A REVOLUÇÃO DIGITAL DAS CONSTRUTECHS

A REVOLUÇÃO DIGITAL DAS CONSTRUTECHS

Você provavelmente já passou pela situação de comprar ou alugar um imóvel ou conhece alguém que já passou por esse momento na vida e sabe de toda burocracia e demora para, de fato, efetivar um aluguel ou a compra de um imóvel. Segundo estimativas do setor, uma pessoa leva, em média, mais de um ano para fechar um negócio de compra ou venda de uma propriedade. 

Diante de diversos problemas para um mercado tão engessado, as construtechs ou proptechs viram a oportunidade de inovar em um setor que movimenta cerca de 200 bilhões por ano.

Não demorou muito para que as construtechs dominassem este mercadoatravés da  transformação digital. Atualmente, potenciais compradores ou locatários conseguem avaliar dezenas de imóveis em alguns minutos, fazer tours virtuais e compram ou alugam casas ou apartamentos totalmente de forma digital.

Hoje, o Brasil possui duas startups unicórnios do setor imobiliário, a Quinto Andar e a Loft, ambas apresentaram propostas inovadoras e, de fato, cresceram exponencialmente, mas por ser um mercado tão grande, existem muitas dores por parte do consumidor que ainda não foram resolvidas, apontando um espaço para novas construtechs expandirem seus trabalhos e, quem sabe, virem a se tornar o próximo unicórnio do Brasil.

Uma das áreas que ainda continua causando dores no setor imobiliário é a da venda de imóveis e de soluções financeiras e é nesta área que startups como a Livima e o marketplace EmCasa atuam para resolver os problemas do consumidor. Essas startups vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e tem tudo para dominar o mercado, assim como ocorreu com outros cases do setor. 

A transformação digital no setor imobiliário não para por aí, ainda existem muitas oportunidades e ideias inovadoras no mercado e, talvez, o próximo unicórinio brasileiro pode vir daí.