EMPREENDEDOR OU COMUNIDADE: O QUE É MAIS IMPORTANTE?

EMPREENDEDOR OU COMUNIDADE: O QUE É MAIS IMPORTANTE?

Muito se fala no valor das comunidades: seja em cursos, workshops, eventos ou talks. Mas será que a comunidade por si só agrega valor ao ecossistema? Mais importante do que a comunidade, são os empreendedores que estão tendo sucesso, seja qual for a etapa da jornada empreendedora em que estão. Só faz sentido ter aceleradoras e investidores se houver alguém empreendendo e trazendo evidências de que seu negócio está dando certo.

Parece óbvio, mas uma comunidade de startups só começa a existir porque já existem empreendedores empreendendo. O núcleo de qualquer ação no ecossistema deve ser esse, o objetivo de qualquer evento ou comunidade também: desenvolver empreendedores que empreendem. Muitas comunidades se perderam justamente nesse ponto, oferecendo eventos, workshops e cursos somente por oferecerem, sem se preocupar com o valor que estão trazendo para a comunidade. Se importam mais em TER eventos do que FAZER os negócios darem certo.

É justamente nisso que a CapTable se diferencia: buscamos fortalecer o conceito de comunidade com propósito. Nosso objetivo é trazer informação e conteúdo para fazer com que você desenvolva melhor sua empresa e, com a CapTable, oferecer oportunidades de apoiar empreendedores que FAZEM. Ao invés de termos empreendedores seduzidos pela glamourização do setor de eventos, buscamos trazer startups com times sólidos, que almejam fazer seu negócio dar certo em primeiro lugar.

A verdade é que a melhor contribuição que um empreendedor pode dar é fazer o SEU negócio dar certo. Os cases de sucesso desses empreendedores é que inspirarão uma geração e apoiam o empreendedorismo brasileiro. Por isso, trouxemos alguns dados das empresas que já passaram pela CapTable e seus avanços em seus respectivos negócios:

  • Trashin: Enquanto a bolsa busca recuperação, os investidores da TrashIn veem a startup em que eles investiram triplicar seu faturamento em relação aos meses anteriores à pandemia, fechando contratos com grandes empresas como: Unilever, Sicredi, Unimed, ESPM e Nexa. Além disso, a Trashin foi escolhida como solução da Havaianas para logística reversa no Brasil, começou a operar em SP em projeto junto à P&G e iniciou em outubro a Gestão de Residuos de todo o Parque Ibirapuera em parceria com a Eureciclo.

  • Livima: Em pouco tempo pós-captação com a CapTable, a startup já sente os impactos positivos e entra em forte ritmo de expansão ao aumentar em quase 400x as solicitações de financiamento no mês de setembro. 

  • InovaPictor: Após a captação com a CapTable, a startup elevou seu faturamento em quase 8x se comparado ao início de 2019, além disso, a InovaPictor expandiu sua atuação para diversos estados do Brasil. 

  • Inbeauty: A startup foi selecionada para o projeto e-commerce RS realizado pelo SEBRAE, além disso, a InBeauty iniciou o projeto de expansão para fora do Brasil, com produtos já sendo vendidos em ilhas do Caribe, Cancun e San Martin e também, está prospectando contatos e enviando amostras para países da Ásia e Oriente Médio.  

A comunidade é algo que almejamos no momento, após ter feito um número significativo de negócios "darem certo". Nunca objetivamos uma inversão de valores e os cases apresentados demonstram que isso vem dando certo. Para criarmos uma comunidade forte de startups primeiro focamos em fazer os negócios das startups prosperarem. Fazer as startups que passam pela plataforma evoluírem é nossa - juntos aos nossos investidores - maior contribuição para a comunidade e o ecossistema em que estamos inseridos.

Se você também deseja participar dessa comunidade, não há melhor momento que esse para oficializar sua entrada no mundo das startups. Estamos com rodada aberta com quatro startups incríveis para você escolher. Confira as startups disponíveis aqui! Essa é sua chance de se conectar a esse novo mundo e apoiar o empreendedorismo.