5 MOTIVOS PARA INTERNACIONALIZAR SUA EMPRESA PARA A EUROPA POR PORTUGAL

5 MOTIVOS PARA INTERNACIONALIZAR SUA EMPRESA PARA A EUROPA POR PORTUGAL

A CapTable sempre busca avançar as startups que passam pela plataforma de todas as maneiras possíveis. É do interesse da plataforma que os negócios tenham sucesso e expandam sua atuação, aumentando seu valor agregado. Uma das vias de expansão que oferecemos às startups da plataforma é a internacionalização. Através de contatos como o autor desse texto, Guilherme A. Gonçalves, proporcionamos um network para facilitar esse processo. Ao final do texto você encontra os contatos necessários para ter uma consultoria que facilita o acesso aos programas de incentivo europeus que podem ser um grande catalisador do seu negócio. Confira:

Atualmente, a União Europeia é um ecossistema multicultural contando com cerca de 550 milhões de habitantes distribuídos por seus 27 Estados-Nações, que dispõem não só de poder de consumo relevante, como também de estruturas governamentais equilibradas presentes em todo o seu vasto território.

Tais fatores tornam o mercado europeu particularmente atrativo para empreendedores brasileiros interessados em expandir internacionalmente a clientela de seus produtos e serviços.

Entretanto, não raro, o desconhecimento das boas perspectivas existentes nos ambientes europeus de negócios culmina por se transformar em verdadeira barreira que desestimula a elaboração de tais planos: é particularmente comum a impressão de que os custos operacionais de arrancada de projetos, assim como a logística necessária, seriam inviáveis para empreendedores brasileiros.

Para estes empreendedores, a boa notícia é que não só estas barreiras não são intransponíveis, como que há um mercado europeu ideal para iniciar planos de internacionalização: Portugal.

O que torna Portugal uma das melhores soluções de entrada no mercado europeu são alguns motivos que tornam o país único em relevância e atratividade para empreendedores brasileiros:

1. Geolocalização

Portugal se situa em uma condição geográfica única: se localiza em um ponto de acesso áereo privilegiado não só quanto ao resto do continente europeu, como também às bordas da África e à meia distância entre a Europa e a Ásia e as Américas. Além disso, o país detém o mesmo fuso horário do Reino Unido – uma das principais economias europeias -, e se conecta por fronteira terrestre com a Espanha e seu potencial de consumo incalculável, formado por seus quase 50 milhões de habitantes. 

2. Custo operacional

Portugal conjuga atualmente um momento de forte ascensão econômica com baixos custos em mão de obra e em estruturas de instalação: em termos relativos de conversão para a moeda local, seus custos operacionais locais são similares aos brasileiros.

3. Cultura

O relacionamento de séculos entre o Brasil e Portugal é extremamente relevante: além da forte influência brasileira sobre a cultura local, a língua portuguesa é uma grande facilitadora para a absorção de empreendimentos iniciados neste país. Contando também com expressivo contingente de imigrantes brasileiros, Portugal é ótimo país para facilitar a transição para as nuances de consumo do mercado europeu.

4. Seguridade social, governo e relacionamento com a União Europeia

A qualidade dos serviços sociais oferecidos em Portugal é referência na Europa: sua boa estruturação nesse aspecto pode ser grande facilitadora para o processo de instalação operacional na Europa. Por ser Estado-Membro da União Europeia, as empresas instaladas no país também podem desfrutar de diversas vantagens competitivas para se expandir por outros mercados do continente.

5. Incentivos ao empreendedor

Portugal tem adotado políticas de forte incentivo à qualificação de seu capital intelectual para fomentar um desenvolvimento futuro sustentável: isto culmina não só em ambiente propício ao empreendedorismo no país, como também em facilidades na obtenção da documentação necessária para a imigração.

Além disso, o país tem sido um dos principais focos dos programas de incentivo financeiro para projetos empreendedores pelo Banco Central Europeu: seus programas de financiamento de novos projetos contando com copartição de investimentos variando entre 30 a 90% a fundo perdido tornam Portugal um ambiente profundamente próspero para novos negócios.

Ainda que não seja uma das maiores potências europeias, nem um de seus principais mercados consumidores, Portugal conta com qualidades singulares que, de um lado, em muito favorecem sua escolha como local de entrada numa zona de moeda e economia fortes. 

Por fim, para bons empreendedores, mesmo as dificuldades oriundas das reduzidas dimensões de população e do mercado português podem servir de grande aprendizado: formam oportunidades únicas e extremamente bem-vindas para a criação e experimentação de novas ideias que contribuam diretamente para a criação de empregos, retenção de capital humano e desenvolvimento da economia local.