mercado de pets em alta: zee.dog compra startup de comida para cachorro

mercado de pets em alta: zee.dog compra startup de comida para cachorro

- Artigo publicado originalmente na StartSe.

Zee.Dog, startup que revolucionou o mercado de acessórios pet, anunciou a compra da Eleven Chimps. A aquisição ocorreu como parte da estratégia da Zee.Dog para ingressar no mercado de alimentos para pets. O grande diferencial da Eleven Chimps é que seus produtos são descritos como comida "para cachorro" e não "de cachorro", ou seja, um alimento natural (human grade).

Com a aquisição, a Zee.Dog planeja lançar sua marca de alimentos a Zee.Dog Kitchen, o modelo de negócio previsto para a marca é o de assinatura: como se fosse um Netflix para comida dos pets. Além dos produtos da Eleven Chimps,o CEO da startup também integrará o time da Zee.Dog e liderará a Zee.Dog Kitchen.

 

MERCADO BRASILEIRO

A compra da startup foi motivada principalmente por oferecer um atalho para ingressar no mercado de alimentação. O interesse por ingressar nessa nova vertical é muito justificável: no Brasil, o mercado pet movimenta R$ 50 bilhões ao ano60% desse valor é comida.

Mesmo durante a pandemia o mercado pet no país não teve desaceleração, pelo contrário: estima-se que o mercado cresça 13,5% em relação a 2020. O Brasil tem quase 142 milhões de animais de estimação e já ocupa o terceiro lugarno ranking de faturamento do mercado de produtos pet. Com apenas Estados Unidos e China à frente, a expectativa é que até 2025 o mercado nacional expanda 42,7%.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

Além de oferecer os novos produtos no mercado brasileiro, a Zee.Dog pretende aproveitar o momento de vantagem cambial para exportação e ingressar no mercado americano - podendo vender os produtos com valor 30% a 40% menor que os competidores americanos.

A internacionalização não é novidade, no entanto: 40% do faturamento da Zee.Dog já vem de mercados internacionais.Como estratégia para aumentar ainda mais sua presença no mercado europeu, inaugurou um galpão para armazenamento de estoque na Holanda e pretende começar a adaptar seu site para diferentes línguas e moedas do continente.

 

CRESCIMENTO

Além da inclusão da Zee.Dog Kitchen em seu portfólio e da internacionalização, a startup tem outras verticais de crescimento que já estão em andamento: o Zee.Dog Now, app para delivery de produtos, já opera em 9 cidades, devendo chegar a 20 até o final do ano. 

Os passos da Zee.Dog vem se provando muito acertados. Depois de receber investimento de R$ 100 milhões no ano passado, em rodada liderada pela TreeCorp Investimentos, a startup faturou R$ 125 milhões em 2020 e planeja faturar o dobro em 2021 (R$250 milhões).