IDEIAS INOVADORAS NASCEM EM TEMPO DE CRISE?

IDEIAS INOVADORAS NASCEM EM TEMPO DE CRISE?

No momento em que nos encontramos, é inevitável não falarmos da economia, que vem sendo uma das grandes preocupações do Brasil e do mundo.

Mas hoje, vamos abordar esse tema de forma positiva. Viemos mostrar como ideias inovadoras são capazes de se destacar e nascer em momentos conturbados. Preparamos uma linha do tempo das grandes crises mundiais contando um pouco das empresas que nasceram e se destacaram em um momento de declínio da economia. 

 

EMPRESAS QUE SE DESTACARAM DURANTE CRISES

Na grande Queda da Bolsa de 1929, empresas como Unilever, Nescafé, Porsche e Lojas Americanas, nasceram, demonstrando que ideias inovadoras, que tenham resiliência para se adaptar a momentos de crise, tem condições de se tornar empresas líderes de mercado. 

Já no Fim do Ouro Padrão, em 1971, as empresas com bases tecnológicas como SAP e FedEx nascem e se destacam em meio a crise, abrindo caminho para empresas como a Dell, EMC e Cannon que nasceram na crise da Revolução Iraniana. 

Durante o período dos anos de 1980 à 1997 ocorreram algumas crises mundiais, como a Guerra Irã-Iraque, Segunda-Feira Negra, Crise do Peso Mexicano e Crise dos Gigantes Asiáticos, e com esse período nasceram uma leva de gigantes do mercado como Amazon, Getty Images, LVMH, Netflix e Nextel.

A partir dos anos 2000, e com o avanço da internet e tecnologia, surgiram as grandes empresas com base tecnológica que nasceram em meio às crises dos anos 2000 e recessão de 2008. 

E hoje, infelizmente, vivemos a crise do Covid-19, mas o cenário pode ser positivo graças a tecnologia das startups, e pra falar um pouco mais sobre isso, realizamos a live "Ideias inovadoras nascem em tempo de crise?"com os especialistas, Camila Farani e Pedro Englert. 

Se você deseja saber ainda mais sobre o tema com quem realmente entende do assunto, confira:

 

 

HOME LEARNING WEEK

Se você quiser acompanhar o restante da nossa semana de lives, basta se inscrever na Home Learning Week.