Sobre nós

A maior plataforma de investimento em startups do Brasil e a que mais cresce em emissão de dívida.

Responsáveis por R$ 151 milhões do volume investido em equity crowdfunding no Brasil em 2024, somos mais do que uma plataforma de investimentos em startups. Criamos conexões entre diversos agentes do mercado de inovação para fomentar o empreendedorismo por meio de investimento em startups.

Regidos pela CVM, nossa missão é simplificar e viabilizar investimentos, alavancando o crescimento de negócios promissores e proporcionando grandes retornos para os investidores.

Na vanguarda do mercado de Investment Banking (IB), democratizamos, sob regulação do Banco Central, a emissão de Certificados de Recebíveis, CRIs e CRAs, antes restritos a grandes instituições e fundos.

Somos referência nacional em investimentos alternativos e oportunidades fora da Bolsa.

O que já fizemos até aqui

  • Mais de R$ 280 milhões investidos no ecossistema de startups e investimentos alternativos.
  • Mais de 8 mil investidores ativos.
  • Mais de 100 captações concluídas.

C-level

Paulo Deitos Filho

Co-Founder e CEO

Leonardo Zamboni

CRO

Gustavo Piccinini

CSO – Venture Capitalist

Regulados pela CVM

Conte com a experiência de quem participou da criação das principais normas de regulação de fintechs de investimento no Brasil.

  • CVM 588 (Plataformas de crowdfunding);
  • CVM 88 (Nova regulação para plataformas de crowdfunding);
  • CVM 626 & BCB 50 (Sandbox regulatório);
  • BCB 4656 (P2P lending).

Como começar

1

Complete seu cadastro

2

Escolha as empresas de sua preferência

3

Defina a quantidade de lotes que deseja adquirir

4

Confirme suas reservas transferindo os recursos via PIX

5

O seu termo de adesão ou boletim de subscrição ao título de investimento é emitido para assinatura

6

Acompanhe trimestralmente e semestralmente os resultados e relatórios dos seus investimentos

Quer entender mais sobre startups e investimentos?

Confira a entrevista de Paulo Deitos, CEO, para o New Deal, programa da BM&C:

Conheça o Podcap, o podcast da Captable. Confira alguns episódios para começar:

Rentabilização

Para startups

O retorno que você receberá vai depender da performance, das condições de mercado e dos eventos de liquidez (venda total, parcial, aportes de recursos etc.) da empresa adquirida. O investimento em empresas escaláveis possui um alto potencial de retorno, ainda que acompanhado de alto risco. As startups reportarão informações do desempenho da empresa à Captable e, desta forma, você poderá consultar o Painel do Investidor e tomar as melhores decisões sobre o seu investimento.

Para dívida

No caso de operações de dívida, a rentabilidade fica disponível na própria página do investimento, podendo ser uma taxa fixa ou indexada a algum índice. A periodicidade do retorno também fica descrita na mesma barra lateral.

Como funciona o retorno do meu investimento?

Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir:

  • Você pode vender o seu título através do Captable Marketplace e decidir quando e por quanto quer vender sua participação.
  • A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você pode escolher receber a sua parte proporcional ao percentual investido.
  • Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups e não deve ser considerado algo negativo pois, por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta) que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
  • Após o prazo de 5 anos, obrigatoriamente, a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
  • Caso alguma das possibilidades de vencimento antecipado da nota sejam atingidas, você pode optar por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (informado no material da oferta) ou converter sua nota em ações da startup.
  • A empresa quebra e você pode perder o seu investimento. Investir em empresas escaláveis é arriscado e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.

Das 6 possíveis saídas para o seu investimento acima, quatro delas (venda no Captable Marketplace, empresa é comprada, empresa recebe novo aporte ou empresa vira S/A por outros motivos) podem ocorrer a qualquer momento, viabilizando retorno do investimento antecipadamente. Caso esses eventos não ocorram, o prazo máximo para definir a continuidade do investimento é, geralmente, de 5 anos. Ao atingir a data de vencimento, um destes dois caminhos deverá ser escolhido:

A empresa vira uma S/A e você se torna sócio, passando a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Ou, então, você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta).

Como funciona o retorno do meu investimento em operações de dívida?

O retorno dos investimentos em operações de dívida, como CRI, CRA, CR e Venture Debt é descrito na própria página da oferta, incluindo a taxa de juros aplicada, a periodicidade dos pagamentos e a duração total do investimento.

Os projetos de CRI e CRA são, até o momento, isentos de imposto de renda e IOF, o que assegura uma taxa de retorno superior a outros tipos de investimento. Consulte as informações na página da oferta e seu contador para informações atualizadas sobre tributação.

Em quanto tempo recebo o dinheiro correspondente à minha participação quando a startup for vendida?

Na maioria dos casos, você receberá o valor que lhe é devido até 30 dias após a sua empresa receber o dinheiro. Caso a empresa não seja transformada em S/A após 5 anos e tenha de devolver o seu dinheiro rentabilizado pelo CDI (conforme o Caso 4 explicado no item Segurança no investimento), você receberá o seu dinheiro em até 24 meses, sendo as parcelas pagas mensalmente conforme disponibilidade de caixa da empresa.

Posso revender o meu título de investimento em startups?

Sim!

São três passos:

1. INVISTA: monte seu portfólio de lançamentos.

2. NEGOCIE: compre e venda seus lotes de startups no Captable Marketplace.

3. RECEBA: é você quem define as melhores oportunidades para realizar seus ganhos, através do Captable Marketplace.

Se desejar vender o seu título de investimento, você deve acessar o Captable Marketplace e registrar uma ordem de venda. Caso a startup investida não esteja no Marketplace, acesse seu painel, clique em 'Ver Indicadores' e acesse a aba 'Venda seus lotes', informe o e-mail do comprador, quantidade de lotes e preço por lote.

Quais os riscos

O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, eles podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento.

Entre os possíveis cenários, você apenas perderá o seu investimento caso a empresa adquirida declare falência. Investir em empresas escaláveis é arriscado e esse cenário deve ser considerado.

Nos casos de operações de dívida, como Venture Debt, CRI, CRA, CR e outros, os riscos maiores são de inadimplência e mudanças regulatórias que venham a impedir a isenção de impostos e taxas de operações como CRIs e CRAs. Sempre confira os avisos de risco na página de cada projeto e na tela antes de concluir seu investimento.

Meu patrimônio pode ser afetado pelo mau desempenho da startup ou da empresa?

Não. Para investimentos em startups, o risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores). Para operações de dívida, sua exposição também é limitada ao valor investido, havendo risco de inadimplência, mas mitigado pelas eventuais garantias dadas na operação.

Investir online é seguro?

O investimento é realizado por PIX direto da conta do investidor para uma conta intermediária administrada pela plataforma. Os recursos serão liberados apenas após o sucesso da captação e a emissão do seu título de investimento. A Captable já realizou mais de 100 rodadas de investimento sem qualquer falha na segurança.

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, cada rodada pode ter um instrumento diverso. Para startups, os modelos mais comuns são a Nota Conversível em Participação Societária (Mútuo Conversível) e o Contrato de Promessa de Emissão de Ações (usado por startups que já são uma S.A. e desejam, ao final da rodada, já emitir ações aos investidores). Para projetos de dívida, como CRI e CRA, o modelo jurídico é o de Boletim de Subscrição, em que o investidor adere ao Termo de Securitização. Ainda, nas operações de Venture Debt, há o Mútuo Não Conversível Todos esses contratos são reconhecidos no mundo empresarial e amplamente reconhecidos juridicamente. Sempre confira, na página da oferta, o documento de investimento que será utilizado. O mesmo é disponibilizado, quando o usuário está logado, na barra lateral direita da página da oferta.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na Bolsa de Valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Os investimentos em startups podem resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo. pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota seja convertida em ações, ainda há a possibilidade de você exercer direito de preferência (a depender dos termos de cada oferta) e manter sua participação. Após a conversão, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio – lembre-se: startups costumam levar um longo tempo para dar lucro, e, por isso, não costumam distribuir dividendos nos primeiros anos. 4. Na maioria dos casos, após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Em alguns casos, você poderá optar por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. A empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer. Nos casos de operações de dívida, como Venture Debt, CRI, CRA, CR e outros, os riscos maiores são de inadimplência e mudanças regulatórias que venham a impedir a isenção de impostos e taxas de operações como CRIs e CRAs. Sempre confira os avisos de risco na página de cada projeto e na tela antes de concluir seu investimento.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Os setores de deeptech e biotech são os únicos que costumam ter algumas dessas exigências relevadas, pois são modelos de negócio que exigem longo prazo de investimento - para que sua tecnologia seja desenvolvida - antes de começarem a ter receita. Após a validação dos pontos acima, os negócios são avaliados por um comitê interno que analisa e aprova ou não o negócio a captar. Depois de superar estas duas primeiras etapas, a startup se submete a uma diligência extensa, feita por parceiro externo, que analisa o negócio sob o âmbito jurídico e contábil. Desta forma, aumentamos a confiabilidade sobre a contabilidade e estrutura jurídica da empresa, além de haver mais uma camada de análise da veracidade dos dados apresentados. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança ao investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá ser disponibilizada para investimento na Captable. Além disso, este processo gerará um Relatório de Análise Contábil e Jurídica da empresa disponibilizado publicamente na página de captação. Para projetos de dívida, a seleção das empresas é realizada através de análise jurídica e de compliance sobre as operações, além de diligências internas sobre cada empresa e o preenchimento de um instrumento de dívida para aprovação da operação. Em casos de distribuição ampla, os projetos de dívida também passam por um comitê interno de aprovação.
Através da Captable, você tem acesso a startups previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Além disso, encontra opções de investimento em operações de dívida, como CRI, CRA e Venture Debt. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias ou contratos de emissão de ações nas empresas; e, também, de ter ganhos recorrentes com operações de dívida. Na Captable, não é necessário possuir alto patrimônio para diversificar seus investimentos em diversos ativos inovadores, fomentando diferentes negócios e mitigando o seu risco. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o Painel do Investidor, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações e rentabilidade do seu portfólio de dívida.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em acões. Assim. você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
As operações de dívida, como CRI, CRA, CR e Venture Debt dependem da capacidade de pagamento das empresas que tomam o empréstimo. Todas as oportunidades são avaliadas por um comitê de crédito interno e passam por uma análise jurídica. No entanto, condições adversas de mercado e eventos imprevisíveis podem ocorrer e pode haver inadimplência. Em sua maioria, as operações contam com garantias reais que superam o valor da dívida, mas exigem prazo para execução e liquidação dos ativos para pagamento dos investidores. Sempre confira as garantias oferecidas na documentação de cada oferta.
Cada oportunidade possui uma conta bancária única, dedicada à custódia dos valores durante o período de captação. As transferências realizadas via PIX Copia & Cola ou QR Code único do aporte tem aprovação imediata e você deve receber uma confirmação em poucos minutos. Caso mais de dez minutos se passem sem a confirmação, entre em contato com nosso atendimento através do WhatsApp, disponível no botão no canto inferior direito da página. Motivos para a demora na aprovação incluem instabilidades no sistema PIX, na instituição financeira e transferências realizadas por contas com titularidade diferente da que consta no aporte. Sempre transfira os valores de uma conta de sua titularidade. Contas conjuntas podem resultar em atraso na aprovação.
Não. Para investimentos em startups, o risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores). Para operações de dívida, sua exposição também é limitada ao valor investido, havendo risco de inadimplência, mas mitigado pelas garantias dadas na operação.
Sim, todo o processo de investimento é realizado de forma on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX de uma conta de sua titularidade, utilizando o código PIX Copia & Cola ou QR Code específico de cada aporte. A aprovação do seu aporte costuma levar poucos minutos e ocorre de forma automática. Por último, depois de concluída a captação – seja por tempo máximo transcorrido, ou atingimento do valor máximo a captar – você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato também fica disponível para assinatura em seu Painel do Investidor e, após finalizado, para download no mesmo ambiente. Também é no Painel do Investidor onde ocorre o acompanhamento da startup ou andamento da dívida, com alguns indicadores que serão atualizados trimestralmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a captação atinja dois terços da meta (ou 66,6%), a captação será considerada bem-sucedida e se torna um investimento garantido. Ainda que a rodada não atinja a íntegra da meta da captação (100% ou 125% quando há overfunding), ao final da rodada os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup ou para a tomadora da dívida. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de dois terços do valor alvo máximo captado, por regulação da CVM, a rodada não é considerada bem-sucedida e a Captable devolverá os recursos depositados pelos investidores que já tiverem sido transferidos em até 5 dias após o término da captação.