POR QUE AS STARTUPS BUSCAM RECURSOS?

POR QUE AS STARTUPS BUSCAM RECURSOS?

Startups são empresas de crescimento extremamente acelerado pois os custos da empresa não precisam crescer na mesma proporção da receita - são empresas escaláveis. Isso se deve ao fato de estas empresas utilizarem tecnologia para ganhar eficiência e produtividade.

Se a empresa está em uma curva ascendente de crescimento, começará a gerar caixa um caixa robusto, que pode ser reinvestido para potencializar o crescimento. Apesar disso, é a ideia dentro do ecossistema de startups é que a empresa capte recursos no mercado, em troca de uma participação acionária, para investir no seu crescimento.

 

POR QUE BUSCAR INVESTIMENTO NO MERCADO?

Mas se a empresa está gerando caixa que pode ser reinvestido no seu crescimento, porque o empreendedor abriria mão de uma parte da empresa para captar dinheiro no mercado? A empresa não pode ir faturando, reinvestindo e ir crescendo aos poucos com o seu próprio capital? Parece não ter lógica, certo?

Ela até poderia crescer apenas com recursos próprios - o que neste universo chamamos de bootstrapping. Mas, uma vez que a empresa já terminou de desenvolver o seu produto e o validou no mercado, ela precisa entrar em novos mercados e expandir o mais rápido possível. Ela precisa tentar dominar o mundo o quanto antes para que, quando todos percebam que o mercado é atrativo e novos concorrentes comecem a surgir, ela já esteja o maior possível, de forma que possa enfrentar a concorrência com uma forte vantagem competitiva.

 

POR QUE STARTUPS PRECISAM DE TANTO CAPITAL?

E é por isso que as startups buscam capital intensivo para crescer rapidamente, pois entrar em novos mercados e expandir a operação normalmente demandam muitos recursos. Mais capital poderá ajudar a empresa a investir forte em marketing e vendas, e assim atingir mais consumidores que se tornarão seus clientes e continuarão acelerando o crescimento da empresa. Ou contribuirá para abrir escritórios em novas regiões  - espaço físico e pessoal é sempre a parte cara, mas fundamental no momento de entrar em um novos mercados.

 

ENTENDA O CONCEITO DE RUNWAY: