startup ajuda corredores a cruzar a linha de chegada

startup ajuda corredores a cruzar a linha de chegada

Na prática de corrida, as lesões são muito comuns. De acordo com o Journal of Clinical Medicine, a incidência ocorre em 79% dos praticantes – destes, a maioria são iniciantes ou que treinam por conta própria, sendo a dificuldade de acesso a informação de qualidade sobre a atividade uma das maiores causas das lesões.

Na busca por evolução, os praticantes querem atingir novos patamares e, para isso, é necessário um acompanhamento adequado na busca por seus objetivos. Dentro desse cenário, nasceu, em 2016, a Corrida Perfeita, uma plataforma digital que quer democratizar o acesso a uma orientação adequada para a prática de corrida – que, hoje, conta com 6 milhões de adeptos no país. 

A metodologia da startup reduz para somente 10% a incidência de lesões e, com isso, ajuda o corredor a atingir suas metas a um baixo custo, amparado por tecnologia e processos próprios de operação.

 

CORRIDA PERFEITA

Em seus primeiros anos, a Corrida Perfeita atuava como uma produtora de conteúdo, apoiando apenas parte da jornada do corredor. Mas, com o passar do tempo, percebeu a oportunidade de atuar em duas lacunas do mercado de plataformas para corredores: a queda de motivação dos praticantes, pois, em uma jornada digital, é ainda mais difícil manter o foco e ânimo, e a falta de um assessoramento mais próximo e individualizado, que os concorrentes, em sua maioria internacionais, não ofereciam.

Assim, em 2019, desenvolveram uma plataforma virtual de assessoramento do corredor, que conecta praticantes a treinadores reais. O serviço é oferecido em dois planos: no primeiro, Essencial, o corredor faz um auto acompanhamento da sua jornada de treinos na plataforma, demandando o apoio da central de treinadores sempre que tiver necessidade. Já no segundo, o recém-lançado plano Personal, toda a jornada do praticante é acompanhada por um treinador pessoal exclusivo, designado de acordo com o seu perfil.

Gerando maior valor para os clientes e, posteriormente, retenção destes na plataforma, a migração do modelo de vendas para o de assinatura foi uma virada de chave para a startup. De 2020 a 2021, a Corrida Perfeita viu seu faturamento crescer 40% – foi de R$1,1 milhão para R$1,5 milhão. Hoje já são mais de 3,4 mil clientes ativos, sendo mais de 400 no plano Personal, com 4 treinadores prestando acompanhamento individualizado.

Além de já serem homologados para acessar a API da maior fabricante de relógios com GPS para corrida do mundo, a Garmin, recentemente a Corrida Perfeita foi autorizada a atuar como sua fornecedora oficial no Brasil. A startup eventualmente também assina contratos de publicidade com fabricantes de tênis, varejos esportivos, dentre outros, como Lojas Centauro, Tênis Skechers, Maratona do Rio e Google.

Com grande relevância digital enquanto marca, a startup possui o maior canal sobre treinamento de corrida no YouTube Brasil, com 430 mil inscritos, e ainda conta com mais de 393 mil seguidores em seu perfil no Instagram.

 

CRUZANDO A LINHA DE CHEGADA

Ao assinar os planos disponíveis na plataforma da Corrida Perfeita, os clientes têm acesso a vídeo-aulas explicativas, nas quais aprendem sobre postura, movimento e aplicação de força durante a prática da corrida. Na plataforma também estão disponíveis programas de treinos de fortalecimento próprios para a prática, separados por níveis de dificuldade.

Os programas de fortalecimento variam de 15 a 40 minutos, de acordo com o tempo livre do cliente, podendo ser feitos em dias e horários alternados à corrida, quando possível. As séries podem ser feitas com apenas o peso do corpo, não tendo necessidade de academia ou equipamentos, trabalhando todos os pontos que o praticante necessita para correr com melhor estabilidade e menor incidência de impacto lesivo.

Também estão disponíveis programas de exercícios educativos, que auxiliam os clientes a melhorar postura, aplicação da técnica e coordenação motora e podem ser feitos antes de cada treino de corrida.

Para mais, os assinantes têm acesso a treinadores reais, que prescrevem os treinos de corrida, de acordo com o perfil e objetivos individuais. Cada cliente obtém planos de treino voltados às suas necessidades, com o volume e a variação mais adequados à realidade no momento.

 

POR QUE IMPORTA?

Caminhadas e corridas ao ar livre são as atividades mais praticadas atualmente no Brasil. É o que aponta estudo realizado pela Asics, que procurou entender o impacto da pandemia nas práticas esportivas. Em outro levantamento da Asics, esse global, realizado com 14 mil praticantes regulares de corrida de 12 países, a corrida desempenha papel fundamental para espairecer a mente para 81% dos praticantes. 

Para os brasileiros esse efeito é ainda maior: 88% afirmam sentir o impacto da corrida em sua sanidade mental.

Nesse cenário, está a Corrida Perfeita, que, através da sua plataforma, conecta corredores a treinadores. Nela, os clientes têm acesso a uma jornada completa de orientação para aprimoramento da técnica e postura ao correr – um dos grandes geradores de lesões –, treinos de fortalecimento e suporte rápido e ultra especializado de treinadores de corrida, para apoio nas dificuldades e dúvidas que o corredor possa ter no dia a dia. Tudo isso a um valor acessível.

A Corrida Perfeita está com captação aberta na CapTable. Confira a oferta completa.