Ecotrace
Agtech

A Ecotrace se posiciona na vanguarda da inovação no agronegócio, empregando a tecnologia blockchain para oferecer soluções inéditas de rastreabilidade em commodities como carne, frango e algodão. Este avanço coloca a empresa como um parceiro estratégico para gigantes do setor, incluindo JBS, Minerva Foods, Frigol, Durli, Rio Maria, Barra Mansa, Sulbeef, Seara, Swift, Sampco e Renner, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, ética e transparência. Reconhecida pelo seu pioneirismo, a Ecotrace conquistou o 2º lugar no prestigioso ranking de agritechs do 100 Open Startups em 2023, evidenciando seu papel crucial na adaptação do agronegócio aos padrões globais de ESG. Com um impressionante crescimento nos últimos anos, alcançando um faturamento de R$ 7 milhões, a Ecotrace se apresenta como uma oportunidade de investimento promissora para aqueles que buscam associar-se a uma empresa líder em tecnologia e comprometida com o futuro do agronegócio global.

Projeto atualizado em: 16/04/2024 10:54
Resumo

Resumo da Empresa

Nosso conceito é cheio de siglas, estamos cientes. Mas traduzi-los a cada um de vocês também faz parte do nosso compromisso ético e profissional. Quando dizemos que a Ecotrace integra o agronegócio, não estamos falando da boca para fora. Quando afirmamos que somos capazes de monitorar toda cadeia de valor, também não.

Sendo assim, gostaríamos de compartilhar que nós usamos a chamada arquitetura API. Em outras palavras, ela é capaz de integrar diversos sistemas por meio de microsserviços, que promovem conexão fluida entre todos os envolvidos no processo produtivo. Então, ao lado da robusta tecnologia blockchain, que securitiza e autentica as informações, criamos um ambiente totalmente auditável e transparente.

E, acredite. é um ganho e tanto, principalmente quando levamos em conta que tudo isso é feito em cada fase do ciclo produtivo. Esta integridade de dados é fundamental para enfrentar os desafios de transparência nas cadeias das commodities, prevenindo riscos de práticas não sustentáveis e ilícitas que podem afetar a reputação de empresas aqui e no exterior.

Nossa solução, comprometida com os valores do ESG (Governança Socioambiental, na sigla em inglês), viabiliza uma cadeia de suprimentos ética e sustentável. Com isso, cremos que enfrentamos problemais reais do dia a dia, como manejo indevido de determinadas áreas de terra, desmatamento ilegal, trabalho análogo à escravidão, entre outros. Desta forma, damos voz à responsabilidade social e ambiental no setor, sendo decisivos para o desenvolvimento de um agronegócio forte e sustentável.

 

Destaques Captable

Crescimento
A Ecotrace apresentou um crescimento de 14% em seu faturamento anual entre 2022 e 2023 - passando de R$ 6.1MM para R$ 7MM. Entre 2021 e 2022 a Startup apresentou um crescimento de 204%, tendo um faturamento anual de R$ 2MM em 2021.
Em 2023, focou na estratégia de crescimento da receita recorrente, apresentando um aumento de 80% no seu MRR, evoluindo de R$ 346k em Dez/22 para R$ 614k em Dez/23. Fechou o ano de 2023 com uma margem bruta de 67% e margem EBITDA de 13%. A startup projeta fechar 2024 com uma margem bruta de 74%, margem EBITDA de 17% e margem líquida de 6%.

Modelo de Negócios & Mercado
O modelo da Ecotrace foca na rastreabilidade da cadeia produtiva, promovendo transparência em todos os elos e auxiliando empresas a se adequarem às exigências ESG. Além de contribuir para uma cadeia limpa, leva confiança e segurança do produtor ao consumidor final à medida que fornece dados de monitoramento de todos os processos, por meio do uso de tecnologias como o blockchain, a IA e IoT.
O mercado de rastreabilidade no Brasil é crescente e estimado em R$ 7 bilhões. A Ecotrace atua dentro dos segmentos bovino, couro, aves e algodão, atendendo a 5 ODS da ONU - já tendo rastreado mais de 6 milhões de toneladas.

Time
A Startup conta com um time de excelente track record e com um board de advisors experiente para expandir o negócio. Flávio Redi (CEO e Co-Founder) possui vasta experiência no agronegócio – sendo já tendo um Exit de outra empresa do qual foi Co-Founder antes de iniciar a jornada da Ecotrace. Além disso, a composição dos C-Levels demonstra uma complementaridade importante de expertises para uma startup em um estágio mais avançado, passando pelo setor de inovação, de tecnologia, da indústria, de finanças e de gestão.

Pitch completo da empresa

1. PROBLEMA

FALTA DE TRANSPARÊNCIA NA CADEIA

A cadeia de suprimentos moderna tem um desafio enorme pela frente: responder e prevenir problemas de segurança alimentar, além das questões socioambientais. Devido à limitada capacidade de identificar tais situações, esses elos produtivos não possuem de largada entendimento abrangente e detalhado de cada etapa, desde a origem dos insumos até a entrega final dos produtos. Informações cruciais que acabam sendo perdidas ou mal interpretadas ao longo do processo. Lacunas na visibilidade afetam, portanto, não apenas a capacidade de assegurar a qualidade e a segurança dos produtos, mas também impedem o monitoramento efetivo de práticas sustentáveis e éticas no agronegócio. 

Em outras palavras, sem a clareza necessária, as empresas encontram dificuldades em garantir que todas as etapas de produção e distribuição estejam em conformidade com as regulamentações de segurança alimentar e os padrões socioambientais. Além disso, essa falta de transparência pode resultar em atrasos na resposta a possíveis crises, bem como na incapacidade de prevenir proativamente problemas que possam afetar tanto a integridade dos produtos quanto a reputação da empresa no mercado.

ADEQUAÇÕES AO CONSUMIDOR/VAREJO 4.0

A incorporação de práticas ESG (Governança Socioambiental, na sigla em inglês) é crucial para mitigar impactos negativos nos ecossistemas e comunidades, além de conferir resiliência diante das flutuações de mercado. Consumidores demandam clareza sobre a origem e o processo de produção dos bens, aumentando a necessidade de transparência nas cadeias de suprimentos. Esta clareza não só permite que as empresas otimizem o uso de recursos, mas também é vital para prevenir riscos na segurança alimentar e questões socioambientais, estabelecendo um desenvolvimento sustentável indispensável para a longevidade dos setores. Para atender às demandas do consumidor/varejo 4.0, que busca clareza nas informações e responsabilidade socioambiental, soluções com a tecnologia blockchain podem ser empregadas para oferecer um registro seguro e imutável da origem e do processo produtivo. Integração de dados em tempo real, rotulagem digital e certificações proporcionam dados detalhados e acessíveis sobre sustentabilidade e práticas éticas, enquanto a inteligência artificial analisa grandes volumes de dados, fornecendo detalhes valiosos sobre o impacto ambiental e social. Essas ferramentas não só empoderam os consumidores com informações cruciais, mas também incentivam as empresas a adotar práticas mais sustentáveis e transparentes.

 

2. MODELO DO NEGÓCIO

Como funciona?

Parece complicado, mas é simples. Vamos explicar. Nossa plataforma oferece uma solução centralizada para a gestão de dados de rastreabilidade, assegurando o acesso a todas as informações relevantes do produto em tempo real. Ou seja, isso permite que clientes B2B2C - clientes dos clientes dos consumidores - consultem os dados de rastreamento de forma eficiente e confiável.

Mas o que isso significa? Significa integridade, segurança, autenticidade no prato de arroz e feijão em sua mesa ou no churrasco do fim de semana, ou na roupa que você veste, por exemplo.  Por meio desses dados, garantidos pela tecnologia blockchain, não só temos a certeza de que as informações são verdadeiras, como também os contratos que regem a cadeia de valor estão em conformidade com as melhores práticas. E isso tem nome: smart contracts. Conhecidos como contratos inteligentes, eles codificam as regras comerciais acordadas em termos bilaterais entre países, garantindo o cumprimento de todas as condições estabelecidas.

Como monetiza?

Política de preços e cobrança: setup (uma vez) por CNPJ ativado + Mensalidade (recorrência) para licença de uso da plataforma, bem como suporte e manutenção.

 

3. MERCADO

Mercado Global de Rastreabilidade 

O mercado de rastreabilidade alimentar apresenta dimensões significativas tanto no Brasil quanto no mundo, mesmo sendo novo e pulverizado. Conforme levantamento de 2019 realizado pela Markets and Markets, estima-se que o mercado mundial de rastreabilidade alimentar alcance a marca de US$ 20,2 bilhões até 2025, registrando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,5% entre 2020 e 2025. Ou seja, há um enorme potencial pela frente. Tanto que a rastreabilidade alimentar até 2025 deverá estar avaliada em cerca de US$ 26 bilhões e a de têxtil em US$ 15 bilhões.

Mercado Nacional de Rastreabilidade 

No Brasil, o mercado da rastreabilidade também é novo, pulverizado e crescente. Os dados do Markets & Markets de 2019 indicam que a rastreabilidade movimenta perto de R$ 7 bilhões, sendo que nenhum player do setor tem mais do que 1%. Além da questão numérica, a prática vem sendo apontada como uma das grandes tendências para mitigar os problemas socioambientais nas cadeias de commodities. Muitas empresas vêm assumindo compromissos públicos para garantir a rastreabilidade e sustentabilidade de seus insumos, e nossa solução, por ser confiável e auditável, garante essas informações. 

Dados e cálculo do tamanho do mercado (TAM, SAM, SOM) com referências e/ou Relatórios setoriais para mensuração do mercado:

TAM – Global 40B (USD) / Brasil 7B (BRL)

SAM – Global 6,4B (USD) / Brasil 1,1B (BRL)

SOM – n/a / Brasil 7B (BRL) / Brasil 131,5M (BRL)


Taxa de crescimento do mercado alvo 

A rastreabilidade alimentar, segundo relatório da Markets & Markets 2020 está estimada em US$26 bilhões e vem crescendo a um CAGR de 9,1% (2020-2025).

Identificação de mercados potenciais 

Mercado potencial tem a ver com a expansão para o varejo, cítricos, mercado halal (certificação religiosa) e mercado kosher (certificação religiosa). Semanalmente somos abordados por empresas de diversos segmentos querendo solucionar o problema da rastreabilidade: suínos, soja, óleo de palma, cacau, dentre outros. Fazemos um estudo detalhado do potencial de mercado antes de ingressar em uma nova vertical, mas no momento estamos apostando nos destacados acima.

Lista de barreiras de entrada para outros players ou substitutos

Nossas soluções são integradas via APIs/webservices e a troca de solução é bem trabalhosa (tipo trocar um ERP). 

Concorrência

Todo setor tem concorrência. Sabemos disso e para nós, da Ecotrace, isso é tratado com absoluta naturalidade. Mas ainda que seja algo esperado e normal, não deixamos de mapear quem disputa qual segmento e como se posiciona. Vejamos:

  • Safetrace 

  • Paripassu

  • Agtrace

  • IBM

 

4. A EMPRESA

Fundada em 2018 em Vinhedo, São Paulo, a Ecotrace é uma empresa inovadora no agronegócio, conduzida pela expertise de Flavio Redi (CEO) e Eric Luque (CTO), ambos com mais de 15 anos de experiência no setor. Especializada em rastreabilidade, a Ecotrace se destaca por oferecer soluções únicas baseadas em tecnologia avançada, como o Blockchain e a visão computacional, garantindo confiança, segurança e transparência ao longo de toda a cadeia de valor agrícola.

Inicialmente focada na proteína animal, especificamente na cadeia da carne bovina, a empresa rapidamente expandiu suas operações para o setor de aves e, posteriormente, para a indústria têxtil. Esta expansão demonstra a capacidade técnica da Ecotrace em aplicar suas soluções de rastreabilidade a uma variedade de produtos agrícolas, assegurando uma trajetória desde a origem até a mesa do consumidor.

Um elemento-chave na estratégia da Ecotrace é o uso de um assistente virtual baseado em Inteligência Artificial, um 'Chatbot', treinado para analisar produtos em conformidade com a legislação, normas de qualidade e processos sanitários. A integração perfeita dos dados da cadeia de suprimentos permite criar um relato digital completo da jornada do produto, estabelecendo uma representação fiel e detalhada de sua identidade.

Além de assegurar a origem dos produtos, a Ecotrace joga um papel crucial na auditoria de processos e na prevenção de associações das marcas atendidas com problemas socioambientais. A empresa foi reconhecida com várias premiações e reportagens em importantes meios de comunicação, reafirmando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no agronegócio.

Investidores

Desenvolver significa demandar recursos. Portanto, desde que surgimos em 2018, ano após ano tivemos a felicidade de contarmos com empresas e pessoas que acreditaram e acreditam em nosso potencial. A saber:

  1. 2019 (Anjo) – R$ 750.000,00 - Antônio Hélio Waszyk

  2. 2020 (Anjo) – R$ 1.000.000,00 - Sebastião Cassiano Campos Rodrigues de

  3. 2020 (Anjo) - R$ 500.000,00 - Ricardo Campos Scaff

  4. 2021 (Seed) – R$ 3.000.000,00 – KPTL via Criatec 3

  5. 2022 (follow-on Seed) – R$ 3.000.000,00 – KPTL via Criatec 3

Também recebemos recurso de fomento da Fapesp (cerca de R$ 900 mil) para o desenvolvimento da solução de Inspeção visual de lesão em frangos utilizando visão computacional com inteligência artificial. Importante frisar que se, durante a vigência do projeto (até Novembro de 2024) a empresa captar alguma rodada de investimento, a Fapesp aporta no projeto aprovado, na modalidade PIPE Invest, o valor de até R$ 1,5 milhão de reais a fundo perdido.

Estratégias de crescimento

À medida que a população mundial se encaminha para um aumento significativo, esperando-se alcançar 9,7 bilhões de indivíduos até 2050, enfrentamos um desafio colossal no setor agrícola. A FAO estima a necessidade de ampliar a produção de alimentos em 60% para atender às demandas alimentares crescentes, incluindo as necessidades de biocombustíveis. Neste cenário, a transparência e a confiabilidade nos processos produtivos tornam-se cruciais para garantir a segurança alimentar global. A tecnologia, portanto, emerge como um pilar fundamental para alcançar esses objetivos.

O Brasil, já reconhecido como um grande provedor mundial de alimentos, alimentando mais de um bilhão de pessoas, está posicionado para se tornar o maior fornecedor global de alimentos. Para atingir este marco, é essencial implementar práticas que assegurem transparência e segurança ao longo de toda a cadeia produtiva, reforçando a garantia de origem e a segurança alimentar.

Nossa empresa, Ecotrace, está na vanguarda desta transformação. Com foco no mercado B2B, nossa plataforma de rastreabilidade se destaca como uma solução inovadora e confiável. A nossa estratégia de crescimento é robusta e multifacetada. Ela inclui estabelecer a Ecotrace como autoridade no segmento de rastreabilidade, participando ativamente de feiras e eventos nacionais e internacionais. Nosso objetivo é tornar a Ecotrace sinônimo de rastreabilidade no mercado global. Com o lema 'Pensou em rastreabilidade, pensou em Ecotrace', buscamos solidificar nossa posição como líderes em soluções de rastreabilidade agrícola.

Essa estratégia não apenas impulsionará nosso crescimento, mas também contribuirá significativamente para a sustentabilidade e eficiência do setor agrícola global. Estamos comprometidos em fazer a diferença, utilizando a tecnologia para criar um futuro mais seguro e transparente na produção de alimentos."

Abrimos subsidiárias focadas em um segmento específico:

Abrimos, em 2023, uma subsidiária chamada EcoHalal, a qual está focada 100% no seguimento Halal (certificação religiosa para mulçumano). Esse é um mercado que movimenta U$ 5,4 trilhões de dólares.

Na mídia

18/01/2024 - Portal DBO - QR Codes dos produtos Frigol informam bioma de origem do gado

13/12/2023 - Agfeed -  Depois da pecuária, startup EcoTrace tem nova captação para expandir na agricultura

24/10/2023 - Globo Rural - Startup Ecotrace investe em Mercado Halal

29/10/2022 - Hora Campinas - Startup de Vinhedo está entre 25 brasileiras com maior potencial de crescimento

20/05/22 - Época NegóciosRenner lança calças jeans rastreadas por blockchain

Presença em Ecossistemas de Inovação

  • Cubo Itaú

  • Caldeira

  • AgtechGarage

  • ONovoLab

  • SNASH

Principais Premiações

Equipe

Genaro DiLiddo

CFO

Graduado em Economia na Universitá degli Studi di Napoli Federico II e com MBA em Finanças na London South Bank University. Mais de 25 anos de experiência em Finanças, trabalhou na Catho e Viva Real.

Rodrigo de Oliveira

CPO

22 anos de atuação em tecnologia, passando por diversas posições em empresas como Ambev e Marfrig. Tem forte background técnico e atuou como desenvolvedor, arquiteto e líder de desenvolvimento em empresas de produtos e consultorias.

Maria Paula Castro

COO

Graduada em Letras e Linguística Unicamp, MBA Gestão FGV e mais de 10 anos de experiência no Sebrae-SP em gestão e inovação de pequenos negócios.

Eric Luque

CTO

Bacharel em Ciência da Computação na Faccamp com MBA em Gestão pela FGV. Mais de 25 anos de carreira em empresas como CPqD, Cielo e IBM.

Carolina Coutinho

P&D

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá e Mestre pela UNESP. 10 anos de experiência na área.

Cintia Maretto

Gerente de Projetos

Graduada em Ciências dos Alimentos pela USP e ONIRIS (França). Mestre em Ciência e Tecnologia pela USP com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.mais de 10 anos de experiência no Sebrae-SP em gestão e inovação.

Flávio Redi

CEO

Bacharel em Análise de Sistemas na Unip e MBA em Administração e Gerenciamento de Computação/TI na Unisul. Co-fundador e mais de 10 anos de experiência em outra startup do Agro, da qual já deu exit.

R$ 1.942 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.