STRIPE É AVALIADA EM 95 BILHÕES DE DÓLARES - COMO UMA FINTECH SE TORNOU A STARTUP MAIS VALIOSA DOS EUA?

STRIPE É AVALIADA EM 95 BILHÕES DE DÓLARES - COMO UMA FINTECH SE TORNOU A STARTUP MAIS VALIOSA DOS EUA?

- Artigo publicado originalmente na StartSe

A Stripe, fintech de pagamentos, recebeu aporte de US$ 600 milhões em rodada de investimento com participação da Sequoia Capital e da National Treasury Management Agency, agência responsável pelos investimentos do governo irlandês. Com isso, seu valuation foi elevado para US$ 95 bilhões - o maior valor de mercado de uma startup americana.

A fintech faz história ao se tornar a startup mais valiosa dos EUA, à frente de nomes de peso como SpaceX de Elon Musk. Globalmente, a startup agora ocupa a segunda posição do ranking de startups mais valiosas, ficando atrás apenas da Bytedance, - avaliada em US$ 140 bilhões - empresa que controla o TikTok.

A Stripe surpreende não só pelo investimento e valor de mercado, a startup vem demonstrando ritmo de crescimento acelerado, tendo triplicado seu valor em menos de um ano. Entre os feitos da startup, atingiu valor de mercado superior ao Facebook e Uber antes de abrirem seu capital, quando eram avaliadas em US$ 80 bilhões e US$ 72 bilhões respectivamente.

O valor de mercado da startup reflete, além do mercado em que ela está inserida, os grandes clientes conquistados, como: Zoom, Salesforce, Shopify, Deliveroo e Instacart. Além disso a startup já atua em 43 países, incluindo o Brasil, ainda em versão prévia, devendo ganhar suporte total até o final deste ano.

A aceleração do crescimento é justificada quando se considera o setor em que está inserida: pagamentos digitais. A pandemia inegavelmente acelerou a adoção de hábitos de consumo online, aumentando a necessidade de ferramentas de pagamento digital - seja no delivery, e-commerce ou plataformas de cursos online.

O cofundador da startup, John Collison, declarou que 5 mil transações foram processadas por segundo pela solução da Stripe em 2020. Com a necessidade de digitalização de grandes players, a solução que havia sido idealizada para atender às necessidades de outras startups passou a atender grandes empresas, com o crescimento da demanda e a adição de grandes empresas na lista de clientes, a startup atingiu esse valor recorde de mercado para uma fintech.

 

REPRESENTANTES DO SETOR NO BRASIL

No Brasil os grandes representantes do setor devem se mexer com a chegada da gigante, parcerias firmadas por Vindi, Cielo, PayPal, Mercado Pago, PicPay e PagSeguro correm risco. Com o aumento da competitividade do setor, que sempre foi competitivo, taxas e prazos para recebimento de valores devem diminuir e as opções de pagamento que cada solução traz devem aumentar.

De acordo com um estudo do Google, o objetivo de qualquer negócio que queira realizar vendas virtuais é oferecer diferentes formas de pagamento online. Por isso, as opções de pagamento tradicionais - limitadas ao cartão de crédito, transferência online de débito e soluções offline como o boleto bancário - não são mais suficientes. Soluções mais inovadoras que buscam melhorar a experiência do usuário devem ganhar ainda mais força, com pagamentos via Pix, QR Code e carteiras digitais (PicPay, Mercado Pago, Apple Pay, Google Pay).

 

POR QUE A STRIPE BUSCOU INVESTIMENTO? 

Embora startups tenham diversos motivos para buscar investimento, a Stripe declarou que não precisava do valor. Isso mesmo, a startup captou o valor apenas para aproveitar uma oportunidade. Ainda assim, o valor vai possibilitar a expansão estratégica de sua atuação na Europa, onde a startup ainda vê potencial para crescer.

A startup ainda diz preferir manter seu capital fechado, prática que vem se tornando cada vez mais comum no universo das startups, permitindo que a empresa se solidifique e amplie seu mercado, antes de fazer um IPO e precisar divulgar dados de faturamento que poderiam ser explorados por concorrentes.