Investimentos para startups

Nosso propósito é apoiar empreendedores que estejam construindo empresas inovadoras e relevantes para o mercado.

Criamos conexões com investidores através de captações públicas ou privadas, mediando diversos tipos de deals - com empresas (corporate venture), grupo de anjos, club deals e plataforma pública.

Somos um hub de investimentos, por isso queremos facilitar o acesso a capital e conhecimento para o máximo de empresas destaques em seu segmento!

Formas de captação

crowdfunding

Crowdfunding

Captação coletiva por meio da plataforma Captable. Esse formato de oferta é regulamentado pela CVM e pode ser realizado de forma aberta ou fechada.

crowdfunding

Captação privada

Conectamos empresas com grupos de investidores e grandes corporações que investem em startups que tenham sinergia com seus negócios.

Como funciona a captação?

Somos um hub de investimentos. Sendo assim, captamos para startups por meio de crowdfunding e captação privada. Nas primeiras conversas, nosso foco é entender qual o melhor formato para cada startup que nos procura.

O objetivo principal é gerar valor para todos os envolvidos, investidores, empreendedores e parceiros.

Quer entender mais ou captar conosco? Basta preencher o formulário aqui.

1

A empresa se apresenta para ser avaliada

2

As avaliações da plataforma, do contador e da StartSe são aprovadas

3

Produção e aprovação do material para captação

4

É iniciada a oferta pública para captação de investimento

5

A captação é bem-sucedida

6

Acompanhamento de dúvidas e envio de relatórios mensais por até 5 anos

Por que captar através da Captable?

Velocidade

O tempo da seleção até a oferta da empresa na Captable costuma ser menor do que o tempo para captação em fundos, aceleradoras e demais investidores.

Embaixadores da marca

Os investidores, além de se tornarem clientes, divulgam a empresa, pois, assim como você, querem o sucesso da startup.

Sem perda de controle

Investidores não possuem direito a voto ou veto. O controle segue na mão dos sócios fundadores.

Rede Captable

Relacionamento com as demais startups do portfólio, mentorias, benefícios e eventos exclusivos.

Co-investimento

Fundos, aceleradoras e investidores anjos são complementares ao nosso formato de operação. Por isso, 97% das startups que captaram com a Captable tiveram sucesso.

Relacionamento pela plataforma

Relacionamento com os investidores pelos 5 anos seguintes por meio da plataforma da Captable.

Apoio time Captable

Todo o time da Captable está empenhado em ajustar os detalhes para uma captação espetacular.

Startse

A maior plataforma do ecossistema brasileiro de startups é sócia da Captable.

Mercado

Desperte a atenção de potenciais compradores ou de investidores para a próxima rodada.

Depoimentos

Saiba mais sobre o que as empresas que passaram por aqui têm a dizer sobre a captação através da Captable.

forbes

100 milhões para 40 startups

A Captable anunciou que pretende arrecadar R$ 100 milhões para 40 negócios ao longo de 2021.

infomoney

Investimentos para pessoas físicas

Plataformas para pessoas físicas investirem em negócios inovadores crescem no Brasil.

finsiders

Boom no crowdfunding

Volume será impulsionado por family offices, fundos de corporate venture, venture debt e grupos de investidores-anjos.

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das cinco possibilidades a seguir: 1. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 2. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 3. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 5. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois basta você realizar um DOC/TED pelo seu home banking do valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 7 dias úteis após o término da captação.