Card image cap

OS EFEITOS DO SUSPENSE DA ELEIÇÃO AMERICANA NO MERCADO DE VENTURE CAPITAL

As bolsas de valores mundiais são frequentemente assunto durante eleições com efeitos mundiais, como a para presidência dos Estados Unidos que ainda está sendo apurada. O que não é tão noticiado são os efeitos no mercado de Venture Capital, mas a influência é inegável. Enquanto os americanos e o mundo vivem o suspense de uma apuração longa, mas considerada uma das com maiores consequências para a economia e os EUA em geral, o mercado de Capital de Risco enfrenta um período silencioso.

 

VENTURE CAPITAL

Os anúncios de investimento em startups são frequentemente feitos na terça-feira, mas o clima de ontem no país fez com que nenhum anúncio fosse feito. Isso não significa que o capital de risco está escasso, mas que muitas startups atrasam seus anúncios para que sua audiência esteja pronta para dar a devida atenção para a notícia. No momento, boa parte da sociedade está focada nas notícias da apuração e, portanto, não estariam focadas em consumir notícias sobre o mundo das startups.

 

IPOs

Os anúncios de IPOs (ofertas públicas iniciais), como é chamado o evento de entrada de uma empresa na Bolsa de Valores, também indicam suspense: o calendário que registra os IPOs americanos não possui nenhum anúncio para essa semana, um contraste marcante frente aos 11 anúncios na última semana e 5 na penúltima.

 

CLIMA DO MERCADO AMERICANO DE VC

Os recordes de votos registrados nessa eleição, tanto presenciais quanto votos por meio postal, e o massivo consumo de notícias sobre a apuração indicam que essa eleição vem capturando a atenção de mais americanos. Por isso, a redução de anúncios de IPOs e investimentos de capital de risco deve ser maior que a vista em eleições passadas. 

Embora o calendário de IPOs seja definido antecipadamente, não havendo grandes indicativos de que haverá qualquer mudança, os anúncios de funding não possuem nenhum impeditivo para ocorrerem a qualquer momento. Porém, o que se espera é que esta seja uma semana atipicamente calma no que se refere aos anúncios de rodadas de Venture Capital.

Enquanto isso, aqui na CapTable, continuamos com captação aberta e avanços significativos no número de cotas reservadas da Wuzu e Vulpi. Confira a página completa das ofertas.