Capital Empreendedor
Fintech

Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário.

Resumo

Resumo da Empresa

A Capital Empreendedor é um marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário. A startup conecta empreendedores com mais de 360 instituições financeiras através de um algoritmo desenvolvido especialmente para fazer o match perfeito do perfil das empresas com bancos, fintechs, fundos e empresas simples de crédito mais propensas a oferecer a melhor taxa e prazo.

Pitch completo da empresa

A rodada da Capital Empreendedor na CapTable conta com o coinvestimento de um empreendedor de sucesso, co-fundador da CI&T –  uma das principais empresas de transformação digital no mundo que fez seu IPO na Bolsa de Nova Iorque, no dia 09 de novembro de 2021, sendo avaliada em mais de R$ 11 bilhões de reais. 

 

DESTAQUES CAPTABLE

Mercado:
O segmento financeiro está entre os preferidos do mercado de investimentos, tanto pelas inúmeras dores do setor que se transformam em oportunidades, quanto pelos potenciais compradores dessas empresas. Além disso, a pandemia provocou uma alta demanda por crédito, potencializando a área de atuação da Capital Empreendedor. 


Empreendedores:
O time de fundadores possui ampla experiência na gestão de empresas, inclusive, realizaram um exit em outra empresa, a Logimasters, que foi adquirida pela Dachser, um dos maiores operadores logísticos do mundo. Além disso, lideram uma equipe complementar, com boa experiência de mercado.


Crescimento e expansão:
A Capital Empreendedor apresenta crescimento nos últimos meses, que deve ser potencializado pela captação e pela alta demanda do seu mercado devido a pandemia.

 

9 em cada 10 empreendedores relatam dificuldades em conseguir empréstimos para seu negócio. Ao procurar por opções de crédito, os empreendedores ficam perdidos pela quantidade de instituições financeiras no mercado e não possuem conhecimentos suficientes para comparar as modalidades oferecidas e reconhecer qual delas é a alternativa mais confiável e benéfica. Além disso, instituições mais tradicionais, como os bancos, oferecem linhas de crédito comuns, com juros mais altos, e só concedem para quem dá garantias, o que muitos microempreendedores não têm.

Para solucionar esse problema, surgiu a Capital Empreendedor. Através da plataforma, empreendedores de micro, pequenas e médias empresas conseguem escolher a melhor opção de financiamento dentre as mais de 300 instituições financeiras que fazem parte do ambiente virtual da startup – que inclui bancos, FIDCs, fintechs e Empresas Simples de Crédito –, levando em conto prazo, taxas e volume. Tudo isso para gerar o melhor match entre tomadores e financiadores de crédito.

 

SOBRE A CAPITAL EMPREENDEDOR

Somos um marketplace de crédito empresarial de base tecnológica que já nasceu com a mentalidade Open Banking. Nós somos uma One Stop Shop focada em descentralizar a concentração do mercado de crédito empresarial brasileiro, colaborando com as empresas para diminuir as dificuldades de acesso ao crédito, possibilitando aos financiadores (bancos, fintechs, sociedades de crédito, cooperativas, factorings, fundos etc) uma prospecção de clientes de forma estruturada, sustentável e competitiva.  

Crescemos mais de 300% de 2020 para 2021, já somos mais 10 mil usuários ativos na plataforma e já ofertamos mais de 1 bilhão de reais em crédito. Nossos principais canais de aquisição de clientes são através do marketing digital e de Microfranquias/Assessores de Crédito Autônomos.

Imagem01

Nosso principal canal de aquisição de clientes é através do marketing digital, de Microfranquia e de Assessores de Crédito Autonômos. Utilizamos um algoritmo específico para conectar as empresas que necessitam de crédito com as instituições financeiras mais adequadas para atendê-las.

Para ter acesso ao crédito, o empreendedor faz um cadastro simples que leva menos de 5 minutos, assina eletronicamente um termo de serviço conferindo à Capital Empreendedor a missão de buscar o empréstimo mais adequado e envia uma documentação básica. A partir disso, as informações cadastrais, societárias, contábeis e econômico-financeiras são validadas por especialistas.

Além da facilidade do cadastro, garantimos a centralização da documentação, permitindo que a empresa tenha acesso ao crédito de maneira recorrente e sem precisar refazer o processo desde o começo. 

Empoderamos o micro, pequeno e médio empresário a tomar a decisão financeira correta para suas empresas, permitindo que comparem as propostas de crédito de maneira fácil e com uma jornada simples e sem atritos, sem taxas e prazos abusivos, reduzindo o seu custo de tempo dramaticamente. Trabalhamos diariamente para democratizar o acesso ao empréstimo empresarial.

Os clientes tomadores de crédito através da nossa plataforma são, em sua maioria, promotores da marca da Capital Empreendedor. Pela metodologia de NPS, sigla para Net Promoter Score, uma metodologia que permite mensurar o nível de satisfação e lealdade dos clientes com as empresas de 0 a 10 e é calculado a partir da probabilidade de um cliente recomendar a empresa para amigos e familiares.

Nos encontramos na Zona de Excelência, com uma pontuação de 78 de 100.

Imagem03

 

1. PROBLEMA

As empresas ativas no país têm suas possibilidades de acesso ao crédito concentradas em apenas cinco instituições tradicionais e de grande porte. Esse fator de concentração aliado a outros aspectos como “falta de linha de crédito para o perfil” da empresa, “documentação exigida”, ou burocracia, entre outros retratam a necessidade de modificar o panorama atual do crédito nacional.

A vida de empreendedor é sinônimo de dedicar praticamente todo seu tempo na gestão do negócio. Quando o negócio precisa de recursos, o empreendedor terá que despender grande parte do seu tempo nessa busca para poder comparar opções. Além das atribuições diárias para o funcionamento do negócio, o empreendedor irá se deparar em algum momento com a necessidade de um diagnóstico da saúde financeira para investimentos em reforma do estabelecimento, novas contratações, compra de máquinas, ampliação estoque, ou até mesmo para equilibrar o fluxo de caixa, reserva de emergência, replanejar o regime tributário ou reestruturar dívidas. Além da escassez de tempo, o processo de tomada de tempo pelo empreendedor apresenta uma série de obstáculos:

Educação financeira

Falta de conhecimento sobre novos players financiadores no mercado, diferença entre as linhas de crédito e as garantias exigidas, possibilidade de realizar portabilidade de suas dívidas e a comparação das condições de crédito entre instituições. Segundo pesquisa do Sebrae realizada em novembro de 2020, 91% dos empreendedores entrevistados desconhecem as Empresas Simples de Crédito (ESC).

Processo burocrático e pouco eficiente

Analógico, manual e muitas vezes exigem presença e assinaturas físicas, exaustivo, falta de padronização e clareza nas documentações solicitadas, além da comunicação descentralizada.

Altos Spreads

A baixa competitividade, inadimplência sistêmica e alto custo regulatório repassado ao tomador, dificulta a comparação das condições de crédito oferecidas pelos financiadores. 

A concentração do mercado de crédito na mão dos maiores bancos do Brasil

O empreendedor encontra um dos mercados de crédito mais concentrados do mundo, os cinco maiores bancos brasileiros são responsáveis por mais de 60% da Carteira de Crédito para Empresas no país. Apenas a Holanda supera o Brasil, com 80% de concentração bancária, enquanto a China, por outro lado, vem incentivando a desconcentração bancária e atualmente apresenta índice de 37%.

Em se tratando do segmento MPME, a concentração em poucos players é ainda maior, 64% da carteira de crédito das MPMEs está concentrada nas maiores instituições financeiras do país (S1) e apenas 12% dos empreendedores tomaram empréstimo por meio digital em 2020.

Segundo pesquisa sobre crédito para empresas durante a pandemia, divulgada pelo Sebrae em Novembro de 2020:

  • 63% do empreendedores encontraram dificuldades ao tentar novo empréstimo;
  • 40% dos solicitantes tiveram crédito negado e 50% deles não tiveram justificativas das instituições ou foram informados de que acabaram os recursos disponíveis;
  • Os empreendedores tomadores de crédito em 2020 ficaram mais satisfeitos com financiadores “não tradicionais”.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

Como funciona

Nosso objetivo é tornar o mercado de crédito empresarial mais democrático e aberto, buscando influenciar o modal da cadeia para desintegrar mercados tradicionais.

Somos um marketplace de crédito de três pontas, operacionalizado através de uma plataforma com 3 interfaces:

Empreendedor buscando crédito: fornece de forma ágil e auto-explicativa informações cadastrais e documentação padronizada com ajuda de equipe própria ou assessores. Através de um comparador das condições ofertadas por diversos  financiadores, o empreendedor escolhe o empréstimo ideal para o seu negócio.

Imagem04

Financiadores: recebem leads qualificados, com documentação completa e conferida, de acordo com os parâmetros de elegibilidade da política de crédito da instituição.

Assessores e Microfranquias de Crédito: trazem novos leads que buscam crédito, podem ofertar o melhor crédito para os clientes das suas carteiras pois não representam nenhuma instituição específica, garantem a humanização e orientam seus clientes durante todo o processo de busca, sem viés.

04

Como monetiza

Taxa de Sucesso: o cliente tomador de crédito só paga SE e QUANDO tomar crédito com a plataforma. A taxa varia de acordo com a modalidade de crédito e prazo da operação.

Infraestrutura Tecnológica: arquitetura distribuída em micro serviços que permite que possamos escalar rapidamente em número de usuários, funcionalidades e integrações, sem ter que fazer migrações custosas ou paradas programadas. O uso de APIs abertas e padrões de mercado e ao mesmo tempo a arquitetura segmentada, fazem com que a operação não seja custosa, e várias interfaces diferentes, até aplicativos, podem ser conectados a mesma estrutura.

 

3. MERCADO

05

O acesso às linhas de crédito ainda é uma dificuldade para micro, pequenas e médias empresas. Os motivos de negativa de crédito por parte dos financiadores são os mais diversos, desde “uma conta muito nova” até “falta de garantias reais”. Do lado das empresas, taxas altas e a documentação exigida são enfrentadas pela maioria.

As empresas nacionais enfrentam grande dificuldade de acesso ao crédito, e a competitividade entre os financiadores é afetada por questões como a concentração bancária e a falta de informações. Porém, as mudanças estruturais no mercado financeiro estão avançando muito rapidamente, como:

  • Implantação do Open Banking: compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas, a critério de seus clientes, em se tratando de dados a eles relacionados, por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação, de forma segura, ágil e conveniente;
  • Resolução 4.656 do BCB: Dispõe sobre a Sociedade de Crédito Direto (SCD) e a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SPE), criando novos formatos jurídicos regulados para o mercado de crédito, aumentando a possibilidade de criação de financiadores focados em “nichos” diferentes dos bancos tradicionais;
  • Agenda BC: Busca à precificação adequada por meio de instrumentos de acesso competitivo aos mercados;
  • Bancos tradicionais buscando a digitalização, com experiências e multicanais melhores para clientes;
  • O crescimento das fintechs em diversos serviços financeiros;
  • Inteligência e big data sendo amplamente utilizados para a personalização e competitividade do crédito.

Mercado de Crédito Ampliado do Sistema Financeiro Nacional para  Empresas - (TAM - Total Available Market): R$ 4,5 trilhões

O Saldo de crédito ampliado concedido a empresas em 2020 apresentou o maior crescimento anual (18,7%) em relação aos 5 anos anteriores. Os impulsionadores do crescimento foram os programas emergenciais de crédito voltados às MPMEs para diminuir o impacto da crise da pandemia (Programa Emergencial de Acesso a Crédito − Peac, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte − Pronampe, repactuações.) 

Mercado de Crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas - (SAM - Serviceable Addressable Market): R$ 1 trilhão

As concessões de crédito para micro, pequenas e médias empresas no Brasil em 2020 atingiram o recorde de R$ 1 trilhão. Apesar de o montante corresponder a aproximadamente 50% das concessões para empresas, as MPMEs representam 84% dos CNPJs ativos (exceto MEI) do Brasil.

Fatia Do Mercado Que Conseguimos Atender Atualmente - (SOM - Serviceable Obtainable Market) R$ 40 bilhões

Existem no Brasil aproximadamente 19 milhões de CNPJs ativos, dos quais 41% pertencem a micro, pequenas e médias empresas. As mesmas são responsáveis por gerar ~52% dos empregos e participam de 50% do PIB do Brasil.

O potencial de crescimento do mercado de crédito no Brasil é significativo dado que a relação entre Crédito e PIB é de apenas 63%. Nos Estados Unidos o índice é ~190% e Chile de 120%. Se hipoteticamente considerarmos que o Brasil atinja o índice de 100%, poderia resultar em uma ampliação de ~60% da carteira de crédito no país.  

Considerando o crescimento da base de clientes que teremos com os investimentos em marketing, vendas e pessoas com o valor aportado através da Captable, e adicionalmente reinvestindo o caixa gerado para a continuidade do crescimento, poderemos atender mais de 10% das MPMEs do Brasil. 

Concorrência

Nossos concorrentes diretos são Kalea e Finpass. Em relação a eles, temos tais diferenciais:  

  • Kalea: fundada em 2020, possui poucos financiadores parceiros, ainda em estruturação e entendimento do mercado;
  • Finpass: atua com clientes com faturamento anual superior a R$ 2 milhões e a atuação Capital Empreendedor é a partir de R$ 120 mil. 

Os concorrentes indiretos são os próprios financiadores. Nesse caso, o cliente pode buscar crédito diretamente em diversas instituições, mas demandará bastante tempo para se enquadrar nos processos e esteiras de crédito diversas. A Capital Empreendedor é um one-stop-shop para busca de condições de crédito em mais de 360 financiadores.

 

4. A EMPRESA

História - Linha do tempo

2018: planejamento e concepção de plataforma se deu entre Agosto e Dezembro do ano, e em 22 de dezembro de 2018 o MVP da plataforma entrou no ar;

2019: primeiro API de instituição financeira dando resposta ao cliente em menos de 5 minutos;

2020: 

  • (Março): Início da pandemia no Brasil, as empresas já começam a sentir dificuldades financeiras;
  • (Abril): Lançamento de linhas emergenciais de crédito governamentais;
  • (Agosto): Início da expansão de capilaridade de operações, através de Assessores de Crédito Autônomos;
  • (Dezembro): Recorde de faturamento, até então.

2021: 

  • (Janeiro): Criação da estratégia de microfranquias de assessoria de crédito;
  • (Março): Novo recorde de faturamento e operações fechadas;
  • (Maio): lançamento da primeira microfranquia da Capital Empreendedor, em Maringá;
  • (Agosto): Início da parceria da Capital Empreendedor com o Canal MPME do BNDES.

Imagem10

Resultados

11-1

08

12-1

Equipe 

Imagem09

Investidores

Até o momento, todo investimento realizado na Capital Empreendedor foi feito com recursos próprios dos fundadores. Já tivemos players estratégicos interessados em aquisição, mas optamos por seguir bootstrapping para chegarmos a essa captação de Investimento Seed via equity crowdfunding para escalarmos e termos condições de atingir nossos objetivos.

Estratégias de crescimento

Como resolvemos uma dor comum a empresas de diferentes setores e tamanhos, nossa estratégia de crescimento se diferencia de acordo com as características de cada persona.

  • Empresas menores: através da plataforma Canal MPME do BNDES, marketing de conteúdo estratégia de inbound marketing, 
  • Empresas de médio e grande porte: através de Microfranquias, Assessores de Crédito Autônomos e Empresas Âncora - grandes empresas parceiras. Os três canais usam tanto de estratégias outbound quanto inbound.

No caso de empresas de pequeno porte, os empreendedores passam por um onboarding low touch, ou seja, seguem o passo a passo indicado na própria plataforma. É solicitada uma documentação mínima para iniciar o processo de busca e o cliente pode acompanhar sozinho o status da solicitação pelo sistema.

Para empresas médias e grandes, o Assessor de Crédito atribuído a conta faz todo o onboarding do cliente, orientando quanto à assinatura do termo de serviço, ao envio dos documentos necessários e até à comparação de crédito, assessorando na escolha do melhor empréstimo para a empresa.

Para melhorar a eficiência e aumentar as chances de tomada de crédito pelos empreendedores, a tecnologia é fundamental para o ganho de escala. Para isso, nosso plano de crescimento inclui a ampliação de novas integrações via API com financiadores parceiros e implementação das funcionalidades do open banking.

O momento para escalar é propício uma vez que a pandemia acelerou o crédito digital, a Capital Empreendedor já nasceu com essa mentalidade e está preparada para usufruir dos benefícios  que  open banking.

Equipe

Juliano Graff

CEO

Second-time founder, empreendedor, investidor de empresas e corporate finance.

Michel Cusnir

CTO

Gestão de times de tecnologia e desenvolvimento de sistemas financeiros.

Andrea Parsekian Arenas

Business & Corporate Development

Experiência no mercado financeiro e Corporate Venture Capital.

Andrezza Tavares

Marketing & Sales Controling

Growth Hacker, amplo conhecimento sobre tecnologia, Open Banking e marketing.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

Oportunidades que também podem te interessar

Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

Novidade
Popular
PIPE Ventures

"A PIPE Ventures é uma gestora de investimentos supervisionada e registrada na CVM com operações nos EUA e Brasil. Seu modelo de negócios combina fundos temáticos lançados em parceria com especialistas de ca..."

Popular
Salesrun (e-comprei)

"Retailtech que criou um marketplace B2B que integra indústria, distribuidor/atacado e lojistas da cadeia de perfumaria e beleza em uma só plataforma."

Retailtech
Contbank

"O Contbank utiliza contadores e IA para revolucionar o acesso à crédito para micro, pequenas e médias empresas. A fintech é um banco digital que oferece uma experiência única para MPEs, oferecendo crédito a..."

Simple&Co

"Foodtech que aproveita a capacidade já instalada de restaurantes para construir a maior plataforma de marcas virtuais de alimentação da América Latina."

Cowmed

"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."

Datasales

"A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência."

Retailtech
Zenit

"O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo d..."

Healthtech
Ciclo Orgânico

"Maior serviço de coleta de resíduos orgânicos para compostagem por assinatura do Brasil."

Cleantech
Auster

"A Auster é uma agritech especializada em recomendação de fertilizantes nitrogenados, que hoje correspondem a mais da metade de todo o fertilizante produzido no mundo."

Sensix

"A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e ..."

Recicla.Club

"A Recicla.Club é a primeira startup de gestão de resíduos por assinatura do Brasil. Com a solução, empresas podem terceirizar todas as atividades relacionadas a resíduos assinando um único plano. Atende gra..."

Cleantech
InovaPictor

"Automatiza o registro de marcas e patentes de forma acessível e simplificada."

Legaltech
Leigado

"Agtech que desenvolveu um sistema completo de gestão da propriedade para redução de custos e aumento da produtividade da cadeia leiteira."

Capital Empreendedor

"Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário."

Serall

"Startup que desenvolveu tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros para atender as demandas das indústrias 4.0."

Indústria 4.0
Digital Aligner

"Healthtech DNVB que promove acesso, com custo menor, a tratamentos dentários com alinhadores transparentes, inclusive via assinatura."

Healthtech
Mercado Radar

"Startup de modelo SaaS que faz os vendedores do Mercado Livre venderem mais"

Retailtech
Health ID

"Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue."

Healthtech
Quadrado Express

"Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios."

Retailtech
Veriza

"Fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital."

Hiperdados

"Proptech/construtec SaaS que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil."

IFriend

"Traveltech que oferece experiências turísticas conectando viajantes e guias turísticos do mundo inteiro."

Traveltech
Play2Sell

"Salestech/edtech que aumenta a conversão de vendas das empresas através de treinamentos gamificados para o time comercial."

Salestech
Pool Bossa Brasil & EUA

"O Pool Bossa Brasil & EUA permite criar, com um único investimento, um portfólio diversificado com exposição a dois mercados: o norte-americano, com unicórnios relevantes de segmentos em alta; e o brasileir..."

Pool Bossa & Captable II

"SpaceX. OpenAI. Anthropic. Esses e outros 14 unicórnios americanos são parte dessa rodada estruturada pela Bossa Invest na plataforma da Captable. De uma só vez, você tem a chance de investir em 17 negócios..."

Edsun

"A Edsun é uma greentech que nasceu com o objetivo de maximizar os investimentos em energia solar fotovoltaica, fazendo a locação de usinas solares instaladas em condomínios, gerando redução imediata na cont..."

Greentech
Alpop

"A Alpop está transformando o mercado de aluguéis, tanto residenciais quanto comerciais, ao derrubar obstáculos tradicionais como a necessidade de fiador e caução. Graças a uma rede de mais de 300 imobiliári..."

Cellva

"A Cellva é uma das mais inovadoras empresas de ingredientes B2B do mundo e aproveita a biodiversidade brasileira para criar soluções nutricionais de alto valor agregado. Utilizando biotecnologia patenteada ..."

Pool Bossa & Captable I

"A Captable e a Bossa Invest se uniram para fazer uma rodada histórica: de uma só vez, você tem a chance de investir em 10 unicórnios americanos. São nomes como OpenAI – criadora do ChatGPT –, Anthropic, Epi..."

Ecotrace

"A Ecotrace se posiciona na vanguarda da inovação no agronegócio, empregando a tecnologia blockchain para oferecer soluções inéditas de rastreabilidade em commodities como carne, frango e algodão. Este avanç..."

RECICLI

"A RECICLI atua com reciclagem de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos através de manufatura reversa, com automação em desenvolvimento. A planta piloto está sendo desenvolvida em parceria com gigantes:..."

Cleantech
Vacinas.net

"A Vacinas.net é a solução do problema da vacinação corporativa, conectando empresas que precisam vacinar colaboradores em todo Brasil à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do país. Com c..."

Healthtech
RedCheck

"A RedCheck é uma healthtech que utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de análise, o custo e aumentar a precisão dos diagnósticos oftalmológicos. Através da sua plataforma web, clínicas e hos..."

Healthtech

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, cada rodada pode ter um instrumento diverso. Para startups, os modelos mais comuns são a Nota Conversível em Participação Societária (Mútuo Conversível) e o Contrato de Promessa de Emissão de Ações (usado por startups que já são uma S.A. e desejam, ao final da rodada, já emitir ações aos investidores). Para projetos de dívida, como CRI e CRA, o modelo jurídico é o de Boletim de Subscrição, em que o investidor adere ao Termo de Securitização. Ainda, nas operações de Venture Debt, há o Mútuo Não Conversível Todos esses contratos são reconhecidos no mundo empresarial e amplamente reconhecidos juridicamente. Sempre confira, na página da oferta, o documento de investimento que será utilizado. O mesmo é disponibilizado, quando o usuário está logado, na barra lateral direita da página da oferta.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na Bolsa de Valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Os investimentos em startups podem resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo. pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota seja convertida em ações, ainda há a possibilidade de você exercer direito de preferência (a depender dos termos de cada oferta) e manter sua participação. Após a conversão, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio – lembre-se: startups costumam levar um longo tempo para dar lucro, e, por isso, não costumam distribuir dividendos nos primeiros anos. 4. Na maioria dos casos, após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Em alguns casos, você poderá optar por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. A empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer. Nos casos de operações de dívida, como Venture Debt, CRI, CRA, CR e outros, os riscos maiores são de inadimplência e mudanças regulatórias que venham a impedir a isenção de impostos e taxas de operações como CRIs e CRAs. Sempre confira os avisos de risco na página de cada projeto e na tela antes de concluir seu investimento.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Os setores de deeptech e biotech são os únicos que costumam ter algumas dessas exigências relevadas, pois são modelos de negócio que exigem longo prazo de investimento - para que sua tecnologia seja desenvolvida - antes de começarem a ter receita. Após a validação dos pontos acima, os negócios são avaliados por um comitê interno que analisa e aprova ou não o negócio a captar. Depois de superar estas duas primeiras etapas, a startup se submete a uma diligência extensa, feita por parceiro externo, que analisa o negócio sob o âmbito jurídico e contábil. Desta forma, aumentamos a confiabilidade sobre a contabilidade e estrutura jurídica da empresa, além de haver mais uma camada de análise da veracidade dos dados apresentados. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança ao investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá ser disponibilizada para investimento na Captable. Além disso, este processo gerará um Relatório de Análise Contábil e Jurídica da empresa disponibilizado publicamente na página de captação. Para projetos de dívida, a seleção das empresas é realizada através de análise jurídica e de compliance sobre as operações, além de diligências internas sobre cada empresa e o preenchimento de um instrumento de dívida para aprovação da operação. Em casos de distribuição ampla, os projetos de dívida também passam por um comitê interno de aprovação.
Através da Captable, você tem acesso a startups previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Além disso, encontra opções de investimento em operações de dívida, como CRI, CRA e Venture Debt. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias ou contratos de emissão de ações nas empresas; e, também, de ter ganhos recorrentes com operações de dívida. Na Captable, não é necessário possuir alto patrimônio para diversificar seus investimentos em diversos ativos inovadores, fomentando diferentes negócios e mitigando o seu risco. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o Painel do Investidor, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações e rentabilidade do seu portfólio de dívida.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em acões. Assim. você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
As operações de dívida, como CRI, CRA, CR e Venture Debt dependem da capacidade de pagamento das empresas que tomam o empréstimo. Todas as oportunidades são avaliadas por um comitê de crédito interno e passam por uma análise jurídica. No entanto, condições adversas de mercado e eventos imprevisíveis podem ocorrer e pode haver inadimplência. Em sua maioria, as operações contam com garantias reais que superam o valor da dívida, mas exigem prazo para execução e liquidação dos ativos para pagamento dos investidores. Sempre confira as garantias oferecidas na documentação de cada oferta.
Cada oportunidade possui uma conta bancária única, dedicada à custódia dos valores durante o período de captação. As transferências realizadas via PIX Copia & Cola ou QR Code único do aporte tem aprovação imediata e você deve receber uma confirmação em poucos minutos. Caso mais de dez minutos se passem sem a confirmação, entre em contato com nosso atendimento através do WhatsApp, disponível no botão no canto inferior direito da página. Motivos para a demora na aprovação incluem instabilidades no sistema PIX, na instituição financeira e transferências realizadas por contas com titularidade diferente da que consta no aporte. Sempre transfira os valores de uma conta de sua titularidade. Contas conjuntas podem resultar em atraso na aprovação.
Não. Para investimentos em startups, o risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores). Para operações de dívida, sua exposição também é limitada ao valor investido, havendo risco de inadimplência, mas mitigado pelas garantias dadas na operação.
Sim, todo o processo de investimento é realizado de forma on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX de uma conta de sua titularidade, utilizando o código PIX Copia & Cola ou QR Code específico de cada aporte. A aprovação do seu aporte costuma levar poucos minutos e ocorre de forma automática. Por último, depois de concluída a captação – seja por tempo máximo transcorrido, ou atingimento do valor máximo a captar – você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato também fica disponível para assinatura em seu Painel do Investidor e, após finalizado, para download no mesmo ambiente. Também é no Painel do Investidor onde ocorre o acompanhamento da startup ou andamento da dívida, com alguns indicadores que serão atualizados trimestralmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a captação atinja dois terços da meta (ou 66,6%), a captação será considerada bem-sucedida e se torna um investimento garantido. Ainda que a rodada não atinja a íntegra da meta da captação (100% ou 125% quando há overfunding), ao final da rodada os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup ou para a tomadora da dívida. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de dois terços do valor alvo máximo captado, por regulação da CVM, a rodada não é considerada bem-sucedida e a Captable devolverá os recursos depositados pelos investidores que já tiverem sido transferidos em até 5 dias após o término da captação.