Edsun
Greentech

A Edsun é uma greentech que nasceu com o objetivo de maximizar os investimentos em energia solar fotovoltaica, fazendo a locação de usinas solares instaladas em condomínios, gerando redução imediata na conta de energia de até 30%. Toda a operação também gera ótimos resultados aos investidores de recebíveis, que acabam financiando a expansão do negócio. Assim, atende ao maior desejo de condomínios no Brasil, reduz o tempo de payback de usinas de energia solar e ajuda o futuro do planeta através da menor emissão de poluentes.

Projeto atualizado em: 25/09/2024 17:47
Resumo

Resumo da Empresa

Somos uma energytech/greentech que faz o investimento e a locação de usinas fotovoltaicas instaladas em condomínios residenciais e comerciais. Gerando contratos de locação de usinas solares de no mínimo 10 anos que são convertidos em recebíveis mensais e ofertados para investidores, retornando assim o recurso para nosso caixa e executando uma nova instalação em um novo cliente.

Os condomínios têm uma redução de custo com energia de até 30% e os investidores uma renda mensal de até 1,4% do valor investido por 10 anos. Resolvendo assim o problema de instalação de usinas solares em condomínios que não precisam investir nada e já ter uma redução de custos que pode chegar a mais de 1 milhão de reais ao longo do contrato.

Nossa principal forma de parceria é com imobiliárias, hoje somos a principal parceira de energia solar da Crédito Real que administra no Sul e Sudeste mais de 1.300 condomínios. Também somos parceiros de instaladoras de energia solar que enxergam na Edsun uma excelente oportunidade de viabilizar a venda da sua usina para os condomínios.

Nossas usinas usam a tecnologia Solaredge, que melhora o desempenho, o monitoramento, a segurança e possuem garantia total de até 20 anos. Além disso, todas nossas usinas possuem seguro contra danos que inclusive mantém o fluxo de nosso caixa, em caso de sinistro, por até 6 meses.

 

DESTAQUES CAPTABLE

TRAJETÓRIA
Iniciando a sua trajetória em 2020, a Edsun passou por importantes programas de aceleração, sendo também destaque em competições e mapeamentos de startups relevantes do setor ESG e Greentech - como o LATAM GREENTECH STARTUP MAP, da Barn Investimentos, como uma das 40 melhores startups de Clean Energy Efficiency da América Latina. Nesse período, a startup pivotou o seu modelo de negócio, reuniu uma base de investidores e já possui 2 usinas em operação - gerando retorno aos investidores, economia aos clientes e receitas recorrentes para si. Em 2023 a Edsun gerou uma receita de R$ 68mil, e no primeiro trimestre de 2024 a receita já atingiu o patamar de R$ 37 mil.

PRODUTO
A Edsun trabalha em um mercado em crescimento e com uma cadeia cada vez mais eficiente, onde os seus painéis solares geram benefícios financeiros claros aos seus clientes e investidores. A redução dos custos de energia a longo prazo, a potencial geração de receita através da venda de energia excedente de volta à rede elétrica e os incentivos fiscais disponíveis para projetos de energia solar também são importantes alavancas da proposta de valor da Edsun.

MODELO DE NEGÓCIO
A Edsun possui um modelo de negócios interessante tanto para o seu cliente quanto para a sua sustentabilidade financeira e escala. Para financiar as usinas dos seus clientes, a startup realiza a venda de tokens de recebíveis para os investidores com retorno de 110% do capital para o caixa. Após o início da operação da usina, nos primeiros 10 anos a Edsun gera uma receita recorrente de 10% do valor da locação, repassando o restante aos investidores em forma de retorno financeiro sobre o seu investimento na usina. Após esse período, a startup passa a receber a totalidade dos recebíveis da usina.

Pitch completo da empresa

A rodada da Edsun na CapTable é constituída na forma de um sindicato de investimento participativo que tem como investidor líder a Growth Ltda., por meio do seu veículo de investimento SCP - CF1.

Neste modelo, os investidores se juntam a um investidor líder que possui experiência no investimento em empresas de alto crescimento e está coinvestindo nos mesmos termos do que os demais investidores.

A Growth Ltda. é um clube de investidores em startups composto por executivos e empreendedores qualificados.

O investidor líder irá conduzir a interlocução entre a empresa e os investidores, apoiando os processos de governança e apoiando os empreendedores com seus principais desafios. Como contrapartida, o investidor líder recebe uma taxa de performance sobre o lucro dos demais investidores da oferta - caso o retorno sobre o investimento seja positivo.

Mais informações sobre o sindicato de investimentos e sobre a a Growth Ltda. estão nas Informações Essenciais da Oferta, em anexo na barra lateral de documentos.

Entenda mais sobre investimentos via sindicato

 

1. PROBLEMA

Os condomínios querem ter sua usina solar mas não conseguem financiamento para a execução através de instituições bancárias, pois precisam de garantia e fiador. A Edsun resolve este problema fazendo todo o investimento e reduzindo de forma imediata a conta de energia elétrica.

Segundo pesquisa da Quinto Andar, energia solar é o principal desejo de moradores de casas e apartamentos no Brasil. Outra solução é que a Edsun fica cuidando da usina através de monitoramento, manutenção e relatórios retirando todo o trabalho mensal do síndico ou administrador do condomínio, é zero preocupação.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

Como funciona:

A Edsun recebe contato direto dos condomínios ou através de parceiros, como a Administradora Crédito Real ou instaladoras parceiras, e faz o estudo e dimensionamento da usina que deverá ser instalada, a partir do custo de instalação passamos a proposta para o cliente que leva para ser aprovada em assembleia no condomínio (nossa proposta de zero investimento e redução de custo imediata é aprovada com facilidade).

Assim começamos a instalação da usina e pagamos a empresa parceira, 60 dias após a instalação começamos a cobrar do condomínio o valor de locação da usina em parcelas fixas reajustadas pelo IPCA a cada 12 meses em contrato mínimo de 10 anos.

Como Monetiza:

De posse deste contrato de 10 anos podemos ficar com a receita e acumularmos recursos para investir em novos projetos ou tokenizar estes recebíveis e vender para investidores, retornando assim o valor investido para o caixa para investir em nova usina de imediato, neste caso ficamos com 10% da receita líquida mensal da locação como taxa de administração durante o período.

Após 10 anos entregamos mais 50% de desconto para o condomínio e ficamos com uma rentabilidade ótima para uma usina já amortizada e com garantia de 20 anos.

 

3. MERCADO

Atuamos em um mercado quase inexplorado, condomínios são ótimos pagadores, não quebram ou mudam de lugar, o que reduz muito o risco. São mais de 500 mil condomínios no Brasil, que gastaram juntos em 2022 mais de 20 bilhões de reais com energia elétrica.

Atuamos no mercado de SP, PR, SC e RS, com parceria da Crédito Real que atende mais de 1.300 condomínios, nosso foco é termos como clientes 100 condomínios até 2029, o que é uma fração muito pequena do mercado com investimento de aproximadamente 40 milhões de reais teremos uma receita anual de 8 milhões de reais.

Por trabalharmos muito com parcerias e indicações, nosso custo de aquisição é muito baixo, a demanda do mercado pelo nosso produto é maior do que conseguimos atender com os recursos financeiros que temos atualmente.

Concorrência:

Entendemos como concorrentes todo e qualquer ‘players’ que possam substituir a nossa proposta.

Bancos: É muito difícil que venham a financiar condomínios pois exigem garantias e fiadores.

Fintechs: Existem fintechs de crédito para condomínios como a Condocash e a Cashme, porém elas cobram muito caro por estes financiamentos com taxas entre 2% e 3% ao mês, inviabilizando a ideia do condomínio de ter uma redução imediata de despesas.

Energia por Assinatura: Modalidade em franca expansão no Brasil a energia é gerada em usinas remotas e injetada para o cliente, porém entregam pouca redução de custo e toda a energia gerada sofre taxação por uso de transmissão da rede elétrica, sendo menos competitivas do que a energia gerada no próprio local de consumo onde parte do uso da geração é simultânea. A taxa sobre  o uso da rede deve aumentar nos próximos anos.

Mercado Livre: Atende, atualmente, apenas a média e alta tensão, tipo de cliente que não é o foco da Edsun, não sendo assim um concorrente direto no momento.

Edsun: Além de entregar uma redução imediata no mínimo igual aos concorrentes a Edsun consegue ter uma melhor performance ao longo do tempo melhorando o desconto do cliente e no longo prazo consegue economizar mais, por ter as usinas ligadas direto onde a energia é consumida, o impacto das taxas de uso do fio da concessionária é muito menor. Além disso, entregamos monitoramento, seguro, manutenção e garantia. Zero dor de cabeça para o síndico ou administrador.

Benchmark:

Em uma entrevista em meados de 2019 para o TEDx, Elon Musk, falou que o ideal para empresas de energia solar era locar a usina, pois são equipamentos de alta durabilidade e baixa manutenção. 

Uma empresa no Rio de Janeiro chamada Kompass Energia, começou a fazer um movimento de locação de usinas para condomínios nos mesmos moldes da Edsun, atendendo ao mercado do Rio, em 3 anos, com um investimento de 87 milhões de um fundo, conseguiram mais de 120 clientes, mostrando que o modelo de negócio dá certo e o mercado é muito grande, para terem um ideia, no Rio de Janeiro existem atualmente 36 mil condomínios, eles conseguiram pouco mais de 120 clientes com um volume de investimento bem alto.

 

4. A EDSUN

Há exatos 140 anos Thomas Edison fez a primeira cobrança de consumo de energia do planeta, nome que homenageamos, na época ele defendia o uso da corrente contínua, corrente hoje gerada pelas placas solares é armazenada em baterias. A Edsun nasceu em 2019 com a união de um sócio do setor de energia solar, Gustavo Marques, e Cristiano Meditsch, ex-sócio do Vakinha, maior plataforma de crowdfunding de doação da América Latina.

Eles perceberam que o mercado de energia estava em transformação e que consumidores poderiam ser PROSUMIDORES (consumidores e produtores de energia), estudamos o mercado e encontramos o nicho dos condomínios que não estavam conseguindo acesso a crédito para instalação de usinas solares. Chamamos o Fabrício Scariot, hoje, Head of Digital Product Engineering na Syngenta, para cuidar do desenvolvimento da nossa tecnologia, juntos lançamos a Edsun em março de 2020. 

Fomos impactados pela pandemia nos primeiros 6 meses, logo depois os condomínios começaram a usar tecnologia de comunicação e conseguimos online fechar 4 negócios, por falta de recursos para executar as 4 usinas em condomínios, acabamos fazendo apenas 2, nossos MVPs, ali aprendemos muito, ajustamos o nosso modelo de negócio e tivemos uma tentativa de entrada de investidor fracassada.

Sendo assim resolvemos tocar o negócio com nossos recursos, fizemos a primeira venda de uma de nossas usinas em SP em 2021 para pequenos investidores, vendemos todas as cotas disponíveis em menos de 15 dias no modelo de SCP, foi um sucesso. Cadastramos mais de 200 investidores no nosso site e vimos que era um produto bem atrativo.

No final de 2023 já com nosso produto mais amadurecido, fechamos parceria com a Crédito Real e fizemos nosso primeiro investimento em um condomínio em Porto Alegre. Fizemos a compra das cotas dos investidores para fazer a extinção da SCP, mudar nosso modelo tributário para reduzir custos e começar a fazer a venda das cotas via Tokens de Recebíveis (hoje em contato com a Liqi, investida do Itaú), hoje temos quase 800 mil reais investidos em usinas e faremos no primeiro semestre de 2024 a venda de parte dos recebíveis via tokenizadora.

Estamos com muitas prospecções em andamento que devem fechar negócio nos próximos meses e buscamos a nossa primeira captação para injetar todo o investimento nestas próximas usinas. 

Não temos uma tecnologia inovadora, mas sim um modelo de negócio inovador, nosso produto é muito querido pelo mercado, testado e aprovado. Nosso plano é até final de 2025 fazermos uma segunda rodada de captação de mais 5 milhões e a partir deste ponto não precisaremos mais de investimento, pois com esses recursos vamos fazendo usinas e vendendo para pequenos investidores que acabam por retornar o recurso para o caixa para investirmos em novas usinas, com este fluxo, nossa meta é chegarmos até 2028 com mais de 100 clientes e uma receita no 5º Ano acima de 20 milhões de reais considerando as comissões da locação e a venda dos tokens para pequenos investidores.

 

Durante nosso caminho fomos destaque em vários programas de aceleração por onde passamos e aprendemos muito, também estamos sempre presente na mídia como uma solução inovadora na redução de custo e energia limpa para os condomínios.

Nosso objetivo é deixar um legado de energia limpa e democratizar o investimento em energia renovável. Sabemos que estamos vivendo um aumento da demanda de energia nos condomínios, carros elétricos estão chegando e eles podem ser carregados nos condomínios com energia solar gerada diretamente no local de consumo sendo a forma mais sustentável e barata de locomoção para as nossas cidades.

Em 2023 atingimos o break-even, com apenas 3 condomínios todos os nossos custos estão cobertos a partir da nossa receita atual, não precisamos de cash burn, por este motivo, todo o valor investido será utilizado para investimentos que geram caixa. Nossa receita no ano foi de R$121.680,00 e retirados os custos operacionais foram distribuídos para os investidores R$62.800,00 líquidos.

Investidores

Até o momento optamos por não ter investidores e amadurecer nosso negócio para chegar neste momento de ampliar nossa escala. Todo o investimento foi feito pelos fundadores pois acreditamos muito em nosso negócio. Em 2023 escolhemos a Captable para começar nosso processo de ampliação via investimento em Equity Crowdfunding.

Estratégia de Crescimento

Nossa estratégia agora é utilizarmos de nossas parcerias para escalar o negócio sem aumentar os custos de captação, já estamos com vários condomínios sendo prospectados para fechamento em 2024.

Visão

Estamos vivendo um mercado em transformação acelerada, a demanda por energia está crescendo e vai crescer muito mais, a sociedade está pressionando por mais energia verde e diminuição dos índices de carbono para alcançarmos, no futuro, um planeta mais sustentável, democratizando o investimento em energia limpa em um modelo de negócio onde todos ganham.

 

5. PLANO DE EXPANSÃO

Estratégia

Nosso foco nesta próxima etapa e darmos seguimento a venda dos tokens de recebíveis via plataforma Liqi, fazendo nossa primeira rodada com pequenos investidores neste formato, e ainda, fechar contratos com mais 2 condomínios através de nossos parceiros (Crédito Real, instaladoras parceiras, Hubs de Síndicos e indicações). 

Assim que estas 2 usinas estiverem prontas, começaremos a cobrança e logo a venda dos tokens de recebíveis da locação para investidores, retornando os valores investidos para nosso caixa e fechando negócio com mais 2 condomínios. 

Para 2025 abriremos nova captação de investimento via crowdfunding para aumentar ainda mais nosso caixa e acelerarmos a operação. Com 6 milhões de fluxo de caixa temos o potencial de ampliarmos para até 25 novos condomínios por ano, chegando ao final de 2028 com +100 clientes na carteira. 

A partir de 2028, a própria receita mensal das usinas irá gerar caixa excedente para novos investimentos todos os meses, sendo assim, não será mais necessário que façamos mais captação ou até venda dos tokens. Gerando inclusive lucro para distribuição entre os investidores.

 

6. USO DOS RECURSOS

Em que usaremos

  • 90% dos recursos serão usados para construção de usinas solares 

  • 5% será usado para Marketing principalmente patrocínio de eventos com síndicos e mídias sociais

  • 5% será usado para despesas operacionais

Cronograma de implementação

Utilizaremos o recurso para a instalação de 2 usinas em condomínios ainda este ano.
 

7. POR QUE INVESTIR AGORA?

Energia solar é o maior desejo de quem vive em casas e apartamentos no Brasil, segundo a pesquisa do Quinto Andar, além do mercado de energia solar ter crescimento exponencial todo ano a demanda por energia em condomínios vai aumentar muito com o carregamento de carros elétricos, estamos na hora certa e no mercado certo para ter um grande crescimento e temos pouca concorrência para uma mercado muito grande.

A Edsun é uma empresa que nasceu para ser geradora de caixa desde o início, e a prova disso é que com apenas 3 clientes ela já tem todos seus custos operacionais saneados e ainda sobra para os investidores. Entrar na Edsun agora é aumentar a chance de ter maiores ganhos no futuro.

Equipe

Fabricio Scariot

CTO e Cofundador

Especialista em Tecnologia com MBA em Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais e mestrando em Ciências da Computação pela UFRGS / Especialista em Cloud Computing / Proprietário da Bertoncello Scariot Consultoria em Informática LTDA empresa com 16 anos de experiência em empresas como o TJRS, Oi/Telemar, Faurgs-TI e Winover /Especialista em Inteligência Artificial para a área da saúde, que auxiliam, uma no diagnósticos de câncer bucal através de imagens e outra no diagnóstico psicológico através da análise de discurso / Projetista do Internet Banking do Banrisul /Agile Coach nos projetos do Mobile Banking e foi o elo de ligação entre a Mckinsey na Transformação Digital do Banrisul / Conselheiro e CTO da EnLite Health Solutions com sede nos USA, Argentina e Brasil, provendo solução para o acompanhamento terapêutico de pacientes da área de saúde mental /CTO da Edsun / Gerente de TI Sênior do Syde, Fintech da Syngenta.

Gustavo Marques

CFO e Cofundador

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS, pós-graduado em Economia Empresarial pela UFRGS. Agente Autônomo de Investimentos de 2007 a 2012. Atua na área de energia solar e geração distribuída desde 2012.

Cristiano Meditsch

CEO e Cofundador

Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda, fundador da Super Comunicação, Agência de Marketing onde executei trabalhos para Ipiranga, Grupo Vonpar Coca-Cola, Kaiser e grandes redes de supermercado e indústrias, vendi o negócio 15 anos depois para uma agência maior / ingressei como sócio do Vakinha.com, maior portal de Crowdfunding da américa latina que já movimentou mais de 2 bi em doações, onde foi o criador da marca e posicionamento da empresa, fiz meu exit do Vakinha em 2022. Fundei a Edsun em 2019, onde sou CEO atualmente.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

Oportunidades que também podem te interessar

Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

Novidade
Popular
Pool Bossa & Captable II

"SpaceX. OpenAI. Anthropic. Esses e outros 14 unicórnios americanos são parte dessa rodada estruturada pela Bossa Invest na plataforma da Captable. De uma só vez, você tem a chance de investir em 17 negócios..."

Novidade
Popular
Edsun

"A Edsun é uma greentech que nasceu com o objetivo de maximizar os investimentos em energia solar fotovoltaica, fazendo a locação de usinas solares instaladas em condomínios, gerando redução imediata na cont..."

Greentech
Novidade
Alpop

"A Alpop está transformando o mercado de aluguéis, tanto residenciais quanto comerciais, ao derrubar obstáculos tradicionais como a necessidade de fiador e caução. Graças a uma rede de mais de 300 imobiliári..."

Popular
Zenit

"O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo d..."

Healthtech
Popular
Auster

"A Auster é uma agritech especializada em recomendação de fertilizantes nitrogenados, que hoje correspondem a mais da metade de todo o fertilizante produzido no mundo."

Popular
Quadrado Express

"Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios."

Retailtech
Popular
IFriend

"Traveltech que oferece experiências turísticas conectando viajantes e guias turísticos do mundo inteiro."

Traveltech
Contbank

"O Contbank utiliza contadores e IA para revolucionar o acesso à crédito para micro, pequenas e médias empresas. A fintech é um banco digital que oferece uma experiência única para MPEs, oferecendo crédito a..."

Simple&Co

"Foodtech que aproveita a capacidade já instalada de restaurantes para construir a maior plataforma de marcas virtuais de alimentação da América Latina."

Cowmed

"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."

Datasales

"A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência."

Retailtech
Ciclo Orgânico

"Maior serviço de coleta de resíduos orgânicos para compostagem por assinatura do Brasil."

Cleantech
Sensix

"A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e ..."

Recicla.Club

"A Recicla.Club é a primeira startup de gestão de resíduos por assinatura do Brasil. Com a solução, empresas podem terceirizar todas as atividades relacionadas a resíduos assinando um único plano. Atende gra..."

Cleantech
InovaPictor

"Automatiza o registro de marcas e patentes de forma acessível e simplificada."

Legaltech
Leigado

"Agtech que desenvolveu um sistema completo de gestão da propriedade para redução de custos e aumento da produtividade da cadeia leiteira."

Capital Empreendedor

"Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário."

Serall

"Startup que desenvolveu tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros para atender as demandas das indústrias 4.0."

Indústria 4.0
Digital Aligner

"Healthtech DNVB que promove acesso, com custo menor, a tratamentos dentários com alinhadores transparentes, inclusive via assinatura."

Healthtech
Mercado Radar

"Startup de modelo SaaS que faz os vendedores do Mercado Livre venderem mais"

Retailtech
Health ID

"Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue."

Healthtech
Veriza

"Fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital."

Hiperdados

"Proptech/construtec SaaS que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil."

Play2Sell

"Salestech/edtech que aumenta a conversão de vendas das empresas através de treinamentos gamificados para o time comercial."

Salestech
Pomartec

"SaaS para fruticultura de precisão, simplificando a gestão de pomares, reduzindo perdas e aumentando a sua produtividade."

Cellva

"A Cellva é uma das mais inovadoras empresas de ingredientes B2B do mundo e aproveita a biodiversidade brasileira para criar soluções nutricionais de alto valor agregado. Utilizando biotecnologia patenteada ..."

Pool Bossa & Captable I

"A Captable e a Bossa Invest se uniram para fazer uma rodada histórica: de uma só vez, você tem a chance de investir em 10 unicórnios americanos. São nomes como OpenAI – criadora do ChatGPT –, Anthropic, Epi..."

Ecotrace

"A Ecotrace se posiciona na vanguarda da inovação no agronegócio, empregando a tecnologia blockchain para oferecer soluções inéditas de rastreabilidade em commodities como carne, frango e algodão. Este avanç..."

RECICLI

"A RECICLI atua com reciclagem de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos através de manufatura reversa, com automação em desenvolvimento. A planta piloto está sendo desenvolvida em parceria com gigantes:..."

Cleantech
Vacinas.net

"A Vacinas.net é a solução do problema da vacinação corporativa, conectando empresas que precisam vacinar colaboradores em todo Brasil à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do país. Com c..."

Healthtech
RedCheck

"A RedCheck é uma healthtech que utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de análise, o custo e aumentar a precisão dos diagnósticos oftalmológicos. Através da sua plataforma web, clínicas e hos..."

Healthtech

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.