O AGRO É TECH: A REVOLUÇÃO NECESSÁRIA

O AGRO É TECH: A REVOLUÇÃO NECESSÁRIA

Segundo previsões, nas próximas três décadas, a população mundial deve aumentar em 2.2 bilhões de pessoas. Enquanto isso, recursos como água e terras cultiváveis estão diminuindo devido à poluição, degradação do solo e aumento das áreas urbanas. Todo esse cenário alterou fundamentalmente os métodos de produção tradicionais, forçando agricultores a adotarem novas tecnologias.

Com isso, a agricultura vivência um momento de expansão tecnológica, mudando  a forma de olhar não só para o campo, mas para toda a cadeia produtiva de alimentos, dos pequenos produtores às grandes fazendas, transformando toda rede de produção ao torná-las mais produtivas, sustentáveis, econômicas e resilientes ao clima. Todo esse processo é conhecido como Agricultura 4.0.

Agricultura 4.0 foi impulsionada pelo aumento da demanda global de alimentos, exigindo redução do desperdício nos processos de colheita, por exemplo. E para complementar o impulsionamento na demanda de produção no campo, entram as startups, mais especificamente as AgroTechs.

Tecnologias como plataformas digitais, inteligência artificial, uso de drones, entre outras melhorias, são essenciais para que o setor atinja máxima eficiência. Grande parte desses serviços são oferecidos através dasAgroTechs, termo utilizado para se referir à startups focadas neste setor.

O setor da fruticultura também já está sendo revolucionado por ferramentas da Agricultura 4.0. Um exemplo de startup que desenvolveu uma plataforma digital com esse foco é a Pomartec, que criou uma plataforma capaz de fazer georreferenciamento, previsão climática de alta precisão, monitoramento de pragas e doenças, gestão operacional de máquinas, pessoal e insumos.

Outra tendência do setor é a agricultura vertical, que engloba o conjunto necessário para a produção de alimentos em camadas verticais. Essa produção ocorre em locais que não suportam a configuração da agricultura tradicional, principalmente nos grandes centros urbanos. Por esse motivo, é vista como uma das principais tecnologias do futuro para alimentar a população mundial.

Por último, uma das maiores tendências para este setor bilionário, que tem previsão de crescer ainda mais no ano de 2020, são os drones. Seguindo uma tendência mundial que já ocorre na China, a utilização de drones para a agricultura é algo que está em expansão no agronegócio brasileiro.

A utilização de drones na agricultura pode ter diferentes objetivos, como mapeamento, controle de pragas e pulverização de lavouras, tornando-as mais lucrativas e produtivas. Um exemplo de quem desenvolve essa tecnologia é a SkyDrones startup que está captando conosco. A empresa já chegou a marca dos 633 mil reais reservados, estando próxima do final de sua captação e você tem a chance de se tornar sócio desse projeto que já faz parte do futuro da agricultura.