Datasales
Retailtech

A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência.

Resumo

Resumo da Empresa

A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência. Entregamos aos varejistas a possibilidade de padronizar e acelerar as suas ações de marketing, relacionamento e engajamento – através de um estúdio automatizado para a criação de encartes e outras artes digitais, um sistema de distribuição das propagandas criadas para as redes sociais e um CRM com inteligência promocional, clube de fidelidade e cashback.

Pitch completo da empresa

A rodada da Datasales na CapTable é constituída na forma de um sindicato de investimento participativo que tem como investidor líder a Prana Capital, por meio do seu veículo de investimento Prana Capital Ventures Crowdfunding I S.A. Esse investidor é essencial para o processo de expansão da Datasales, que agora passa a ter um braço de investimento institucional. 

No modelo de sindicato, os investidores se juntam a um investidor líder que possui experiência no investimento em empresas de alto crescimento e está coinvestindo nos mesmos termos do que os demais investidores. O investidor líder irá conduzir a interlocução entre a empresa e os investidores, apoiando os processos de governança e apoiando os empreendedores com seus principais desafios. Como contrapartida, o investidor líder recebe uma taxa de performance sobre o lucro dos demais investidores da oferta - caso o retorno sobre o investimento seja positivo.

Mais informações sobre o sindicato de investimentos e sobre a Prana Capital estão nas Informações Essenciais da Oferta, em anexo ao final da página.

Entenda mais sobre investimentos via sindicato

 

DESTAQUES CAPTABLE

  • Produto e Inovação:

A ferramenta desenvolvida pela Datasales trouxe inovação para um mercado do pequeno e médio varejo, o qual ainda é muito pouco explorado porém já apresenta alta aceitação a soluções digitais. Através de tecnologia proprietária com inteligencia artificial, com o objetivo de aumentar as vendas, apresentam desde soluções simples, como criação de panfletos para impressão, até de campanhas para tráfego em redes sociais, impulsionados ou não.

  • Modelo de negócio e Crescimento:

A Datasales tem um modelo de negócio de recorrência. Sua grande capacidade de pulverização da base de clientes possibilita o aumento do long tail e do upselling dentro da ferramenta. Durante o ano de 2021 o crescimento de suas receitas recorrentes foi bastante significativo.

Os fundadores possuem bastante experiência, já tendo demonstrado capacidade de execução em outros negócios. Durante todo processo se mostraram engajados e ágeis nas interações com o time da CapTable. O quadro societário ainda é muito próximo da sua formação original, estando 90% com os fundadores e 10% reservados para  partnership com funcionários/executivos. Esse cenário traz ainda mais engajamento e motivação para toda a equipe, além de possibilitar maior flexibilidade em futuras captações.

 

SOBRE A DATASALES

Somos uma plataforma de automação de marketing para o varejo de alta recorrência e atualmente estamos crescendo 20% ao mês.

Utilizamos tecnologia para tornar simples, rápida e automática tarefas que os varejistas, como os supermercadistas, ou seus profissionais de marketing levariam horas para realizar.

 

1. PROBLEMA

Os varejistas, como donos de supermercados, açougues e hortifrutis, têm como coração do seu negócio a necessidade de atrair novos clientes e de estimular a recompra. Para isso eles precisam executar duas ações importantes, que são:

  • Criar propagandas/promoções;
  • Distribuir essas propagandas/promoções via canais digitais, como redes sociais, e físicos, como mídia indoor.

Ao conversar com mais de 1000 varejistas ao longo do desenvolvimento da nossa solução nós identificamos algumas dores deste segmento:

  1. Necessidade de usar muitas ferramentas para fazer a criação;
  2. Dificuldade de manter a frequência da criação e distribuição de propagandas;
  3. Falta de padronização dos conteúdos criados (artes, encartes, cartazes, mídia indoor);
  4. Dependência de terceiros que causam perda de autonomia, flexibilidade e velocidade;
  5. Falta de tempo para criar as promoções na quantidade necessária.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

Como funciona

A Datasales é uma plataforma de software como serviço (SaaS) de automação de marketing end-to-end para o varejo de recorrência, aquele com compras diárias ou mensais, como supermercados, açougues, hortifrutis, fármacias e afins.

  • Ela combina um estúdio de criação automatizado para as artes e promoções dos varejistas, como encartes, cartazes, etiquetas, etc;
  • Com um motor de distribuição de campanhas que dispensa a necessidade de conhecimento de marketing digital ou design.

Isso dá aos nossos clientes uma única plataforma, com um único acesso e apenas um processo para construir as ações de marketing.

Solu-o-Resumo

Solu-o-passos

Como monetiza

A nossa monetização hoje se dá através da cobrança pelo uso da plataforma que tem planos variando de R$ 199 até R$ 799.

O nosso ticket médio da base de clientes é de R$ 288 e o ticket de entrada dos novos clientes está atualmente está em R$ 350.

 

3. MERCADO

Datasales-TAM-SAM-SOM

Esses são dois exemplos de clientes reais da Datasales com nomes modificados para proteção de seus dados. Mas assim como a Maria e o Paulo, existem hoje no Brasil mais de 50 mil varejistas em um mercado de mais de 60 bilhões de reais e que enfrentam os mesmos problemas.

Os desafios enfrentados por esses dois clientes também são compartilhados por diversos outros clientes em categorias distintas, como açougues, farmácias e hortifrutis. Todos são varejos de compra de alta recorrência, que estão passando por um processo de digitalização e precisam estar o tempo todo em contato com seus clientes.

Maria-e-Paulo-Clientes-Reais

Concorrência

Todos os concorrentes que podemos listar são concorrentes da Datasales em apenas partes da solução. Nenhum deles integra em uma mesma plataforma a criação automática, distribuição, impulsionamento e gestão de dados de propaganda e a maioria possui uma solução genérica para qualquer segmentos, enquanto o nosso produto é focado no varejo de recorrência, trazendo mais facilidade de uso. 

  • Softwares de criação de materiais gráficos: Canva, Trakto, etc;
  • Softwares de programas de fidelidade: Collact, Donuz, Fidelizi, etc;
  • Softwares de gestão e automação de marketing: RD Station, Lead Lovers, Active Campaign, etc.

 

4. A EMPRESA

História

A Datasales nasceu em 2019 como uma consultoria de dados e inicialmente trabalhou na criação de um CRM para o varejo, com foco principalmente em supermercados, hortifrútis, açougues e farmácias. 

Percebemos que esse produto era algo vendido para grandes clientes, com ticket médio alto e ciclo de vendas estendido. Isso não parecia escalar bem no momento. 

Em 2020 com o surgimento da pandemia buscamos outras formas de ajudar os supermercadistas e demos início a um novo produto de automatização de marketing para o varejo, sendo esse o nosso estúdio de criação automatizado + o motor de campanha e distribuição.

Esse produto foi totalmente validado ao final de 2020 e no início 2021 começamos a nossa busca pela estruturação de um time mais robusto e a conquista dos primeiros clientes.

Linha do tempo

  • 2019: A Datasales nasceu como uma consultoria de dados e criação de um CRM para o varejo;
  • 2020: Correção da rota e criação do sistema de automatização de marketing;
  • 2021: Validação do novo produto e do modelo de vendas, atingindo 300 clientes.

Equipe

Datasales-Time

Somos atualmente 20 pessoas no time sendo 3 SDRs, 5 Consultores comerciais, Head Comercial, 2 CS, Financeiro, Back Office, Head de Dados, Head de Marketing, Head de Tech, 2 Desenvolvedores CEO e COO. Com o aporte de investimento seremos 100 pessoas até dezembro de 2022 (o foco é investir em comercial e tecnologia)

Equipe

Luan Azevedo

Co-founder & CEO

Luan Azevedo já fundou e quebrou com duas startups antes da Datasales, aprendendo valiosas lições sobre vendas, clientes e negócios. Foi CTO e ajudou a estruturar o time de tecnologia e produto de uma empresa que saiu de 20 para mais de 4000 clientes. É formado em Ciência da Computação e tem MBA em Big Data e Business Intelligence.

Felipe Serrano Vieira

Co-founder & COO

Felipe Serrano Vieira é co-founder e atual Board Member da Assertiva, na qual ele foi COO e responsável por ajudar a estruturar times de tecnologia, comercial, marketing, suporte, sucesso do cliente, financeiro e jurídico. Ao longo do seu tempo como COO a empresa saiu de 10 para mais de 4.000 clientes e de 3 para mais de 160 colaboradores.

Marcelo Araujo

Partner & Head of Marketing

Marcelo Araujo é formado em Administração com linha de formação em marketing, tem especialização em Economia Criativa e mais de 9 anos de experiência com marketing e estratégia. Foi responsável por construir e estruturar times de marketing do zero, sendo o responsável por gerar milhares de leads B2B orgânicos.

Aldo Campos

Partner & Head of Analytics

Aldo Campos é formado em Engenharia da Computação pela Harding University(USA) e tem 8 anos de experiência na área de análise de dados e inteligência de mercado.

André Araujo

Partner & Head of Tech

André Araujo é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e foi o responsável direto pela construção de quase todas as soluções tecnológicas da Datasales.

Investidores

Prana Capital

Investors

Prana Capital é uma companhia de investimentos alternativos com atuação em Venture Capital nos estágios seed e pre-seed. Por meio do seu veículo Prana Capital Ventures Crowdfunding I S.A, o primeiro do Brasil 100% focado em ofertas de equity crowdfunding, a Prana está liderando a oferta.

R$ 500 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.