IDEIAS INOVADORAS NASCEM EM TEMPO DE CRISE?

IDEIAS INOVADORAS NASCEM EM TEMPO DE CRISE?

No momento em que nos encontramos, é inevitável falarmos da economia, que vem sendo uma das grandes preocupações do Brasil e do mundo. Mas hoje, vamos abordar esse tema de forma positiva. Viemos mostrar como ideias inovadoras são capazes de se destacar e nascer em momentos conturbados. Preparamos uma linha do tempo das grandes crises mundiais contando um pouco das empresas que nasceram e se destacaram em um momento de declínio da economia.

 

CRISES X EMPRESAS

Na grande Queda da Bolsa de 1929, empresas como Unilever, Nescafé, Porsche e Lojas Americanas, nasceram, demonstrando que ideias inovadoras, que tenham resiliência para se adaptar a momentos de crise, tem condições de se tornar empresas líderes de mercado. 

Já no Fim do Ouro Padrão, em 1971, as empresas com bases logísticas como SAP e FedEx nascem e se destacam em meio a crise, abrindo caminho para empresas como a Dell EMC e Canon que nasceram na crise da Revolução Iraniana. 

Durante o período dos anos de 1980 a 1997 ocorreram algumas crises mundiais, como a Guerra Irã-Iraque, Segunda-Feira Negra, Crise do Peso Mexicano e Crise dos Gigantes Asiáticos, e com esse período nasceram uma leva de gigantes do mercado como Amazon, Getty Images, LVMH, Netflix e Nextel.

A partir dos anos 2000, e com o avanço da internet e tecnologia, surgiram as grandes empresas com base tecnológica que nasceram em meio às crises dos anos 2000 e recessão de 2008. Caso você queira conferir a relação completa das empresas que nasceram em meio a crises, confira nosso post.

E hoje, infelizmente, vivemos a crise do COVID-19, mas o cenário pode ser positivo graças à tecnologia das startups. Inclusive, está disponível em nosso canal do YouTube a live realizada com Camila Farani, Shark Tank e investidora-anjo e Pedro Englert da StartSe, com uma discussão sobre ideias inovadoras e se elas continuam nascendo em tempos de crise. Confira:

 

E AS STARTUPS, COMO FICAM EM MEIO A CRISE?

Hoje, em meio a crise do novo Coronavírus, startups que prezam pela sustentabilidade, como  a TrashIn, empresa que captou recursos através da CapTable, demonstra que startups surfam bem nas crises macroeconômicas. Historicamente, isso também se comprova: no Brasil, durante a maior crise da história até então, tivemos a maior safra de startups com o surgimento de alguns unicórnios (empresas que tiveram investimentos superiores a U$$1bi).

As startups se diferenciam, pois geralmente possuem processos mais eficientes, custos menores e novas formas de gerar receita. A maioria das startups já está acostumada a crescer com pouco dinheiro, as dificuldades fazem parte do dia-a-dia delas e, com isso, as oportunidades nesses momentos só tendem a aumentar.

Através de sua tecnologia, a TrashIn reportou mais de R$734 mil em contratos fechados somente nos dois primeiros meses de 2020, o que já representa o triplo do faturamento de todo o ano de 2019. Esse resultado foi conquistado através de contratos com empresas gigantes, que acreditaram na proposta da startup de coleta de resíduos. Empresas como Unilever, Unimed, ESPM e Nexa Mineradora já assinaram contrato com a empresa. Se em dois meses deste ano a empresa já conquistou tudo isso, imagine o que será alcançado nos próximos dez!

Nos orgulhamos de ter feito parte da trajetória da startup e podermos reportar que já temos empresas utilizando o capital arrecadado através da CapTable para crescer. Comprovando que empresas inovadoras, que utilizam a tecnologia para melhorar processos, têm tudo para ser lucrativas. Se você deseja saber mais sobre esse tipo de investimento, disponibilizamos um e-book gratuito com mais informações.

Se você também quer ser sócio de uma startup e poder contar aos seus amigos que investe em empresas inovadoras, lhe convido para conhecer a CapTable, a plataforma de investimentos da StartSe.

 

>> CONHEÇA AS STARTUPS QUE ESTÃO CAPTANDO

>> PARTICIPE DO GRUPO DO WHATSAPP DA CAPTABLE E TIRE SUAS DÚVIDAS CONVERSANDO COM OUTROS INVESTIDORES