POR QUE PESSOAS INVESTEM EM STARTUPS E COMO COMEÇAR

POR QUE PESSOAS INVESTEM EM STARTUPS E COMO COMEÇAR

Investir em startups está na moda. Frequentemente notícias de startups que deram retornos estrondosos aparecem na mídia, fazendo com que seus investidores tenham ganhos extremos, impossíveis em outros tipos de investimento. Mas por que esses investidores escolheram essa modalidade de investimento?

Há quatro razões principais que explicam esse interesse:

  • O potencial de gerar retornos exponenciais e criar diversificação no portfólio de investimentos

  • Ser percebido como alguém muito esperto quando suas startups escolhidas para investir começam a se destacar na mídia

  • O desejo de gerar ganhos maiores sobre seus investimentos, seja para seu portfólio ou aposentadoria

  • Querer estar envolvido em criar mudanças positivas na sociedade, trazendo novas soluções à vida de milhares de pessoas

Investir em startups é, portanto, o que muitos indivíduos inteligentes, bem-sucedidos e detentores de grandes patrimônios fazem quando desejam colocar seu dinheiro para trabalhar para eles. A razão é clara, muitas pessoas tem ideias ou empresas iniciais inovadoras em mente, mas precisam de investimento para fazer sua startup decolar. Os indivíduos que investem nesse tipo de empresa, possuem o capital para transformar as ideias em realidade e veem a oportunidade de ganhos significativos caso a startup dê certo.

Em resumo, se você tirar um tempo para olhar para suas finanças, projeções de investimento, necessidades de aposentadoria e seus objetivos financeiros ou não-financeiros você perceberá que investir uma parte do seu capital em startups com crescimento acelerado pode ajudar você a atingir esses objetivos. Mas, vale lembrar, de maneira nenhuma é um investimento com retorno garantido e é considerado um investimento de alto risco. Mas então, como ganhar dinheiro investindo em startups?

Infelizmente, como na maioria dos tipos de investimento, não há uma fórmula mágica. Embora haja algumas orientações para que se faça uma escolha melhor na hora de investir, é provável que você perca, antes de começar a ganhar. Investir em startups é quase que uma arte: uma opção é investir juntamente com outros investidores, diluindo seu risco. Plataformas como a CapTable permitem que você invista em startups que passaram por um processo rigoroso de seleção, oferecendo opções avaliadas minuciosamente para aumentar as chances do seu investimento dar certo.

Mesmo investindo em plataformas de investimento, há algumas boas práticas que podem auxiliar no momento de investir:

  • Investir em startups que já foram pré-avaliadas por profissionais

  • Criar um portfólio de startups, investindo em diferentes empresas para diluir seus riscos

  • Investir no que você entende

  • Investir em startups em que você possa contribuir com seu expertise, além do seu dinheiro

É importante ressaltar que apesar da diversificação ser recomendada, você precisa escolher seus investimentos criteriosamente. Por isso, vale a pena selecionar algumas startups em que você realmente acredita e focar nelas. Também é recomendado que se diversifique o segmento em que você investe - como agrotechs, healthtechs e fintechs - com isso, você se protege de potenciais flutuações específicas de uma das áreas.

Se você deseja entender mais sobre esse mundo, recomendamos nosso e-book gratuito. Além disso, cadastre-se na CapTable, em breve teremos novas oportunidades de investimento.