Card image cap

JORNADA DA STARTUP: OS 6 PASSOS DA SELEÇÃO DA CAPTABLE

Já pensou em captar na plataforma de investimentos da CapTable? Fazer parte de nosso portfólio de startups? Tudo isso só é possível após percorrer o nosso processo de seleção. Por isso, iremos detalhar os 6 grandes passos dessa jornada e seus respectivos prazos. Vamos nessa?

1 - CADASTRO INICIAL (3 dias úteis)

A nossa porta de entrada é o cadastro através de nossa plataforma, é necessário preencher este formulário da forma mais completa possível! É obrigatório submeter seu cadastro através deste formulário, pois é desta maneira que controlamos nosso CRM e é a partir dessas informações que iremos analisar e selecionar quais pessoas do nosso time de seleção ficará responsável por cada startup.

A partir do formulário é gerada uma análise quantitativa que considera alguns pontos que foram preenchidos e determina um score geral que indica o quão alinhada à nossa tese a startup é. Quer saber mais sobre a nossa tese? Neste texto, contamos em detalhes o que buscamos!

Após a avaliação quantitativa, a startup passa para a nossa curadoria humana, onde é feito uma avaliação mais manual e qualitativa, feita por nosso time de seleção. Nesta etapa é avaliado, por exemplo, se o formulário foi preenchido corretamente e se preenche os pré-requisitos que são necessários para avançar no processo. Se essa análise preliminar for positiva, a startup passa para o próximo passo!

 

2 - VALIDAÇÃO (5 dias)

Neste segundo passo, agendaremos nossa primeira entrevista, é nela que conheceremos melhor os founders, entender sobre suas histórias pessoais e saber mais sobre o negócio através dos próprios empreendedores (o que consideramos essencial!). 

Ainda nessa entrevista, iremos validar algumas expectativas: tamanho da captação, data que deseja começar a captar e se busca entrar na plataforma ou somente fazer parte de nosso portfólio para ofertas privadas. Da nossa parte, explicamos sobre todo o processo de seleção e buscamos sanar qualquer dúvida que a startup possa ter sobre o processo de seleção ou captação em si.

Se identificado um alinhamento das expectativas da startup com as da CapTable, ao final da conversa enviamos um e-mail contendo nossa nota conversível e modelo de contrato de prestação de serviço para que a startup e seu jurídico analisem e nos confirmem que estão satisfeitos. É importante destacar que fazemos essa pré-validação dos documentos para que não concentremos nossos esforços para analisar e validar uma startup que não está de acordo com nossos termos.

 

3 - ANÁLISE PROFUNDA (15 dias)

Nesta etapa, é feita uma segunda entrevista, onde analisamos métricas, projeções financeiras, entendemos o racional do empreendedor referente ao valuation e também uma análise psicológica do empreendedor.

Além disso, começamos a fazer validações de mercado, todo o time da CapTable começa a preparar material, conversar com clientes da startups e consultar especialistas de cada mercado para validar alguns dados da startup.

 

4 - COMITÊ

Essa fase consiste na preparação de material e apresentação da startup para nosso comitê de avaliação. Construímos juntos o material para apresentação em comitê (relatório, apresentação do case da startup, com todas as informações). 

O comitê é composto por sócios da StartSe e da CapTable, onde a startup terá de sete a dez minutos para fazer um pitch e após é aberto para questionamentos dos participantes do comitê. No fim, há uma votação que decide se a startup avança no processo ou não.

 

5 - DUE DILIGENCE (14 dias)

Após a aprovação do comitê, a startup avança para o processo de análise das informações contábeis, chamado de Due Dilligence. Nessa etapa, são requeridas documentações para construção do relatório de informações contábeis. Esse processo é desenvolvido por um parceiro comercial da CapTable. Após a finalização da entrega dos documentos, é gerado um relatório que será anexado na página da oferta.

 

6 - ESTRUTURAÇÃO (10 dias)

Após a conclusão de todas essas etapas, começamos o processo de estruturação da página, que consiste em: preparação do pitch deck, elaboração dos textos comerciais, imagens e vídeo(s) que serão disponibilizados, alinhamento de marketing para a base da startup. Ou seja, tudo que é necessário para construir a página que será disponibilizada no site da CapTable para captação.

 

Em geral, essas etapas (desde a primeira conversa até a abertura da captação) levam em média 45 a 60 dias. Todo esse processo objetiva garantir a solidez da startup e oferecer as melhores oportunidades aos nossos investidores. É imprescindível a participação ativa da startup durante todo o processo, atendendo a demandas e entregas que são alinhadas no decorrer do processo.