Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto
A Fotoploc nasceu para dar vida às fotos de forma interativa, divertida e fora do comum. Somos um e-commerce, com plataforma própria, para personalizar fotoprodutos de alto valor agregado. Nosso principal produto é o queridinho Álbum de fotofigurinhas, que resgata a experiência nostálgica do álbum da banca de revistas, mas desta vez você é personagem central dessa história! Estamos transformando a relação da humanidade com a fotografia, conectando o digital ao físico, com uma pitada de fantasia.
A rodada da Fotoploc na CapTable conta com o coinvestimento da Cotidiano, aceleradora com foco em projetos digitais e inovadores; do Garan Ventures, boutique de investimento em startups digitais com recursos próprios; e da Moai Participações, micro-VC com investimentos em economia tradicional, negócios de impacto social e startups inovadoras variando do early-stage até a série A. Recentemente, a startup também ganhou destaque no Big Brother Brasil 2022, com o álbum de fotofigurinhas – principal fotoproduto da startup – sendo considerado item de luxo no reality show. A exposição tem o potencial de alavancar as vendas do e-commerce significativamente durante a exibição do programa.
Produto e Tecnologia
A fotoploc conta com uma plataforma própria de e-commerce que se adapta para o desenvolvimento de diversos tipos de produtos personalizados. Acabou de adquirir a Print Love, um aplicativo de fotoprodutos o que possibilitará mais agilidade, uma experiência melhor para o cliente, além de diversificar o portifólio de produtos. Tem parceria com a Digipix, o maior parque gráfico de fotoprodutos da América Latina, o que a deixa pronta para escalar sua produção e vendas.
Licenciados
Em 2021 a Fotoploc investiu no segmento de Licenciados, e já são mais de 20 marcas, entre elas: Netflix, Harry Potter, La Casa de Papel, Flamengo, e o mais recente licenciado Big Brother Brasil. Os produtos licenciados somam ao objetivo da empresa de escalar fora da sazonalidade das datas comemorativas.
Crescimento e Expansão
2022 inicia com um novo projeto: o Big Brother Brasil!
Por três meses a Fotoploc estará ao lado de grandes marcas entrando na casa de mais de 40 milhões de brasileiros diariamente. Para esse projeto a marca desenvolveu uma versão especial do seu principal produto: o Álbum de Fotofigurinhas, e ele figurará como um artigo de luxo em uma das principais dinâmicas do programa da Rede Globo. O projeto, além de gerar uma grande visibilidade para marca, desperta consciência sobre o principal produto do portifólio e abre um novo licenciamento de peso.
Além deste projeto/licenciamento, os Planos de Assinatura ganharão espaço no portifólio em 2022, projetando uma receita recorrente com o aproveitamento da base de clientes, que formam uma verdadeira legião de fãs nas redes sociais.
Hoje a Fotoploc te 90% do MKT share em álbum de fotofigurinhas e se prepara para assumir o posto de maior varejo de fotografia do Brasil, alinhado a esse objetivo adquiriam o APP Print Love recentemente.
Somos um e-commerce de fotoprodutos feitos por Gnomos, que veio ao mundo com a missão de resgatar a conexão real da humanidade com a fotografia. Nosso carro chefe é o álbum de fotofigurinhas personalizado. Esse produto foi inventado, em 2012, pela nossa CEO e já contou mais de 100k histórias mundo afora.
Através da nossa plataforma, de desenvolvimento próprio, nossos humanos-clientes personalizam álbuns, figurinhas, fotolivros, fotoimãs e outros produtos relacionados ao universo lúdico da nossa marca: o Gnomundo!
Nossa produção é altamente escalável, em virtude da nossa parceria com a Digipix, o maior parque gráfico de fotoprodutos da América Latina. Além do e-commerce, nosso modelo de negócio comporta um clube de assinatura, vendas offline em parceiros nos segmentos de presentes criativos, vendas B2B e B2B2C.
O mundo nunca teve tantos fotógrafos. Mas as pessoas nunca se relacionaram tão pouco com suas fotografias.
Não existe viver sem esbarrar em alguém fotografando alguma coisa, mas a verdade é que quando essas fotos não ficam confinadas para sempre em uma pasta de fotos no celular, para nunca mais serem vistas, o máximo de vida útil que elas conheçam é a fugacidade de uns likes em uma rede social.
Chegamos na Terra, em 2012, para fazer aqueles milhares de cliques voltarem a ser momentos, a ser emoções, que merecem ser revividas, relembradas, redescobertas. Que vira presente, que vira surpresa de figurinha e a deliciosa memória guardada para sempre no álbum.
Viemos para fazer as fotos felizes no mundo real!
A Fotoploc desenvolveu sua própria plataforma de e-commerce para personalizar os álbuns de fotofigurinhas, fotoprodutos e outros produtos personalizados.
O principal modelo de negócio é focado no B2C, responsável por 94,92% do faturamento total da empresa em 2021. O total de acessos únicos em nosso site, neste mesmo ano, foi de 1.554.606.
A intenção de recompra da nossa base de clientes é de 87,2%, por isso, em 2020, lançamos o MVP do nosso Clube de Assinatura. Nossos humanos tinham a opção de, mensalmente, escolher um dos álbuns disponíveis no site, com direito a descontos e mimos exclusivos. Com a captação, retornaremos com o Clube, usufruindo da evolução do nosso mix de produtos, oferecendo boxes temáticos e novos planos para nossos humano-clientes.
Em 2021, iniciamos a venda offline em parceiros do segmento de presentes criativos. A papelaria Magnólia, com 78 unidades espalhadas pelo país, oferece para seus clientes os álbuns da Fotoploc. Os humanos podem comprar o álbum para presentear na mesma hora, e a personalização das figurinhas fica por conta do presenteado. Nosso objetivo é crescer o portfólio de parceiros e incluir os produtos da Fotoploc em lojas físicas da Imaginarium e Americanas.
A Fotoploc também atua no mercado B2B e B2B2C. Nos últimos anos entregamos projetos de ativação de marca para mais de 55 empresas. O álbum de fotofigurinha pode ser utilizado como incentivo de colaboradores em grandes empresas (Objective), mimo para fãs (Anitta), presentes para datas comemorativas (Pier Seguradora) e integração de colaboradores (Banco do Brasil).
Os projetos B2B e B2B2C acontecem de forma orgânica, porém um dos focos é explorar esse mercado. Em 2021, o B2B foi responsável por 5% do faturamento.
Licenciados
TAM - Total Addressable Market
Brasileiros com idade entre 15 e 34 anos, com acesso a internet e inseridos em famílias com média de 3,07 pessoas, cujo orçamento mensal varia entre R$2.862,00 à R$30.000,00.
SAM - Serviceable Available Market
Parcela do mercado endereçável, correspondente a quantidade de pessoas que, além das descrições fornecidas, também demonstram intenção de compra de produtos personalizados (50%).
SOM - Serviceable Obtainable Market
Parcela do mercado disponível, correspondente a quantidade de pessoas que, além das descrições fornecidas, demonstram intenção de compra de produtos personalizados (50%).
Concorrência
O mercado de álbum de figurinhas ainda está pouco penetrado. No Brasil, a elaboração de produtos como esse é concentrada em pequenos ateliês.
O portfólio dos concorrentes mais próximos como Fotolove, Sua Figurinha e Uniquebox é limitado.
Alguns produtos substitutos aos da Fotoploc podem ser os oferecidos pelas empresas GoCase e Dentro da História.
Diferenciais Fotoploc
Somos a primeira e mais completa plataforma de personalização de álbuns de fotofigurinhas do planeta! O primeiro álbum foi feito em 2012 e, a partir daí, já contamos mais de 100K histórias. Realizamos mais de 10MM em receita total, crescendo 100% ao ano entre 2015 e 2020.
Em nosso portfólio, oferecemos fotoprodutos de alto valor agregado para reconectar nosso cliente-humano à sua história, tudo isso dentro de um universo lúdico, construído com tecnologia própria e com tecnologia própria e personagens criados por nós.
Hoje possuímos, aproximadamente, 90% do MKT share em álbum de fotofigurinhas e, em 5 anos, pretendemos ser o maior varejo de fotografia do Brasil, consolidando o storytelling da marca com milhares de fãs do Gnomundo.
A Fotoploc em 10 Tweets
História
Chegamos na Terra, em 2012, para dar vida às fotos das pessoas de forma interativa e fora do comum. Viemos para fazer aqueles milhares de cliques voltarem a ser momentos, a ser emoções, que merecem ser revividas, relembradas e redescobertas. Que vira presente, que vira surpresa de figurinha e a deliciosa memória guardada para sempre no álbum. Viemos para fazer as fotos felizes no mundo real!
Tudo começou em 2012, quando a CEO e fundadora da Fotoploc, Camila Sallaberry, criou coragem e pediu demissão do seu emprego. Durante seu período sabático fez um mochilão pela Ásia com o então namorado (hoje marido) e pensou: por que não usar as fotos da viagem em um álbum de figurinhas personalizado? O casal já tinha o hábito de completar os álbuns de Copa, então seria um ótimo presente de aniversário de namoro para o Paulo.
O sucesso foi tanto que em agosto de 2012 nasceu a Fotoploc. No início era tudo manual, já que a Camila não encontrou gráficas que conseguissem imprimir o número atrás da figurinha. Os primeiros pedidos foram bem amadores, Camila cortava as figurinhas em uma guilhotina, olhava o arquivo do álbum no computador para ver onde encaixava a foto e colava o número atrás de cada uma. O tempo para finalizar um álbum de 200 fotos chegava a 1 semana.
No ano seguinte, em 2013, a Fotoploc conseguiu o primeiro investimento (R$20 mil) e também a “falência”. O dinheiro foi usado para expandir a infraestrutura: alugamos um escritório e contratamos dois funcionários. Mas foi um passo maior que a perna. Para não perder o negócio, Camila voltou para a estaca zero: fechou o escritório e retomou a produção caseira. E foi assim até 2015, quando ela se sentiu segura para tentar expandir novamente.
Veio o segundo anjo, com R$50 mil. Investimos em marketing digital e no desenvolvimento de uma ferramenta própria, a Fábrica de figurinhas, onde o cliente monta o seu próprio álbum no site. Esse passo ajudou a empresa a escalar, pois diminuía o tempo de produção e a equipe não precisava mais desenvolver um projeto do zero para cada álbum vendido. Foram 600 unidades produzidas em 2015, contra 90 em 2014.
Com a própria plataforma, a Fotoploc conseguiu tracionar as vendas e em 2018, 3 anos depois da criação da Fábrica de figurinhas, alcançamos o primeiro milhão de faturamento (ano). Um marco importante para a empresa, pois possibilitou negociarmos com a Digipix (maior parque gráfico de fotoprodutos da América Latina) e em 2019 iniciar a parceria de produção dos nossos produtos lá.
Em 2020 a pandemia afetou nossa produção nos primeiros meses, já que a gráfica precisou fechar devido aos protocolos. As vendas voltaram em maio, próximo ao do Dia dos Namorados, nossa principal data e as vendas explodiram! Batemos nosso record de vendas, alcançando 13 mil pedidos em um mês. Fomos o e-commerce com a maior taxa de crescimento no Brasil no mês de maio, segundo a SimilarWeb, mas também tivemos problemas. O site e as plataformas de marketing do Google e Facebook travaram, tivemos um empecilho no envio dos arquivos para a gráfica, e todas as entregas dessa data tão especial sofreram atraso. Chegamos a fazer lives diárias nas redes sociais para tranquilizar e tirar dúvidas dos humanos-clientes e, graças ao esforço de todos os envolvidos, 80% dos pedidos chegaram antes do dia 12 de junho. 2020 terminou como o ano de maior faturamento da empresa, com R$3.6 milhões. 70% a mais que o resultado do ano anterior e com 40 mil álbuns a mais vendidos.
As vendas de 2021 caíram pela metade, a grande hipótese é que o segundo ano de pandemia afastou a humanidade de momentos felizes, dignos de fotos para guardar na memória, como viagens, casamentos e aniversários. Porém, nem só de notícias tristes se fez nosso ano, em 2021 demos foco a projetos de licenciamento de marcas, trouxemos para o universo da Fotoploc nomes como Harry Potter, Game of Thrones, Corinthians, Flamengo, Netflix, Friends e muitos outros. No total temos mais + de 23 universos fazendo parte do nosso pool de produtos. Além disso alcançamos marcos como o selo Great Place To Work, fomos acelerados pela Cotidiano e pela Endeavor, no programa Scale Up, iniciamos nossa rodada de captação - onde a meta é alcançar R$2.5 milhões - e fizemos a aquisição (via equity swap) da PrintLove.
Os planos para 2022 são ousados! Vamos participar da dinâmica do Big Brother Brasil 2022. Nosso álbum de fotofigurinhas será um objeto de luxo no quarto do líder do BBB e, durante toda exibição do programa (90 dias), estaremos na casa de milhares de brasileiros, além de licenciar oficialmente o produto. A expectativa com esse projeto é que o entendimento do produto ganhe grande escala e o nosso CAC baixe. Nossa meta de faturamento para esse ano é de R$10.9 milhões.
Linha do tempo
Resultados (receita)
Nos últimos anos, a nossa taxa de crescimento médio da receita foi de 88,99% ao ano (entre 2015 a 2020). Em 2020, no mês de maio, segundo a Similar Web, fomos o e-commerce que mais cresceu no Brasil. A taxa de crescimento foi de 430.71% com 112.103.53 visitantes no mês.
Equipe
C-level
Atendimento
Marketing
Financeiro
Administração/Expedição
Investidores
A Fotoploc cresceu, por muito tempo, em bootstrap, ou seja, utilizando os recursos dos fundadores para rodar. Dois pequenos investimentos foram feitos em 2012 e 2015 de amigos próximos, mas apenas em 2021 que uma rodada estruturada foi definida e realizada:
Depoimentos
CEO
Eng Mecatrônica (3 anos); Economista pela UnB; Palestrante e professora na Perestroika, IDP, Twitter, entre outros.
CMO
Publicitária pela Universidade Positivo. Mestre em Administração do Esporte pela Canisius College; Cofundadora da Soul Brasil Esportes.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
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