Vacinas.net
Healthtech

A Vacinas.net é a solução do problema da vacinação corporativa, conectando empresas que precisam vacinar colaboradores em todo Brasil à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do país. Com clientes como McDonald's, PicPay e Boticário, a Vacinas.net faturou R$ 5,7 milhões em 2023 e garantiu um contrato com a Natura com projeção de faturamento de R$ 14 milhões em 2024.

Projeto atualizado em: 19/03/2024 08:57
Resumo

Resumo da Empresa

Vacinas.net é a plataforma tecnológica de serviços que resolve o problema da vacinação corporativa, conectando organizações que precisam vacinar colaboradores, associados e segurados em todo Brasil à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do país.

Atendemos à demanda corporativa de contratação unificada de múltiplos prestadores de serviço, com acompanhamento em tempo real das campanhas de vacinação. E damos às clínicas o acesso a clientes que elas não poderiam atender individualmente. Aos colaboradores das empresas e demais beneficiários das campanhas, proporcionamos facilidade de resgate dos benefícios, suporte humano especializado e liberdade de escolha de datas e locais de atendimento.

Desenvolvemos ferramentas e metodologias inovadoras para oferecer facilidade de acesso às vacinas, à informação de qualidade, capilaridade de atendimento e escalabilidade de operação, atuando como hub de integração e expansão do mercado privado de vacinação brasileiro, o segundo maior do mundo, com movimentação anual de R$ 1,8 bilhão.

Nossa receita vem de 2 fontes, que em 2022 - 2023 geraram uma margem agregada de contribuição sobre o faturamento bruto de 18%:

  • Vendas corporativas de campanhas de vacinação no B2B (92% da receita);
  • Vendas individuais de serviços de vacinação avulsos no B2C (8% da receita).

O custo por vacina aplicada irá cair em função de novas tecnologias e processos já em implementação, elevando a margem bruta para 20,5% em 2024 e 22% a partir de 2025.  

Além destas fontes, planejamos uma receita adicional com perfil recorrente, proveniente de assinaturas pagas da nossa nova Plataforma de Suporte às clínicas, recém lançada e ainda em fase de desenvolvimento, operando no modelo “freemium”.

Desde a fundação vimos apresentando sólido crescimento em todos os principais indicadores do nosso modelo de negócio e operação. De 2021 para 2022 crescemos o faturamento em mais de 10x, a quantidade de campanhas corporativas em mais de 3x, o ticket médio em 2,3x e o número de vacinas vendidas em mais de 4,5x, indicando aumento também no volume de vacinas por campanha.

Nossa plataforma já conta com mais de 400 clínicas homologadas em todas as regiões do país, a maior e mais capilarizada rede de vacinação do mercado. 

INDICADORES 2023

  • Receita Bruta – R$ 5,7 milhões  

  • Campanhas Corporativas – 96  

  • Vacinas Vendidas – 33.000

  • Clínicas Utilizadas – 241

  • MRR – R$ 478 mil

  • CAC Paciente – R$ 5

  • LTV Paciente – R$ 180

  • Cash Burn Mensal – R$ 80 mil

Novos contratos já fechados no 2º semestre 2023 - Herpes Zóster, HPV e outras vacinas:

  • GSK Shingrix (Herpes Zóster), Arcos Dorados (McDonalds), ANAFE, AMBEP, FAMEH, Terça da Serra, Boticário HPV Fase 2 e Natura Herpes Zóster.
  • Contrato Natura: projeção de receita total de R$ 14 milhões ao longo de 2024.

Focamos nossa estratégia de crescimento no B2B, em campanhas corporativas contra a gripe e demais doenças preveníveis, obtendo a reboque um crescimento progressivo também no B2C.

Obtivemos em 2022 um marco inédito no mercado, o case Boticário, a maior campanha de vacinação corporativa off-gripe da história, validando nossa solução, nosso Product-Market Fit e a tendência de realização do potencial do mercado corporativo.

Temos clientes de marcas consagradas, portes diversos, variados setores e atuação em todo território nacional, dentre eles: Grupo Boticário, GlaxoSmithKline, Arcos Dorados (McDonald's), PicPay, Universal Music, Unimed, Nivea, Ceratti, Cia Hering, Supermercado Dia, Docplanner, Malwee, UnitedHealth, Scansource, JLL, Air Liquide, Generali, Data Rain, Bayer, Algar, Kangu, ePharma, Axenya, IQVIA, Avla, Keego, Aliansce Sonae, Capital Prev, Cesan, Murrelektronik, Origem, Exeltis, Ecogen, Allog.
 
Com a publicação da RDC 786, em agosto de 2023, a Anvisa autorizou a entrada da Vacinas.net na atividade de medicina diagnóstica, fazendo nosso mercado endereçável total saltar de 6,8 para 128 bilhões de reais.

Isso permitirá a abertura de uma nova e diversificada frente de receita, oriunda de testes rápidos, exames laboratoriais e serviços de pronto atendimento, utilizando a mesma rede de clínicas e modelo de negócio já consolidados com vacinas. Entraremos nesse mercado em 3 fases, iniciando com os testes rápidos em 2023-24, com a visão de nos tornarmos em até 10 anos a plataforma líder de saúde no Brasil.

A Vacinas.net tem uma cultura fundada na promoção da saúde, atenção ao ser humano e serviço à sociedade. Colocamos isso em prática com uma equipe compacta e versátil, processos ágeis e tecnologia especializada, visando máxima escalabilidade com alta qualidade.

A direção da empresa é especializada em vacinação e possui vasto conhecimento nesse mercado. Temos sede em São Paulo e um quadro atual de 17 colaboradores internos, incluindo os fundadores. O organograma é distribuído em 6 funções-chave: Direção Estratégica e Operacional (2 fundadores); Operações, Atendimento e Relação com Clínicas (8 colaboradores); Comercial (2); Marketing (2); Tecnologia (1, com apoio de uma software house externa) e Financeiro/Administrativo (2).

Projeções Financeiras da Operação de Vacinas

O objetivo desta rodada é captar recursos para aplicação nas seguintes vertentes:

  • Suporte a um runway de 12 meses de operação;
  • Ampliação dos times comercial, operacional e de tecnologia;
  • Ampliação dos investimentos em marketing e vendas;
  • Plataforma: integrações com parceiros comerciais e novas funcionalidades para os diferentes perfis de usuários (empresas, clínicas, pacientes, gestão interna);
  • Implementação da 1ª Fase do Projeto RDC 786: lançamento dos Testes Rápidos (POCT).

Além da captação aberta ao público via crowdfunding, estamos trazendo para a rodada investidores “smart money” alinhados estrategicamente à nossa visão, com redes de influência que impulsionarão nosso crescimento comercial e envolvidos em negócios, tecnologias e serviços com os quais nossa plataforma possa se integrar para evoluir.

Enxergamos como promissoras as seguintes possibilidades de saída e respectivos horizontes de prazo para os investidores da Vacinas.net:

  • Aquisição por grande empresa de saúde - 3 a 7 anos;
  • Fusão com outro player do setor - 3 a 7 anos;
  • Aquisição por Fundo de Private Equity - 5 a 10 anos; 
  • Oferta Pública (IPO) - 7 a 12 anos;
  • Distribuição de Dividendos - 7 a 10 anos. 

Em resumo, oferecemos a oportunidade de investir em uma empresa inovadora, com tecnologia especializada, mercado em plena expansão, modelo de negócio rentável e escalável, estrutura asset-light, rede capilar de serviços a nível nacional, product-market fit validado, clientela sólida, indicadores claros de tração, perspectivas de saída promissoras e ainda em uma fase inicial do seu ciclo de vida, indicando grande potencial de retorno.

Pitch completo da empresa

1. PROBLEMA

O cenário do mercado privado brasileiro é de acentuada pulverização, capilaridade e independência dos prestadores do serviço de vacinação. Atualmente são cerca de 3.500 clínicas voltadas para essa atividade.

Há também, no Brasil, 100.000 farmácias e 70.000 laboratórios de exames, que em sua maioria não operam com vacinas, sendo porém todos legalmente autorizados e muitos em processo de estruturação para entrar nessa atividade.

Essa pulverização impossibilita que as empresas consigam prospectar, contratar, realizar e acompanhar a vacinação dos seus colaboradores e associados de forma unificada, assertiva e organizada.

Os agentes vacinadores isolados não têm capacidade de atendimento a nível nacional ou mesmo regional, adotam preços e condições de serviço que variam entre si, e não oferecem soluções de gestão que satisfaçam as exigências de controle das empresas.

O problema da vacinação corporativa se resume então a um cenário de divisão, que tem:

  • De um lado as empresas em geral e organizações como fundos de autogestão e operadoras de saúde, que precisam contratar ou credenciar serviços em todo Brasil para vacinar funcionários, associados e segurados espalhados pelo país, e querem acompanhar e gerenciar ativamente esse processo em tempo real e de forma unificada;
  • De outro lado as clínicas e demais serviços de vacinação (laboratórios, farmácias etc), que não têm acesso fácil a essas empresas para oferecer seus serviços, não têm a capacidade e capilaridade necessárias para atendê-las individualmente a nível nacional, e não cumprem os requisitos de gestão integrada exigidos por esse perfil de cliente.

(fontes: ABCVAC e ABRAFARMA)

A SOLUÇÃO VACINAS.NET

Vacinas.net é a plataforma tecnológica que conecta empresas e fundos de autogestão à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do Brasil, atendendo à necessidade de vacinar colaboradores e associados em todo o país.

A plataforma online aliada aos serviços combinados oferece aos gestores de saúde corporativos uma série de facilidades e benefícios para a realização de campanhas de vacinação, sendo os principais:

  • Ponto focal de comunicação;
  • Negociação unificada de volumes de vacinas e preços por dose aplicada;
  • Orçamento, contratação e pagamento unificado;
  • Customização da campanha por localização dos beneficiários e modalidade de atendimento (opções de vacinação nas clínicas, in company e em casa);
  • Centralização da estratégia de logística e distribuição geográfica dos locais de vacinação;
  • Sistema de resgate do benefício e agendamento da vacinação com suporte especializado e escolha de data, horário, local e modalidade preferencial de atendimento;
  • Cupons de desconto no B2C para vacinação dos familiares dos beneficiários;
  • Modelo de contrato com opção de cobrança apenas dos benefícios resgatados;
  • Acompanhamento em tempo real de todo o processo e andamento da vacinação, com consulta via dashboard da campanha e emissão de relatórios.

Para as clínicas e demais agentes vacinadores homologados na plataforma, a Vacinas.net proporciona os seguintes benefícios:

  • Pipeline de clientes e receita provenientes das campanhas do ecossistema;
  • Disponibilidade de prospectar campanhas próprias e expandir seu alcance para todo Brasil, atuando como agente comercial da plataforma;
  • Participação em compras conjuntas de vacinas com as demais clínicas;
  • Solução plug and play de comércio eletrônico B2C;
  • Treinamento e suporte técnico especializado em gestão de serviços de vacinação.

Sistema Jenner®
A Vacinas.net foi criada inicialmente a partir do conceito de marketplace, e evoluiu sua plataforma para incorporar modelos comerciais, processos operacionais e funcionalidades tecnológicas próprias do mercado de vacinas e da dinâmica das campanhas de vacinação.

O resultado desta evolução é o Sistema Jenner®, marca registrada da companhia e núcleo tecnológico da plataforma, concebido pela equipe Vacinas.net e desenvolvido em colaboração com uma software house externa.

O Jenner®, nomeado em homenagem ao cientista inglês Edward Jenner, pai da imunologia, consolida os ambientes de gestão e monitoramento da Vacinas.net, das clínicas homologadas e das empresas clientes. Ele integra também o web app de resgate do benefício e agendamento da vacinação pelos beneficiários (pacientes) e o site institucional e plataforma de e-commerce B2C www.vacinas.net.

Principais recursos que compõem a plataforma Vacinas.net - Sistema Jenner®:

  • Dashboard de Vendas e Operação;
  • Dashboard de Campanhas;
  • Web App do Paciente - Resgate e Agendamento;
  • Módulos de Pedidos e Atendimentos;
  • Módulos de Produtos e Estoques;
  • Módulos de Cadastro de Usuários e Clínicas;
  • Módulo de Notificações;
  • Módulos de Campanhas, Vales-Vacina e Condições Comerciais;
  • Módulo de Repasses;
  • Módulo de Compras Conjuntas;
  • Plataforma de Suporte - Help Desk;
  • Website Institucional e E-commerce B2C.

Como funciona?

  1. A empresa customiza sua campanha definindo: vacinas, quantidades, beneficiários (nome e CPF), localidades, prazos e modalidades de atendimento (nas clínicas, in company e em casa). O mix de opções é livre, por exemplo: uma indústria pode vacinar seus operários in company (na sede da fábrica), sua força de vendas nas clínicas de todo Brasil e sua diretoria em casa;
  2. A campanha escolhida é configurada no Jenner®, as clínicas são notificadas e aderem a ela conforme as condições comerciais acordadas com a Vacinas.net;
  3. O beneficiário acessa o Web App, informa seus dados e agenda sua vacina, podendo optar por clínicas, datas, horários e modalidades de atendimento conforme o mix de campanha pré-configurado;
  4. O Jenner® gera uma ordem de serviço e notifica a clínica, que executa a vacinação e finaliza o atendimento no sistema;
  5. A empresa acompanha a vacinação pelo dashboard da campanha, que mostra em tempo real o status de vacinação de cada beneficiário e emite relatórios completos.

A cobrança da empresa é feita conforme as condições do contrato da campanha, podendo ser pelo volume total de doses solicitadas ou apenas pelas doses aplicadas. O pagamento também é customizável, podendo ser mensal sobre as aplicações apuradas ou integral em prazo acordado entre as partes.

E-commerce B2C
As compras B2C feitas pelo público no site www.vacinas.net seguem o fluxo de uma loja online. O cliente navega pelos produtos, coloca no carrinho a vacina escolhida, segue para o checkout, informa seus dados, escolhe a clínica e o tipo de atendimento (em casa ou na clínica), agenda data e horário, escolhe a forma de pagamento e finaliza o pedido. O Jenner® gera o atendimento para a clínica, que o executa e recebe o repasse acordado.

2. MODELO DE NEGÓCIO

Criamos valor oferecendo às empresas muito mais que a prevenção de doenças. Entregamos otimização de tempo, economia de recursos, acesso a informações estratégicas e uma flexibilidade de serviço exclusiva e sem precedentes.

Ao colaborador proporcionamos facilidade no uso do benefício e uma experiência individualizada, de alta qualidade, potencializando sua satisfação e resultando numa adesão muito maior à vacinação.

Nosso modelo segue a dinâmica típica do mercado de vacinas e a estratégia de manter uma estrutura enxuta, sem perder o controle dos preços, a garantia da entrega e a qualidade do serviço.

Somos organizados como um marketplace, porém nossa tecnologia e processos nos dão domínio sobre a jornada do cliente e flexibilidade comercial perante as clínicas.

Fontes de Receita

Nossa receita vem de 2 fontes, que nos últimos 24 meses (Jan/22 a Dez/23) geraram uma margem agregada de contribuição sobre a receita bruta de 18%:

  • Vendas corporativas de campanhas de vacinação no B2B (92% da receita), provenientes de contratos com empresas fechados pelo nosso time comercial;

  • Vendas individuais de serviços de vacinação avulsos no B2C (8% da receita), provenientes de clientes pessoa física que compram vacinas na nossa loja online www.vacinas.net.

Além destas fontes, teremos a partir de 2024 uma receita adicional com perfil recorrente, proveniente de assinaturas pagas da nossa nova Plataforma de Suporte às clínicas, recém lançada e ainda em fase de desenvolvimento, operando no modelo “freemium”. Estamos avaliando o feedback das clínicas, precificação e outros fatores como serviços adicionais. A data de início da cobrança ainda está sendo determinada.

Outras receitas na nossa visão de médio a longo prazo são:

  • Comissão sobre compras conjuntas de vacinas feitas pelas clínicas via plataforma;

  • Venda de dados de mercado para a indústria farmacêutica e outros interessados.

Custos e Margem de Contribuição
Nosso principal custo é o que chamamos CVAC - Custo da Vacina Aplicada, composto pelo custo da dose mais o custo da aplicação (gesto vacinal).

Dependendo do tipo de demanda e visando a melhor logística e rentabilidade, nosso sistema permite operar com as clínicas em 3 modelos de condição comercial:

  • Gesto - enviando vacinas nossas e pagando à clínica apenas pelo serviço de aplicação;
  • Aquisição - pagando um fixo pela dose aplicada usando vacinas do estoque da clínica;
  • Comissão - repassando à clínica o valor da dose aplicada abatido de uma comissão (modelo típico de marketplace, usado nas vendas B2C através da nossa loja online).   

Além do CVAC, entram também no Custo Variável Total (CVT) os gastos com plataforma e fretes diretamente relacionados à prestação dos serviços de vacinação.

O Custo Variável Total (CVT) tem a seguinte composição:

  • CVAC - 90% do CVT e 73% da Receita Líquida;
  • Plataforma - 7% do CVT e 6% da Receita Líquida;
  • Fretes - 3% do CVT e 2% da Receita Líquida;
  • CVT - 82% da Receita Líquida;
  • Margem de Contribuição - 18% sobre a Receita Líquida
  • Obs: imposto sobre o faturamento - 8%.

Projeções de Custos e Margem de Contribuição 2024 - 2028
Sabemos que os gastos com plataforma e fretes irão cair significativamente, em função de novas funcionalidades do Jenner® já em fase de implementação, que substituirão soluções de terceiros, e também de ajustes no processo de logística e distribuição de vacinas.

Com essas melhorias, a margem de contribuição subirá para 22% em 2024 e 24% a partir de 2025. 
 
Despesas Operacionais
Nossa maior despesa é com pessoal (salários, encargos etc). Em seguida as principais são: marketing e vendas, estrutura (aluguel, energia, manutenção etc) e consultorias (técnica, comercial, jurídica e contábil).

Composição das despesas:

  • Pessoal - 73% das Despesas Operacionais e 11% da Receita Bruta;
  • Marketing e Vendas - 9% das Despesas Operacionais e 1,3% da Receita Bruta;
  • Estrutura - 8% das Despesas Operacionais e 1,2% da Receita Bruta;
  • Consultorias - 7% das Despesas Operacionais e 1,1% da Receita Bruta;
  • Despesas Operacionais Totais - 15,4% da Receita Bruta.

Projeções de Despesas e Margem Operacional 2024 - 2028
Projetamos para 2024-28 um crescimento da receita de 50% ao ano. Para as despesas projetamos um crescimento anual de 25%, levando a uma margem operacional sobre a receita líquida de 17%. 

3. MERCADO

O mercado brasileiro de vacinas, tanto o público quanto o privado, é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do norte-americano. Nosso mercado público é atendido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS, e o privado por serviços como clínicas particulares de vacinação, laboratórios de exames, farmácias e outros. Os mercados público e privado se complementam, não competem entre si.

Atualmente o mercado privado é composto pela vacinação sazonal contra a Gripe, que se concentra entre abril e junho, com aproximadamente 6 milhões de doses anuais, e a vacinação regular, principalmente de vacinas infantis, com 8 milhões de doses anuais. Esse mercado serve predominantemente às classes A e B, movimentando por ano cerca de 1,8 bilhão de reais.

Vacinação Corporativa - Um Oceano Azul
Existe uma oportunidade muito significativa e ainda subexplorada no mercado privado, um “oceano azul” para a vacinação: as vendas corporativas.

O Brasil tem mais de 470.000 empresas com 100 colaboradores ou mais. São 50 milhões de pessoas que tipicamente contam com benefícios de saúde como fonte pagadora. Considerando um ticket médio conservador de 100 reais por paciente, o valor de mercado adicionado por essa população é da ordem de 5 bilhões de reais.

Esse potencial é evidenciado pelos investimentos cada vez maiores das empresas na saúde e bem-estar dos seus colaboradores. Esta pauta tornou-se prioritária devido à ampla conscientização sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável. As organizações reconhecem, cada vez mais, que funcionários saudáveis são mais produtivos, engajados e menos propensos a faltas e afastamentos.

Mais que isso, vacinar empregados não é só uma medida preventiva contra doenças, mas também uma estratégia econômica. Um funcionário com salário de 6.000 reais, se ficar uma semana afastado devido a uma gripe, ocasionará uma perda direta de 1.000 reais para a empresa (5 dias x 200 reais/dia), sem contar a queda na produtividade, possíveis atrasos em projetos e o impacto geral no fluxo de trabalho. Em contrapartida, uma vacina contra a gripe custa cerca de 75 reais (valor de 2023), menos de 10% do custo potencial de não vacinar.

Frente a esse vasto potencial de mercado, nossa estratégia é oferecer a melhor e mais completa solução de vacinação para empresas e fundos de autogestão. Com isso vamos impulsionar a demanda corporativa por vacinas além da gripe, como HPV e Herpes Zóster, com tickets mais altos. Este potencial já foi comprovado em campanhas bem-sucedidas que fechamos com o Grupo Boticário, o maior case de HPV, e com a GSK, líder em fabricação de vacinas, no case Shingrix (Herpes Zóster).

Seguindo o exemplo de abertura de mercado da Gympass
A plataforma Gympass é um excelente exemplo de como identificar e capitalizar um “oceano azul” inexplorado ou pouco saturado. A Gympass teve sucesso porque abordou essa oportunidade de maneira estratégica, flexível e orientada para o cliente.

A Vacinas.net compartilha das mesmas virtudes que levaram a Gympass a se tornar um unicórnio global:

  • Identificação de uma Lacuna no Mercado;
  • Modelo de Negócios Flexível;
  • Parcerias Estratégicas;
  • Foco na Tecnologia;
  • Ênfase em Benefícios Corporativos;
  • Alta Escalabilidade;
  • Adaptação e Expansão Constantes.

(fontes: IQVIA, IMS Health, CAGED, Econodata, IBGE, Valor Econômico)

Benchmark
Além do exemplo de abertura de mercado da Gympass citado anteriormente, as principais referências da Vacinas.net são empresas norte-americanas. Isso porque os EUA se destacam pelo volume e maturidade no segmento de campanhas corporativas. Esta característica do mercado norte-americano é influenciada por sua estrutura de saúde, apoiada fortemente em sistemas de seguro saúde e na atuação das empresas como fontes pagadoras de vacinas.

A disparidade entre o mercado privado dos EUA e do Brasil é evidente. Nos EUA, quase a totalidade das vacinações é gerenciada pelo setor privado. No caso da vacina de gripe, são cerca de 110 milhões de doses aplicadas por ano nos EUA. Em contrapartida, esse número no setor privado brasileiro é de apenas 6 milhões de doses.

Nossas principais referências no mercado dos EUA incluem (fonte: CDC):

Estas plataformas atuam conectando funcionários de empresas a uma rede de prestadores de serviços, oferecendo campanhas de vacinação, testagens e exames.

A Vacinas.net se inspira nesses modelos para oferecer uma proposta similar adaptada ao contexto e às necessidades do mercado brasileiro.

Concorrência
No mercado brasileiro, a maioria das empresas especializadas em campanhas de vacinação opera em um modelo arcaico, com pouca ou nenhuma base tecnológica, e não oferece uma rede capilar com atendimento a nível nacional.

Basicamente o serviço é prestado enviando profissionais para aplicar as vacinas na sede das empresas. Esse é o modelo predominante no Brasil há quase 30 anos, que não possibilita escalabilidade e não oferece uma experiência personalizada e flexível para os beneficiários das vacinas.

Neste segmento podemos citar:

  • Procat Vacinas
  • Vacinar Clínica de Vacinação
  • Amo Vacinas

No segmento de startups que combinam tecnologia e prestação de serviços, vemos as seguintes empresas como principais concorrentes:

Beep Saúde
Opera basicamente como uma clínica de vacinação que oferece um aplicativo de compra e agendamento. Iniciou suas operações em 2016 voltada para o público B2C. Embora recentemente tenha passado a mirar também no mercado corporativo, observou-se uma retração significativa em sua expansão. Atualmente, sua presença se limita a Rio, São Paulo e Brasília, o que restringe sua capacidade de atender às demandas de grandes corporações com necessidades distribuídas nacionalmente e de forma capilar.

Isalab
Voltada para o mercado corporativo, a Isalab oferece serviços de vacinação, mas seu foco é a desospitalização e o home care. Seu modelo de negócio é baseado na "uberização" da força de trabalho, o que pode gerar uma vantajosa redução de custos. No entanto isso representa um significativo risco jurídico, visto que a legislação exige que as empresas de vacinação tenham licença, alvará e funcionários contratados no município em que o serviço é prestado.

Innovac
A Innovac é uma empresa tradicional no segmento de vacinação corporativa, que atua majoritariamente no formato in company. Considerando que essa modalidade apresenta sérios desafios para a escalabilidade, a Innovac está em processo de implementação de um sistema eletrônico para monitoramento e controle.

Frente a estes concorrentes, nossos diferenciais são a estrutura leve, fortemente apoiada em tecnologia, a rede capilar de alcance nacional, o conhecimento do mercado e o entendimento das principais dores dos agentes envolvidos na vacinação.

Atuamos integrando empresas, clínicas, pacientes, indústria farmacêutica e distribuidores em uma ampla rede de conexões. Nosso modelo de alta escalabilidade possibilita que mais indivíduos sejam vacinados e impulsiona o crescimento do mercado privado.

4. A EMPRESA

Missão, Visão, Valores e Cultura
A missão da Vacinas.net é servir como plataforma única de vacinação que alia tecnologia à prestação de serviços e proporciona uma experiência diferenciada e de maior valor para as empresas, seus colaboradores e o público.

No escopo mais amplo do seu ecossistema, a Vacinas.net visa integrar os players do mercado em um hub único especializado: empresas, clínicas, indústria farmacêutica, distribuidores, clientes pessoa física, pacientes, classe médica e fontes pagadoras.

Desenvolvemos ferramentas focadas no cliente, para facilitar o acesso e a informação sobre vacinas, suportar parcerias estratégicas, ampliar a capilaridade de atendimento, permitir a escalabilidade da operação e, com isso, impulsionar a expansão do mercado privado.

Através da parceria com as clínicas, prestamos serviços em todo Brasil sem o custo de estruturas próprias, adotando um modelo asset light que concentra esforços na venda de campanhas, atendimento aos pacientes, relacionamento com as clínicas e desenvolvimento tecnológico da plataforma.

Nossa visão é a liderança entre as plataformas de saúde no Brasil, oferecendo uma gama completa de serviços: vacinas, testes rápidos, exames laboratoriais e pronto atendimento. Como valores fundamentais, elencamos responsabilidade, cuidado, praticidade, transparência, parceria e integração.

Temos uma cultura fundada na promoção da saúde, atenção ao ser humano e serviço à sociedade. Colocamos isso em prática com uma equipe compacta e versátil, processos ágeis e tecnologia especializada, visando máxima escalabilidade com alta qualidade.

Linha do Tempo
2019
Lançamento e validação do MVP.

2020
1º semestre
Abertura para o mercado, rede chega a 18 clínicas, atingindo 7 capitais.
2º semestre
Vacinas.net se torna a plataforma de vacinação mais abrangente do país, com 51 clínicas.
1ª Rodada Anjo, captação de R$ 161 mil com valuation de R$ 6 milhões.

2021 
1º semestre
Primeiro sistema próprio de gestão, lançamento do modelo inovador de vales-vacina para campanhas B2B. 2ª Rodada Anjo, captação de R$ 835 mil com valuation de R$ 13 milhões;
2º semestre
Abertura da sede própria em São Paulo. 3º Rodada Anjo, captação de R$ 899 mil com valuation de R$18 milhões.

2022
1º semestre
Rede Vacinas.net chega a mais de 200 clínicas em 25 estados.
Lançamento do Sistema Jenner® com a primeira suite de funcionalidades de gestão.
Realização de 72 campanhas de gripe B2B.
2º semestre
Contrato com o Grupo Boticário para vacinação contra o HPV, maior campanha off-gripe do mercado privado até o momento.

2023 
1º semestre
Lançamento da nova Plataforma de Suporte para as clínicas homologadas.
Novo Web App de agendamento para os beneficiários das campanhas. 
Realização de 84 campanhas de gripe B2B.
2º semestre
Novos contratos já fechados - Herpes Zóster, HPV e outras vacinas:

  • GSK Shingrix (Herpes Zóster), Arcos Dorados (McDonalds), ANAFE, AMBEP, FAMEH, Terça da Serra, Boticário HPV Fase 2 e Natura Herpes Zóster.
  • Contrato Natura: projeção de receita total de R$ 14 milhões ao longo de 2024.

Histórico de crescimento e indicadores financeiros

A Vacinas.net vem tendo uma expressiva trajetória ascendente e já é uma referência em vacinação no mercado brasileiro. Essa posição foi conquistada graças à especialização de sua equipe e ao profundo conhecimento das necessidades de clientes e demais players do mercado privado.

O salto de crescimento observado em 2022 é um testemunho da validação do nosso modelo de negócio. Nossa aptidão para vendas complexas, combinada com a capacidade de operacionalizar campanhas de grande escala a nível nacional, solidificou nosso papel como hub do mercado, interligando empresas, pacientes, serviços de vacinação, distribuidores e indústria farmacêutica.

Receita Bruta

Nossos números demonstram um crescimento expressivo e sólido, com aumento de 2,8 vezes de 2020 para 2021 e um salto de 10,5 vezes de 2021 para 2022.

Um destaque notável é o contrato HPV Boticário, fechado no segundo semestre de 2022 com o valor de R$ 6,18 milhões.

Em 2023 tivemos uma receita de R$ 5,7 milhões e fechamos no segundo semestre vários novos contratos, que projetam grande crescimento para 2024.

Destacamos a Natura, um contrato com projeção de faturamento da ordem de R$ 14 milhões ao longo de 2024.


 

Vacinas Vendidas
O histórico de vacinas vendidas aponta para uma evolução considerável nas campanhas de gripe, carro-chefe do mercado. Há também um crescente interesse no mercado B2B para outras vacinas, como HPV e Herpes Zóster, que possuem um ticket médio mais elevado, apontando para um crescimento robusto nos anos vindouros.

Campanhas Corporativas
Há uma tendência ascendente no número de campanhas e no volume médio de doses por campanha. Grandes empresas com demandas nacionais de vacinação de colaboradores validam a solução B2B da Vacinas.net e a eficácia do Product-Market Fit.

Clínicas Utilizadas
A expansão contínua da nossa rede é evidente pelo crescimento no número de clínicas utilizadas. Hoje, a Vacinas.net se orgulha de sua extensa rede, com mais de 400 unidades, garantindo presença nas principais cidades do Brasil e atendendo às necessidades específicas de localização de cada cliente.

Ticket Médio
A variação no ticket médio reflete a natureza dos produtos vendidos. Com o aumento das campanhas de gripe, houve uma diminuição em 2021, seguida por um aumento em 2022, graças às campanhas de vacinas de valor mais elevado, como HPV e Herpes Zóster.

Vacinas Aplicadas - Fluxo Operacional Mensal 2022 - 23 (Sazonalidade Operacional)

A curva de aplicação de vacinas mostra o caráter sazonal da operação em função da vacinação contra a gripe, concentrada entre Abril e Junho. De Novembro/22 a Fevereiro/23 nota-se a grande evolução nas campanhas off-gripe. De 2022 para 2023 o volume de gripe dobrou, o que aponta para uma tendência de crescimento também nas demais vacinas de ticket mais alto.

O histórico de desempenho e os indicadores atuais da Vacinas.net sinalizam um caminho promissor no mercado brasileiro de vacinação. Com uma base consolidada, a empresa se encontra pronta para avançar de maneira determinada, adaptando-se conforme necessário e mantendo o pulso firme na execução do seu plano estratégico.

Equipe

Rodrigo Cruz

Co-CEO

Empreendedor com 30 anos de experiência em gestão de serviços. Especialista em Gestão Empresarial (MBA) pela FGV Graduado em Ciências Sociais pela PUC-RJ Principais competências: Planejamento Estratégico Gestão de Serviços Marketing e Vendas Desenvolvimento de Negócios

Marcos Tendler

CEO

Empreendedor com 25 anos de experiência no mercado privado de vacinação. Diretor da ABCVAC - Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (voluntário) Membro do Conselho de Administração da FABP Biotech Graduado em Comunicação Social pela UNESA Principais competências: Planejamento Estratégico Marketing e Vendas Negociação Desenvolvimento de Negócios Conhecimento do Mercado de Vacinas

R$ 1.000 de investimento mínimo

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Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

Contbank

"O Contbank utiliza contadores e IA para revolucionar o acesso à crédito para micro, pequenas e médias empresas. A fintech é um banco digital que oferece uma experiência única para MPEs, oferecendo crédito a..."

Simple&Co

"Foodtech que aproveita a capacidade já instalada de restaurantes para construir a maior plataforma de marcas virtuais de alimentação da América Latina."

Cowmed

"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."

Datasales

"A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência."

Retailtech
Zenit

"O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo d..."

Healthtech
Ciclo Orgânico

"Maior serviço de coleta de resíduos orgânicos para compostagem por assinatura do Brasil."

Cleantech
Auster

"A Auster é uma agritech especializada em recomendação de fertilizantes nitrogenados, que hoje correspondem a mais da metade de todo o fertilizante produzido no mundo."

Sensix

"A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e ..."

Recicla.Club

"A Recicla.Club é a primeira startup de gestão de resíduos por assinatura do Brasil. Com a solução, empresas podem terceirizar todas as atividades relacionadas a resíduos assinando um único plano. Atende gra..."

Cleantech
InovaPictor

"Automatiza o registro de marcas e patentes de forma acessível e simplificada."

Legaltech
Leigado

"Agtech que desenvolveu um sistema completo de gestão da propriedade para redução de custos e aumento da produtividade da cadeia leiteira."

Capital Empreendedor

"Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário."

Serall

"Startup que desenvolveu tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros para atender as demandas das indústrias 4.0."

Indústria 4.0
Digital Aligner

"Healthtech DNVB que promove acesso, com custo menor, a tratamentos dentários com alinhadores transparentes, inclusive via assinatura."

Healthtech
Mercado Radar

"Startup de modelo SaaS que faz os vendedores do Mercado Livre venderem mais"

Retailtech
Health ID

"Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue."

Healthtech
Quadrado Express

"Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios."

Retailtech
Veriza

"Fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital."

Hiperdados

"Proptech/construtec SaaS que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil."

IFriend

"Traveltech que oferece experiências turísticas conectando viajantes e guias turísticos do mundo inteiro."

Traveltech
Play2Sell

"Salestech/edtech que aumenta a conversão de vendas das empresas através de treinamentos gamificados para o time comercial."

Salestech
Pomartec

"SaaS para fruticultura de precisão, simplificando a gestão de pomares, reduzindo perdas e aumentando a sua produtividade."

Pool Bossa & Captable II

"SpaceX. OpenAI. Anthropic. Esses e outros 14 unicórnios americanos são parte dessa rodada estruturada pela Bossa Invest na plataforma da Captable. De uma só vez, você tem a chance de investir em 17 negócios..."

Edsun

"A Edsun é uma greentech que nasceu com o objetivo de maximizar os investimentos em energia solar fotovoltaica, fazendo a locação de usinas solares instaladas em condomínios, gerando redução imediata na cont..."

Greentech
Alpop

"A Alpop está transformando o mercado de aluguéis, tanto residenciais quanto comerciais, ao derrubar obstáculos tradicionais como a necessidade de fiador e caução. Graças a uma rede de mais de 300 imobiliári..."

Cellva

"A Cellva é uma das mais inovadoras empresas de ingredientes B2B do mundo e aproveita a biodiversidade brasileira para criar soluções nutricionais de alto valor agregado. Utilizando biotecnologia patenteada ..."

Pool Bossa & Captable I

"A Captable e a Bossa Invest se uniram para fazer uma rodada histórica: de uma só vez, você tem a chance de investir em 10 unicórnios americanos. São nomes como OpenAI – criadora do ChatGPT –, Anthropic, Epi..."

Ecotrace

"A Ecotrace se posiciona na vanguarda da inovação no agronegócio, empregando a tecnologia blockchain para oferecer soluções inéditas de rastreabilidade em commodities como carne, frango e algodão. Este avanç..."

RECICLI

"A RECICLI atua com reciclagem de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos através de manufatura reversa, com automação em desenvolvimento. A planta piloto está sendo desenvolvida em parceria com gigantes:..."

Cleantech
Vacinas.net

"A Vacinas.net é a solução do problema da vacinação corporativa, conectando empresas que precisam vacinar colaboradores em todo Brasil à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do país. Com c..."

Healthtech
RedCheck

"A RedCheck é uma healthtech que utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de análise, o custo e aumentar a precisão dos diagnósticos oftalmológicos. Através da sua plataforma web, clínicas e hos..."

Healthtech

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.