INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O HYPE FAZ SENTIDO?

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O HYPE FAZ SENTIDO?

O termo Inteligência Artificial (AI, em inglês ou IA, em português) vem sendo repetido exaustivamente por empresas, matérias na mídia e no ecossistema de startups. Provavelmente você já ouviu ou leu o termo uma dezena de vezes quando o assunto é inovação. Mas, afinal o que é IA? 

Inteligência Artificial é um termo que se originou da ideia de que a inteligência humana pode ser replicada por sistemas de computador. Calma, não quer dizer que esses sistemas vão substituir os humanos no mercado de trabalho! A característica principal da IA é que máquinas/sistemas não sejam estáticos. Que não sejam apenas aquilo que o programador colocou no código no momento do seu desenvolvimento. Mas, que possam aprender com os usuários e serem treinadas para desenvolver novas habilidades com o tempo e uso de seres humanos.

Exemplos disso já são utilizados em muitos serviços que usamos e nem nos damos conta: quando você abre o Uber e ele já sabe para onde você quer ir, em fintechs que promovem serviços que em bancos tradicionais exigiam o trabalho de um humano (como para identificar seu rosto para autenticar um novo dispositivo, sem precisar ir na agência ou conferir seus documentos para abertura de uma conta) e até mesmo na gestão do uso da bateria do seu celular: A Apple implementou nos iPhones a Inteligência Artificial para entender os seus padrões de uso e, com isso, economizar bateria quando o sistema entende que você ficará muito tempo longe de uma tomada e para parar de carregar seu celular além de 80% se o sistema entende que você ainda irá demorar para sair de casa, finalizando o carregamento somente próximo desse horário.

Outras aplicações de IA que se destacam são as de análises de exames clínicos: o Google, por exemplo, desenvolveu uma ferramenta que utiliza a IA para identificar câncer de mama que provou que o algoritmo tem acurácia maior, menos falsos positivos e menos falsos negativos do que quando o exame é analisado por um profissional da área. Os críticos da Inteligência Artificial costumam argumentar que há algumas áreas que o ser humano é indispensável e embora isso seja verdade, áreas que eram consideradas inadequadas para IA estão tendo avanços promissores com o uso da tecnologia.

Uma dessas áreas é a de Recursos Humanos. O nome da área já desencoraja aplicações de IA, já que o fator humano é indispensável. Mas, soluções que utilizam IA para facilitar o processo de seleção vem ganhando tração e demonstrando grande vantagem quando aliadas à seleção tradicional. Um dos grandes problemas da seleção de profissionais é a quantidade de currículos recebidos para uma vaga. A seleção inicial é frequentemente desgastante e o profissional de RH que nem sempre compreende e/ou sabe analisar totalmente os requisitos necessários para preencher uma posição.

Já imaginou ter acesso à uma assistente virtual que melhora o processo de seleção? Isso já é possível através de chatbots, gamificação e Inteligência Artificial! A IA tem papel fundamental ao analisar as habilidades e comportamento dos candidatos em cenários reais. Isso acaba criando uma base de dados muito mais inteligente para seleção, reduzindo o custo do processo e diminuindo a rotatividade de profissionais em uma empresa.

A Vulpi, por exemplo, é uma startup brasileira que criou uma plataforma completa focada na seleção de candidatos para vagas de TI: fazendo o match entre profissional e vaga, além de utilizar um chatbot para entender melhor as necessidades da empresa que quer contratar. O mercado de TI é um dos com maiores taxas de turnover (rotatividade) dentro de uma empresa, além de ser desafiador para que um profissional de RH entenda todas as necessidades técnicas de uma vaga específica. 

Com a ferramenta da startup os clientes viram essa taxa de turnover cair, fazendo com que os profissionais contratados através da ferramenta fiquem em suas posições por mais tempo: 94% ficam na posição por tempo maior que a taxa média de mercado. Tendo faturado 1,8mi em 2019, resultado três vezes maior que 2018, a startup está buscando sócios através da CapTable. Confira a página completa da oferta!

 

>> CADASTRE-SE NA CAPTABLE E FIQUE SABENDO DE NOVAS CAPTAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO

>> INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE