RedCheck
Healthtech

A RedCheck é uma healthtech que utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de análise, o custo e aumentar a precisão dos diagnósticos oftalmológicos. Através da sua plataforma web, clínicas e hospitais podem gerir todo o ciclo de seus exames de imagem.

Projeto atualizado em: 21/12/2023 16:03
Resumo

Resumo da Empresa

  • Mais de R$ 35 bilhões ao ano são gastos em exames complementares no Brasil – esses, correspondem à 20% dos custos dos planos de saúde no país. Vale lembrar, uma boa proporção desses exames não mostram alteração alguma e poderiam ter seu processamento agilizado com inteligência artificial.
  • Através do marketplace da RedCheck, qualquer clínica pode contratar laudos de terceiros ou a oferecer laudos para outras clínicas.
  • Com seu ecossistema proprietário com visão computacional, 60% a 85% dos exames tem dependência reduzida de um médico para confecção do laudo.
  • A RedCheck já atende 56 clientes em 8 estados, tendo processado mais de 327.000 imagens e o faturamento da startup saltou mais de 3x entre 2020 e 2022, de R$ 44 mil para R$ 146 mil, e já chegou em R$ 129 mil em 2023.

 

Somos uma plataforma web onde clínicas e hospitais podem gerir todo o ciclo de seus exames médicos de imagem. 

Temos soluções em RIS/PACS, além de ferramentas de Inteligência Artificial focadas em otimizar a acurácia dos diagnósticos ao passo que reduzem tempo e o custo de realização dos mesmos. 

Possuímos também um marketplace multilateral (On-Demand e pré-pago), que possibilita o uso de médicos da rede para agilizar esse fluxo.

Em nossa plataforma, os clientes podem sincronizar os exames capturados em suas máquinas automaticamente, garantindo o backup e um fluxo seguro que respeita os preceitos da LGPD. 

Os próprios médicos da rede podem fazer o diagnóstico das imagens seja pelo PC ou smartphone, lançando mão de ferramentas de IA (que vão desde localização de alterações em imagens médicas até filtros para melhorar a resolução das imagens).

Após o diagnóstico, o paciente recebe automaticamente o laudo através de SMS, portal de resultados e e-mail, eliminando ou reduzindo a necessidade de impressão dos mesmos e, consequentemente, diminuindo os custos com a impressão de exames e sobrecarga de secretárias no recebimento desses pacientes.

Nossos fundamentos são a garantia da qualidade dos exames laudados reduzindo todo o atrito no processo de diagnóstico e entrega, seja através das ferramentas criadas e embarcadas do nosso ecossistema como através do nosso marketplace de venda de laudos terceirizados.

 

DESTAQUES CAPTABLE

Estágio

A startup se encontra em um ponto de virada em termos de aceleração de crescimento. Como ainda está no início dessa curva de crescimento, sendo um negócio early-stage, o potencial de valorização a ser capturado por investidores que entrarem nessa rodada é maior. Atuando em um grande mercado e com tecnologia própria, a RedCheck se apresenta como uma excelente oportunidade para o investidor que deseja garantir um investimento nesse estágio de receita e com valuation adequado ao estágio, com ampla oportunidade de upside.

Produto

Com tecnologia proprietária, a RedCheck tem o potencial de digitalizar um processo com altos volumes e ineficiências - já conquistando mais de 60 clientes do campo da oftalmologia que enxergam um valor claro na solução. A multilateralidade do marketplace também potencializa o crescimento da sua base e a escalabilidade do produto.

Mercado

A tecnologia da RedCheck permite a exploração de outros campos dentro da medicina, como Otorrinolaringologia, Neurologia, Gastroenterologia - uma vez que são especialidades com vasto número de exames de imagem, sem um concorrente de peso com uma estrutura de gestão de exames e marketplace como o da Startup.

Empreendedores

Os sócios da RedCheck possuem larga experiência no campo da Oftalmologia - tendo compreendido no seu dia-a-dia o tamanho da dor proveniente de uma operação de diagnóstico por imagem ineficiente. Além disso, essa experiência promove a cada ano um networking cada vez maior com a comunidade médica - importante para a geração de novas parcerias e aprendizados.

Pitch completo da empresa

1. PROBLEMA

Com o aumento do número de médicos e serviços de saúde, a redução dos custos de saúde tem ampliado a base de consumidores neste mercado. O suporte a esta ampliação se dá através da digitalização dos registros e acesso aos dados gerados.

No que tange aos laudos médicos de exames de imagem, tempo para entrega do laudo e custo do laudo final sempre foram problemas. Clínicas não só congestionam suas recepcionistas como também aumentam seus custos com impressão e suporte ao paciente devido a entrega de laudos de forma tradicional em papel. Além de sobrecarregarem seus próprios médicos na tarefa de confecção destes laudos.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

Como funciona

Disponibilizamos uma plataforma totalmente em nuvem para o gerenciamento do ciclo completo desde a aquisição destes exames pelas clínicas até a entrega ao paciente por canais como SMS, e-mail e web, de forma totalmente paper free.

Aquelas clínicas que querem reduzir a sobrecarga de seus médicos ou não possuem médicos aptos ao diagnóstico de certas modalidades de exames, oferecemos um marketplace de laudos com dezenas de médicos credenciados, numa estratégia de pagamento Uberizada e On-Demand.

Como monetiza

Possuímos 3 fontes de monetização com a RedCheck. 

  1. Modelo SAAS - Software por Assinatura: o usuário utiliza o sistema para gereciamento dos laudos pelos seus próprios médicos, numa estratégia freemium (começa gratuito e depois é cobrado). 
  2. Participação sobre o laudo: a cada laudo vendido na plataforma, utilizando split tributário, a redcheck recebe uma comissão por cada exame, sendo tributada somente essa participação de forma que o modelo se torna altamente escalável e rentável, com uma grande flexibilidade sobre a participação que a RedCheck pode ter, o que em última instância nos torna bastante competitivos.
  3. Inteligência Artificial: no futuro, as predições realizadas por inteligência artificial que já estão embarcadas na plataforma poderão ser monetizadas, com o intuito de triar exames normais.

 

3. MERCADO

Mais de R$ 35 bilhões são gastos anualmente no país com exames complementares. Sendo que, se tratando dos planos de saúde, 20% do seu custo total se deve a essa modalidade de exames.

Temos mais de 9 mil clínicas/hospitais que atendem oftalmologia registradas no país, dos quais apenas 50 são clientes da RedCheck, o que diz muito sobre o potencial de negócio da empresa em relação ao marketshare.

Por fim, aplicações de inteligência artificial em saúde terão um valor estimado em 1 trilhão até 2026, o que traz luz sobre quão aquecido é o core business da empresa.

Concorrência

Entendemos por concorrência qualquer plataforma que forneça laudos remotos de oftalmologia no país.

Nestes moldes possuímos apenas a EyeConnect que opera numa fatia menor em diversidade de exames e não deixa clara qual sua relação com os médicos laudadores.

Benchmark

Analisando empresas na radiologia, onde o setor de telelaudos é mais consolidado, percebemos que mesmo entre elas não há um modelo escalável de pagamento de médicos que comporte a mudança do cenário atual, com maior número de médicos com boa formação e ávidos para entrar no mercado, e um modelo de pagamento uberizado que reduza o risco civil, trabalhista e tributário da empresa prestadora do telelaudo.

É neste quesito que a RedCheck se destaca com um marketplace com split tributário multilateral e uberizado, onde os clientes só pagam o que usam e tem custos reduzidos e garantia de laudo rápido devido a amplitude da rede de médicos credenciados.

Ademais, as ferramentas de inteligência artificial embarcadas fecham o ciclo com o que há de estado da arte em termos de tecnologia para agilização e otimização da qualidade dos laudos.

 

4. A EMPRESA

A RedCheck é uma plataforma web que atende clínicas e hospitais de oftalmologia no país. Oferecemos recursos para gerenciar todos os exames de imagem produzidos por estas empresas, de ponta-a-ponta.

Atuamos desde a sincronização das imagens médicas produzidas pelo equipamento com a nuvem até a entrega do laudo de forma paperfree ao paciente.

A história

Em 2019 a RedCheck surgiu com a premissa de reduzir o tempo e custo do acesso ao diagnóstico oftalmológico. Reduzindo a grande barreira de acesso que existe não só em nosso país, mas no mundo.

Tendo em vista esse problema, os founders, todos oftalmologistas com PhD na Universidade de São Paulo, e todos atuando no cenário de inovação em saúde dentro da especialidade, decidiram por atuar dentro do seguimento de imagens médicas oftalmológicas.

A escolha deste nicho específico se deu por diversas razões:

  • A Oftalmologia tem como pilar do diagnóstico estas imagens geradas;
  • Não existia solução completa para o gerenciamento dessas imagens, muito menos uma que contemplasse qualquer marca de equipamento e tivesse a ela associada a possibilidade de terceirização do diagnóstico através de uma rede de médicos credenciados;
  • Existe uma lacuna grande de acesso a profissionais capazes de fazer o diagnóstico preciso das diversas modalidades de exames existentes e recém-surgidos, mesmo dentre oftalmologistas;
  • O tíquete médio dessas operações e o giro são altos. Somente o Brasil possui 16 milhões de diabéticos, que necessitam de avaliação de fundo de olho anualmente, e trabalhamos com outras 30 modalidades de exames e diversos outros cenários clínicos e perfis de pacientes.

Linha do tempo

 

  • 2019 - fundação da empresa e prototipagem do modelo de negócio. Primeiro cliente;
  • 2020 - expansão do número de  clientes e estruturação da plataforma. Validação do modelo de negócio;
  • 2021 - celebração de convênios com outras empresas do setor (prontuários eletrônicos, CRMs, Indústria), tendo em vista se inserir no ecossistema de soluções do setor. Expansão do número de  clientes;
  • 2022 - finalização da plataforma idealizada na constituição da empresa e planejamento de expansão das ferramentas e soluções para novos horizontes. Expansão do número de  clientes;
  • 2023 - celebração de parceria com grande rede de hospitais/clínicas de oftalmologia e rodada de captação para expansão e tração da empresa.

 

Resultados

  • 2019: 1 empresas na base e R$ 4.000,00 de faturamento;
  • 2020: 5 empresas na base e R$ 44.000,00 de faturamento;
  • 2021: 10 empresas na base e R$ 121.000,00 de faturamento;
  • 2022: 13 empresas na base e R$ 146.000,00 de faturamento.

Equipe

Estratégias de crescimento

Adotamos uma estratégia que parte de um branding da marca em redes sociais focado em todo o público médico e gerencial no segmento da oftalmologia (Instagram, LinkedIn, Facebook, buscas google).

A partir da saturação do mercado com o nome da marca fazemos campanhas tanto inbound como outbound. Através de e-mail marketing e contratação de stands em congressos médicos.

Devido o ticket médio alto de nossa operação, a partir da sinalização de interesse por parte do cliente, nosso time de suporte faz um levantamento dos pontos focais onde a RedCheck traz valor para a empresa em questão.

Esses pontos são diversos, e partem desde a redução da sobrecarga do secretariado na recepção com entrega de exames, ou mesmo o custo de impressão do laudo até itens com impacto maior como a redução do tempo de espera para entrega do laudo e redução do custo dos honorários médicos no diagnóstico do exame através de nossa rede terceirizada, on-demmand, e uberizada de laudos.

Nesse sentido, após o levantamento do time de suporte, nossos executivos de vendas reunem com a gestão dos clientes para iniciar a implementação da RedCheck, o que se faz com baixíssimos recursos e latência, visto que a RedCheck opera toda em nuvem e somente necessita de uma computador ou smartphone com conexão web para ser utilizada. Além de ter um uso bastante intuitivo, contamos com um time de suporte remoto para eventuais dúvidas.

O funcionamento de toda essa operação numa escala nacional é o maior motivador desta rodada de investimentos.

Visão

Acreditamos que todas as pessoas, independente de sua localidade, merecem acesso ao diagnóstico de um oftalmologista, com alta qualidade e rapidez.

Mais do que nunca, não só o acesso a equipamentos mas também a digitalização de todos os serviços permite que isso se faça.

Assim, podemos garantir que crianças e adultos possam ver o mundo em toda sua beleza, até o limite do horizonte, desbloqueando todo seu potencial e gerando mudança – não só no indivíduo mas também em como todos nós percebemos e reagimos a tudo que nos cerca.

Equipe

Rafael Scherer

CEO

Oftalmologista com atuação em Inteligência Artificial e Visão Computacional aplicadas ao estudo de Imagens Médicas. Doutorado em Oftalmologia pela USP.

André Lopes

CTO

Desenvolvedor Full Stack. Bacharel em Ciência da Computação pela FAPAN.

Alexandre Rosa

CMO

Médico Oftalmologista. Doutor em Oftalmologia pela USP. MBA pela PUC-RS. Professor de Oftalmologia da UFPA.

Alexandre C. Taleb

COO

Médico oftalmologista, Professor de Telemedicina na FMUFG, Doutorado em Telemedicina pela USP, Especialista em Saúde Digital.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.