POR QUE MAIS PESSOAS FÍSICAS NÃO INVESTEM EM STARTUPS?

POR QUE MAIS PESSOAS FÍSICAS NÃO INVESTEM EM STARTUPS?

Você já deve ter se perguntado, o que falta pro investidor pessoa física vir em peso pro crowdfunding de startups? O crowdfunding traz a possibilidade de pequenos investidores ou investidores não-profissionais investirem em segmentos que eram reservados aos grandes investidores. 

Segmentos como o crowdfunding de startups mostram que o brasileiro ainda reluta em montar seu portfólio dentro destas plataformas. Segundo Renan Mittelstaedt, o que falta para acelerar os investimentos nessa área é conhecimento e engajamento. 

A população em geral ainda não sabe o que é o Venture Capital dentro do Brasil, tratando-se de um mercado pequeno e segregado. O engajamento também ainda não é ideal, já que alguém que está vendendo participação em sua empresa por um valor que pode ser 1000 vezes maior em 10 anos busca alguém que traga valor ao seu negócio. 

 

O QUE É SMART MONEY?

Falta investidores na pessoa física que sejam engajados em gerar valor para o ecossistema de inovação. Não é válido você investir em startups e não utilizar o serviço de nenhuma startup, não contratar nenhuma startup. Acaba sendo um tiro no pé. É aí que entra o conceito de smart money, que é o dinheiro com valor extra monetário, a lógica é simples: se você pode comprar ações da Petrobras e gerar contratos para a Petrobrás, sendo cliente para ela ganhar mais valor, você acaba ganhando nas duas pontas, garantindo a qualidade do serviço da Petrobrás ao mesmo tempo que aumenta o valor de capital e valor da ação dela.

A expressão smart money serve para descrever os investidores que não irão aportar somente capital, mas que também serão um diferencial importante para a startup: se você não gera smart money, você acaba ficando a mercê do risco de mercado. É importante ressaltar que conhecimento podemos adquirir com o tempo, mas o engajamento é peça chave em qualquer investimento, especialmente no investimento em startups.

 

CONFIRA O VÍDEO COM RENAN MITTELSTAEDT: