vender pelo whatsapp: conheça a tendência da compra conversacional

vender pelo whatsapp: conheça a tendência da compra conversacional

- Postado originalmente na StartSe.

VTEX, plataforma de e-commerce que oferece soluções de marketplace e gestão de pedidos, anunciou a compra da Suiteshare, startup que oferece solução para vender através do WhatsApp. A aquisição não teve valor divulgado, mas é fácil entender a necessidade que a VTEX viu em incluir as compras por meio de apps de mensagem instantânea em seu portfólio de produtos: a chamada compra conversacional é tendência crescente. Entenda mais sobre esse mercado.

 

COMPRA CONVERSACIONAL

A compra conversacional é um conceito antigo, que experienciamos há muito tempo em compras físicas. Embora nem todo mundo considere uma boa experiência, trazer esse conceito para o digital, através de um app mensageiro com alta adoção como o WhatsApp, pode ter resultado diferente. 

Muito além da experiência com um chat de compra em um site, as transações pelo WhatsApp devem ganhar espaço devido à rapidez, facilidade e disponibilidade - o app está no smartphone de boa parte da população brasileira, não sendo necessário baixar um app de uma loja específica, por exemplo.

Com o objetivo de facilitar a escalabilidade e baratear o oferecimento de uma experiência de compra conversacional, muitas empresas decidiram empregar sistemas automatizados para interagir com os clientes. Embora a solução funcione para situações mais procedurais e repetitivas, não há o mesmo nível de personalização ou proximidade com o cliente, para realizar uma compra, por exemplo.

 

SUITESHARE

A solução da Suiteshare busca resolver o problema da robotização do atendimento ao mesmo tempo que oferece caminhos para reduzir os custos de operação de uma solução de vendas pelo WhatsApp com atendimento humano. 

Suiteshare funciona como uma extensão digital para as contas de WhatsApp: ao começar uma conversa, acessar o site de uma marca ou clicar em um link de atendimento, o cliente é geolocalizado e conectado a um vendedor da loja física mais próxima.

Com isso, dois problemas são resolvidos - o atendimento é humano e o custo de operacionalização cai, através da distribuição da demanda de atendimento aos funcionários das lojas físicas. A interação se torna mais natural, imediata e personalizada.

Os resultados comprovam a aprovação do modelo: a Tramontina, por exemplo, aumentou as taxas de conversão do seu comércio eletrônico em mais de 20% entre novembro de 2020 e março de 2021. A Track & Field reportou um aumento de mais de 340% nos cliques mensais em seu site após implementar a solução da Suiteshare.

Durante a pandemia, um dos fatores que impulsionou a adoção da solução, a Reserva, outro cliente da Suiteshare,divulgou que mais de 35% das suas vendas ocorreram através do WhatsApp. A solução conquistou outros grandes clientes: Lacoste, The North Face, Grupo Soma, Natura, Mary Kay, Magazine Luiza, B2W, Aramis e Via.

 

POR QUE IMPORTA?

As soluções de venda por WhatsApp tem relevância comprovada considerando que 97% dos usuários de smartphones no Brasil possuem o WhatsApp instalado. A facilidade, rapidez e personalização que pode ser alcançada através do mensageiro trazem uma experiência mais próxima do cliente, aumentando o engajamento e as conversões em vendas.

Com as novas gerações, como a Geração Z, desejando contatos cada vez mais próximos, personalizados e imediatos, se adaptar a uma ferramenta que já traz todas essas possibilidades faz mais sentido ainda. 

A aceleração do consumo à distância, impulsionada pela pandemia, também deixa claro que hábitos de consumo que transponham as barreiras da distância vão se tornar cada vez mais habituais nas rotinas dos clientes - as empresas que não quiserem ficar para trás, terão de se habituar aos novos meios de contato e vendas para manter sua relevância no mercado.