Zenit
Healthtech

O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo de venda para empresas (B2B), com contratos fechados com a rede Accor e o Banco do Brasil. Nos últimos 12 meses, o número de assinantes cresceu 106% e, em 2022, faturou R$ 6 milhões. Através de um diagnóstico online, desenvolve estratégias baseadas nas características e necessidades individuais de cada usuário. Tudo na tela do celular, sem aparelhos e dedicando menos de 30 minutos por dia. Nenhum player nacional atingiu - ainda - a marca de 1 milhão de assinantes no segmento. Nos EUA, diversas healthtechs já ultrapassaram a marca de 10 milhões de usuários, e a tendência é que o mercado brasileiro siga a mesma rota.

Projeto atualizado em: 18/09/2023 17:25
Resumo

Resumo da Empresa

A rodada do Zenit na Captable conta com o coinvestimento do multifamily office Oikos e da Spalla Partners.

ATUALIZAÇÃO [10/08]:

O Zenit conquistou um novo investidor relevante: a Spalla Partners. A Spalla é composta por ex-executivos que atuaram por mais de 30 anos no Grupo RBS, um gigante de mídia do Rio Grande do Sul.

A trajetória dos executivos no conglomerado e a atuação da Spalla no meio empresarial, como consultoria, abrem novos caminhos para o Zenit crescer ainda mais.
 

ATUALIZAÇÃO [27/07]:

Dois novos contratos fechados recentemente serão responsáveis por acelerar a escalada do Zenit.

A Azos, uma das seguradoras que mais cresce no país, e o Caju Benefícios, cartão de benefícios corporativos com mais de 600 mil usuários, são os mais novos parceiros do Zenit.

Ambos são novos e potentes canais de aquisição de novos usuários.

 

Criar um app de treinos para aficcionados por exercícios é fácil. Há inúmeros exemplos de empresas e startups que focam nesse público. E é justamente aí que está o problema: o mundo fitness ainda vê o sedentarismo e a obesidade apenas como uma questão de estética.

A saúde integral passa longe da prioridade da maioria das pessoas. Dificilmente alguém une todas as facetas da saúde preventiva: academias, nutricionistas, psicólogos… é um luxo reservado aos atletas profissionais.

Foi visando atender quem nunca foi prioridade, a população sedentária, que o Zenit conquistou 40 mil assinantes em um app que quer unir tudo isso, sem criar um ambiente destinado aos amantes de atividades físicas e sim para novos adeptos à cultura de bem-estar.

 

Somos um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. Através de um diagnóstico online, desenvolvemos estratégias de treinos, yoga, meditação e alimentação personalizadas, baseadas nas características e necessidades individuais de cada usuário. Aliás, não chamamos de usuários, mas de alunos. Já que a mudança do estilo de vida é um aprendizado, uma jornada de conscientização e autoconhecimento.

A jornada do usuário é acompanhada por uma equipe de educadores físicos e nutricionistas, que tiram dúvidas, dão orientações sobre treinos e dietas, além de fazerem ajustes no planejamento criado pelo app, sempre que o usuário achar necessário alguma alteração. E opções é o que não faltam: são dezenas de modalidades e centenas de treinos diferentes, com novos programas adicionados todos os meses, desde os mais abragentes até os hiper-específicos.

O modelo de operação é híbrido. Temos sólida participação de mercado no B2C, na qual já ultrapassamos a marca de 40 mil assinantes ativos. A experiência no B2B é mais recente, mas não menos promissora, através da qual estamos abrindo novas frentes com companhias que buscam aumentar os índices de felicidade e a produtividade de seus colaboradores através da promoção da qualidade de vida. 

O mercado wellness está em franco crescimento no Brasil, com CAGR previsto de 10,8%aa. Nos Estados Unidos, startups do segmento chegam a ter dezenas de milhões de assinantes. Por aqui, apesar dos mais de 120 milhões de internautas, nenhum player conseguiu romper a barreira de 1 milhão de usuários. Estamos diante de um cenário de amadurecimento do mercado nacional, com um claro movimento de consolidação dos players mais relevantes. Nós já estamos e vamos continuar posicionados na crista dessa onda, uma vez que a pulverização de produtores no Instagram deve ir minguando à medida em que os algoritmos vão inviabilizando contas menos expressivas. 

No B2B o timing de mercado é ainda mais crucial. Os gastos em saúde explodiram e já são a terceira rubrica mais importante nos DREs das empresas. Produtos que aumentem o bem-estar, melhorem a saúde e qualidade de vida dos colaboradores são vistos cada vez mais como um investimento. Mas o mercado convencional carece de boas alternativas, pois nenhuma delas resolve o problema central: melhorar a saúde dos colaboradores e diminuir os gastos em saúde das empresas. Dessa maneira, soluções 100% digitais como o Zenit devem abocanhar uma fatia enorme do mercado nos próximos anos e é esse movimento que queremos encabeçar.

 

DESTAQUES CAPTABLE

Mercado
O mercado de digital health no Brasil movimentou mais de R$14,5 bilhões em 2022, tendo uma projeção de crescimento de 10,8% ao ano até 2027 (podendo alcançar o patamar de R$24,5bi). Atualmente, segundo o IBGE, mais de 80% da população brasileira é sedentária ou possui algum transtorno psicológico. O Zenit nasceu entendendo que a proposta de solução para estas dores não está no fitness, mas sim no wellness – práticas de saúde integral que englobam não apenas a saúde física, mas também a alimentação e a saúde mental, atendendo mais usuários e resolvendo dores mais diversas, com um potencial de engajamento maior que o proporcionado pelo fitness.

Diferenciais
Atualmente, o Zenit é a plataforma de saúde integral focada no wellness mais completa do mercado brasileiro. Integra soluções de hard e soft fitness, dieta e nutrição, saúde mental, masterclasses, puerpério, terceira idade, soluções B2B (benefício e planos de saúde) e hiper personalização dos programas. Seguindo essa proposta de valor holística, o Zenit busca a consolidação do eixo B2C, enquanto começa a demonstrar tração no desenvolvimento e expansão do eixo B2B (já conta com parceiros de peso como Accor, Banco do Brasil, Holiste, Ibis Budget e Minu).

Crescimento
O Zenit encerrou 2022 com faturamento de R$ 6 milhões, ultrapassando a marca de 40.000 usuários pagantes na plataforma – um aumento de 106% do número de assinantes em 12 meses. No primeiro trimestre de 2023, já conquistou números importantes: 86% de margem de contribuição acumulada e crescimento de 127% no faturamento B2B (em comparação com o primeiro trimestre de 2022).

Pitch completo da empresa

1. PROBLEMA

O mundo fitness ainda enxerga a obesidade como uma questão de estética

As academias, e a maior parte dos concorrentes do Zenit, ainda abordam o cuidado com o corpo como uma questão de beleza. E não há nenhum problema em querer se sentir bem na frente do espelho. O problema é resumir um dos mais importante indicadores de saúde a uma mera vaidade. Nós pensamos diferente. A obesidade é fator de risco para praticamente todas as doenças e tem impacto determinante na qualidade de vida e longevidade. Perda de peso é questão de saúde.

80% da população é sedentária ou tem algum transtorno psicológico

Estudos da Agência Brasil e da Agência Nacional de Medicina do Trabalho apontam que a imensa maioria dos brasileiros convivem com o sedentarismo ou transtornos psicológicos. Ou com ambos! O Zenit oferece uma alternativa prática, eficiente e acessível para combater esses dois problemas ao mesmo tempo, equilibrando corpo e mente para um dia a dia com mais bem-estar e saúde.

Hospitais e farmácias tratam doenças, não tratam saúde

Em geral, as pessoas só pensam na saúde quando ela acaba. Essa é uma questão cultural. Mas a verdade é que o melhor tratamento para todas as doenças é a prevenção. Hábitos saudáveis, alimentação menos industrializada, atividade física, meditação e sono de qualidade fazem muito mais pela sua saúde do que qualquer medicação. E sem efeitos colaterais ou contraindicações.

As pessoas não têm tempo, dinheiro e nem vontade de ir a academia

Segundo um estudo da Unicamp (2021), a falta de tempo é o motivo pelo qual 40,7% dos homens não frequentam academia. Para 45,7% das mulheres o principal fator é o desconforto com o ambiente das academias, muitas vezes tóxico. Em ambos os grupos, a falta de dinheiro vem logo em seguida. O Zenit veio para democratizar essa relação, não apenas na questão financeira, mas também na disponibilidade de tempo e no conforto de poder treinar em casa.

Saúde mental ainda é um tabu

O Brasil é o 2° colocado no ranking do stress e tem o maior número de pessoas ansiosas no planeta, segundo a OMS. Outro estudo publicado pela Global Health Service Monitor mostra que a preocupação com a saúde mental quase triplicou entre os brasileiros nos últimos 4 anos. Mesmo assim, o assunto segue sendo pouco discutido nos ambientes familiares e profissionais, e muita gente se sente constrangida em buscar ajuda. O Zenit possibilita aos usuários darem o primeiro passo, tratando o problema no dia a dia, com práticas de yoga para ansiedade, meditações guiadas com foco em qualidade do sono, grupos de apoio e muito mais.

Ninguém oferece uma solução de saúde integral

Para cuidar do corpo existem as academias. Para a alimentação, nutricionistas. Para tratar a ansiedade, psicólogos. Para prevenir doenças, exames médicos. Mas para tratar a saúde como um todo não existe uma alternativa única. Ou até pode existir, mas pouquíssimas pessoas têm o tempo e o dinheiro necessários para reunir a sua própria equipe de especialistas. Só atletas de ponta têm acesso a isso. O Zenit veio para quebrar esse paradigma, usando a tecnologia para oferecer uma solução integral de saúde sob medida para cada usuário e ao alcance de todos.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

Como funciona

 

O Zenit é uma healthtech que oferece práticas online e estratégias individualizadas para a construção de um estilo de vida saudável, dentro da realidade de cada aluno.

Ao entrar na plataforma, o aluno responde um breve quiz que mapeia aspectos físicos, emocionais, hábitos alimentares, rotina de sono, interesses e objetivos. O sistema então cruza as informações individuais do aluno com as vídeo-aulas disponíveis na plataforma, criando um planejamento de treinos específico para cada usuário. A agenda fica salva no app, nos dias estabelecidos pelo próprio aluno, que pode acompanhar o cronograma a qualquer momento e praticar o treino do dia quando quiser. As aulas vão desde meditações guiadas de 1 minuto até treinos de alta intensidade ou práticas de yoga de 30 minutos. 

O modelo de operação é híbrido. Temos sólida participação de mercado no B2C, na qual já ultrapassamos a marca de 40 mil assinantes ativos, centramos nossas estratégias de aquisição em venda direta de programa - notadamente o Xtreme21, uma das mais reconhecidas marcas de calistenia online do Brasil, e no Quiz Zenit, que parte do diagnóstico pisco-coroporal do prospect para traçar o seu plano ideal, baseado nas suas características físicas e psicológicas. Uma metodologia 100% desenvolvida pelo Zenit, a partir do cruzamento de estudos científicos, dados de alunos e referências internacionais.

A experiência no B2B é mais recente, mas não menos promissora. Depois de projetos bem sucedidos com a rede de hotéis Ibis Budget, do grupo Accor, no qual criamos uma série de treinos para serem praticados no quarto e na escada de incêndio do hotel, levando uma alternativa de atividade física para hóspedes de hotéis sem academia. Agora, com o lançamento da divisão Zenit Empresas, estamos abrindo novas frentes com companhias que buscam aumentar os índices de felicidade e a produtividade de seus colaboradores através da promoção da qualidade de vida. Neste modelo, além dos planos individualizados para cada profissional, são criadas microcomunidades de acompanhamento para motivar e engajar os times na busca pela melhoria da saúde física e mental, o que reduz o percentual de faltas e aumenta o desempenho no trabalho.

A jornada do usuário é 100% acompanhada por uma equipe de profissionais da saúde, formada por educadores físicos e nutricionistas, que tiram dúvidas, dão orientações sobre treinos e dieta, além de fazerem o ajuste fino do planejamento criado pelo app, sempre que o usuário achar necessário alguma alteração. E opções é que não faltam. São dezenas de modalidades e centenas de treinos diferentes, como novos programas adicionados todos os meses. Desde os mais abrangentes, como os treinos de emagrecimento, até os hiper-específicos, como as práticas de yoga para gestantes e recuperação pós-parto. 

Aliás, esse é um dos grandes diferenciais do Zenit: a experiência do usuário se transforma junto com o aluno. Na medida em que seu corpo evolui, novas agendas de treinos são criadas para acompanhar a jornada única de cada um.

Como monetiza

O modelo de aquisição no B2C é via assinatura anual, que pode ter origem na venda direta de programas ou de quiz, ambas impulsionadas por campanhas nas mídias sociais. A experiência no B2B é mais recente, mas muito relevante. Neste formato, a assinatura é oferecida aos colaboradores como um benefício da empresa, com um deságio de até 90%. A oferta é negociada caso a caso, podendo a assinatura ser totalmente custeada pelo usuário, em co-participação ou financiada pela empresa contratante. 

Tanto no B2C quanto no B2B, a assinatura da plataforma é apenas a porta de entrada para um ecossistema de produtos e serviços do Zenit. A partir do momento da compra, o usuário ingressa em um funil vendas de upsell, dividida por faixas de valores e finalidades específicas:

  • Atendimento prioritário: por R$ 1 a mais na mensalidade, o aluno tem prioridade no atendimento dos educadores físicos e nutricionistas no Whatsapp;
  • e-Books: são diversos, desde receitas pré e pós-treino, alimentação vegana e guia de alongamentos;
  • MeuMenu: cardápio personalizado, com opções para cada refeição do dia, desenvolvido por uma nutricionista a partir das informações individuais do aluno. Acompanhamento via Whatsapp diretamente com a profissional;
  • MeuNutri: versão ainda mais individualizada, com tudo que o MeuMenu oferece e ainda consultas periódicas com a nutricionista por videoconferência online;
  • MeuPersonal: um personal trainer de verdade na tela do celular. Com MeuPersonal, o aluno recebe a orientação individualizada de um profissional de educação física, que vai potencializar ao máximo o resultado das suas práticas. Analisando caso a caso, o treinador pode criar treinos exclusivos para cada usuário;
  • Mentoria Zenit: produto premium de emagrecimento, em fase de beta-test. Uma equipe de profissionais composta por médico, nutricionista, personal trainer e coach comportamental acompanha e orienta toda a jornada de perda de peso do aluno, cruzando informações de maneira integrada.

Esta esteira de produtos utiliza a base de dados colhidos dos alunos através do quiz para identificar os perfis-alvo de cada opção, partindo de um custo adicional de apenas R$ 1 por mês para até R$ 3.000 por ano. A estratégia tem potencial de alavancar o LTV em mais de 2.000%, com um esforço extremamente focado e com alto índice de aderência.

 

3. MERCADO

Mercado Global de Digital Health

O mercado digital de saúde e bem-estar, embora recente, já é imenso e está em plena fase de crescimento no mundo todo. Em 2022, o segmento ultrapassou a marca dos 145 bilhões de dólares (TAM) na esfera global, dando margem ao surgimento de unicórnios em diversos países, sobretudo nos EUA. 

Setor cresce 10,8% a.a. no Brasil

No Brasil não é diferente. Em 2022, o Digital Health bateu R$ 14.6 bilhões em valor de mercado (SAM). Número bastante robusto, mas que ainda é apenas uma fração do potencial estimado, que deve crescer 10,8%a.a até 2027 (CAGR 22-27). Somos o quarto país do mundo com o maior número de smartphones, com mais aparelhos ativos do que habitantes. Segundo relatório State Of Mobile 2021, somente EUA e Índia estão à frente do Brasil em total de downloads de apps. E, mesmo não estando entre os países em que os governos mais investem em saúde, mais de 9,6% do PIB brasileiro é gasto com o tratamento de doenças - sendo quase 2 terços desse montante arcado exclusivamente por pessoas físicas e iniciativa privada. 

Fatia de mercado ao alcance do Zenit

Dentro desta análise de mercado e levando em consideração os atuais players concorrentes - entre os quais nenhum faz uma entrega tão completa e direcionado à saúde como um todo -, acreditamos ter a capacidade real e concreta de abocanhar 10% de participação. Isso nos leva a mais de R$ 1.4 bilhão de share (SOM).

Concorrentes

  • Queima Diária: plataforma de treinos online com abordagem fitness clássica, foco em emagrecimento e na busca pelo padrão estético. Público prioritariamente feminino. Sem personalização de programas nem suporte nutricional;
  • Gympass: oferece acesso a academias no mundo todo através de uma assinatura única. Apesar do modelo diferenciado, a entrega final é convencional: envolve deslocamento, disputa por aparelhos em academias lotadas e horários de funcionamento que nem sempre atendem à disponibilidade do usuário.

Benchmark

  • Noom: unicórnio norte-americano com mais de 45 milhões de usuários. Focado em emagrecimento com base numa abordagem de psicologia e mudança de hábitos. Maior expoente internacional do modelo de aquisição via quiz;
  • Freeletics: app alemão de treinos número 1 na europa, presente em 160 países, com mais de 46 milhões de usuários. Aborda exercício e nutrição, com planos personalizados. Não oferece práticas de saúde mental e a maior parte dos conteúdos está disponível apenas em inglês;
  • Alo Moves: plataforma online de yoga, meditação e soft fitness, com foco em saúde mental e bem-estar. Forte apelo de branding, com linha de roupas e acessórios e lojas próprias nas principais cidades americanas.

 

4. A EMPRESA

O Zenit é uma plataforma de saúde e bem-estar 100% digital, focada na transformação do estilo de vida a partir de uma estratégia personalizada de práticas e novos hábitos.

A história

A história do Zenit começa muito antes do seu lançamento, lá em 2009, quando o nosso CEO Leonardo Rocha era um dos primeiros funcionários da XP Investimentos. Ele resolve sair da XP quando percebe que o modelo de remuneração dos assessores estava em conflito direto com os interesses dos clientes. Em 2012, começa a trabalhar com marketing digital e se torna um dos pioneiros da educação financeira online no Brasil. No ano seguinte junta-se a Mateus Freitas, cofounder e atual CMO do Zenit, e passam a desenvolver diversos projetos digitais, todos com muito sucesso.

Entre 2014 e 2015 foi a vez de Fernando Teitelbaum, terceiro cofounder e atual COO, se juntar ao grupo. O trio então começa a consolidar a ideia de um projeto para o mercado de saúde e fitness.

Assim foram criadas as 3 marcas que são o embrião do Zenit: a Autoridade Fitness, canal sobre alimentação e vulgarização científica; o Xtreme21, primeiro programa de calistenia online do Brasil, e o Prána Yoga, programa de yoga e meditação em casa. Em fevereiro de 2016, veio a primeira surpresa. Um dos vídeos postados na recém criada página da Autoridade Fitness no Facebook viralizou com mais de 250 mil compartilhamentos, atingindo mais de 10 milhões de pessoas em menos de três dias. Esse foi o ponto de virada para uma aposta ainda mais ousada: a construção de marcas capazes de conscientizar e mudar o comportamento das pessoas. Rapidamente, nossos conteúdos passaram a atingir milhões de usuários no Facebook e no YouTube. Hoje, as 3 marcas somam mais de 8 milhões de seguidores nas redes sociais.

Em 2017, reunimos todo o material criado até então e todo o material que construiríamos dali para frente em uma única plataforma. Nascia ali o Espaço Autoridade Fitness, um membership capaz de entregar  uma solução personalizada de treino, alimentação, yoga e meditação.

Seguimos em crescimento bootstrapped e com uma produção intensa de conteúdos nas redes sociais, quando notamos uma mudança no mercado internacional: as maiores startups do mundo estavam saindo do paradigma Fitness e entrando com tudo no segmento Wellness, voltado para a saúde e qualidade de vida. Para entrar nesse mercado, precisávamos expandir e diversificar o portfólio de produtos para oferecer uma solução completa na jornada de bem-estar dos clientes. Além disso, precisávamos fazer um rebranding total, criando uma marca que pudesse englobar todos os novos produtos e que tivesse o culto à saúde, e não ao corpo, em seu DNA. Assim, o Zenit começava a tomar forma.

A grande ambição do projeto somada ao movimento de consolidação do mercado wellness brasileiro nos fez, pela primeira vez em nossa história, buscar parceiros para seguir a nossa jornada de expansão.  No início de 2021, começamos a trabalhar com mentores visando uma captação financeira para ampliar o portfólio de produtos e fazer os investimentos necessários para lançar o aplicativo Zenit.

Em menos de um ano e meio, mais do que dobramos o portfólio de produtos. Adicionamos modalidades diferenciadas, como luta funcional, pilates, abdominal hipopressivo, treinos para terceira idade e programas específicos para o pré e pós-parto. Em maio de 2022, concluímos a primeira rodada de captação e lançamos a marca Zenit e o novo aplicativo em setembro do mesmo ano, fazendo a transição de toda a base de usuários. 

Com produto consolidado e 40 mil assinantes apenas no B2C, além de contratos fechados com a rede Accor e o Banco do Brasil, nosso objetivo agora é expandir o crescimento a partir de uma estratégia de PLG de mídia somado a um go-to-market no B2B, canal de aquisição no qual já estamos fechando mais contratos e que pode escalar a base de assinante rapidamente.

Resultados

Equipe

Investidores

Nos primeiros 6 anos de história da empresa, seguimos uma trajetória 100% bootstrap, crescendo a partir dos nossos próprios resultados. Em 2022, às vésperas do lançamento da marca Zenit e do novo app, realizamos nossa primeira rodada de seed, dobrando nossa base de assinante para em torno de 40 mil pessoas nos meses seguintes. Agora, o objetivo é fazer uma extensão do Seed com a Captable via equity crowdfunding.

Estratégias de crescimento

Temos um produto validado e consolidado, que entrega uma adesão muito acima do mercado, gera resultados reais e muda a vida das pessoas. Dessa maneira, entendemos que nosso principal desafio é de growth: como crescer nossa base de usuários ativos? Para isso, enxergamos duas principais avenidas de crescimento, uma de B2C e outra de B2B:

  • B2C

Temos mais de 10 anos de know how em marketing digital, 7 deles trabalhando exclusivamente no mercado fitness. Nossas páginas somam mais de 8 milhões de seguidores. Toda a nossa trajetória é embasada na competência de execução no marketing digital e no pioneirismo. Para este novo salto de crescimento, a estratégia é capitalizar essa base de assinantes e seguidores, aproveitando a nossa expertise para explorar meios de aquisição ainda pouco experimentados aqui no Brasil, mas já consagrados pelas maiores startups Americanas.

  • B2B

Como a maior parte do budget de saúde no mercado brasileiro está nas mãos das empresas e não das pessoas físicas, acreditamos que o Zenit tem um potencial enorme como benefício corporativo para colaboradores. O plano é montar uma máquina de vendas B2B e entrar nas corporações com plano específico para atender a população sedentária ou emocionalmente fragilizada. Coisas que as soluções atuais do mercado, como o gympass, não conseguem fazer. Nosso principal diferencial competitivo, além da abrangência e da personalização dos planos, é que temos uma taxa de adesão muito acima da concorrência e por ser um programa 100% digital conseguimos precificar muito abaixo do mercado. É a solução clássica de uma startup: melhor, mais rápido e mais barato.

Essas duas estratégias de aquisição de clientes devem aumentar muito a nossa base de assinantes ativos. O próximo desafio, então, será aumentar o ticket médio de cada aluno dentro da nossa plataforma. Para isso, já temos testes com diversos produtos de upsell com ticket mais alto, convertendo até 30% dentro da plataforma. Em dois anos, a meta é mais do que dobrar o LTV médio do assinante com a expansão do portfólio de produtos e serviços.

Visão

Transformar a vida das pessoas para que tenham um dia a dia mais saudável, ativo e feliz. Este é o DNA do Zenit. Viemos para democratizar o acesso ao bem-estar. Levar o exercício para quem sempre foi sedentário, a paz interior para quem nunca pisou num tapetinho de yoga, a alimentação consciente para quem há muito tempo vivia de mal com a balança. Queremos ser o app da família brasileira, sem distinção de idade, gênero, classe ou biotipo. Todo mundo precisa ter saúde. E com o Zenit, todo mundo pode.

Clientes

Equipe

Mateus Freitas

Co-founder e CMO

Formado em economista na UFRGS e com background em marketing digital. Em 2014 fundou a Fórmula Alfa e Segredo dos Homens, maiores referências em infoprodutores de relacionamento para mercados masculino e feminino. Em 2016 fundou a Autoridade Fitness, Xtreme21 e Prána Yoga Marcas wellness que somam mais de 7 milhões de seguidores.

Fernando Teitelbaum

Co-founder e COO

Formado em engenharia química na UFRGS e dupla diplomação Ecole Nacional Supéreure de Chimie de Montpellier. Em 2013 vivenciou experiências profissionais em grandes indústrias químicas na França. Em 2016 fundou a Autoridade Fitness, Xtreme21 e Prána Yoga Marcas wellness que somam mais de 7 milhões de seguidores.

Leonardo Rocha

CO-founder e CEO

Formado em economia na UFRGS e background em mercado financeiro. Em 2013 fundou a Quero Investir Agora, portal online pioneiro em finanças pessoais. Em 2014 fundou a Fórmula Alfa e Segredo dos Homens, maiores referências em infoprodutores de relacionamento para mercados masculino e feminino. Em 2016 fundou a Autoridade Fitness, Xtreme21 e Prána Yoga Marcas wellness que somam mais de 7 milhões de seguidores.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.