POR QUE GRANDES EMPRESAS COMPRAM STARTUPS?

POR QUE GRANDES EMPRESAS COMPRAM STARTUPS?

É cada vez mais comum vermos a aproximação de grandes corporações às startups. A aproximação das empresas ao ecossistema de inovação pode ocorrer por diversos motivos, como: interesse em uma parceria entre a startup e a empresa, interesse em apostar e investir na ideia de uma startup em estágio inicial e, até mesmo, a compra da startup.

Hoje, vamos falar especificamente sobre este último ponto, explicando por que as grandes empresas decidem comprar startups?

Antes de ocorrer a compra definitiva de uma startup, é inevitável um bom planejamento para que ambas as partes se beneficiem. 

Em relação à startup, é necessário que a mesma tenha um bom plano de ação definido e apresente quais problemas e processos podem ser resolvidos com facilidade. Além disso, separamos alguns pontos importantes que são decisivos no processo de decisão da compra de uma startup:

  • Concorrência: Grandes empresas compram startups quando percebem que ela pode se tornar uma forte concorrente e que são uma ameaça para sua soberania. Esse processo ocorre geralmente no início enquanto a startup é pequena e não roubou muito mercado. 

  • Novos mercados: A compra de startups é uma ótima forma de entrar em novos mercados sem ter que começar um novo setor ou uma empresa do zero. Afinal, a startup já possui uma base de clientes, funcionários, processos e produto/serviço pronto e, muitas vezes, já validado. 

  • Inovação: As startups estão um passo à frente quando se trata de inovação, desde processos de trabalho, até novos softwares. 

  • Aquisição de talentos: Conhecido também pelo termo “Acqhire” é quando o bem mais valioso da startup são seus talentos (fundadores e funcionários), para a empresa compradora faz mais sentido a compra da startup com todos seus funcionários, do que o processo de contratação de uma nova equipe. 

Por fim, a aquisição de startups por grandes empresas acaba sendo benéfica para ambas as partes, porque as grandes empresas possuem a experiência de mercado, com dados coletados ao longo dos anos sobre o comportamento de consumidores e caixa suficiente para financiar novos processos de expansão/inovação. Já as startups, possuem expertise em novas tecnologias e ideias, conhecimento do modelo de negócios mais produtivo, experiência com a agilidade de novos processos e desenvolvimento de projetos.

Por tudo isso, na maioria das vezes, a compra de uma startup por uma empresa consolidada é um casamento perfeito. Onde novas ideias e tecnologias perdem o gargalo da falta de capital que muitas vezes atinge as startups e as grandes empresas encontram soluções para processos estagnados sem a necessidade de desenvolver algo do zero.