6Ds DO CRESCIMENTO EXPONENCIAL

6Ds DO CRESCIMENTO EXPONENCIAL

Já falamos sobre crescimento exponencial, que demonstra a disrupção em um segmento. Ou seja, o crescimento que, em algum momento, passa a se multiplicar várias vezes em um curtíssimo espaço de tempo. Porém, como identificar se um segmento está nesse processo ou não? Com os 6Ds do crescimento exponencial, você consegue essa identificação. São eles:

Digitalização:

Este é o primeiro estágio. É quando o seu produto ou segmento sofre alguma influência de ser digitalizado. Não precisa ser tudo, como o que aconteceu com Blockbuster e Netflix (esta segunda simplesmente digitalizou os filmes e acabou com o sentido de alguém passar numa locadora). Entretanto, pode ser simplesmente parte do processo, como fez a Yuool (yuool.com.br) ao digitalizar um setor muito importante, o da distribuição, permitindo que ela tenha um produto de excelente qualidade a um preço competitivo. Com isso, ela reduz o custo de estoque (já que se vale da produção just in time) a margem extra do varejista e o fator local: qualquer um, em qualquer lugar do mundo, pode comprar e receber na porta da sua casa. 

Decepção:

No começo, o crescimento é sempre um pouco “decepcionante”, pois existe uma grande expectativa em torno dele. Podemos ver os exemplos de Netflix e Yuool. No início, os filmes travavam a internet, que por vezes desconectava, o que acabava por adiar a atividade para o outro dia. Já o caso da Yuool, nos primeiros meses, a venda duplicava, mas vender 50 em um mês e 100 no outro ainda não parecia a grande solução. Afinal, uma rede varejista teria capacidade de comprar muito mais já de início.

Disrupção:

É quando o processo começa a fazer sentido para mais pessoas e o crescimento exponencial tem início. Isto é, mais e mais pessoas assinando a Netflix ou mais e mais pares sendo vendidos, e geralmente bem acima do planejado.

Desmaterialização:

Nesta etapa, todo o segmento começa a deixar de operar da forma tradicional e passa a trabalhar com o novo modelo. A Netflix foi a primeira a acabar com o DVD e lojas físicas, mas hoje já temos disponíveis Prime Video (da Amazon), Crunch (Sony), HBO Go (HBO), Globo Play (Rede Globo), entre outros... E você não vê mais locadoras. No caso dos tênis da Yuool, claro que também temos outros cases, e alguns inclusive começaram antes dela, mas o varejo ainda não chegou nesse ponto de quase total desmaterialização, como ocorreu com o segmento dos filmes. 

Desmonetização:

O crescimento já está em um nível exponencial muito grande e não existe mais o filme em DVD e as lojas físicas, que encareciam demais o processo. Logo, o custo de distribuição está cada vez mais barato, possibilitando que você pague um valor muito baixo, com a tendência de ser cada vez mais barato: hoje, pelo mesmo preço que se alugava um DVD por um final de semana, você paga uma mensalidade para assistir a quantos filmes quiser. 

Democratização:

O último D. É quando praticamente todo o mundo pode acessar aquele produto/serviço. Afinal, ele está totalmente disponível, tanto porque ele está a um click de distância como porque custa muito pouco. 

Depois de entender e conseguir identificar em qual ponto o segmento se encontra, ficará mais fácil saber se esta empresa está num processo mais escalável. E também qual é o potencial de multiplicar algumas vezes o seu investimento.

Se você quer entender mais sobre crescimento exponencial, confira nosso outro post sobre o assunto.