O QUE É MVP?

O QUE É MVP?

Hoje vamos falar sobre o significado de MVP, mostrar exemplos práticos, e quais os benefícios de aplicá-lo em sua empresa. Vamos nessa? 

Para quem já está inserido no mundo das startups e empreendedorismo a sigla pode parecer simples, mas para quem quer entender mais sobre os termos e conceitos desse meio é essencial entender o significado de MVP. 

MVP é uma sigla que significa Mínimo Produto Viável, ou seja, é uma metodologia de negócios que permite a realização de testes em protótipos de produtos ou serviços antes de seu lançamento oficial, a fim de testar seu impacto e aceitação perante ao público alvo. 

O MVP deve conter as principais funções oferecidas pelo produto ou serviço de forma reduzida e simplificada. É importante lembrar que ele precisa ter, no mínimo, as principais funções que o produto final terá, para que as análises sejam confiáveis.

A metodologia foi utilizada por grandes empresas como Facebook, Airbnb e Uber, que iniciaram suas operações com oferta de propostas simplificadas, permitindo o aperfeiçoamento e a popularização dos produtos. A partir daí, as empresas puderam aperfeiçoar corretamente os seus produtos adequando-os às necessidades da demanda.

 

VANTAGENS: 

Entre as principais vantagens da utilização do MVP é que, através do teste, com a ajuda das respostas dos usuários e das reações dos concorrentes, seja possível compreender a atuação do produto ou serviço no mercado. Além disso, ele garante economia de tempo e recursos. 

Ao obter a resposta do MVP a empresa consegue analisar as lacunas de seu serviço/produto e também os pontos que podem ser aperfeiçoados, garantindo maior aceitação quando o produto for lançado oficialmente no mercado. Nesse cenário, o MVP permite um olhar externo mais cedo do que o normal e, assim, reduz custos e eleva a eficiência. Mesmo que o produto esteja no caminho certo, você pode otimizá-lo a cada feedback, em um ciclo contínuo de aprendizado e validação. No fim do processo, o valor da sua solução será incontestável e a margem de erro após o lançamento, bem menor.

 

A IMPORTÂNCIA DO MVP PARA STARTUPS:

A metodologia do MVP é muito associada à startups, uma vez que abarca grande parte dos princípios da metodologia Lean. Normalmente, as startups oferecem estruturas enxutas assim que começam a operar e, somente após etapas de testes de aceitação, colocam o produto completo no mercado. O MVP é indispensável na estrutura de uma startup, pois é a base da essência de experimentação, diferente de empresários tradicionais, os empreendedores de startups querem encontrar soluções inovadoras capazes de impactar grandes públicos, tudo isso com um capital muito baixo, por esse motivo a metodologia é essencial para startups.

 

CONFIRA A EXPLICAÇÃO E EXEMPLOS EM VÍDEO: