OS EFEITOS DO SUSPENSE DA ELEIÇÃO AMERICANA NO MERCADO DE VENTURE CAPITAL

OS EFEITOS DO SUSPENSE DA ELEIÇÃO AMERICANA NO MERCADO DE VENTURE CAPITAL

As bolsas de valores mundiais são frequentemente assunto durante eleições com efeitos mundiais, como a para presidência dos Estados Unidos que ainda está sendo apurada. O que não é tão noticiado são os efeitos no mercado de Venture Capital, mas a influência é inegável. Enquanto os americanos e o mundo vivem o suspense de uma apuração longa, mas considerada uma das com maiores consequências para a economia e os EUA em geral, o mercado de Capital de Risco enfrenta um período silencioso.

 

VENTURE CAPITAL

Os anúncios de investimento em startups são frequentemente feitos na terça-feira, mas o clima de ontem no país fez com que nenhum anúncio fosse feito. Isso não significa que o capital de risco está escasso, mas que muitas startups atrasam seus anúncios para que sua audiência esteja pronta para dar a devida atenção para a notícia. No momento, boa parte da sociedade está focada nas notícias da apuração e, portanto, não estariam focadas em consumir notícias sobre o mundo das startups.

 

IPOs

Os anúncios de IPOs (ofertas públicas iniciais), como é chamado o evento de entrada de uma empresa na Bolsa de Valores, também indicam suspense: o calendário que registra os IPOs americanos não possui nenhum anúncio para essa semana, um contraste marcante frente aos 11 anúncios na última semana e 5 na penúltima.

 

CLIMA DO MERCADO AMERICANO DE VC

Os recordes de votos registrados nessa eleição, tanto presenciais quanto votos por meio postal, e o massivo consumo de notícias sobre a apuração indicam que essa eleição vem capturando a atenção de mais americanos. Por isso, a redução de anúncios de IPOs e investimentos de capital de risco deve ser maior que a vista em eleições passadas. 

Embora o calendário de IPOs seja definido antecipadamente, não havendo grandes indicativos de que haverá qualquer mudança, os anúncios de funding não possuem nenhum impeditivo para ocorrerem a qualquer momento. Porém, o que se espera é que esta seja uma semana atipicamente calma no que se refere aos anúncios de rodadas de Venture Capital.

Enquanto isso, aqui na CapTable, continuamos com captação aberta e avanços significativos no número de cotas reservadas da Wuzu e Vulpi. Confira a página completa das ofertas.