AQUELES QUE SÃO LOUCOS O SUFICIENTE PARA ACHAR QUE PODEM MUDAR O MUNDO, SÃO OS QUE DE FATO MUDAM

AQUELES QUE SÃO LOUCOS O SUFICIENTE PARA ACHAR QUE PODEM MUDAR O MUNDO, SÃO OS QUE DE FATO MUDAM

Não faz três semanas que nós da CapTable discutimos o que poderíamos fazer diante da situação que vinha tomando conta do país. Começamos a pensar como a CapTable poderia ajudar nessa pandemia e, após ler sobre o uso de drones para auxiliar na desinfecção de áreas públicas na China, tivemos a ideia de contatar o CEO da SkyDrones, empresa que está captando em nossa plataforma.

Assim que comentamos sobre a ideia, o presidente da startup topou o desafio e começou a fazer o possível para colocar a ideia em prática. Menos de uma semana depois, já estávamos com a ideia alinhada e entramos em contato com o poder público para poder programar um voo-piloto, de forma que a ideia fosse validada cientificamente.

Esse é um dos fatos que nos agrada tanto em trabalhar em uma startup e ter contato com outras empresas iniciantes: o dinamismo e a rapidez. Por causa dessa facilidade, o que começou como uma ideia, tomou forma no espaço de duas semanas. Vale ressaltar que o apoio e confiança do poder público às startups também é crescente, especialmente frente ao desafio imposto pelo novo coronavírus. A prefeitura de Porto Alegre agiu rápido ao perceber que a tecnologia das startups poderia ajudar nesse desafio.

No dia 24/03 conseguimos realizar o voo-piloto, de modo a validar a tecnologia para eventual uso. Junto à prefeitura de Porto Alegre, Pacto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e liderado pela professora, pesquisadora e engenheira química do Instituto de Química da UFRGS, Nadya Pesce realizamos o voo teste. Após realizada uma revisão bibliográfica, chegou-se à conclusão de que produtos à base de cloro seriam adequados, especialmente aqueles que se assemelham aos desinfetantes domésticos, já que não liberam cloro gasoso ao ambiente.

>>Confira o vídeo do voo-piloto<<

 
A capital agora está preparada para caso o contágio se intensifique e a startup está animada em fazer o seu papel nesse momento difícil. A iniciativa foi destaque em matérias do G1, Zero Hora, Jornal do Comércio e Canaltech. Além de ter sido veiculada em jornais televisivos locais.

Embora alguns achem motivos para criticar, como diria Steve Jobs "As pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo, são as que de fato mudam". E o mais legal é que você pode ser sócio da SkyDrones e continuar apoiando empresas inovadoras.