Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto
A Maxbot facilita a comunicação e rastreabilidade do atendimento via WhatsApp, Telegram e, em breve, Instagram e Facebook, para pequenas e médias empresas (PMEs). A startup apresenta indicadores que apontam exponencialidade, cada usuário gera receita para adquirir cinco novos usuários, além disso, a empresa tem uma excelente margem de lucro líquido e realiza o processo completo, da contratação ao uso, de forma automatizada – por isso, a injeção de capital deve fazê-la crescer bastante rápido. Ainda, possui diferenciais técnicos perante aos concorrentes e atua em um mercado de altíssimo crescimento, sem players dominantes.
A rodada da Maxbot conta com o coinvestimento de anjos da rede da FCJ, a maior Venture Builder da América Latina.
A Maxbot facilita a comunicação e rastreabilidade do atendimento via WhatsApp para empresas. O diferencial da plataforma é oferecer uma camada de automação, mas com foco em facilitar a gestão do atendimento por equipes de atendentes. Já conta com Telegram e chat web integrados e, ainda em 2022, planeja expandir para o Direct do Instagram e Messenger do Facebook. O faturamento da startup saiu de R$ 283 mil para R$ 1,05 milhão em um ano e a Maxbot já começou o processo de internacionalização pelo Peru, onde tem um parceiro com uma carteira de mais de 10 mil empresas – foco inicial da expansão. O capital da rodada será utilizado principalmente para ampliação do time comercial e expansão teritorial/para outros mensageiros.
As empresas que se comunicam bem, vendem mais
O Brasil já esteve na 5ª posição dos países com o pior atendimento do mundo. De lá para cá, muita coisa mudou, mas o cenário ainda está longe de ser o ideal. O país tem 19,7 milhões de empresas ativas, entre maio e agosto de 2021, mais 1 milhão de empresas foram abertas. O grande número de empresas novas alavancou ainda mais um problema que já é antigo, o mau atendimento. Apenas 11% dos brasileiros estão satisfeitos com o atendimento ao cliente.
Estamos prontos para mudar esse cenário negativo
Esses números impressionantes mostraram que teremos um grande trabalho pela frente, mas estamos preparados para conscientizar as empresas que um bom atendimento não só é o melhor caminho para vender mais e fidelizar clientes como, no longo prazo, aumentar as chances das empresas expandirem seus negócios.
Depois do tempo que desenvolvemos a ferramenta e estudamos o mercado, estamos preparados para trabalhar em prol da melhor comunicação entre empresas e consumidores. Vamos continuar melhorando a ferramenta e nossa metodologia para fazer do Brasil uma referência em atendimento ao cliente de qualidade pelos meios digitais.
E, com isso, ajudar os consumidores que querem ser ouvidos de verdade, querem ser atendidos com rapidez e eficiência e, por fim, tenham suas dificuldades sanadas com o máximo de atenção que eles merecem.
Sozinhos chegaremos lá, mas com os parceiros certos, chegaremos mais rápido
A Maxbot é fruto de muito esforço de cada um dos colaboradores. Sabemos do potencial de transformação que podemos promover na economia. Essa é uma oportunidade muito grande para acelerarmos essa transformação. Quanto mais rápido as empresas melhorarem seus processos de atendimento ao cliente, melhor será para todo mundo.
Temos a oportunidade de continuar nossa missão, expandindo a ideia que é possível ter um bom atendimento ao cliente, não importa o tamanho da empresa e nem o nicho que trabalha. Tudo é uma questão de usar a ferramenta certa e aplicar a metodologia testada e aprovada por empresas que acreditaram em nós e já estão colhendo os frutos.
Por isso, precisamos de você, parceiro investidor que já teve experiências de maus atendimentos e que sabe da importância de uma comunicação eficiente entre consumidores e empresas.
Crescimento
A Maxbot apresenta um crescimento consistente em sua receita recorrente, nos últimos dozes meses o faturamento praticamente duplicou, já ultrapassando a marca dos R$100.000,00. A startup já alcançou o break even e a relação entre LTV e CAC é extremamente saudável, evidenciando uma maturidade importante do negócio.
Produto
O crescimento de receita e os unit economics sólidos comprovam que a empresa encontrou o seu product market fit - a aderência do produto com o mercado. A Maxbot tem um produto e atendimento diferenciado, atuando em um gap de mercado não atendido por grandes players, que inclusive podem ser investidores em próximas rodadas ou compradores em potenciais saídas dos investidores atuais e dessa rodada.
Empreendedores
Os sócios possuem uma excelente expertise tecnológica, comprovada pelo momento e evolução da startup. Além disso, os empreendedores têm demonstrado uma gestão eficiente, evidenciada por uma destinação madura do uso de recursos desta captação - com direcionamentos a desafios identificados como essenciais para a escalabilidade da startup. Além disso, a startup conta com o apoio da FCJ Venture Builder.
Hoje nossos clientes nos procuram para resolver 4 problemas:
Os problemas listados acima geram um grande impacto no faturamento das empresas. Sem uma boa base de leads (contatos) ou clientes, cria-se uma barreira na criação de ações de remarketing, o contato com os clientes fica deficiente e há redução nas oportunidades de vendas.
O uso de vários celulares por parte da equipe de vendas gera um problema ainda maior, pois cada vendedor fica com os dados dos clientes que atende no próprio aparelho. Com isso, corre-se o risco do vendedor se desligar da empresa e levar toda a sua base de clientes e conhecimento com ele.
Como funciona
O Maxbot é uma plataforma SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço, em uma tradução literal). Montamos os nossos planos conforme a quantidade de atendentes que a empresa possui e uma limitação de contatos (números de WhatsApp que armazenaremos na agenda dentro do Maxbot).
A plataforma foi 100% desenvolvida pelo nosso time. Dessa forma temos grande facilidade de realizar alteração de planos e atualizações.
Todo o processo de contratação é automatizado: O cliente entra na plataforma; escolhe o plano que se encaixa para a realidade dele; processa o pagamento, que pode ser no boleto ou no cartão; após o pagamento, o sistema gera a nota fiscal automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana nesse momento.
Durante o processo de contratação, o módulo de contrato da plataforma gera automaticamente o contrato, enviar para o cliente assinar digitalmente, por uma selfie, foto da identidade ou CNH e uma selfie segurando esse documento. O nosso time analisa esses dados e confirma o contrato.
Atualmente, temos duas formas de contratação: mensal e anual. Na mensal, os planos abrangem 1, 2, 3 e 6 atendentes, sem necessidade de fidelidade. Já no anual, o cliente pode escolher a partir de 10 atendentes.
Quando o cliente precisa de um desconto, damos a opção de pagamento da anuidade à vista, dividindo em até 12 vezes no cartão, dessa forma, geramos caixa antecipado e garantimos o LTV (Life Time Value).
No site, existem 6 opções de planos, de 1 até 14 atendentes. Os valores variam de R$ 227,00 mensais até R$ 607,00 mensais, com ticket médio de R$ 450,00.
Nós, brasileiros, fomos acostumados a pagar taxas em ligações e SMS. Isso mudou quando o WhatsApp surgiu no mercado. De uma hora para a outra, começamos a enviar mensagens de texto, áudio, imagens, criamos grupos com amigos e familiares, tudo isso, pagando apenas o plano de dados da operadora.
O WhatsApp cresceu no Brasil, tornou-se o principal aplicativo de mensagens sendo absorvido totalmente pela nossa cultura, para objetivos pessoais e profissionais.
No mundo, o WhatsApp possui cerca de 2 bilhões de usuários, 98% dos brasileiros que usam smartphone usam o WhatsApp todos os dias, somos o segundo país com mais usuários de WhatsApp no mundo, perdemos apenas para a Índia.
Mundialmente, 50 milhões de empresas usam o WhatsApp como canal de atendimento. Desse total, 10% das empresas são empresas brasileiras. Ficando, novamente, abaixo somente da Índia.
No momento, trabalhamos com 4 segmentos do mercado:
Estamos atraindo também a atenção de clientes governamentais. Isso foi possível através da mesma máquina de vendas que usamos para atrair empresas privadas. Hoje, estamos dentro da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Itapoá em Santa Catarina, Prefeitura de Praia Grande em São Paulo, entre outras.
Os contratos com governo possuem 10% de participação no nosso faturamento mensal, com isso, estamos criando uma máquina de vendas específica para atração de clientes governamentais.
Com uma participação menor do faturamento mensal, trabalhamos também com instituições de ensino, concessionárias de veículos, corretores de imóveis e imobiliárias, varejistas, indústrias, ONGs, entre outros setores.
Alcançando esses números, levando em consideração nosso ticket médio, temos um faturamento potencial de R$ 9.000.000,00/mês.
Concorrência
Qualquer empresa que seja uma alternativa com soluções para atendimento ao cliente por meio digital, por critérios indiretos, como por exemplo, usando o próprio WhatsApp ou por critérios diretos relacionados às experiências em si, são consideradas nossos concorrentes.
Diferenciais Maxbot
Mas o nosso principal diferencial está na metodologia de atendimento, onde desenvolvemos uma série de recursos que não permite que o cliente final fique sem resposta, aumentando a satisfação deles junto às empresas que utilizam a Maxbot.
A história do Maxbot começou com a ideia de proporcionar um atendimento melhor pelos canais digitais. Estávamos cansados de procurar por serviços, enviar mensagens no WhatsApp dessas empresas e simplesmente sermos ignorados.
Durante o período de ideação ficamos impactados com uma pesquisa mundial pela empresa Zendesk, onde falava que o Brasil possui o 5º pior atendimento do mundo, dentro de 28 países pesquisados.
Provavelmente você já foi mal atendido, seja em locais físicos ou no meio digital. Por causa disso, nossa missão sempre foi ajudar o Brasil a sair do ranking dos países com clientes mais insatisfeitos. Queremos ajudar empresas a terem uma estrutura focada no sucesso do cliente.
Percebemos que do lado das empresas, elas não conseguiam dar atenção ao WhatsApp. Quando a empresa tinha um responsável pelo celular com o aplicativo e este estava ocupado por algum motivo, como numa reunião, ninguém mais conseguia fazer os atendimentos.
Do lado do cliente, existia a demora para ser atendido. Ele não recebia a atenção que merecia. As respostas demoravam demais. Em algumas vezes precisava repetir a informação muitas vezes, pois o atendente não tinha os dados dele em mãos.
Sabendo as dores e dificuldades de ambos os lados, começamos o desenvolvimento da plataforma. A cada etapa do processo íamos para o mercado para validar algumas questões.
Com toda essa preocupação, construímos uma plataforma que é ideal para empresas que têm os mesmos ideais que os nossos. Que se preocupam com o cliente e a forma como é atendido, além de estarem sempre buscando melhorias na satisfação do cliente diante das interações entre empresa e consumidor.
A Maxbot foi construída à muitas mãos. Nós, empreendedores, junto com amigos que validaram diversas informações e os clientes que sempre estão juntos nessa jornada, dando sugestões de melhorias e novas funções que são prontamente ouvidas, levadas em conta e colocadas em prática no menor tempo possível.
Resultados
O início de janeiro foi com um faturamento bem baixo, mas normal para quem está começando. Faturamos R$ 1.901,00 por mês que era referente a apenas 3 contratos de clientes. Finalizamos o mesmo ano com faturamento de R$ 43.155,35 por mês, com 111 clientes pagantes.
Aproveitando o crescimento no atendimento digital que foi acelerado pelos lockdowns que as empresas precisaram cumprir no Brasil, iniciamos 2021 com perspectivas de um bom ano, o que, de fato, foi. Fechamos o mesmo ano com faturamento superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais) por vários meses consecutivos.
Resultados conforme histórico:
2020
2021
Equipe
C-level
Vendas
3 Vendedores
Marketing
Financeiro
1 Atendente
Suporte/Sucesso do Cliente
Gestão de Processos
1 Analista
Tecnologia e Desenvolvendo de Produto
Investidores
A Maxbot, até o momento, tem crescido totalmente bootstrap, ou seja, utilizando recursos próprios para poder rodar toda a operação.
A FCJ Triângulo entrou na sociedade no início da nossa jornada. Não tínhamos nem 30 clientes, ainda. Mas, apesar de não entrarem com recursos financeiros, nos ajudaram a poupar dinheiro com serviços jurídicos, ajuste na governança da empresa, entre outros apoios que nos deram durante todo esse tempo.
Estratégias de crescimento
Nossa máquina de vendas hoje funciona da seguinte forma.
Toda nossa máquina de vendas atual vem da atração de clientes por meio de anúncios online ou da busca orgânica nos principais sites de busca.
Com o investimento passaremos a trabalhar com outros canais, como a implementação de uma estrutura de outbound para fazermos prospecção ativa e atrair clientes maiores, elevando assim o ticket médio que temos atualmente.
Outra estratégia que vamos utilizar será a assessoria de imprensa, aparecendo em diversos veículos de comunicação. Dessa forma poderemos trabalhar o nosso branding, fixando nossa marca na cabeça de empresários e também virar referência em atendimento ao cliente para todo o Brasil.
Além de toda essa estrutura que estamos montando no Brasil, estamos abrindo mercado no Peru e temos um parceiro que foi o responsável por levar a nota fiscal eletrônica brasileira para ser implantada naquele país. Eles possuem uma carteira com mais de 10 mil empresas, que, no início, será o foco do nosso trabalho. Estamos terminando de traduzir toda a nossa plataforma para iniciarmos os trabalhos por lá.
Temos clientes em vários países além do Brasil, como Portugal, Moçambique, Estônia, Índia, Paraguai e Uruguai. Esses clientes são brasileiros que moram nesses países e que nos encontraram de forma orgânica. Tivemos uma boa aderência nesses países e com esses clientes atendendo seus clientes no idioma local, acreditamos na construção de bons cases de sucesso, além da facilidade de entrada neste mercado depois de toda a plataforma traduzida.
Produtos
Em termos de estratégia de produto, temos duas estratégias principais para acelerar o crescimento.
Desenvolvimento de novos canais de atendimento: atendendo a pedidos dos nossos clientes, estamos planejando o desenvolvimento de integrações com o Messenger do Facebook e o Direct do Instagram, ainda no primeiro semestre de 2022. Com isso, conseguimos ampliar nosso leque de canais de atendimento, alcançando assim clientes que usam estratégias diferentes das estratégias com o WhatsApp. O crescimento acelerado de usuários no Instagram e também o aumento do tempo gasto no aplicativo, tornaram o direct um canal de vendas e relacionamento poderoso para milhares de lojas pelo Brasil. É nesse canal que o cliente tira suas dúvidas, se relaciona com a marca, interage com stories e estreitam relação com empresas. O uso de chatbots pode melhorar esse tipo de atendimento e a capacidade de distribuir a conversa com vários atendentes faz todo sentido.
Integração com sistemas do mercado: a integração com grandes sistemas do mercado ajuda a criar automações melhores para os clientes. Hoje, estamos integrados a 4 grandes sistemas do mercado de provedores de internet, facilitando o trabalho de dezenas de clientes e dando mais agilidade no atendimento deles. Estamos aumentando nossa participação em prefeituras e órgãos governamentais, estamos em busca de integrações com os softwares que atendem esses locais e assim viabilizando a criação de um grande chatbot governamental, onde a população poderá acionar diversos serviços usando o WhatsApp, aproximando assim ainda mais governos e população.
Depoimentos
Temos clientes fiéis, mas isso não faz com que o nosso atendimento seja menosprezado. Somos uma plataforma de atendimento e temos que prestar o melhor atendimento. Todo esse esforço é refletido nas notas de satisfação do cliente onde usamos a metodologia CSAT.
Atualmente, temos mais de 90% de satisfação do cliente, o que comprova que nosso trabalho em prol da melhoria do atendimento ao cliente tem dado resultado para nós e para nossos clientes.
COO
Administrador de empresas há mais de 10 anos com experiência em gestão de indicadores e otimização de processos industriais e gestão financeira no ramo imobiliário.
Cofundador e CTO
Analista de sistemas e especialista em gestão e manutenção de tecnologia da informação. Possui experiência de mais de 20 anos em desenvolvimento de sistemas corporativos complexos, aplicações móveis, integração entre sistemas e bancos de dados.
Cofundador e CEO
Com 15 anos de experiência em atendimento ao cliente, se especializou em marketing e vendas, pois sabia que esses 2 conhecimentos eram os que poderiam fazer qualquer projeto evoluir. Empreende há 10 anos em tecnologia, iniciando como software House até construir o próprio produto.
Venture Builder
A FCJ Triângulo é o braço no triângulo mineiro e alto paranaíba da FCJ Venture Builder, empresa fundada no Brasil em 2013 e hoje a maior rede do segmento no mundo. Tendo mais de 25 startups em seu portfólio a FCJ Triângulo é o sócio-estratégico que leva governança, apoio tático, compliance, grupo de mentores e rede internacional para impulsionar as nossas startups da forma mais rápida e eficiente possível.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
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