Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue.
A Health ID começou como uma tecnologia preditiva SaaS e evoluiu para ser uma plataforma de saúde preventiva através da inclusão de exames laboratoriais com autocoleta (At Home Lab Tests). Com poucas gotas de sangue, é possível fazer diversos check-ups saúde em casa ou na empresa e, após o envio da amostra, receber resultados didáticos e a identidade digital de saúde (HEALTH ID). A startup possui diferentes verticais de negócios como: operadoras e corretoras de saúde, laboratórios e farmácias. O modelo de negócio da healthtech é similar ao que já criou um unicórnio nos EUA e um na Europa e agora chega ao Brasil, com kits de autocoleta e tecnologia DBS (Dried Blood Spot) aprovados pela ANVISA. O portfólio de clientes e parceiros conta com grandes players como Grupo Notredame Intermédica, Farmácias Pague Menos, Laboratório Hermes Pardini e Grupo Panvel.
A tecnologia utilizada pela HealthID já criou um unicórnio nos EUA, a EverlyWell (2.9 bilhões de dólares); e um na Europa, a LetsGetChecked (1.1 bilhão de dólares). A Healthtech desenvolveu o primeiro kit de autocoleta aprovado pela ANVISA, através da coleta de sangue capilar (gotas de sangue com pequeno orifício no dedo).
Imagine se fosse possível realizar exames laboratoriais e check-ups saúde no conforto de casa, na empresa ou na farmácia do bairro? E se você recebesse além dos resultados de exames, informações sobre doenças que você pode vir a desenvolver e um plano de cuidado de como evitá-las?
É exatamente isso que a HEALTH ID proporciona. Uma jornada simples e agradável, com o objetivo de empoderar as pessoas para que passem a realizar o autocuidado e a autogestão orientada da saúde. E agora a melhor notícia: o mercado no Brasil ainda é um OCEANO AZUL. Com apenas 3 meses do novo modelo de negócios, conquistamos líderes de vários mercados.
Há grande interesse no produto por parte das operadoras de planos de saúde, que podem utilizar os testes no onboarding de novos usuários, auxiliando a prever e identificar problemas e resolvê-los antes de gerar custos maiores à seguradora no futuro. A carteira de clientes conta com o Grupo Notredame Intermédica, player que realizou aquisições recentes como o Centro Clínico Gaúcho, Clinipam e conta com mais de 6 milhões de clientes, além de ter realizado a fusão com a HAPVIDA, dobrando o número de clientes.
Outros grandes interessados são os laboratórios que podem utilizar os produtos para oferecer novos produtos a carteira empresarial e de operadoras de saúde – atualmente os laboratórios competem por centavos em exames feitos em grande volume e buscam inovações constantemente para melhorar sua margem de lucro. Na carteira recente de clientes consta a maior rede de laboratórios como parceiro, o Laboratório Hermes Pardini, o qual vai ofertar o produto para a sua carteira de clientes empresariais.
Por último, as farmácias se tornaram grandes interessadas como forma de oferecer mais serviços e se tornar hubs de saúde. Diversas redes já oferecem consultórios clínicos e podem utilizar os produtos da Health ID para oferecer uma gama maior de testes disponíveis facilmente e rapidamente. Na carteira de clientes constam a segunda maior rede do Brasil, Pague Menos, e a maior rede do Sul, Grupo Panvel.
Conquistamos também todas as licenças e registros regulatórios necessários: AFE ANVISA; KIT de Autocoleta (ANVISA); Dispositivos DBS (papel filtro na ANVISA); Registros para Laboratório Próprio no Techpark da Universidade Feevale; Registros nos Conselhos de Farmácia e Biomedicina. Soma-se a isso o time de empreendedores experientes e com sucessos anteriores, além de profissionais PHD (s) nas áreas laboratorial e médica.
Estamos dentro dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil: CUBO do Itaú (vertical Healthtech); OXIGÊNIO da Porto Seguro; Programa de Aceleração do GRUPO PANVEL; e estivemos por 2 anos na ERETZ, ambiente de inovação do Hospital Albert Einstein.
Chegou a hora de explorar esse oceano azul e melhorar a experiência do usuário em exames laboratoriais. Já comprovamos através da conquista de grandes clientes que o mercado existe e que o timing é perfeito. Contamos com vocês nessa jornada de transformação da saúde no Brasil.
Produto
A Healh ID é a primeira Startup com o modelo de At Home Lab Tests do Brasil e a única empresa no país a possuir o registro de kit de Autocoleta no Brasil junto a ANVISA . A Startup utiliza a tecnologia de DBS (Dried Blood Spot) para autocoleta, além de tecnologia proprietária com mais de 20 algoritmos médicos para análise de predição e monitoramento de saúde, o que é uma barreira de entrada a competidores, bem como um diferencial para geração de uma importante base de dados.
Equipe
A equipe da Health ID é altamente complementar, todos sócios com track record empreendedor e experiência no segmento health. Além disso, ao lado dos empreendedores está uma Diretoria Médica que tem 50 anos de experiência em medicina preventiva.
Crescimento
Através de um modelo de negócio recorrente (SaaS), o faturamento da Health ID teve um crescimento expressivo de 50% entre 2020 e 2021 - aumentando de R$ 1.2MM para 1.8MM. A startup superou importantes desafios técnicos, conquistando grandes clientes que contribuíram para o aumento do volume de suas receitas recorrentes.
Múltiplas etapas, grande esforço e alto custo para cuidar preventivamente da saúde.
O Brasil é um dos países com a maior taxa de Doentes Crônicos no mundo e o principal motivo é pelo fato de as pessoas só cuidarem da saúde quando estão doentes. Não é hábito dos brasileiros cuidar da saúde de forma preventiva. Mas qual seria o motivo? A resposta que encontramos é o fato de existir múltiplas etapas, grande esforço e alto custo para cuidar preventivamente da saúde.
Para fazer um check-up saúde preventivo, por exemplo, é preciso ir ao médico, depois ao laboratório e ainda retornar ao médico. Com a tecnologia HEALTH ID e a nova experiência em exames laboratoriais, consolidamos a possibilidade de realizar check-up saúde em etapa única. E o melhor de tudo, essa etapa pode ser na sua casa, na empresa ou na farmácia do bairro.
Como Funciona
Com uma jornada simples e agradável, viabilizamos a realização de exames laboratoriais e check-ups saúde em casa, na empresa ou em qualquer lugar: é prático, rápido e sem dor. O próprio usuário realiza a autocoleta capilar, com um pequeno orifício no dedo e a extração de 5 gotas de sangue.
Sim, você escolhe quando fazer o jejum. Você não precisa se deslocar para o médico ou para o laboratório. Basta seguir 4 passos em única etapa:
E vamos muito além dos laboratórios tradicionais. Pelo fato de a nossa tecnologia possuir algoritmos médicos e inteligência artificial, conseguimos criar check-ups saúde específicos, de acordo com a necessidade dos clientes. Já criamos 4 check-ups e em breve lançaremos mais 2:
O modelo conhecido como At Home Lab Tests é sucesso nos Estados Unidos e Europa. Nos Estados a Startup Everlywell, fundada em 2015, recebeu 5 aportes totalizando mais de 500 milhões de dólares. O valuation atual é de 2,9 bilhões de dólares. Na Europa, a Startup Letsgetchecked, também fundada no ano de 2015, recebeu mais de 300 milhões de dólares em aportes. O valuation atual é de 1 bilhão de dólares.
A Health ID nasceu em 2019, validou as tecnologias de Medicina Preditiva dentro das maiores operadoras de saúde do Brasil, evoluiu para o modelo de negócios At Home Lab Tests e agora está pronta para percorrer a mesma trajetória das startups que navegaram em oceanos azuis nos Estados Unidos e Europa.
Como monetiza
Iniciamos a nossa jornada pelo mercado B2B, devido a possibilidade de valores recorrentes, bem como a logística facilitada. Nossa monetização é simplificada e pautada em duas verbas recorrentes:
Atualmente estamos dentro de Operadoras de Saúde, as quais aplicam para fazer o Onboarding de novos clientes, quando do ingresso no plano; ou para screening de populações, pautados em ações preventivas ou assertividade na renovação. Também alcançamos as gôndolas de farmácias, estando em mais de 130 PDVs da rede Pague Menos e com a meta de alcançar mais de 500 unidades até o final do ano, devido a parceria firmada com o Grupo Panvel. Por fim, firmamos parceria com o Laboratório Hermes Pardini, para que o produto seja ofertado em sua carteira empresarial, a qual já conta com serviços como autotestes e vacinas.
Verticais de Negócios
Com o modelo At Home Lab Tests, existe uma infinidade de possibilidades. Todavia, para focar e pelo direcionamento do próprio mercado, optamos por focar em três grandes verticais, principalmente pelo fato de ter firmado contrato com líderes de cada segmento.
Operadoras de Saúde
No Brasil existem mais de 800 operadoras de saúde, totalizando mais de 47 milhões de beneficiários clientes (TAM).
E aqui vai uma excelente notícia. Conquistamos como cliente o Grupo Notredame Intermédica, operadora que conta com mais de 7 milhões de beneficiários, após as aquisições do Centro Clínico Gaúcho e Clinipam. E o melhor de tudo, a GNDI realizou a fusão com a Hapvida em 2022 e agora as duas operadoras somam quase 15 milhões de clientes beneficiários, ou seja, temos em mãos cerca de 25% do mercado com contrato assinado e pronto para escalar.
Redes de farmácias
No Brasil já existem mais de 9000 farmácias com consultórios clínicos (TAM), sendo notório o desejo das farmácias em se tornar cada vez mais HUB (s) de Saúde.
E aqui vai mais uma excelente notícia. Assinamos contrato com a rede de farmácias Pague Menos, a qual consta com mais de 900 lojas com consultórios clínicos. Em abril de 2022 entramos no programa de aceleração do Grupo Panvel, o qual conta com mais de 200 farmácias com consultórios clínicos.
Já estamos em 130 farmácias da Pague Menos e o objetivo é estar mais de 500 farmácias das duas redes até o final de 2022.
Laboratórios
O grande desafio das redes de laboratórios é gerar diferenciais para os clientes finais e para os clientes corporativos: empresas e operadoras de saúde.
E esse foi o principal motivo que o grupo Hermes Pardini viu na Health ID a possibilidade de oferecer diferenciais para os clientes corporativos, através do kits de Check-up saúde. A parceria foi firmada em abril de 2022 e o produto será ofertado a partir de junho à carteira corporativa.
Concorrência
No Brasil estamos diante de um oceano azul, quando falamos do modelo de negócios At Home Lab Tests. Todavia, existem novos laboratórios que proporcionam uma experiência do usuário mais leve para o cliente, bem como testes genéticos (saliva e bem caro) onde o cliente pode fazer a autocoleta em casa
Diferenciais HEALTH ID
As tecnologias Health ID tiveram os algoritmos médicos dentro das maiores Operadoras de Saúde do Brasil. Foram mais de 1,5 milhões de vidas estratificadas, tracionando as predições de doenças e riscos atrelados à saúde.
O grande diferencial para as startups que atuam no modelo At Home Lab Tests é a validação de exames (Colesterol, Glicemia, Testosterona, PSA e etc) com o sangue seco. Trata-se de metodologia diferente dos laboratórios tradicionais, os quais utilizam o sangue líquido intravenoso.
Para cada validação, precisamos (i) pegar uma população específica, (ii) realizar a coleta intravenosa e capilar, (iii) comparar os resultados, (iv) e publicar um paper mostrando a viabilidade da análise com sangue seco. Realizamos as validações em nosso próprio laboratório, sendo o primeiro 100% focado em sangue seco e se encontra no Techpark da Universidade Feevale.
As Startups Everlywell e Letsgetchecked já possuem mais de 80 exames validados. A Health ID possui 10 exames validados até o momento. E tudo graças aos nossos Doutores Rafael Linden e Marielle Charão, sócios da Health ID e autoridades em papel filtro (DBS) no Brasil. Mas o importante é que a metodologia é da Health ID e consiste em um dos nossos grandes diferenciais.
Percorremos uma longa jornada regulatória, conquistando as licenças AFE Importador e Distribuidor de produtos saúde e correlatos perante a ANVISA. Estas licenças permitem a distribuição dos produtos em todo o território nacional.
Além das licenças para funcionamento, também foi preciso importar os principais dispositivos para autocoleta (DBS - Dried Blood Spot) e registrar na ANVISA. Além disso, estruturamos o primeiro kit de Autocoleta no Brasil e registramos perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Após importar os principais papéis filtros (DBS), iniciamos o desenvolvimento de dispositivo próprio, o qual foi finalizado em março de 2022. Com o aporte, iniciaremos a produção em maior escala, aumentando a margem do produto.
A HEALTH ID nasceu do processo de spin-off da ExperMed Perícias Médicas, maior empresa de Perícias Médicas no Brasil.
A história
A Health ID nasceu do processo de spin-off da ExperMed Perícias Médicas, maior empresa de Perícias Médicas no Brasil. A ExperMed revolucionou o mercado ao estruturar uma equipe administrativa que cuida de toda a logística do ato pericial, deixando para o médico apenas a perícia propriamente dita.
O principal instrumento que viabilizou esse modelo de negócio inovador foram as tecnologias que proporcionam ao médico fazer o Laudo Pericial em tempo real e com apenas alguns “clics” no celular, tablet ou computador. Com o passar do tempo e a penetração nas maiores seguradoras e operadoras de saúde do Brasil, ficou claro que as tecnologias operacionais da ExperMed poderiam virar produtos, se tornando uma nova fonte de receita.
A Health ID nasceu com DNA médico, inovador e tecnológico, além de ótimo relacionamento com o mercado de Seguros e Saúde. Nossas tecnologias sempre tiveram como core business a Medicina dos 5P (s): Preditiva, Preventiva, Personalizada, Proativa e Parceira.
A primeira geração das tecnologias consistiu em questionários com perguntas sobre hábitos de vida, histórico saúde e histórico familiar. Utilizamos algoritmos médicos como Fórmula Boult, Framinghan, Beck, AGA, AGC, entre outros, além de aplicar inteligência artificial. Foram estratificadas mais de 1,5 milhões de vidas para tracionar e validar os algoritmos.
Com a primeira geração do produto conquistamos mais clientes como a Unimed Grupo Notredame Intermédica (GNDI), Unimed VTRP, Porto Seguro e Appai, consolidando o potencial das tecnologias preditivas Health ID. Apesar do crescimento de faturamento e clientes, sabíamos da necessidade de evoluir o produto para a segunda geração, fortalecendo os dados sobre a saúde do paciente e tendo maior assertividade nas predições.
Após quase 1 ano de pesquisa no Brasil e no mundo, concluímos que os exames laboratoriais eram as informações mais valiosas para potencializar as predições. Somou-se a isso o crescimento avassalador do modelo At Home Lab Tests nos Estados Unidos e Europa, o que deixou claro que a autocoleta é o futuro também no Brasil e América Latina.
Após 20 meses de projeto, lançamos a segunda geração do produto, composto de tecnologia SaaS com questionário médico e exames laboratoriais através de Autocoleta (At Home Lab Tests). Foram quase 2 anos para estruturar o laboratório próprio especializado em análises com sangue seco; buscar profissionais especializados em diversas áreas; obter as licenças para fabricar, importar e distribuir produtos de saúde junto a ANVISA.
Em 2022 a Health ID se tornou uma plataforma de saúde preventiva e conquistou novos clientes como Farmácias Pague Menos, Laboratório Hermes Pardini, além de ingressar no programa de aceleração do Grupo Panvel.
Linha do tempo
2013:
2018:
2019:
2020:
2021:
2022:
Resultados
2020: 1.100.000,00 de faturamento
2021: 1.800.000,00 de faturamento
Investidores
A Health ID teve investimento em 2019 para iniciar e tracionar a tecnologia, tendo como investidores dois executivos estratégicos, sendo um do mercado de M&A (Anderson Calado - Vice President Investment Banking no Santander) e outro do mercado financeiro (Gustavo Pires - Partner Asset Management Services na XP).
Estratégias de crescimento
Com clientes líderes de mercado em cada vertical de negócios, a primeira estratégia de crescimento é trabalhar as possibilidades de crescimento nas vendas destes players.
No mercado de Farmácias, por exemplo, criar materiais que chamem a atenção dos milhares de clientes diários, bem como promover treinamentos constantes para a equipe de consultórios clínicos.
No mercado de Laboratórios, produzir materiais digitais e capacitar os mais de 100 vendedores do Hermes Pardini, para que sejam assertivos nas vendas para as mais de 1000 empresas clientes, além dos milhares de laboratórios parceiros.
No mercado de Operadoras de Saúde, realizar POCs com as mais diversas áreas dos clientes ativos e fortalecer o quanto a inteligência de dados disponível para os profissionais de saúde tomadores de decisão pode reduzir a sinistralidade.
Em paralelo a esse trabalho com clientes ativos, vamos fortalecer as esteiras comerciais em cada vertical de negócio. Passaremos a investir mais em inbound marketing através da apresentação de cases e resultados reais, visando leads qualificados em maior escala. Já possuímos equipe comercial qualificada e consultiva em cada vertical de negócios, ou seja, a estratégia outbound já está pronta para gerar escalabilidade.
Visão
Temos a convicção de que o nosso produto pode transformar a maneira como as pessoas cuidam da saúde, através de uma jornada simples e agradável.
Já vimos isso em outros mercados. A XP e a Warren transformaram o fato de investir o dinheiro em uma jornada simples, didática e atrativa. O mesmo ocorreu com o Nubank, com a Gympass, com a MadeiraMadeira, e Nuvemshop.
Todos esses players desburocratizaram mercados tradicionais através de jornadas simples, didáticas e atrativas ao consumidor final. Ninguém inventou a roda, mas tão somente pensou em como tornar algo chato em agradável e prático.
O que a Health ID está fazendo é apenas possibilitar que as pessoas passem a cuidar da saúde de forma mais simples, rápida e agradável. As pessoas não deixam de cuidar da saúde por displicência, mas sim por falta de tempo e incentivos para que tenham isso como rotina na sua vida.
Foco e estratégia
Plano de investimentos futuros
Expandir o número de marcadores validados. Atualmente temos 10. Até o final de 2022 queremos chegar em 20 e até o final de 23 em 40. Aumentar o número de check-ups saúde disponíveis para as verticais de negócios. Estender a parceria com o Hermes Pardini, utilizando os seus laboratórios como apoio para as análises com sangue seco, facilitando a logística e aumentando a capacidade de análises diárias. Investir no nosso laboratório, utilizando-o para os estudos de validação de novos marcadores.
CIO
Advogado, formado pela Uniritter e Pós-graduado em Direito Civil pela Uniritter. Mais de 5 anos de experiências em Healthtechs no Brasil.
CTO
Engenheiro deSoftware com mais de 15 anos de experiências em grandes empresas de tecnologia como ADP.
Diretor Médico
Médico formado pela Faculdade de Medicina da UFRGS. Mais de 50 anos com expertise em medicina preventiva, perícias e algoritmos médicos.
CEO
Advogado formado pela PUC do Rio Grande do Sul; Pós-graduado em Processo Civil pela LFG, Direito dos Seguros pela Faculdade do MP e MBA pela LFG; Membro do Conselho na ExperMed; Empreendedor ScaleUp Endeavor.
CLOO
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS; Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
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