POR QUE EMPREENDEDORES SÃO EXCELENTES VENTURE CAPITALISTS

POR QUE EMPREENDEDORES SÃO EXCELENTES VENTURE CAPITALISTS

Se você está por dentro do mercado de investimento em startups, já deve ter lido ou ouvido o conselho: invista no que você conhece. O mesmo se repete para aqueles que se tornam investidores de capital de risco. Geralmente, os melhores da área são aqueles empresários que obtiveram um sucesso estrondoso com suas companhias e possivelmente tiveram um exit, como é chamado o resultado de um investimento em startups, de sucesso também.

Pode-se observar aqui também, algo que é descrito pela Teoria do Everest. A Teoria compara a fundação de uma startup e o caminho até alcançar o sucesso com a subida do Monte Everest: poucos chegam ao topo, a subida é desafiadora, a descida igualmente complexa.

O paralelo entre a subida do Everest e o caminho do empreendedor é muito claro. É essencial saber que você vai precisar de ajuda para chegar ao topo, que você depende de networking; que o aprendizado ao longo do caminho ou com os erros de outros que já tentaram a façanha é muito valioso.

Ainda que seja incrivelmente extenuante, muitos dos que conquistam o topo, descem e sobrevivem para contar a história, decidem repetir a aventura. O fenômeno acaba sendo parecido com o que ocorre com fundadores de startup de sucesso: já chegaram ao topo, mas quando há um exit, decidem se tornar investidores de capital de risco (Venture Capitalists). O que vem se observando, é que muitos desses fundadores de startups se tornam excelentes venture capitalists.

As razões para isso, além do conhecimento da jornada para levar uma startup ao sucesso, é o apreço pelo risco e o conhecimento dos ganhos exponenciais que esse tipo de investimento pode trazer. Conhecer a área em que investe, já tendo empreendido em área parecida, é uma imensa vantagem frente aos concorrentes.

Exemplos de sucesso não faltam: Peter Thiel, Paul Graham, Saverin e Elon Musk são alguns representantes dessa categoria de ex-fundadores de startup que se tornaram excelentes venture capitalists. Elon Musk ao ter seu exit com o PayPal acabou investindo seu capital em áreas completamente novas, tecnologia espacial e carros elétricos, mas a mentalidade de startup que aprendeu em seus tempos de PayPal com certeza contribuiu muito para o sucesso de seus investimentos subsequentes.

Saverin, um dos co-fundadores do Facebook, tem uma relação ainda mais direta com o mundo do capital de risco. Ele criou um fundo, chamado B Capital, para fazer esse tipo de investimento. O sucesso também é claro, tendo fechado no final de junho um fundo de investimento de risco de 822 milhões de dólares.

Parece ser claro que ter trilhado o mesmo caminho que os fundadores das startups investidas caminham hoje é uma vantagem competitiva ímpar. Mas, também, pode ser que esse conhecimento atrapalhe os fundadores de startups que se tornaram venture capitalists. Muitos empreendedores de sucesso acreditam ter uma fórmula, a única maneira de chegar ao sucesso e acabam impondo seu conhecimento nas empresas do seu portfólio de investimentos. Frequentemente, descobrem que nem sempre a mesma fórmula funciona para todo tipo de empresa, em qualquer cenário.

No entanto, é sim verdade que ex-empreendedores podem ser ótimos mentores. Mas, como tudo no mundo do empreendedorismo, não é uma verdade absoluta. Não há fórmula. O que é interessante observar nesse movimento, é que o ecossistema de inovação acaba crescendo através de um processo de retroalimentação. Empreendedores de sucesso acabam investindo em empresas que eles acreditam poder ter sucesso também, o ciclo se repete e os ganhos para a sociedade como um todo, além dos investidores, são tremendos.

Investir em startups, no entanto, não é mais exclusividade desses grandes fundos. Hoje, pessoas físicas, com valores menores, podem participar desse ciclo virtuoso de inovação e rentabilidade fora da curva. A CapTable, plataforma de investimento em startups da StartSe, permite que você participe desse mundo. Inscreva-se na plataforma para saber das próximas captações. Ah, vale lembrar que as últimas duas captações ocorreram em menos de 72h. Portanto, fique ligado.

>> Acesse nosso Blog e Aprenda sobre esse Mundo

>> Inscreva-se em nosso Canal do YouTube