VOCÊ PASSA MAIS TEMPO ASSISTINDO NETFLIX OU PROCURANDO O QUE ASSISTIR?

VOCÊ PASSA MAIS TEMPO ASSISTINDO NETFLIX OU PROCURANDO O QUE ASSISTIR?

Se você é como eu e como um grande número de brasileiros (20-30 milhões), você assina pelo menos um serviço de streaming. Assistir filmes, séries e documentários através da internet se tornou lugar comum na sociedade brasileira. Os tempos de idas à locadora ou downloads em sites suspeitos na internet já ficaram para trás.

Mas, um grande problema que ainda aflige quem decidiu se tornar consumidor assíduo desses serviços é encontrar o que assistir. Não faltam memes, piadas e histórias que comentam sobre o longo tempo que se leva para encontrar algo para assistir. E não é só brincadeira, em média o usuário de um serviço de streaming leva 30 minutos procurando um título para assistir.

Em um mundo cada vez mais acelerado e onde temos cada vez menos tempo para dedicar ao entretenimento, esse tempo precioso é perdido navegando por menus, vendo trailers e lendo sinopses curtas sem muita informação. Em um mercado que está em franca expansão como o de streaming, as ofertas de conteúdo são muitas e crescentes. 

Novos serviços de streaming, programas, séries e filmes são adicionados diariamente e, apesar de o número de opções aumentar, cada vez fica mais complicado para o usuário tomar uma decisão do que assistir. 

Muitos usuários acabam recorrendo à listas, tweets e sites de resenha sobre os conteúdos. Mas, além dessas opiniões serem subjetivas, específicas de quem criou a lista ou elaborou o tweet, as resenhas muitas vezes são longas demais, curtas demais ou focadas em um tipo de público que não lhe representam.

Em um mundo ideal, os algoritmos da Netflix, ou do serviço de streaming da sua preferência, mostrariam resultados relevantes para você. Sempre. Mas, sabemos que esse não é o caso. Frequentemente os serviços empurram conteúdos somente por estarem fazendo sucesso, porque houve um grande investimento da plataforma em produzir aquele conteúdo ou porque você assistiu algo semelhante em sua conta em um dia que sua avó veio lhe visitar. É pouco específico e as recomendações - em geral - ruins.

Solucionar esse problema, que pode parecer pequeno, não é fácil. Criar recomendações objetivas e específicas para um usuário não era possível até alguns anos atrás. A tecnologia simplesmente não havia chegado a esse ponto. Hoje em dia, com o advento da Inteligência Artificial (IA), os sistemas podem "aprender" o seu gosto com poucos cliques e lhe indicar exatamente aquilo que você gosta.

Porém, fazer somente isso, utilizar a inteligência artificial para entender você, não é suficiente. Apresentar opções e deixar você refém das sinopses curtas e apressadas dos serviços de streaming seria tão ruim quanto lhe dar uma lista de filmes como a que você vê ao abrir a Netflix. Então, é preciso investir em criar resenhas objetivas, mas com informação suficiente para que você possa tomar a decisão se a inteligência artificial lhe deu uma boa recomendação, ou se ela precisa aprender um pouco mais sobre você.

A ViuReview é uma plataforma que uniu o melhor desses dois mundos: inteligência artificial - de verdade! Sem precisar preencher um formulário de três páginas - para fazer recomendações assertivas para você; e reviews objetivas, mas informativas, para você aprimorar suas escolhas.

A plataforma está no estágio de MVP, Produto Mínimo Viável, já possuindo seu serviço funcionando na internet. Por estar nesse estágio inicial, a plataforma busca o apoio de usuários que vejam valor em sua solução e queiram apoiar o desenvolvimento de melhorias no serviço. Na CapTable, encaixa-se perfeitamente em nossa plataforma para apoio a projetos em estágios iniciais, a CapTable|MVP.

A ViuReview está buscando apoiadores para desenvolver o aplicativo móvel que deve ser lançado entre o final de agosto e início de setembro, futuramente desenvolver um app para SmartTVs e para encontrar seu lugar no mercado. Em contrapartida, oferece recompensas, de acordo com o valor escolhido para apoiar a ideia, que vão desde um ano de assinatura, até uma assinatura vitalícia do serviço. Conheça a página completa, com todos os detalhes, em nossa plataforma! Ah, e se desejar, teste o serviço, que está gratuito por tempo limitado, em sua versão web.

Se desejar conhecer mais sobre a solução, confira o vídeo abaixo: