Card image cap

A TESE DA CAPTABLE: QUAIS CRITÉRIOS AVALIAMOS?

No mundo do investimento em startups é essencial possuir uma tese bem definida. A tese consiste em pré-requisitos que investidores e fundos levam em conta no processo decisório de investimento, funcionando como um filtro para que o investimento ocorra de forma mais direcionada e certeira. Inclusive, oferecemos uma ferramenta gratuita para investidores montarem suas teses. Mas, e a própria CapTable, possui uma tese definida?

Ao longo do desenvolvimento de uma startup, ela irá sucessivamente buscar recursos junto a investidores. Dependendo do estágio de desenvolvimento da startup, diferentes players do mercado serão os responsáveis pelo aporte. Entretanto, há um estágio em que há pouco capital disponível para investimento: este estágio é quando a startup já possui o seu produto e alguma tração de vendas, mas precisa do capital para explorar canais de distribuição e escalar. Antes dessa etapa, anjos e aceleradoras atuam; depois desta etapa, os fundos de VC que ocupam o espaço. E é justamente neste gap de mercado, para captações de R$ 1 milhão a R$ 5 milhões, que a CapTable atua.

 

A TESE DA CAPTABLE

 

PRODUTO

Referente ao produto, buscamos startups que possuam seu produto/serviço com base tecnológica e escalável. Ou seja, é essencial que seu negócio possua potencial para crescer rapidamente e expandir sua base de clientes exponencialmente. São critérios eliminatórios referente ao produto: não possuir um mínimo produto viável (MVP), ser um spin-off ou ter o core de seu produto terceirizado.

Nossa avaliação do produto considera ainda: seus principais diferenciais e inovações, incluindo sua unfair advantage frente à concorrência, sua maturidade, número de usuários e clientes, UX, interface, tecnologia, roadmap e se de fato atende ao problema e jobs to be done do cliente.

 

TRAÇÃO

Buscamos startups que já possuam seu MVP validado, com histórico de faturamento, com seu produto pronto e disponível no mercado. Ou seja, buscamos startups que estejam buscando capital para escalar o seu negócio (conhecidas como scale-ups). 

Buscamos esse tipo de empresa justamente para que seja possível aproveitar todo o valor potencial possibilitado pelas captações através de plataformas de investimento (crowdfunding). Por característica do modelo, esse tipo de captação é bastante midiático, atraindo novos clientes, parceiros comerciais e contatos diversos para o avanço da startup.

A CapTable possui hoje investidores de todos os estados brasileiros, possibilitando a criação de um verdadeiro exército de promotores do seu negócio. Portanto, além de novos clientes, os investidores também são potenciais divulgadores do seu produto. Leia mais sobre as vantagens do modelo.

Nossa análise de tração inclui a avaliação do potencial de crescimento da empresa, levando em consideração a tração apresentada até então e a estratégia a ser seguida pelos empreendedores. 

Entendemos que negócios diferentes possuem indicadores diferentes (GMV, AUM, número de vidas, usuários, entre outros), mas sempre olhamos também para o financeiro, e para as formas e canais pelas quais as startups adquirem receita. 

 

TIME

Outro ponto importante da nossa análise é o time da startup: buscamos startups com empreendedores fora da curva, times dedicados, unidos e comprometidos com a execução de suas tarefas para o avanço da startup. 

Nossa avaliação inclui as habilidades, competências e capacidade de execução do time. Observamos a composição da equipe em relação às competências técnicas e core do negócio.

Quanto aos empreendedores, analisamos a experiência pessoal e de mercado que a startup está inserida, também analisamos o perfil de cada um dos sócios. São critérios eliminatórios: fundadores part-time ou solitários.

 

MERCADO

A primeira coisa a se destacar sobre nossa tese é que somos absolutamente agnósticos a segmentos. Estamos abertos a startups de todos os setores, mas estamos sempre de olho na preferência da nossa base de investidores, eles sim possuem setores favoritos que pesam em nossa avaliação. Mas, nosso interesse é oferecer startups de segmentos diversos aos nossos investidores, auxiliando na construção de um portfólio variado. O que buscamos é analisar se uma determinada startup está se destacando em seu segmento.

Avaliamos o mercado onde a empresa está inserida, com olhar especial para uma análise da cadeia de valor, análise da concorrência e tamanho do mercado. Também levamos em consideração se é possível a empresa criar um pequeno monopólio dentro de algum nicho específico no mercado-alvo e se o mercado não está com sobreoferta desse serviço, o que significaria brigar por fundraising e queimar margens.

Olhamos para o tamanho do mercado, seguindo metodologias como TAM, SAM, SOM, analisamos a competição e cenário de concorrentes, e também o timing da startup e tendências do próprio mercado em relação a crescimento e novas iniciativas. 
 

Em resumo, buscamos bons negócios, independentes de segmento e de modelo de negócio. Se você acredita que sua startup atende aos critérios de nossa tese e busca capital para escalar o seu negócio, cadastre-se em nosso processo de seleção!

 

CRITÉRIOS AVALIADOS

  • MVP validado.

  • Produto com base tecnológica e escalabilidade.

  • Interesse de mercado comprovado.

  • Track record de faturamento.

  • Canais de tração já identificados.

  • CAC e LTV esclarecidos e validados.

  • Já tenham encontrado seu product-market fit.

 

CONHEÇA O PROCESSO DE SELEÇÃO

Já pensou em captar na plataforma de investimentos da CapTable? Fazer parte de nosso portfólio de startups que oferecemos para deals privados? Tudo isso só é possível após percorrer o nosso processo de seleção. Por isso, neste texto detalhamos os 6 grandes passos dessa jornada. Conheça o nosso processo de seleção!