NÃO EXISTEM IDEIAS RUINS

NÃO EXISTEM IDEIAS RUINS

As startups de sucesso de hoje parecem ter ideias óbvias, que certamente dariam certo. Mas, isso é verdade somente em retrospecto, em seu início, a maioria delas precisou que alguém acreditasse em seu potencial de se tornar um sucesso, mesmo sem empresas parecidas que tivessem decolado. Isso ocorre porque as melhores ideias de startups inicialmente parecem ideias ruins. Boas ideias que parecem boas já estão sendo desenvolvidas por grandes empresas, os empreendedores trabalham com “restos”, aquelas ideias que ainda não atraíram a atenção das grandes corporações.

 

COMO ENCONTRAR BOAS IDEIAS?

As boas ideias que parecem ser improváveis, são as que se tornam sucessos inovadores, na maioria das vezes. Para encontrar uma boa ideia, você precisa encontrar um segredo, algo que a maioria das outras pessoas não acredita ou estão dispostas a descartar. 

O Facebook, por exemplo, parecia uma ferramenta para estudantes de universidades perderem tempo, abordando um mercado de nicho, sem modelo de rentabilidade, para fazer coisas que não importavam. A ideia inicial era comparar as fotos de duas pessoas e julgar qual era mais atraente. O que parecia uma ideia ruim, se tornou uma empresa multimilionária, reconhecida globalmente.

As boas ideias são, na verdade, o resultado de novas versões constantes, exposição aos consumidores e tempo. Marc Anderseen ressaltou que não existem inovações ruins, somente inovações que chegaram cedo demais. O que isso evidencia é que mais do que uma boa ideia, uma startup precisa ter um timing adequado.

 

COMO ENCONTRO O PRÓXIMO UBER?

O AirBnb e Uber parecem ótimas ideias hoje, já que estamos olhando para duas empresas que comprovadamente deram certo. Mas em seu início, o timing foi imprescindível para seu sucesso. O que se vê hoje, ao analisar suas trajetórias, é que o momento em que elas chegaram ao mercado desempenhou grande influência em sua popularização: a chegada da recessão nos Estados Unidos possibilitou que pessoas que buscavam renda extra alugassem parte dos seus imóveis ou dirigissem seu carro ganhando dinheiro.

Em nossa plataforma, a CapTable, levamos em consideração esses fatores. A InovaPictor, por exemplo, não é uma ideia óbvia. Mas, o registro de marcas e patentes não é um mercado que foi explorado através das inovações digitais. A startup vem demonstrando potencial de crescimento ao reportar um aumento de 41,6% de novos clientes e 94% de receita em janeiro de 2020 quando comparado à novembro de 2019. 

As outras duas empresas que estão captando investimentos através de nossa plataforma são do setor das agtechs, que acreditamos estar em iminência de se tornar foco, tanto pela grande possibilidade de produzir seu primeiro unicórnio em 2020, quanto pelo grande potencial do agro no Brasil. A Pomartech oferece plataforma de gerenciamento para fruticultura, setor que tem previsão de atingir o primeiro bilhão em 2020, segundo a Abrafrutas, indicando o acerto do timing da empresa.

A SkyDrones, empresa que possui anos de mercado, possui indicativos de que seu timing para escalabilidade é certeiro. Além dos exemplos de sucesso no mercado chinês, que já possui mais de 25mil drones na agricultura, a legislação brasileira dá indícios de que replicará a lei 16.820/19 que entrou em vigor no Ceará. Essa lei proibiu a pulverização aérea de agrotóxicos por aeronaves, mas permite a utilização de drones. Isso sustenta a previsão do uso massivo de drones na agricultura brasileira e, consequentemente, o timing apropriado da SkyDrones para aumentar sua participação no mercado nacional de drones para agricultura.