Sobre nós

A maior plataforma de investimento em startups do Brasil.

Somos responsáveis por 40% do volume investido em crowdfunding no Brasil em 2021, temos a missão de ser muito mais do que uma plataforma de investimentos, mas sim um hub de conexões transformadoras do ecossistema de inovação.

Existimos para simplificar e viabilizar os investimentos em startups e realizar conexões entre todo o ecossistema, alavancando o crescimento dos negócios com grande potencial de retorno para os investidores que desejam contribuir com o crescimento das startups - e ainda ter a chance de lucrar com isso.

Criamos conexões em diversos níveis para diferentes agentes do mercado de inovação, com o intuito de fomentar o empreendedorismo através do investimento em startups.

Nos dedicamos diariamente ao fomento de novos negócios, por meio de parcerias que transformam a economia brasileira e a sociedade.

Queremos descomplicar o investimento em startups através do acesso a propósitos inspiradores e empreendedores com o sonho de fazer a diferença.

O que já fizemos até aqui

  • Mais de R$ 80 milhões já investidos.
  • Mais de 6.5 mil investidores ativos
  • Mais de 50 captações concluídas

C-level

Paulo Deitos Filho

Co-Founder e CEO

Guilherme Enck

Co-founder

Leonardo Zamboni

Gustavo Piccinini

Advisors

Pedro Englert

Marcelo Maisonnave

Eduardo Glitz

Mateus Schaumloffel

Regulados pela CVM

Conte com a experiência de quem participou da criação das principais normas de regulação de fintechs de investimento no Brasil.

  • CVM 588 (Plataformas de crowdfunding);
  • CVM 626 & BCB 50 (Sandbox regulatório);
  • BCB 4656 (P2P lending).

Como começar

1

Complete seu cadastro

2

Escolha as empresas de sua preferência

3

Defina a quantidade de lotes que deseja adquirir

4

Confirme suas reservas transferindo os recursos via TED ou DOC

5

A sua nota conversível é emitida com duração máxima de 5 anos

6

Acompanhe mensalmente os resultados das suas empresas

Quer entender mais sobre startups e investimentos?

A Captable já participou de diversas lives com autoridades em investimentos. Veja algumas delas:

BM&C NEWS:COMO INVESTIR EM STARTUPS COM POUCO DINHEIRO? - NEW DEAL PODCAST #4

Cortes da BM&C News: Entrevista Guilherme Enck - 21/06

ATLAS PODCAST: GUILHERME ENCK (FUNDADOR DA CAPTABLE) | ATLAS PODCAST EP. 13

Rentabilização

O retorno que você receberá vai depender da performance, das condições de mercado e dos eventos de liquidez (venda total, parcial, aportes de recursos etc.) da empresa adquirida. O investimento em empresas escaláveis possui um alto potencial de retorno, ainda que acompanhado de alto risco. A Captable manterá as informações do desempenho da empresa atualizadas e, desta forma, você poderá tomar as melhores decisões sobre o seu investimento.

Como funciona o retorno do meu investimento?

Seu investimento pode resultar em uma das cinco possibilidades a seguir:

  • A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte proporcional ao percentual investido.
  • Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups e não deve ser considerado algo negativo pois, por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta) que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
  • Após o prazo de 5 anos, obrigatoriamente, a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
  • Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta).
  • A empresa quebra e você perde o seu investimento. Investir em empresas escaláveis é arriscado e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.

Das 5 possíveis saídas para o seu investimento acima, três delas (empresa é comprada, empresa recebe novo aporte ou empresa vira S/A por outros motivos) podem ocorrer a qualquer momento, viabilizando retorno do investimento antecipadamente. Caso esses eventos não ocorram, o prazo máximo para definir a continuidade do investimento é de 5 anos. Chegando no quinto ano, um destes dois caminhos deverá ser escolhido:

A empresa vira uma S/A e você se torna sócio, passando a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Ou, então, você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta).

Em quanto tempo recebo o dinheiro correspondente à minha participação quando a empresa for vendida?

Você receberá o valor que lhe é devido até 30 dias após a sua empresa receber o dinheiro. Caso a empresa não seja transformada em S/A após 5 anos e tenha de devolver o seu dinheiro rentabilizado pelo CDI (conforme o Caso 4 explicado no item Segurança no investimento), você receberá o seu dinheiro em até 24 meses, sendo as parcelas pagas mensalmente conforme disponibilidade de caixa da empresa.

Posso revender o meu título de investimento?

Sim. Se desejar vender o seu título de investimento, você deve informar a Captable, que inicialmente oferecerá o título à própria empresa. Se ela optar por não adquirir o seu título, ele poderá ser oferecido a um terceiro qualquer.

Quais os riscos

O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, eles podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento.

Entre os possíveis cenários, você apenas perderá o seu investimento caso a empresa adquirida declare falência. Investir em empresas escaláveis é arriscado e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.

Meu patrimônio pode ser afetado pelo mau desempenho da startup?

Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Em um primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando ela virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).

Investir online é seguro?

O investimento é realizado por TED bancária direto da conta do investidor para uma conta intermediária administrada pela plataforma. Os recursos serão liberados apenas após o sucesso da captação e a emissão do seu título de investimento.

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das cinco possibilidades a seguir: 1. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 2. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 3. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 5. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois basta você realizar um DOC/TED pelo seu home banking do valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 7 dias úteis após o término da captação.