O Portal do Médico é o marketplace online onde profissionais da saúde e empresas podem adquirir suprimentos e equipamentos médicos de diversos fornecedores em um só lugar. Em 2022, a healthtech deve finalizar o ano transacionando R$ 13 milhões – quase o dobro dos R$ 7 milhões de 2020 e 2021. Já são 45 mil clientes ativos – dentre eles Sírio Libanês, Vivo e Sicoob –, 1800 vendedores e mais de 85 mil produtos disponíveis. Em um mercado potencial de R$ 350 bilhões/ano, o Portal do Médico oferece seu serviço sem limitação geográfica e funciona 24h por dia – é possível fazer o pedido, acompanhar a entrega e realizar o pagamento em um só lugar. O Portal do Médico já atrai milhares de visitas no seu site – são 700 mil ao ano – e já realiza muitos orçamentos de valores significativos, totalizando R$ 3,5 bi: uma oportunidade gigante, pois qualquer melhoria mínima na conversão pode significar crescimento rápido e sustentável. A rodada servirá para desenvolver a tecnologia com foco em abrir novas linhas de receita e transformar mais orçamentos em vendas.
NOVIDADE:
O Sicoob, gigante do setor de Banking Cooperado no Brasil, acaba de firmar uma das maiores parcerias do mercado brasileiro de saúde: uma integração exclusiva com o Portal do Médico!
São mais de R$ 700 milhões em pontos que estarão aptos a serem trocados por um dos 86 mil produtos do Portal do Médico no Hub da Saúde do Sicoob – ou seja, um benefício gigante aos cooperados do Sicoob e um novo patamar para o Portal do Médico.
O Portal do Médico é o maior marketplace de produtos da área da saúde da América Latina. Na nossa plataforma, os compradores encontram os melhores fornecedores, produtos e preços do mercado, além de uma tecnologia sólida e segura que traz toda a facilidade e praticidade das compras online para o setor médico e hospitalar.
Desde sua fundação, em 2016, o Portal do Médico já obteve mais de 3,5 bilhões de cotações e orçamentos, foi acessado mais de 12 milhões de vezes e possui, hoje, mais de 87 mil produtos e 46 mil clientes ativos.
Nossa tecnologia é própria. Não dependemos de ninguém para criar ou atualizar funcionalidades dentro do Portal, ou seja, o que os nossos clientes, compradores e vendedores precisam, nós implementamos, criando uma ferramenta que só evolui e um negócio que só valoriza.
Equipe
A equipe do Portal do Médico é altamente complementar e com track record diferenciado, sendo seu sócio-fundador um empreendedor com mais de 10 anos de experiência em vendas no mercado de saúde, e seu time C-level com grande expertise em marketplaces, desenvolvimento web e programação.
Produto e mercado
O mercado da saúde no Brasil é um dos segmentos mais promissores, com lacunas de oportunidade para healthtechs oferecerem soluções inovadoras. O Portal do Médico se destaca pelo pioneirismo no marketplace de produtos médicos, sendo hoje o maior em termos de SKUs oferecidos, sellers e buyers cadastrados e transações realizadas. São mais de 85 mil produtos hospitalares e equipamentos médicos disponíveis, 24 horas por dia, sem limitações geográficas e de fácil acesso, onde clínicas médicas, hospitais, órgãos públicos, profissionais da saúde e empresas transacionam diariamente. Por conta do pioneirismo e da consolidação de marca, criou uma barreira de entrada relevante para concorrentes deste setor.
Números convincentes
Em 2022, o Portal tem previsão de quase dobrar o volume de transações realizadas no marketplace nos dois anos anteriores, fechando um GMV de aproximadamente R$ 13 milhões, sendo seu take rate aproximado de 19%. Ao total, são cerca de 700 mil acessos na plataforma neste ano (majoritariamente orgânicos), entre 45 mil clientes ativos e 1.800 vendedores cadastrados, com mais de R$ 3,5 bilhões em orçamentos realizados desde 2018. Além disso, trata-se de um mercado potencial de R$350 bilhões/ano em produtos e equipamentos médicos no Brasil, o que oportuniza uma expansão de grandes múltiplos após a rodada de investimento para os próximos anos.
Pouca variedade de fornecedores e logística complexa
Adquirir equipamentos e suprimentos médicos é uma tarefa complicada, principalmente nas áreas mais remotas do Brasil, isso limita hospitais, clínicas e consultórios a opções de fornecedores e produtos locais, que nem sempre tem preços competitivos ou a variedade de produtos necessária.
Da mesma maneira, nem todos os fornecedores locais possuem todos os produtos necessários para fechar um grande pedido de um hospital, por exemplo, o que exige mais cotações, mais fretes e mais logística por parte dos compradores.
Baixa adesão em plataformas não exclusivas da área da saúde
Os marketplaces tradicionais até vendem produtos da área da saúde, mas não atendem as expectativas necessárias de clientes maiores, como grandes redes clínicas e hospitais, além de não ter a estrutura necessária de atendimento necessária para suprir as necessidades desse público.
Existe também o ruído na hora da pesquisa interna dos produtos, que em plataformas não exclusivas para produtos médicos.
A maioria dos canais não é de fato uma solução digital eficiente
Os produtos encontrados no Portal do Médico também são encontrados em outras plataformas de ecommerce e de marketplace, mas elas não resolvem os problemas base que afetam os clientes.
Muitos sites apenas digitalizam o processo tradicional de emitir cotações e não possuem variedade de produtos, preços competitivos ou soluções integradas para grandes compras.
O Portal do Médico opera em um modelo de marketplace tradicional. Nele, vendedores podem cadastrar seus produtos gratuitamente e anunciá-los para todos os visitantes do Portal do Médico de acordo com suas categorias.
Os compradores, por sua vez, têm fácil acesso a todos os produtos e vendedores do Portal do Médico, podendo filtrar por nome, categoria do produto ou vendedor responsável.
Além disso, todo vendedor possui uma classificação interna no Portal do Médico, que vai de 1 a 5 estrelas e fica disponível para os compradores. Essa classificação é obtida através das vendas realizadas no Portal e pode subir ou descer de acordo com a qualidade do atendimento e entrega de cada vendedor.
Os compradores podem avaliar os vendedores a cada venda concluída.
Caso um vendedor se destaque positivamente, ele recebe o título de “Vendedor Diamante” que significa que ele presta excelente atendimento e entrega conforme o combinado, com qualidade e segurança.
Na hora da compra em si, os clientes adicionam os produtos ao carrinho, como num ecommerce padrão, e o Portal do Médico calcula o frete integrado, que gera valores e notas separadas para cada vendedor dentro do pedido.
Isso quer dizer que em um só pedido, diversos vendedores podem estar inclusos sem complicações, pois os fretes, pagamentos e questões fiscais são separados.
Assim, cada parte recebe seu pagamento e organiza seu frete independentemente e o comprador não perde tempo fazendo a logística.
O Portal do Médico como serviço
Além do marketplace, o Portal do Médico tem serviços exclusivos para empresas do setor da saúde que funcionam em conjunto na mesma plataforma.
Cotações
As cotações são um serviço especial presente dentro do Portal onde os clientes podem adicionar os produtos no carrinho de compras e com apenas 1 clique, criar uma cotação formal através dos dados do carrinho.
Isso facilita a vida de licitantes e grandes empresas, que podem orçar com agilidade, comparando preços e fornecedores. Mesmo quando uma empresa não fecha uma venda, essa funcionalidade ajuda o Portal a se tornar o destino majoritário de buscas por produtos médicos nesse tipo de empresa.
Através das cotações, o Portal já conquistou grandes clientes como: Unimed, Rede D’or e Marinha do Brasil.
Atualmente o Portal do Médico já gerou mais de 3.5 bilhões em cotações desde sua inauguração em 2016, sendo que só em 2021 foram 1.5 bilhão, equivalente a 42% desse valor total, o que denota a valorização crescente desse serviço pelo mercado.
Gestão de contas e atendimento especializado
Outro diferencial importante do Portal do Médico é a gestão de contas, oferecidas a clientes maiores e o atendimento especializado geral.
No Portal do Médico, nossa equipe vive e respira o mercado da saúde e está sempre pronta para auxiliar nossos clientes e compradores com dúvidas sobre os produtos, fretes e qualquer outra questão.
MedPag
O MedPag é a fintech de pagamentos para Saúde do Portal. Em compras maiores ou de equipamentos mais caros, os clientes podem optar pela MedPag como forma de pagamento para financiar ou pagar com condições especiais negociadas diretamente com o Portal e os vendedores.
Como comprar no Portal do Médico
As compras no Portal do Médico ocorrem de maneira simples, seguindo o modelo tradicional e aceito de ecommerce no Brasil.
Como vender no Portal do Médico
Como monetiza
Como já vimos acima, a principal fonte de renda do Portal é uma comissão de 19% sobre qualquer venda gerada na plataforma, porém, o Portal também possui outras fontes de monetização.
Por ser um dos principais destinos de buscas por produtos médicos na Internet, participando de mais de 600 mil resultados de pesquisas relacionados a produtos e com mais de 22 mil acessos orgânicos por mês em 2022, o Portal do Médico também vende espaços de anúncio em seu site.
Em 2022, o GMV projetado o Portal do Médico está acima de 13 milhões de reais, um aumento de 86%
Campanha da GE Healthcare no Portal do Médico
Uma solução completa para a área da Saúde
No Portal do Médico é possível comprar, vender, encontrar atendimento especializado, cotar e pagar com condições especiais, tudo através de tecnologia e logística própria.
Essas características tornam o Portal do Médico uma ferramenta única e praticamente sem concorrência direta como Marketplace da área da Saúde.
O mercado da saúde no Brasil
Em 2021, o setor da saúde movimentou mais de 300 bilhões de reais no Brasil, um acréscimo de 13,8% comparado a 2020 e 21,8% em comparação com 2019.
Esse faturamento é sustentado por uma estrutura de mais de 6 mil hospitais, 40,7 mil Unidades Básicas de Saúde (UB’s) e mais centenas de milhares de clínicas e consultórios médicos por todo o Brasil.
Um mercado gigante, que cresce ano a ano e cada vez mais, busca tecnologias e serviços capazes de suprir a demanda por inovação e melhor performance, pois como já dissemos, qualquer crescimento, por menor que seja, representa um volume expressivo de capital.
O mercado de e-commerce e marketplace no Brasil
A pandemia alterou os hábitos de consumo no Brasil, tudo se digitalizou, entregas, transporte, lazer e principalmente compras, sejam elas B2C ou B2B.
Com um aumento de 26,9%, o mercado de ecommerce ultrapassou os 161 bilhões de faturamento em 2021, um crescimento expressivo e que firma uma tendência de consumo cada vez mais digital.
Os Marketplaces por sua vez são responsáveis pela maioria dessas vendas. Já em 2020, é previsto que 78% de todas as vendas de comércio eletrônico ocorreram nesse modelo de plataforma, o que firma esse tipo de plataforma como o modelo mais eficiente de vendas pela internet.
As vantagens são óbvias, variedade de produtos, variedade de vendedores, variedade de ofertas e tecnologia diferenciada para atender as necessidades do público, todas as vantagens que você também encontra no Portal do Médico.
Concorrência
Embora existam diversas lojas de equipamentos médicos e produtos para a área da Saúde, o Portal do Médico não possui concorrência direta no setor de marketplace em seu nicho.
Isso simplesmente porque qualquer ecommerce pode simplesmente integrar seus produtos no Portal do Médico e vender dentro da nossa plataforma da mesma maneira.
Mesmo assim, nenhuma dessas lojas compete diretamente com o Portal pois como já especificamos, além do espaço para anunciar, o Portal possui uma estrutura e tecnologia diferenciada que o destaca de qualquer plataforma tradicional de ecommerce.
A existência de grandes lojas online de produtos para área da Saúde até pode parecer uma concorrência para o Portal, mas a grande verdade é que elas na verdade são oportunidades, pois podem trazer seu portfólio de produtos, preços e fretes especiais para dentro do Portal do Médico.
Isso inclusive já é uma realidade, com grandes marcas como Harte Instrumentos, CMOS Drake e Maconequi vendendo concomitantemente em suas lojas próprias e dentro do Portal do Médico.
O Portal do Médico foi fundado em 2016 como uma solução para agilizar as vendas online de equipamentos médicos para clientes da área da Saúde. Maicon Alves o CEO do Portal, em conjunto com seu pai, tocavam a empresa focando na compra e venda de aparelhos de ultrassom e outras máquinas de exame de imagem.
Com o passar do tempo, Maicon viu a oportunidade de preencher uma lacuna do mercado brasileiro de equipamentos médicos: um espaço digital onde qualquer fornecedor possa anunciar seus produtos para o Brasil inteiro. Desde então, o Portal seguiu essa linha de Marketplace e nunca mais parou de crescer.
Em 2018, o Portal começou a se qualificar como tecnologia aliada do setor da saúde através do seu sistema de cotações, que em seu primeiro ano, já gerou mais de 200 milhões de reais cotados com o serviço.
Em 2019, com o reconhecimento e a captação dos primeiros clientes maiores, o Portal faturou seu primeiro milhão, fechando o ano com impressionantes R$ 3.5 milhões de GMV.
A partir daí, foram diversos avanços em tecnologia, logística, gestão e marketing, que a cada passo, formava uma equipe cada vez mais experiente e uma plataforma cada vez mais única e valiosa.
Essa evolução, fez o Portal se tornar uma startup de sucesso, que em apenas 6 anos, alcançou um valuation de R$ 18 milhões.
Linha do tempo
Resultados
Equipe
O Portal do Médico conta em seu quadro com uma equipe experiente e com trajetória de sucesso.
Além do CEO, Maicon Alves, hoje o Portal conta em seu C level com o COO Rafael Machado, que foi CCO da Osklen, criou o Marketplace Mira e também e participou da gestão da B2W digital.
Na tecnologia, a administração fica a cargo do experiente CTO Jeferson Raupp, com experiências de sucesso na Vortifo Digital, Stefanini, Credencie e Opideia.
Investidores
O Portal do Médico realizou uma rodada de captação de investidores e fechou 8% com a Wow aceleradora em 2020 no modelo mútuo conversível.
Estratégias de crescimento
O portal baseia sua estratégia de crescimento no modelo padrão de Marketplace, onde seu principal objetivo é arrecadar mais vendedores, para aumentar sua base de produtos e por consequência conseguir atender mais clientes e compradores.
Com a integração de novas plataformas de ecommerce com a base de cadastros do Portal, utilizamos nossa excelente estratégia de SEO para rapidamente converter os novos produtos em tráfego orgânico.
Mais produtos, com mais tráfego trazem mais vendas, mais confiança e mais valor ao portal dia após dia.
Em 2021, tivemos um aumento médio de 250 novos produtos por mês, porém, nossos investimentos em integrações e captação de sellers elevaram esse número para mais de 1000 novos produtos todos os meses em 2022, com um total previsto de 85 mil skus ativos até o fim do ano.
Além disso, os novos produtos aumentam a qualidade do tráfego interno do Portal do Médico, oferecendo mais opções de busca e análise.
Comparado a 2021, essa leva de novos produtos gerou um aumento de 15% no número de páginas visitadas por sessão e 42.49% na duração desta mesma sessão.
Ou seja, quanto mais produtos conseguimos colocar à venda dentro do Portal do Médico, mais tempo as pessoas passam no site, mais páginas elas visitam e mais compras elas efetuam.
Falando em compras, a taxa de conversão, que mede o número de usuários comparado ao número de vendas, também está em constante crescimento no Portal, aumentando 50% de 0,06% para 0,09% entre 2021 e 2022.
Nossas ações promocionais de Marketing, como o Março Médico, a Black Friday e o Mês do dentista, criam, todos os meses, condições e ofertas especiais para tornar o Portal do Médico um espaço visualmente dinâmico e que força o consumidor a visitar regularmente para conferir ofertas e promoções especiais.
CTO
Jeferson Raupp tem vasta experiência no desenvolvimento de software por ter atuado como desenvolvedor sênior e ter sido referência em muitas equipes até se consolidar como gerente, participando ativamente em diversos projetos relevantes de aplicações comerciais. Durante sua trajetória, participou de projetos em empresas líderes do setor como Vortigo Digital, Stefanini, Credencie e Opideia. Desta forma, adquiriu extensa experiência em gerenciamento de projetos, metodologias de desenvolvimento ágeis, liderança de equipes e linguagens de programação. Dentre elas: .NET, .NET Core, Node.js, PHP, ASP, React, Vue.js, etc.
COO
Rafael Machado tem mais de 20 anos de experiência no varejo de moda, calçados e bens de consumo (inclusive digital). Foi CCO da Osklen (Alpargatas S.A). Antes disso, fundou o Marketplace digital Mira (México), e ocupou posições de destaque na B2W Digital, (Head de preços e do Soubarato). Machado é Bacharel em Administração pela PUC/RS, tem pós-grad. em Projetos pela FGV e MBA pelo MIT Sloan.
CEO
Maicon Alves é um empreendedor serial com mais de 10 anos de experiência em vendas no mercado da saúde. Fundou o Portal do Médico em Lajeado/RS em 2017. Maicon é um entusiasta da tecnologia, altamente conectado ao ecossistema de inovação. Atua também como palestrante de empreendedorismo, mentor da plataforma Tech Stars e auditor do Bureau Veritas. Alves é Bacharel em Administração e pós graduado em Economia pela Univates/RS.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
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