Health ID
Healthtech

Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue.

Resumo

Resumo da Empresa

A Health ID começou como uma tecnologia preditiva SaaS e evoluiu para ser uma plataforma de saúde preventiva através da inclusão de exames laboratoriais com autocoleta (At Home Lab Tests). Com poucas gotas de sangue, é possível fazer diversos check-ups saúde em casa ou na empresa e, após o envio da amostra, receber resultados didáticos e a identidade digital de saúde (HEALTH ID). A startup possui diferentes verticais de negócios como: operadoras e corretoras de saúde, laboratórios e farmácias. O modelo de negócio da healthtech é similar ao que já criou um unicórnio nos EUA e um na Europa e agora chega ao Brasil, com kits de autocoleta e tecnologia DBS (Dried Blood Spot) aprovados pela ANVISA. O portfólio de clientes e parceiros conta com grandes players como Grupo Notredame Intermédica, Farmácias Pague Menos, Laboratório Hermes Pardini e Grupo Panvel.

Pitch completo da empresa

RESUMO DA OFERTA

A tecnologia utilizada pela HealthID já criou um unicórnio nos EUA, a EverlyWell (2.9 bilhões de dólares); e um na Europa, a LetsGetChecked (1.1 bilhão de dólares). A Healthtech desenvolveu o primeiro kit de autocoleta aprovado pela ANVISA, através da coleta de sangue capilar (gotas de sangue com pequeno orifício no dedo).

Imagine se fosse possível realizar exames laboratoriais e check-ups saúde no conforto de casa, na empresa ou na farmácia do bairro? E se você recebesse além dos resultados de exames, informações sobre doenças que você pode vir a desenvolver e um plano de cuidado de como evitá-las?  

É exatamente isso que a HEALTH ID proporciona. Uma jornada simples e agradável, com o objetivo de empoderar as pessoas para que passem a realizar o autocuidado e a autogestão orientada da saúde. E agora a melhor notícia: o mercado no Brasil ainda é um OCEANO AZUL. Com apenas 3 meses do novo modelo de negócios, conquistamos líderes de vários mercados.

Há grande interesse no produto por parte das operadoras de planos de saúde, que podem utilizar os testes no onboarding de novos usuários, auxiliando a prever e identificar problemas e resolvê-los antes de gerar custos maiores à seguradora no futuro. A carteira de clientes conta com o Grupo Notredame Intermédica, player que realizou aquisições recentes como o Centro Clínico Gaúcho, Clinipam e conta com mais de 6 milhões de clientes, além de ter realizado a fusão com a HAPVIDA, dobrando o número de clientes.

Outros grandes interessados são os laboratórios que podem utilizar os produtos para oferecer novos produtos a carteira empresarial e de operadoras de saúde – atualmente os laboratórios competem por centavos em exames feitos em grande volume e buscam inovações constantemente para melhorar sua margem de lucro.  Na carteira recente de clientes consta a maior rede de laboratórios como parceiro, o Laboratório Hermes Pardini, o qual vai ofertar o produto para a sua carteira de clientes empresariais.

Por último, as farmácias se tornaram grandes interessadas como forma de oferecer mais serviços e se tornar hubs de saúde. Diversas redes já oferecem consultórios clínicos e podem utilizar os produtos da Health ID para oferecer uma gama maior de testes disponíveis facilmente e rapidamente.  Na carteira de clientes constam a segunda maior rede do Brasil, Pague Menos, e a maior rede do Sul, Grupo Panvel.

Conquistamos também todas as licenças e registros regulatórios necessários: AFE ANVISA; KIT de Autocoleta (ANVISA); Dispositivos DBS (papel filtro na ANVISA); Registros para Laboratório Próprio no Techpark da Universidade Feevale; Registros nos Conselhos de Farmácia e Biomedicina. Soma-se a isso o time de empreendedores experientes e com sucessos anteriores, além de profissionais PHD (s) nas áreas laboratorial e médica.

Estamos dentro dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil: CUBO do Itaú (vertical Healthtech); OXIGÊNIO da Porto Seguro; Programa de Aceleração do GRUPO PANVEL; e estivemos por 2 anos na ERETZ, ambiente de inovação do Hospital Albert Einstein.

Chegou a hora de explorar esse oceano azul e melhorar a experiência do usuário em exames laboratoriais. Já comprovamos através da conquista de grandes clientes que o mercado existe e que o timing é perfeito. Contamos com vocês nessa jornada de transformação da saúde no Brasil.

 

DESTAQUES CAPTABLE

Produto
A Healh ID é a primeira Startup com o modelo de At Home Lab Tests do Brasil e a única empresa no país a possuir o registro de kit de Autocoleta no Brasil junto a ANVISA . A Startup utiliza a tecnologia de DBS (Dried Blood Spot) para autocoleta, além de tecnologia proprietária com mais de 20 algoritmos médicos para análise de predição e monitoramento de saúde, o que é uma barreira de entrada a competidores, bem como um diferencial para geração de uma importante base de dados.

Equipe
A equipe da Health ID é altamente complementar, todos sócios com track record empreendedor e experiência no segmento health. Além disso, ao lado dos empreendedores está uma Diretoria Médica que tem 50 anos de experiência em medicina preventiva.

Crescimento
Através de um modelo de negócio recorrente (SaaS), o faturamento da Health ID teve um crescimento expressivo de 50% entre 2020 e 2021 - aumentando de R$ 1.2MM para 1.8MM. A startup superou importantes desafios técnicos, conquistando grandes clientes que contribuíram para o aumento do volume de suas receitas recorrentes.

 

SOBRE A HEALTH ID

 

1. PROBLEMA

Múltiplas etapas, grande esforço e alto custo para cuidar preventivamente da saúde.

O Brasil é um dos países com a maior taxa de Doentes Crônicos no mundo e o principal motivo é pelo fato de as pessoas só cuidarem da saúde quando estão doentes. Não é hábito dos brasileiros cuidar da saúde de forma preventiva. Mas qual seria o motivo? A resposta que encontramos é o fato de existir múltiplas etapas, grande esforço e alto custo para cuidar preventivamente da saúde.

Para fazer um check-up saúde preventivo, por exemplo, é preciso ir ao médico, depois ao laboratório e ainda retornar ao médico. Com a tecnologia HEALTH ID e a nova experiência em exames laboratoriais, consolidamos a possibilidade de realizar check-up saúde em etapa única. E o melhor de tudo, essa etapa pode ser na sua casa, na empresa ou na farmácia do bairro. 

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

Como Funciona

Com uma jornada simples e agradável, viabilizamos a realização de exames laboratoriais e check-ups saúde em casa, na empresa ou em qualquer lugar: é prático, rápido e sem dor. O próprio usuário realiza a autocoleta capilar, com um pequeno orifício no dedo e a extração de 5 gotas de sangue.

Sim, você escolhe quando fazer o jejum. Você não precisa se deslocar para o médico ou para o laboratório. Basta seguir 4 passos em única etapa:

  1. O cliente recebe o kit em casa, na empresa ou retira na farmácia;
  2. O Cliente responde o questionário saúde digital e realiza a autocoleta;
  3. A amostra é enviada ao laboratório;
  4. O cliente acessa os resultados de forma 100% digital. 

E vamos muito além dos laboratórios tradicionais. Pelo fato de a nossa tecnologia possuir algoritmos médicos e inteligência artificial, conseguimos criar check-ups saúde específicos, de acordo com a necessidade dos clientes. Já criamos 4 check-ups e em breve lançaremos mais 2:

  • Check-up Saúde Preventiva;
  • Check-up Saúde Doenças Crônicas;
  • Check-up Saúde do Coração;
  • Check-up Saúde Longevidade Saudável;
  • Check-up Saúde Estresse e Qualidade do Sono (em produção);
  • Check-up Saúde Hipotireoidismo (em produção).

O modelo conhecido como At Home Lab Tests é sucesso nos Estados Unidos e Europa. Nos Estados a Startup Everlywell, fundada em 2015, recebeu 5 aportes totalizando mais de 500 milhões de dólares. O valuation atual é de 2,9 bilhões de dólares. Na Europa, a Startup Letsgetchecked, também fundada no ano de 2015, recebeu mais de 300 milhões de dólares em aportes. O valuation atual é de 1 bilhão de dólares. 

A Health ID nasceu em 2019, validou as tecnologias de Medicina Preditiva dentro das maiores operadoras de saúde do Brasil, evoluiu para o modelo de negócios At Home Lab Tests e agora está pronta para percorrer a mesma trajetória das startups que navegaram em oceanos azuis nos Estados Unidos e Europa.

Como monetiza

Iniciamos a nossa jornada pelo mercado B2B, devido a possibilidade de valores recorrentes, bem como a logística facilitada. Nossa monetização é simplificada e pautada em duas verbas recorrentes: 

  1. Valor mensal recorrente de licença para o uso da tecnologia SaaS Health ID, variando de acordo com o porte da empresa;
  2. Lotes de kits Check-up Saúde. O contrato mínimo é de 12 meses e a franquia mínima é de 100 kits por mês.

Atualmente estamos dentro de Operadoras de Saúde, as quais aplicam para fazer o Onboarding de novos clientes, quando do ingresso no plano; ou para screening de populações, pautados em ações preventivas ou assertividade na renovação. Também alcançamos as gôndolas de farmácias, estando em mais de 130 PDVs da rede Pague Menos e com a meta de alcançar mais de 500 unidades até o final do ano, devido a parceria firmada com o Grupo Panvel. Por fim, firmamos parceria com o Laboratório Hermes Pardini, para que o produto seja ofertado em sua carteira empresarial, a qual já conta com serviços como autotestes e vacinas.

 

3. MERCADO

Verticais de Negócios

Com o modelo At Home Lab Tests, existe uma infinidade de possibilidades. Todavia, para focar e pelo direcionamento do próprio mercado, optamos por focar em três grandes verticais, principalmente pelo fato de ter firmado contrato com líderes de cada segmento.

Operadoras de Saúde

No Brasil existem mais de 800 operadoras de saúde, totalizando mais de 47 milhões de beneficiários clientes (TAM).
E aqui vai uma excelente notícia. Conquistamos como cliente o Grupo Notredame Intermédica, operadora que conta com mais de 7 milhões de beneficiários, após as aquisições do Centro Clínico Gaúcho e Clinipam. E o melhor de tudo, a GNDI realizou a fusão com a Hapvida em 2022 e agora as duas operadoras somam quase 15 milhões de clientes beneficiários, ou seja, temos em mãos cerca de 25% do mercado com contrato assinado e pronto para escalar.

Redes de farmácias

No Brasil já existem mais de 9000 farmácias com consultórios clínicos (TAM), sendo notório o desejo das farmácias em se tornar cada vez mais HUB (s) de Saúde.

E aqui vai mais uma excelente notícia. Assinamos contrato com a rede de farmácias Pague Menos, a qual consta com mais de 900 lojas com consultórios clínicos. Em abril de 2022 entramos no programa de aceleração do Grupo Panvel, o qual conta com mais de 200 farmácias com consultórios clínicos.

Já estamos em 130 farmácias da Pague Menos e o objetivo é estar mais de 500 farmácias das duas redes até o final de 2022.

Laboratórios

O grande desafio das redes de laboratórios é gerar diferenciais para os clientes finais e para os clientes corporativos: empresas e operadoras de saúde.

E esse foi o principal motivo que o grupo Hermes Pardini viu na Health ID a possibilidade de oferecer diferenciais para os clientes corporativos, através do kits de Check-up saúde. A parceria foi firmada em abril de 2022 e o produto será ofertado a partir de junho à carteira corporativa. 

Concorrência

No Brasil estamos diante de um oceano azul, quando falamos do modelo de negócios At Home Lab Tests. Todavia, existem novos laboratórios que proporcionam uma experiência do usuário mais leve para o cliente, bem como testes genéticos (saliva e bem caro) onde o cliente pode fazer a autocoleta em casa

Diferenciais HEALTH ID

  • Tecnologia proprietária e validada

As tecnologias Health ID tiveram os algoritmos médicos dentro das maiores Operadoras de Saúde do Brasil. Foram mais de 1,5 milhões de vidas estratificadas, tracionando as predições de doenças e riscos atrelados à saúde.

  • Metodologia proprietária para sangue seco e laboratório próprio

O grande diferencial para as startups que atuam no modelo At Home Lab Tests é a validação de exames (Colesterol, Glicemia, Testosterona, PSA e etc) com o sangue seco. Trata-se de metodologia diferente dos laboratórios tradicionais, os quais utilizam o sangue líquido intravenoso. 

Para cada validação, precisamos (i) pegar uma população específica, (ii) realizar a coleta intravenosa e capilar, (iii) comparar os resultados, (iv) e publicar um paper mostrando a viabilidade da análise com sangue seco. Realizamos as validações em nosso próprio laboratório, sendo o primeiro 100% focado em sangue seco e se encontra no Techpark da Universidade Feevale.

As Startups Everlywell e Letsgetchecked já possuem mais de 80 exames validados. A Health ID possui 10 exames validados até o momento. E tudo graças aos nossos Doutores Rafael Linden e Marielle Charão, sócios da Health ID e autoridades em papel filtro (DBS) no Brasil. Mas o importante é que a metodologia é da Health ID e consiste em um dos nossos grandes diferenciais.

  • Licenças AFE ANVISA

Percorremos uma longa jornada regulatória, conquistando as licenças AFE Importador e Distribuidor de produtos saúde e correlatos perante a ANVISA. Estas licenças permitem a distribuição dos produtos em todo o território nacional.

  • Registros de Produtos na ANVISA

Além das licenças para funcionamento, também foi preciso importar os principais dispositivos para autocoleta (DBS - Dried Blood Spot) e registrar na ANVISA. Além disso, estruturamos o primeiro kit de Autocoleta no Brasil e registramos perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

  • Dispositivo DBS PRÓPRIO

Após importar os principais papéis filtros (DBS), iniciamos o desenvolvimento de dispositivo próprio, o qual foi finalizado em março de 2022. Com o aporte, iniciaremos a produção em maior escala, aumentando a margem do produto.

 

4. A EMPRESA

A HEALTH ID nasceu do processo de spin-off da ExperMed Perícias Médicas, maior empresa de Perícias Médicas no Brasil. 

A história

A Health ID nasceu do processo de spin-off da ExperMed Perícias Médicas, maior empresa de Perícias Médicas no Brasil. A ExperMed revolucionou o mercado ao estruturar uma equipe administrativa que cuida de toda a logística do ato pericial, deixando para o médico apenas a perícia propriamente dita.

O principal instrumento que viabilizou esse modelo de negócio inovador foram as tecnologias que proporcionam ao médico fazer o Laudo Pericial em tempo real e com apenas alguns “clics” no celular, tablet ou computador. Com o passar do tempo e a penetração nas maiores seguradoras e operadoras de saúde do Brasil, ficou claro que as tecnologias operacionais da ExperMed poderiam virar produtos, se tornando uma nova fonte de receita.

A Health ID nasceu com DNA médico, inovador e tecnológico, além de ótimo relacionamento com o mercado de Seguros e Saúde. Nossas tecnologias sempre tiveram como core business a Medicina dos 5P (s): Preditiva, Preventiva, Personalizada, Proativa e Parceira.

A primeira geração das tecnologias consistiu em questionários com perguntas sobre hábitos de vida, histórico saúde e histórico familiar. Utilizamos algoritmos médicos como Fórmula Boult, Framinghan, Beck, AGA, AGC, entre outros, além de aplicar inteligência artificial. Foram estratificadas mais de 1,5 milhões de vidas para tracionar e validar os algoritmos.

Com a primeira geração do produto conquistamos mais clientes como a Unimed Grupo Notredame Intermédica (GNDI), Unimed VTRP, Porto Seguro e Appai, consolidando o potencial das tecnologias preditivas Health ID. Apesar do crescimento de faturamento e clientes, sabíamos da necessidade de evoluir o produto para a segunda geração, fortalecendo os dados sobre a saúde do paciente e tendo maior assertividade nas predições.

Após quase 1 ano de pesquisa no Brasil e no mundo, concluímos que os exames laboratoriais eram as informações mais valiosas para potencializar as predições. Somou-se a isso o crescimento avassalador do modelo At Home Lab Tests nos Estados Unidos e Europa, o que deixou claro que a autocoleta é o futuro também no Brasil e América Latina.

Após 20 meses de projeto, lançamos a segunda geração do produto, composto de tecnologia SaaS com questionário médico e exames laboratoriais através de Autocoleta (At Home Lab Tests). Foram quase 2 anos para estruturar o laboratório próprio especializado em análises com sangue seco; buscar profissionais especializados em diversas áreas; obter as licenças para fabricar, importar e distribuir produtos de saúde junto a ANVISA.

Em 2022 a Health ID se tornou uma plataforma de saúde preventiva e conquistou novos clientes como Farmácias Pague Menos, Laboratório Hermes Pardini, além de ingressar no programa de aceleração do Grupo Panvel.

Linha do tempo

2013:

  • Fundação da ExperMed Perícias Médicas.

2018:

  • ExperMed alcançou o posto de maior empresa do segmento no Brasil.

2019: 

  • Nasce a Health ID do processo de spin-off da ExperMed;
  • Conquistamos o primeiro cliente: Grupo Notredame Intermédica;
  • Ingressamos como membros do CUBO, maior ecossistema no Brasil.

2020: 

  • Ingressamos na ERETZ, ecossistema de Startups do Hospital Albert Einstein;
  • Conquistamos a Unimed VTRP como cliente;
  • Aumentamos para quatro o número de tecnologias preditivas na GNDI.

2021:

  • Ingressamos no Oxigênio, ecossistema de Startups da Porto Seguro;
  • Conquistamos a Porto Seguro como cliente;
  • Finalizamos as licenças AFE ANVISA;
  • Realizamos o registro do DBS e KIT de Autocoleta perante a ANVISA;
  • Finalizamos o laboratório 100% especializado em sangue seco;
  • Realizamos o Vesting dos colaboradores imprescindíveis;
  • Lançamos para testes os primeiros kits de Check-ups.

2022:

  • Conquistamos a Pague Menos como cliente;
  • Conquistamos o Hermes Pardini como cliente;
  • Ingressamos no programa de aceleração do Grupo Panvel;
  • Finalizamos o dispositivo DBS próprio;
  • Iniciamos o processo de captação.

Resultados

2020: 1.100.000,00 de faturamento

2021: 1.800.000,00 de faturamento

  • Maior operadora de saúde com quase 15 milhões de vidas (fusão HAPVIDA);
  • Redes de farmácias (Pague Menos e Grupo Panvel com cerca de 1200 farmácias com consultórios clínicos para realizar check-ups;
  • Maior laboratório de apoio do Brasil (Hermes Pardini) com mais de 1000 empresas no portfólio corporativo empresarial.

Investidores

A Health ID teve investimento em 2019 para iniciar e tracionar a tecnologia, tendo como investidores dois executivos estratégicos, sendo um do mercado de M&A (Anderson Calado - Vice President Investment Banking no Santander) e outro do mercado financeiro (Gustavo Pires - Partner Asset Management Services na XP).

Estratégias de crescimento

Com clientes líderes de mercado em cada vertical de negócios, a primeira estratégia de crescimento é trabalhar as possibilidades de crescimento nas vendas destes players. 

No mercado de Farmácias, por exemplo, criar materiais que chamem a atenção dos milhares de clientes diários, bem como promover treinamentos constantes para a equipe de consultórios clínicos.

No mercado de Laboratórios, produzir materiais digitais e capacitar os mais de 100 vendedores do Hermes Pardini, para que sejam assertivos nas vendas para as mais de 1000 empresas clientes, além dos milhares de laboratórios parceiros.

No mercado de Operadoras de Saúde, realizar POCs com as mais diversas áreas dos clientes ativos e fortalecer o quanto a inteligência de dados disponível para os profissionais de saúde tomadores de decisão pode reduzir a sinistralidade.

Em paralelo a esse trabalho com clientes ativos, vamos fortalecer as esteiras comerciais em cada vertical de negócio. Passaremos a investir mais em inbound marketing através da apresentação de cases e resultados reais, visando leads qualificados em maior escala. Já possuímos equipe comercial qualificada e consultiva em cada vertical de negócios, ou seja, a estratégia outbound já está pronta para gerar escalabilidade.

Visão

Temos a convicção de que o nosso produto pode transformar a maneira como as pessoas cuidam da saúde, através de uma jornada simples e agradável. 

Já vimos isso em outros mercados. A XP e a Warren transformaram o fato de investir o dinheiro em uma jornada simples, didática e atrativa. O mesmo ocorreu com o Nubank, com a Gympass, com a MadeiraMadeira, e Nuvemshop.

Todos esses players desburocratizaram mercados tradicionais através de jornadas simples, didáticas e atrativas ao consumidor final. Ninguém inventou a roda, mas tão somente pensou em como tornar algo chato em agradável e prático.

O que a Health ID está fazendo é apenas possibilitar que as pessoas passem a cuidar da saúde de forma mais simples, rápida e agradável. As pessoas não deixam de cuidar da saúde por displicência, mas sim por falta de tempo e incentivos para que tenham isso como rotina na sua vida. 

 

5. PLANO DE EXPANSÃO

Foco e estratégia

  • Farmácias: vamos atuar em 5 farmácias estratégicas e realizar mockups com campanhas: totem, banner, vouchers com influencers e etc, para testar qual será o modelo de maior sucesso de vendas. Após entender como gerar mais vendas, vamos replicar para as mais de 130 farmácias onde já estamos e nas mais de 500 que vamos expandir em 2022;
  • Laboratórios: vamos enviar o head comercial da vertical de laboratórios para acompanhar algumas tentativas de vendas. A ideia é entender em detalhes as dores e necessidades de grandes e médias empresas para produzir materiais assertivos e que irão gerar mais vendas. Existem possibilidades na estratégia de saúde ocupacional, benefícios para colaboradores visando a redução de absenteísmo e afastamentos ou mesmo para a realização de exames periódicos;
  • Operadoras de Saúde: vamos ofertar POCs gratuitas na GNDI e Porto Seguro, realizando screening populacional em empresas que estejam ingressando no plano de saúde ou que estejam em fase de renovação do plano e de negociação do percentual de reajuste. A ideia é demonstrar o quanto a Operadora terá de dados para conectar em programas preventivos (quando da venda do plano) ou para negociar de maneira mais assertiva o percentual de reajuste (quando da renovação). A Health ID vai transformar a Saúde Suplementar através de dados inteligentes para a tomada de decisão. Nosso desafio é apenas mostrar isso com clareza.

Plano de investimentos futuros

Expandir o número de marcadores validados. Atualmente temos 10. Até o final de 2022 queremos chegar em 20 e até o final de 23 em 40. Aumentar o número de check-ups saúde disponíveis para as verticais de negócios. Estender a parceria com o Hermes Pardini, utilizando os seus laboratórios como apoio para as análises com sangue seco, facilitando a logística e aumentando a capacidade de análises diárias. Investir no nosso laboratório, utilizando-o para os estudos de validação de novos marcadores.

 

Equipe

Anderson Cardoso

CIO

Advogado, formado pela Uniritter e Pós-graduado em Direito Civil pela Uniritter. Mais de 5 anos de experiências em Healthtechs no Brasil.

Daniel Becker

CTO

Engenheiro deSoftware com mais de 15 anos de experiências em grandes empresas de tecnologia como ADP.

Henrique Rosito

Diretor Médico

Médico formado pela Faculdade de Medicina da UFRGS. Mais de 50 anos com expertise em medicina preventiva, perícias e algoritmos médicos.

Eduardo Della Giustina

CEO

Advogado formado pela PUC do Rio Grande do Sul; Pós-graduado em Processo Civil pela LFG, Direito dos Seguros pela Faculdade do MP e MBA pela LFG; Membro do Conselho na ExperMed; Empreendedor ScaleUp Endeavor.

Mariele Charão

CLOO

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS; Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale.

Rafael Linden

CSO

Graduação em Farmácia pela UFRGS e em Biomedicina pela Universidade Feevale; Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS; Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela PUC do Rio Grande do Sul; Professor e Pesquisador na Universidade Feevale.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.