COMO FUNCIONA O INVESTIMENTO?

Investimento
Escolha as empresas
Defina a quantidade de lotes
Complete seu cadastro
Confirme as suas reservas fazendo a transferência dos recursos via TED ou DOC
Acompanhamento
Captação é concluída
A sua nota conversível é emitida com duração máxima de 5 anos
Acompanhe mensalmente os resultados das suas empresas via painel do projeto
Neste período, caso a empresa seja adquirida antes dos 5 anos de vencimento da nota, você receberá a sua proporção do valor da venda
Conversão
A qualquer momento
A empresa é comprada por outra e vira S/A
Você recebe o valor correspondente à sua participação
A empresa recebe um novo aporte e vira S/A
Você acompanha o aporte: Receba seus lotes de ações e quantidade proporcional a nova emissão de ações
Você é diluído: receba seus lotes de ações e a empresa emite novas ações
Após 5 anos o título é encerrado
A empresa vira S/A
Você se torna acionista ao receber seus lotes de ações
Ou opta por receber de volta o capital investido corrigido por 100% do CDI *
A empresa quebra
Perde o valor investido mas
não fica com a dívida
* Sujeito a condições expressas no seu título de investimento

PORQUE INVESTIR EM STARTUPS PODE SER IGUAL A INVESTIR NO MERCADO DE AÇÕES, PORÉM EM EMPRESAS QUE AINDA PODEM CRESCER MUITO!


PERGUNTAS FREQUENTES

Segurança no investimento

Qual o risco de investir via CapTable?

O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das cinco possibilidades a seguir:

  1. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido.
  2. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
  3. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
  4. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta).
  5. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.

Meu patrimônio pode ser afetado pelo mau desempenho da startup?

Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).

Investir online é seguro?

O investimento é realizado por TED bancária, direto da conta do investidor para uma conta intermediária administrada pela plataforma. Os recursos serão liberados apenas após o sucesso da captação e a emissão do seu título de investimento.

Qual o modelo jurídico do investimento?

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.

Qual a regulamentação do investimento?

A norma que regula as plataformas de captação de recursos para empresas é a Instrução CVM 588, publicada em 2017. A instrução regulamenta o equity crowdfunding, ou seja, captações de recursos através de oferta pública de títulos. No geral, a Instrução CVM 588 refletiu o que já vinha sendo praticado, mas impôs certas limitações buscando proteger o pequeno investidor e o próprio mercado, considerando o nível de risco e a falta de liquidez associados aos investimentos por meio de crowdfunding, bem como garantir maior transparência e segurança em todo o processo de investimento.

O que é a CapTable?

Promovemos a conexão entre investidores em busca de retornos exponenciais e empresas inovadoras previamente selecionadas em busca de recursos para viabilizar seus projetos de crescimento. Somos uma plataforma de distribuição de ofertas públicas de valores mobiliários devidamente regulamentada pela CVM.

Quem são os fundadores?

A CapTable foi fundada por pessoas com trajetórias bem sucedidas no mercado financeiro e empresarial, atuantes do ecossistema de startups e fintechs, como um dos co-fundadores da Associação Brasileira de Fintechs.

Quem são os parceiros?

A CapTable acredita que é muito importante contar com o apoio de parceiros para criar uma maior confiança do mercado neste modelo inovador de captação que foi regulamentado pela Instrução CVM 588. Desta maneira, buscamos desenvolver mecanismos para trazer mais confiança nas empresas que captam recursos via nossa plataforma, visando a diminuir os riscos envolvidos e aumentar a transparência das informações.

Como é a seleção das empresas?

Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio.

Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada.

A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da CapTable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários.

Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.

Quais as vantagens de investir através da CapTable?

Através da CapTable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na CapTable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.

Como investir?

Para investir é muito simples: faça o seu cadastro, escolha as empresas, faça a sua reserva e transfira os recursos. Tudo online. O gráfico acima apresenta o processo de forma detalhada.

Qual o valor mínimo de investimento?

Você vai adquirir lotes de 100 ações, cujo valor varia conforme o valuation da startup.

O que significa um lote de ações?

Assim como na bolsa, você compra um lote de 100 ações, só que no nosso caso, você está adquirindo um contrato de nota conversível em 100 ações quando da conversão da startup em S/A.

Quais as taxas para investir?

Não há nenhuma taxa para o investidor. Os custos da plataforma e do processo de avaliação são de responsabilidade das empresas que desejam captar os recursos.

Serei acionista da empresa? Quando acontece a conversão da empresa em S/A?

É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A:

  1. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
  2. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.

O investimento é todo on-line?

Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois basta você realizar um DOC/TED pelo seu home banking do valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado.

Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também.

O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.

Eu terei que me envolver no dia-a-dia da Startup? Como acontece o acompanhamento dos resultados?

Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.

Quando entro no contrato social?

Você não entrará no contrato social da LTDA, somente quando ela virar S/A. Até ela virar S/A você fica como credor pois é um contrato de Nota Conversível em ações de uma S/A.

Isso é feito para proteger o seu patrimônio, pois ao entrar de sócio de uma LTDA poderiam existir alguns riscos que são mitigados no modelo da S/A.

Quando começo a receber dividendos?

Você passará a receber dividendos no momento que a empresa virar S/A, por lei ela é obrigada a distribuir pelo menos 25% do lucro anual aos acionistas. Mas pode ser que a política da empresa seja de distribuir mais do que isso. Dependerá de cada caso e isso pode mudar ao longo dos anos.

Para onde vai o dinheiro que eu depositei?

Depois de realizar a sua reserva, você precisa confirmar realizando um deposito via DOC ou TED. Você receberá uma conta do FitBank para realizar o deposito, o FitBank é uma fintech que oferece contas de pagamento e contas custódias. O seu dinheiro fica em uma conta custódia, que é uma conta onde nós não podemos tocar no dinheiro até que a captação seja bem sucedida, momento em que o recurso é transferido direto para a Startup. Em caso de não sucesso da captação, o recurso é devolvido aos investidores.

E se a startup não atingir a meta de captação?

Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a CapTable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 7 dias úteis após o término da captação.

Fiz a transferência dos valores, mas a minha reserva continua em aberto

Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela CapTable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.

O que é a lista de espera?

Quando se esgotarem as reservas das ações da oferta, precisamos aguardar o prazo para os investidores que fizeram a sua reserva confirmarem o seu investimento realizando o depósito. Por diversas razões, muitas vezes os investidores optam por não transferirem os recursos. Tais razões podem ser devido a reserva realizada em duplicidade, reserva realizada com o valor equivocado, ou até mesmo por mera desistência. Por isso, enquanto o prazo de captação ainda está vigente, você pode optar por se inscrever em uma fila de espera, pois caso as reservas não se confirmem, pode ser que você tenha a chance de realizar o seu aporte. Para entrar na fila de espera, basta clicar no botão correspondente no card de captação e seguir o passo a passo. Você receberá um e-mail confirmando a sua inclusão na fila e, caso chegue a sua vez, será contatado com a solicitação do aporte.

Quanto vou receber de retorno pelo meu investimento?

O retorno que você irá receber dependerá da performance, das condições de mercado e dos eventos de liquidez (venda total, parcial, aportes de recursos e etc.) pelos quais a sua empresa vai passar. O investimento em empresas escaláveis possui um alto potencial de retorno, ainda que acompanhado de alto risco. A CapTable irá lhe trazer as informações de acompanhamento do desempenho da empresa e, desta forma, você poderá tomar as melhores decisões acerca do seu investimento.

Como retorna o meu investimento?

Das 5 possíveis saídas para o seu investimento (ver o item Segurança no investimento), três delas (empresa é comprada, empresa recebe novo aporte ou empresa vira S/A por outros motivos) podem ocorrer a qualquer momento, viabilizando retorno do investimento antecipadamente. Caso esses eventos não ocorram, o prazo máximo para definir a continuidade do investimento é de 5 anos. Chegando no quinto ano um destes dois caminhos deverá ser escolhido:

  1. Empresa vira uma S/A e você vira sócio da empresa. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
  2. Ou você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta).

Em quanto tempo recebo o dinheiro correspondente à minha participação quando a empresa for vendida?

Você receberá o valor que lhe é devido até 30 dias após a sua empresa receber o dinheiro. Caso a empresa não seja transformada em S/A após 5 anos e tenha de devolver o seu dinheiro rentabilizado pelo CDI (conforme o Caso 4 explicado no item Segurança no investimento), você receberá o seu dinheiro em até 24 meses, sendo as parcelas pagas mensalmente conforme disponibilidade de caixa da empresa.

Posso revender o meu título de investimento?

Sim. Se você desejar vender o seu título de investimento, você deve informar a CapTable, que irá oferecer o título primeiramente à própria empresa. Se ela optar por não adquirir o seu título, ele poderá ser oferecido a um terceiro qualquer.

Como será a tributação?

A tributação incidirá sobre os ganhos de capital. O ganho de capital é a diferença entre o valor de revenda de um bem e o seu valor de compra, ou seja, o lucro da operação. É calculado conforme a fórmula abaixo:

G = Vv - Vc

Onde:
G = ganhos de capital
Vv = valor pelo qual a sua participação foi vendida
Vc = valor pelo qual você comprou a sua participação

Qual será a alíquota?

A tributação sobre ganhos de capital (calculado conforme explicado na pergunta anterior) possui as seguintes alíquotas:

  • 15% sobre a parcela dos ganhos que não ultrapassar R$ 5.000.000,00
  • 17,5% sobre a parcela dos ganhos que exceder R$ 5.000.000,00 e não ultrapassar R$ 10.000.000,00
  • 20% sobre a parcela dos ganhos que exceder R$ 10.000.000,00 e não ultrapassar R$ 30.000.000,00
  • 22,5% sobre a parcela dos ganhos que ultrapassar R$ 30.000.000,00

Como declarar o investimento no meu imposto de renda?

O seu título de investimento deverá ser declarado na seção "Bens e direitos" como crédito decorrente de empréstimo (código 51). Será enviado um informe de rendimentos para cada investidor próximo ao período de declaração do imposto de renda, juntamente com instruções detalhadas para declarar o seu título.