Portal do Médico
Healthtech

O Portal do Médico é o marketplace online onde profissionais da saúde e empresas podem adquirir suprimentos e equipamentos médicos de diversos fornecedores em um só lugar. Em 2022, a healthtech deve finalizar o ano transacionando R$ 13 milhões – quase o dobro dos R$ 7 milhões de 2020 e 2021. Já são 45 mil clientes ativos – dentre eles Sírio Libanês, Vivo e Sicoob –, 1800 vendedores e mais de 85 mil produtos disponíveis. Em um mercado potencial de R$ 350 bilhões/ano, o Portal do Médico oferece seu serviço sem limitação geográfica e funciona 24h por dia – é possível fazer o pedido, acompanhar a entrega e realizar o pagamento em um só lugar. O Portal do Médico já atrai milhares de visitas no seu site – são 700 mil ao ano – e já realiza muitos orçamentos de valores significativos, totalizando R$ 3,5 bi: uma oportunidade gigante, pois qualquer melhoria mínima na conversão pode significar crescimento rápido e sustentável. A rodada servirá para desenvolver a tecnologia com foco em abrir novas linhas de receita e transformar mais orçamentos em vendas.

Projeto atualizado em: 23/11/2022 16:12
Resumo

Resumo da Empresa

NOVIDADE: 

O Sicoob, gigante do setor de Banking Cooperado no Brasil, acaba de firmar uma das maiores parcerias do mercado brasileiro de saúde: uma integração exclusiva com o Portal do Médico!

São mais de R$ 700 milhões em pontos que estarão aptos a serem trocados por um dos 86 mil produtos do Portal do Médico no Hub da Saúde do Sicoob – ou seja, um benefício gigante aos cooperados do Sicoob e um novo patamar para o Portal do Médico.

 

O Portal do Médico é o maior marketplace de produtos da área da saúde da América Latina. Na nossa plataforma, os compradores encontram os melhores fornecedores, produtos e preços do mercado, além de uma tecnologia sólida e segura que traz toda a facilidade e praticidade das compras online para o setor médico e hospitalar.

Desde sua fundação, em 2016, o Portal do Médico já obteve mais de 3,5 bilhões de cotações e orçamentos, foi acessado mais de 12 milhões de vezes e possui, hoje, mais de 87 mil produtos e 46 mil clientes ativos.

Nossa tecnologia é própria. Não dependemos de ninguém para criar ou atualizar funcionalidades dentro do Portal, ou seja, o que os nossos clientes, compradores e vendedores precisam, nós implementamos, criando uma ferramenta que só evolui e um negócio que só valoriza.

 

DESTAQUES CAPTABLE

Equipe

A equipe do Portal do Médico é altamente complementar e com track record diferenciado, sendo seu sócio-fundador um empreendedor com mais de 10 anos de experiência em vendas no mercado de saúde, e seu time C-level com grande expertise em marketplaces, desenvolvimento web e programação.

Produto e mercado

O mercado da saúde no Brasil é um dos segmentos mais promissores, com lacunas de oportunidade para healthtechs oferecerem soluções inovadoras. O Portal do Médico se destaca pelo pioneirismo no marketplace de produtos médicos, sendo hoje o maior em termos de SKUs oferecidos, sellers e buyers cadastrados e transações realizadas. São mais de 85 mil produtos hospitalares e equipamentos médicos disponíveis, 24 horas por dia, sem limitações geográficas e de fácil acesso, onde clínicas médicas, hospitais, órgãos públicos, profissionais da saúde e empresas transacionam diariamente. Por conta do pioneirismo e da consolidação de marca, criou uma barreira de entrada relevante para concorrentes deste setor.

Números convincentes

Em 2022, o Portal tem previsão de quase dobrar o volume de transações realizadas no marketplace nos dois anos anteriores, fechando um GMV de aproximadamente R$ 13 milhões, sendo seu take rate aproximado de 19%. Ao total, são cerca de 700 mil acessos na plataforma neste ano (majoritariamente orgânicos), entre 45 mil clientes ativos e 1.800 vendedores cadastrados, com mais de R$ 3,5 bilhões em orçamentos realizados desde 2018. Além disso, trata-se de um mercado potencial de R$350 bilhões/ano em produtos e equipamentos médicos no Brasil, o que oportuniza uma expansão de grandes múltiplos após a rodada de investimento para os próximos anos.

Pitch completo da empresa

1. PROBLEMA

Pouca variedade de fornecedores e logística complexa

Adquirir equipamentos e suprimentos médicos é uma tarefa complicada, principalmente nas áreas mais remotas do Brasil, isso limita hospitais, clínicas e consultórios a opções de fornecedores e produtos locais, que nem sempre tem preços competitivos ou a variedade de produtos necessária.

Da mesma maneira, nem todos os fornecedores locais possuem todos os produtos necessários para fechar um grande pedido de um hospital, por exemplo, o que exige mais cotações, mais fretes e mais logística por parte dos compradores.

Baixa adesão em plataformas não exclusivas da área da saúde

Os marketplaces tradicionais até vendem produtos da área da saúde, mas não atendem as expectativas necessárias de clientes maiores, como grandes redes clínicas e hospitais, além de não ter a estrutura necessária de atendimento necessária para suprir as necessidades desse público.

Existe também o ruído na hora da pesquisa interna dos produtos, que em plataformas não exclusivas para produtos médicos.

A maioria dos canais não é de fato uma solução digital eficiente

Os produtos encontrados no Portal do Médico também são encontrados em outras plataformas de ecommerce e de marketplace, mas elas não resolvem os problemas base que afetam os clientes.

Muitos sites apenas digitalizam o processo tradicional de emitir cotações e não possuem variedade de produtos, preços competitivos ou soluções integradas para grandes compras.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

O Portal do Médico opera em um modelo de marketplace tradicional. Nele, vendedores podem cadastrar seus produtos gratuitamente e anunciá-los para todos os visitantes do Portal do Médico de acordo com suas categorias.

Os compradores, por sua vez, têm fácil acesso a todos os produtos e vendedores do Portal do Médico, podendo filtrar por nome, categoria do produto ou vendedor responsável.

Além disso, todo vendedor possui uma classificação interna no Portal do Médico, que vai de 1 a 5 estrelas e fica disponível para os compradores. Essa classificação é obtida através das vendas realizadas no Portal e pode subir ou descer de acordo com a qualidade do atendimento e entrega de cada vendedor.

Os compradores podem avaliar os vendedores a cada venda concluída.

Caso um vendedor se destaque positivamente, ele recebe o título de “Vendedor Diamante” que significa que ele presta excelente atendimento e entrega conforme o combinado, com qualidade e segurança.

Na hora da compra em si, os clientes adicionam os produtos ao carrinho, como num ecommerce padrão, e o Portal do Médico calcula o frete integrado, que gera valores e notas separadas para cada vendedor dentro do pedido.

Isso quer dizer que em um só pedido, diversos vendedores podem estar inclusos sem complicações, pois os fretes, pagamentos e questões fiscais são separados.

Assim, cada parte recebe seu pagamento e organiza seu frete independentemente e o comprador não perde tempo fazendo a logística.

O Portal do Médico como serviço

Além do marketplace, o Portal do Médico tem serviços exclusivos para empresas do setor da saúde que funcionam em conjunto na mesma plataforma.

Cotações

As cotações são um serviço especial presente dentro do Portal onde os clientes podem adicionar os produtos no carrinho de compras e com apenas 1 clique, criar uma cotação formal através dos dados do carrinho.

Isso facilita a vida de licitantes e grandes empresas, que podem orçar com agilidade, comparando preços e fornecedores. Mesmo quando uma empresa não fecha uma venda, essa funcionalidade ajuda o Portal a se tornar o destino majoritário de buscas por produtos médicos nesse tipo de empresa.

Através das cotações, o Portal já conquistou grandes clientes como: Unimed, Rede D’or e Marinha do Brasil.

Atualmente o Portal do Médico já gerou mais de 3.5 bilhões em cotações desde sua inauguração em 2016, sendo que só em 2021 foram 1.5 bilhão, equivalente a 42% desse valor total, o que denota a valorização crescente desse serviço pelo mercado.

Gestão de contas e atendimento especializado

Outro diferencial importante do Portal do Médico é a gestão de contas, oferecidas a clientes maiores e o atendimento especializado geral.

No Portal do Médico, nossa equipe vive e respira o mercado da saúde e está sempre pronta para auxiliar nossos clientes e compradores com dúvidas sobre os produtos, fretes e qualquer outra questão.

MedPag

O MedPag é a fintech de pagamentos para Saúde do Portal. Em compras maiores ou de equipamentos mais caros, os clientes podem optar pela MedPag como forma de pagamento para financiar ou pagar com condições especiais negociadas diretamente com o Portal e os vendedores.

Como comprar no Portal do Médico

As compras no Portal do Médico ocorrem de maneira simples, seguindo o modelo tradicional e aceito de ecommerce no Brasil.

  1. O cliente acessa o portal e se cadastra em menos de 5 minutos;
  2. Ele navega por produtos de seu interesse;
  3. Ele adiciona esses produtos ao carrinho e calcula o frete;
  4. Caso já esteja logado, ele segue para a confirmação, se não faz o login;
  5. Ele confirma o endereço de entrega;
  6. Ele confirma o método de pagamento;
  7. Ele fecha a compra;
  8. Caso a venda inclua múltiplos vendedores, cada um recebe uma ordem de pedido e os valores de acordo com seu produto e frete;
  9. Os vendedores enviam os produtos para o cliente que acompanha na sua página de pedido;
  10. O comprador confirma o recebimento do produto em bom estado;
  11. O Portal do Médico libera os valores a receber para os vendedores.

Como vender no Portal do Médico

  1. O vendedor acessa o Portal do médico e se cadastra também em menos de 5 minutos;
  2. Ele adiciona os produtos manualmente com a ferramenta do portal ou através de nossas integrações por planilha e ecommerce;
  3. Os clientes acessam o Portal do Médico e encontram os produtos que procuram;
  4. O vendedor recebe uma ordem de pedido quando seus produtos participam de uma venda;
  5. Ele envia os produtos e faz o acompanhamento da entrega pelo seu Dashboard de vendedor;
  6. O cliente confirma o recebimento;
  7. O vendedor é liberado para sacar o dinheiro da venda;
  8. O Portal do Médico fica com uma comissão de 19% sobre o valor dos produtos vendidos.

Como monetiza

Como já vimos acima, a principal fonte de renda do Portal é uma comissão de 19% sobre qualquer venda gerada na plataforma, porém, o Portal também possui outras fontes de monetização.

Por ser um dos principais destinos de buscas por produtos médicos na Internet, participando de mais de 600 mil resultados de pesquisas relacionados a produtos e com mais de 22 mil acessos orgânicos por mês em 2022, o Portal do Médico também vende espaços de anúncio em seu site.

Em 2022, o GMV projetado o Portal do Médico está acima de 13 milhões de reais, um aumento de 86%

Campanha da GE Healthcare no Portal do Médico

Uma solução completa para a área da Saúde

No Portal do Médico é possível comprar, vender, encontrar atendimento especializado, cotar e pagar com condições especiais, tudo através de tecnologia e logística própria.

Essas características tornam o Portal do Médico uma ferramenta única e praticamente sem concorrência direta como Marketplace da área da Saúde.

 

3. MERCADO

O mercado da saúde no Brasil

Em 2021, o setor da saúde movimentou mais de 300 bilhões de reais no Brasil, um acréscimo de 13,8% comparado a 2020 e 21,8% em comparação com 2019.

Esse faturamento é sustentado por uma estrutura de mais de 6 mil hospitais, 40,7 mil Unidades Básicas de Saúde (UB’s) e mais centenas de milhares de clínicas e consultórios médicos por todo o Brasil.

Um mercado gigante, que cresce ano a ano e cada vez mais, busca tecnologias e serviços capazes de suprir a demanda por inovação e melhor performance, pois como já dissemos, qualquer crescimento, por menor que seja, representa um volume expressivo de capital.

O mercado de e-commerce e marketplace no Brasil

A pandemia alterou os hábitos de consumo no Brasil, tudo se digitalizou, entregas, transporte, lazer e principalmente compras, sejam elas B2C ou B2B.

Com um aumento de 26,9%, o mercado de ecommerce ultrapassou os 161 bilhões de faturamento em 2021, um crescimento expressivo e que firma uma tendência de consumo cada vez mais digital.

Os Marketplaces por sua vez são responsáveis pela maioria dessas vendas. Já em 2020, é previsto que 78% de todas as vendas de comércio eletrônico ocorreram nesse modelo de plataforma, o que firma esse tipo de plataforma como o modelo mais eficiente de vendas pela internet.

As vantagens são óbvias, variedade de produtos, variedade de vendedores, variedade de ofertas e tecnologia diferenciada para atender as necessidades do público, todas as vantagens que você também encontra no Portal do Médico.

Concorrência

Embora existam diversas lojas de equipamentos médicos e produtos para a área da Saúde, o Portal do Médico não possui concorrência direta no setor de marketplace em seu nicho.

Isso simplesmente porque qualquer ecommerce pode simplesmente integrar seus produtos no Portal do Médico e vender dentro da nossa plataforma da mesma maneira.

Mesmo assim, nenhuma dessas lojas compete diretamente com o Portal pois como já especificamos, além do espaço para anunciar, o Portal possui uma estrutura e tecnologia diferenciada que o destaca de qualquer plataforma tradicional de ecommerce.

A existência de grandes lojas online de produtos para área da Saúde até pode parecer uma concorrência para o Portal, mas a grande verdade é que elas na verdade são oportunidades, pois podem trazer seu portfólio de produtos, preços e fretes especiais para dentro do Portal do Médico.

Isso inclusive já é uma realidade, com grandes marcas como Harte Instrumentos, CMOS Drake e Maconequi vendendo concomitantemente em suas lojas próprias e dentro do Portal do Médico.

 

4. A EMPRESA

O Portal do Médico foi fundado em 2016 como uma solução para agilizar as vendas online de equipamentos médicos para clientes da área da Saúde. Maicon Alves o CEO do Portal, em conjunto com seu pai, tocavam a empresa focando na compra e venda de aparelhos de ultrassom e outras máquinas de exame de imagem.

Com o passar do tempo, Maicon viu a oportunidade de preencher uma lacuna do mercado brasileiro de equipamentos médicos: um espaço digital onde qualquer fornecedor possa anunciar seus produtos para o Brasil inteiro. Desde então, o Portal seguiu essa linha de Marketplace e nunca mais parou de crescer.

Em 2018, o Portal começou a se qualificar como tecnologia aliada do setor da saúde através do seu sistema de cotações, que em seu primeiro ano, já gerou mais de 200 milhões de reais cotados com o serviço.

Em 2019, com o reconhecimento e a captação dos primeiros clientes maiores, o Portal faturou seu primeiro milhão, fechando o ano com impressionantes R$ 3.5 milhões de GMV.

A partir daí, foram diversos avanços em tecnologia, logística, gestão e marketing, que a cada passo, formava uma equipe cada vez mais experiente e uma plataforma cada vez mais única e valiosa.

Essa evolução, fez o Portal se tornar uma startup de sucesso, que em apenas 6 anos, alcançou um valuation de R$ 18 milhões.

Linha do tempo

  • 2016 - Fundação do Portal do Médico;
  • 2017 - Internacionalização do Portal com a abertura de uma empresa nos Estados Unidos e o estande mais visitado na feira Medica da Alemanha;
  • 2018 - Portal do Médico rompe a barreira dos multi-milhões faturando R$ 3.5 milhões em GMV;
  • 2019 - Portal do médico passa o número de 50 mil SKUs ativos vendendo na plataforma;
  • 2020 - Serviços de cotações do Portal do Médico passa marca de 1 bilhão cotado e entrada do Portal do Médico no programa de Aceleração de Startups do UOL;
  • 2021 - Com investimentos em marketing o Portal do Médico triplica sua taxa de conversão;
  • 2022 - Portal do Médico rompe a marca dos 10 milhões em faturamento com GMV projetado para R$ 13 milhões até o fim do ano.

Resultados

Equipe

O Portal do Médico conta em seu quadro com uma equipe experiente e com trajetória de sucesso.

Além do CEO, Maicon Alves, hoje o Portal conta em seu C level com o COO Rafael Machado, que foi CCO da Osklen, criou o Marketplace Mira e também e participou da gestão da B2W digital.

Na tecnologia, a administração fica a cargo do experiente CTO Jeferson Raupp, com experiências de sucesso na Vortifo Digital, Stefanini, Credencie e Opideia.

Investidores

O Portal do Médico realizou uma rodada de captação de investidores e fechou 8% com a Wow aceleradora em 2020 no modelo mútuo conversível.

Estratégias de crescimento

O portal baseia sua estratégia de crescimento no modelo padrão de Marketplace, onde seu principal objetivo é arrecadar mais vendedores, para aumentar sua base de produtos e por consequência conseguir atender mais clientes e compradores.

Com a integração de novas plataformas de ecommerce com a base de cadastros do Portal, utilizamos nossa excelente estratégia de SEO para rapidamente converter os novos produtos em tráfego orgânico.

Mais produtos, com mais tráfego trazem mais vendas, mais confiança e mais valor ao portal dia após dia.

Em 2021, tivemos um aumento médio de 250 novos produtos por mês, porém, nossos investimentos em integrações e captação de sellers elevaram esse número para mais de 1000 novos produtos todos os meses em 2022, com um total previsto de 85 mil skus ativos até o fim do ano.

Além disso, os novos produtos aumentam a qualidade do tráfego interno do Portal do Médico, oferecendo mais opções de busca e análise.

Comparado a 2021, essa leva de novos produtos gerou um aumento de 15% no número de páginas visitadas por sessão e 42.49% na duração desta mesma sessão.

Ou seja, quanto mais produtos conseguimos colocar à venda dentro do Portal do Médico, mais tempo as pessoas passam no site, mais páginas elas visitam e mais compras elas efetuam.

Falando em compras, a taxa de conversão, que mede o número de usuários comparado ao número de vendas, também está em constante crescimento no Portal, aumentando 50% de 0,06% para 0,09% entre 2021 e 2022.

Nossas ações promocionais de Marketing, como o Março Médico, a Black Friday e o Mês do dentista, criam, todos os meses, condições e ofertas especiais para tornar o Portal do Médico um espaço visualmente dinâmico e que força o consumidor a visitar regularmente para conferir ofertas e promoções especiais.

Equipe

Jeferson Raupp

CTO

Jeferson Raupp tem vasta experiência no desenvolvimento de software por ter atuado como desenvolvedor sênior e ter sido referência em muitas equipes até se consolidar como gerente, participando ativamente em diversos projetos relevantes de aplicações comerciais. Durante sua trajetória, participou de projetos em empresas líderes do setor como Vortigo Digital, Stefanini, Credencie e Opideia. Desta forma, adquiriu extensa experiência em gerenciamento de projetos, metodologias de desenvolvimento ágeis, liderança de equipes e linguagens de programação. Dentre elas: .NET, .NET Core, Node.js, PHP, ASP, React, Vue.js, etc.

Rafael Machado

COO

Rafael Machado tem mais de 20 anos de experiência no varejo de moda, calçados e bens de consumo (inclusive digital). Foi CCO da Osklen (Alpargatas S.A). Antes disso, fundou o Marketplace digital Mira (México), e ocupou posições de destaque na B2W Digital, (Head de preços e do Soubarato). Machado é Bacharel em Administração pela PUC/RS, tem pós-grad. em Projetos pela FGV e MBA pelo MIT Sloan.

Maicon Alves

CEO

Maicon Alves é um empreendedor serial com mais de 10 anos de experiência em vendas no mercado da saúde. Fundou o Portal do Médico em Lajeado/RS em 2017. Maicon é um entusiasta da tecnologia, altamente conectado ao ecossistema de inovação. Atua também como palestrante de empreendedorismo, mentor da plataforma Tech Stars e auditor do Bureau Veritas. Alves é Bacharel em Administração e pós graduado em Economia pela Univates/RS.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.