COMO GANHAR DINHEIRO INVESTINDO EM NEGÓCIOS ESCALÁVEIS

COMO GANHAR DINHEIRO INVESTINDO EM NEGÓCIOS ESCALÁVEIS

Sabemos que você não tem tempo para acompanhar o mercado de startups todos os dias para saber quais são as empresas com boas perspectivas de explodir. Além disso, mesmo que você viva ligado no ecossistema, é impossível garantir que você vai acertar sempre. Sendo assim, qual a melhor forma de capturar os retornos exponenciais característicos desse mercado?

A primeira coisa que é preciso entender é que, com o tempo, uma parte das startups ou deixarão de existir, ou trarão um resultado mediano. Mas que, apesar disso, alguns desses negócios um dia serão empresas do porte do Uber, do AirBnB e do Facebook. Algumas não vão dar certo, e isso faz parte do jogo, mas outras vão bombar e mudar o mundo.

 

COMO SABER QUAIS DARÃO CERTO?

A grande questão é: como identificar quais startups inovadoras serão as grandes empresas do futuro? E a resposta: ninguém sabe, ninguém tem como saber, e se alguém lhe disser que sabe, estará mentindo. Ninguém tem bola de cristal para saber como será o mundo daqui a 5 ou 10 anos. E acredite, até os especialistas erram feio:

"Acredito que exista espaço no mercado mundial para uns 5 computadores" Thomas Watson, presidente da IBM.

 

"Até o ano de 2005 ficará claro para todos que o impacto da internet na economia não terá sido maior do que o impacto da máquina de fax" Paul Krugman, Nobel em economia.

 

"A televisão não irá durar, porque logo as pessoas irão cansar de ficar olhando para uma caixa de madeira todas as noites" Darryl Zanuck, produtor de cinema.

Entretanto, ao estudar as empresas, seus modelos de negócio e as suas propostas de valor, nós podemos arriscar uma opinião sobre quais têm maior chance de dar certo.

Partindo dessa premissa, o que vamos fazer é imitar a sistemática dos fundos de Venture Capital. Antes, essa lógica de investimento estava restrita aos grandes investidores, pois os altos volumes financeiros eram pré-requisito para o funcionamento da estratégia. Porém, com a criação de novos modelos de negócio e com avanços nos aspectos jurídicos e regulatórios, investidores individuais podem replicar a estratégia - e a CapTable é o veículo que torna isso possível.

 

COMO FUNCIONA ESSA ESTRATÉGIA?

Uma pesquisa da Willamette University (EUA) que acompanhou mais de 1200 startups americanas ao longo de 15 anos, demonstrou um retorno médio de 27% ao ano. Isso significa que, se você tivesse investido nesse portfólio de empresas há 15 anos atrás, você teria 35 vezes o valor do seu investimento inicial. Um retorno e tanto, não é?

Mas quando analisamos de forma mais detalhada o retorno de cada startup, percebemos que 10% das startups foram responsáveis por 90% dos retornos do portfólio.

De fato, se formos avaliar de perto os resultados dos fundos de Venture Capital de forma geral, vamos ver que 30% das empresas investidas não tiveram sucesso. Falharam, foram à falência e o aporte do fundo virou pó.

Outros 50% dos negócios andaram de lado e nunca estouraram. Mas estamos interessados nos últimos 20% das empresas, que são aquelas cuja  valorização pagou pelos 30% perdidos e ainda gerou uma boa rentabilidade para o capital do fundo. É comum que o valor de startups que deram certo se multiplique por 5, por 10, ou até por 100. Não há limites. Assim, mesmo considerando que o fundo perdeu tudo em 30% das escolhas de investimento, essas empresas que estouram compensam a perda e ainda geram resultados consistentes.

É assim que funciona a lógica de qualquer empresa de Venture Capital. Eles já sabem de antemão que várias das empresas vão simplesmente dar errado - e não estão preocupados com isso, porque sabem que algumas empresas vão se valorizar tanto a ponto de, no agregado, fazer com que a performance do fundo seja muito positiva.

 

QUAL O SEGREDO PARA INVESTIR EM STARTUPS?

E é assim que você vai ganhar dinheiro investindo em startups. Separe a quantidade de dinheiro que você está disposto a aportar e divida o seu investimento entre os projetos que você acha que têm potencial de bombar. Ao invés de apostar pontualmente em um negócio, você irá montar um portfólio de participações, para que você aumente a sua chance de acertar a empresa que vai lhe trazer retornos fora do comum.

Mas o melhor é: os negócios disponíveis para investimento na CapTable já tiveram o seu produto validado pelo mercado e foram sabatinados e selecionados segundo critérios rígidos. Além disso, recebem suporte, mentoria e acompanhamento ao longo da sua trajetória. O resultado é que a chance de errar já é muito menor de saída.

Faça suas escolhas, espalhe o seu dinheiro entre as empresas escolhidas, e espere com paciência. O mercado é feito para transferir dinheiro dos apressados para os pacientes. Com o tempo, talvez algumas das suas empresas não lhe deem bons retornos, e algumas quebrem a banca. Mas a ideia aqui é brincar de VC. Mitigue o fator aleatoriedade: monte o seu portfólio de startups. Se você fez boas escolhas, o seu mini-fundo de VC deve lhe trazer retornos consistentes no longo prazo.

O fator chave aqui está em fazer boas escolhas.