa, tenham liquidez para vender seus papéis. Portanto, a grande oportunidade de ganhos expressivos e multiplicação de capital, hoje, está no investimento em startups.

Além disso, para quem investe nas startups, o lucro não está exclusivamente associado aos IPOs. Se uma startup é vendida para uma outra empresa, por exemplo, possibilita lucros exponenciais aos investidores que apostaram no sucesso dela. Foi o caso da venda da 99 para a empresa chinesa Didi, que rendeu aos investidores retorno de 90 vezes o montante aplicado.

Se você também quer ter a oportunidade de investir em startups e ter a chance de ter lucros exponenciais, a CapTable, plataforma de investimento em startups da StartSe, possibilita isso a você! A plataforma está aberta para qualquer investidor, e o processo de investimento é simples, todo feito online.

Acesse agora o site da CapTable, faça o seu cadastro e não perca essa oportunidade!